Florianópolis

Florianópolis

Nos últimos tempos nenhuma cidade emplacou com tanta força no imaginário nacional quanto Florianópolis.

A combinação do número cabalístico “42 praias” com a expressão mágica “qualidade de vida” faz de Floripa um destino desejado tanto para passar férias quanto para viver. Auto-estradas, túneis e viadutos têm sido construídos para acomodar o crescimento da cidade, que segue atraindo migrantes de alta escolaridade e poder aquisitivo.

Florianópolis: Lagoa da Conceição

É uma cidade exemplar na acomodação de diferenças: aprendeu a receber os hermanos argentinos, convive com uma babel de sotaques dos próprios moradores e é simpática ao público LGBT (que acorre em massa no verão e no carnaval). O orgulho manezinho, porém, nunca esteve tão em alta: Floripa já sabe o seu valor.

Florianópolis: Praia Mole

A transformação da capital sonolenta de antigamente na moderna metrópole de hoje não afetou a diversidade da ilha. Vilarejos açorianos, colônias de pescadores, praias selvagens e matas preservadas continuam onde sempre estiveram, a poucos minutos do centro da cidade — ou a muitos minutos do centro da cidade, se você vem nas engarrafadíssimas férias de verão.

Vai por mim: Florianópolis

Florianópolis: Dunas da Joaquina

Escolha Florianópolis por tudo que a cidade tem, mas leve em conta o que a cidade não tem. Você não vai encontrar em Floripa um calçadão na praia com barzinhos enfileirados, como em outras capitais litorâneas. É uma cidade carente de atrativos culturais — se não der praia ou estiver muito frio para atividades na natureza, você vai acabar se refugiando em restaurantes ou nos shoppings. E se você vier com crianças e o Beto Carrero World estiver na sua programação, vai por mim: considere ao menos um ou dois pernoites em Balneário Camboriú.

Passagens mais baratas para Florianópolis no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Alugue carro em Florianópolis na Rentcars em até 10 vezes

Trânsfers e passeios em Florianópolis com a Easy Travel Shop

358 comentários

Olá! Boa tarde! Eu e meu noivo iremos pra ocktober fest na segunda quinzena de outubro e estamos pensando em ficar mais uns quatro dias em Floripa. Mas queríamos algo na praia mesmo… sem ter wue precisar pegar o carro pra ir a praia, pensei em uma Pousada em Jurere ou lendo em outro post praia Mole… o que vcs acreditam ser mais interessante pra uns três dias? E outubro já dá praia? Obrigada!

Ola!, Eu e minha família (esposo e filha), queremos passar férias em floripa, não conhecemos nada e nem ninguém, nossa primeira viajem juntos e estamos muitos ansiosos, quero uma ajuda, com relação a hotel, para ficamos, queremos uma coisa boa e econômica, assim, como um lugar próximo das praias e restaurantes, também queremos conhecer a cidade…

    Olá, Aldenice! O guia acima dá várias dicas de onde ficar em Florianópolis. Clique nos links dos hotéis que achar mais interessantes para pesquisar preços. Para mais hotéis, consulte o Booking.

    Você pode se hospedar no Centro e de lá visitar várias praias.

Olá novamente! Adora “passear” por aqui!

Alguém pode me dar diquinhas sobre a Barra da Lagoa, que será onde nos hospedaremos?
É nossa primeira vez em Floripa, somos um casal com 4 filhos entre 14 e 18 anos.
Nossa estadia será entre os dias 24 e 28/12.

Sucesso a todos, e em especial à Bóia!

Karen

    Olá, Karen! Vocês estarão a dez minutinhos de carro da Praia Mole e a vinte minutos no máximo do centrinho da Lagoa da Conceição.

    Carro Bóia? Vamos é caminhar!
    Muito obrigada! Sucesso!

Olá Bóia, consulto frequentemente o VNV e já nos ajudou bastante pelo mundo afora. Agora estamos diante de um dilema: eu e meu marido vamos passar uns 10 dias em Florianópolis em janeiro; somos um casal de + de 60, e não conhecemos Floripa. Fiz algumas pesquisas e perguntas a amigos e filhos que a conhecem mas continua a dúvida. Estamos entre o Hotel Majestic na cidade e um apto. de temporada, de cobertura, muito bom, em Canasvieiras, frente pro mar. Gostaríamos de saber se é viável ir à praia na cidade, junto ao hotel e, claro, alugar um carro para ir às outras praias. Não achei nenhum comentário a respeito das praias na cidade, junto à Av. Beira Mar. São praias impróprias para banho ou seria porque não são bonitas e quase ninguém vai a essas praias?
Por favor, ajude-nos a decidir logo que puderem porque o apto. de Canasvieiras, foi um achado e não demora a ser alugado.
Muito obrigada, abraços.

    Olá, Larissa! Não se vai à praia no centro da cidade. Janeiro é época de engarrafamentos-monstro na ilha, o melhor é escolher a praia que quer mais freqüentar e hospedar-se por lá. Canasvieiras é uma praia bem estruturada, mas totalmente voltada para o público argentino. De lá é possível aproveitar as vizinhas Jurerê e Daniela e ir até a Lagoinha.

    Leia sobre praias de Florianópolis:
    https://www.viajenaviagem.com/2011/03/10-praias-em-floripa

    Norma, a Bóia já falou…O motivo de não se ir a praia no centro é q ela é totalmente imprópria para banho! Uma pena, mesmo! O Majestic tem uma vista linda e me parece bem confortável mas se ficar lá e alugar carro, vai enfrentar emgarrafamentos! Fique em Canasvieiras e acrescente 2 praias a lista da Bóia: Ponta das Canas e, a seguinte, Praia Brava. Mesmo estando na mesma região da Ilha, saia de seu ap alugado no máximo até as 9 e volte logo depois do almoço ( e aproveite o resto do dia perto de casa) pq ali tbém tem engarrafamentos monstros na volta dessas 2 praias. Boas férias!

Bóinha, querida, você já percebeu que não tem Florianópolis na nova lista geral ali embaixo? 🙁

    Olá, Maria Helena! Ainda estamos ajustando o menu Brasil. O Ricardo Freire está editando as páginas que faltam (Florinópolis ficou pronta há poucos dias!). Até amanhã Floripa deve estar no menu do alto e no de baixo, assim como outras cidades importantes como Curitiba, Gramado, Bonito, Balneário Camboriú e Caldas Novas.

Boa noite!!!
Parabéns pelo site, muito bom !!
Vamos em duas pessoas e nos indicaram o Hotel Canasvieira Internacioanl ou Mar de Canasvieira. Você pode nos dizer qual é o melhor?
Ou você pode nos indicar um outro hotel?
Atenciosamente

    Obrigada, vocês são muito atenciosos!!!
    Eu não conheço Florianópolis.
    Você pode nos indicar dois (ou mais) hotéis, que fiquem bem localizados com relação a uma boa praia e comércio perto? Desde já agradeço por sua atenção!!!!!!

    Olá, Claudia! Leia o tópico “Onde ficar”. Tudo que poderíamos responder aqui está escrito ali. Obrigada!

    Boa noite, Bóia !!!
    Acabei de chegar de Florianópolis e optamos por ficar no Fragata Apart Hotel, na praia de Canasvieiras. Recomento e muito !! A equipe de funcionários é excelente (educados, eficientes e prestativos !!!). O café da manhã é muito bom e a responsável Rose, nos brinda sempre com um bom dia repleto de carinho e alegria, fora os quitutes gostosos…
    O Gustavo e os recepcionistas são muito atenciosos e cordiais. Estão sempre atentos nas nossas necessidades, como por exemplo, estávamos sem carro e por várias vezes ofereceram para nos levar, no carro do Hotel, no supermercado para fazermos uma compra.
    Eles possuem serviço de praia, com toalha, cadeira e guarda-sol, podendo inclusive ser usados em outras praias.
    Florianópolis é lindaaaaaaa !! Gostei muito e se possível voltarei outras vezes.
    A praia mais linda foi a Joaquina, mas a água é super gelada. Jurerê também é muito bonita. Canasvieiras é bonita, mas a faixa de areia é estreita .
    Obrigada ao site pelas dicas e sugestões !!!
    Abraços

Olá!
Minha família e eu iremos passar o Natal em Floripa, mas precisamente em Barra da Lagoa.
É nossa primeira vez em Floripa e gostaríamos de dicas p a ceia. Detalhe: somos um casal com 4 filhos,adolescentes e jovens.
Gostaríamos de algo mais “econômico e simples”. Seguimos a linha “roots” e até pensamos em fazer um “mini lual” na noite de natal, mas não sabemos como é a segurança nas praias…
Agradecemos se alguém puder nos ajudar!

    Olá! Fiquei tão feliz que me respondeu, obrigada!
    Estou um pouco receosa pois a ideia de pensar o Natal em Floripa foi minha; é a primeira vez que passaremos longe da família toda e em uma cidade desconhecida.
    Seguirei sua dica! Como nosso voo está programado p chegar (de SP) as 10h, acredito q teremos tempo de ir “a caça” de uma ceia-piquenique para realizarmos no aprt-hotel q ficaremos hospedados. Acredito que essa será a melhor opção… E, se nos sentirmos seguros, poderemos estemder essa ceia até a praia (estaremos a aproximadamente 100m da praia Barra da Lagoa).
    Abraços!

Muito boas, dicas, Bóia, parabéns! vou pra lá agora em outubro e estou pensando em me hospedar no Ibis de São José, que tem diária muito barata e com a diferença, alugar um carro. Você acha que vale a pena se hospedar nessa cidade vizinha, no continente ou o trânsito do continente pra capital é muito ruim? obrigado

    Olá, Gustavo! O tráfego na ponte é bem complicado em vários horários do dia. O Ibis São José está tão mais barato assim que o Ibis do centro?

    Sim, bem mais. O do centro de Floripa tá 169 a diária no meu período em outubro, o de São José estava 99 agora vi está 118. De qualquer forma, vi que Floripa é quase que ‘obrigatório’ alugar carro pois as distâncias são consideráveis, acho que o o Ibis de São José se torna uma boa opção com carro. Muito obrigado. Abraços

    Olá, Gustavo! Bom, eu tentei avisar… lembre-se de mim quando estiver cruzando a ponte na hora do rush 😀

    Hahaha.Então, acho que vou ficar por Floripa mesmo. Há muitas opções na faixa de preço de 100 a 200 reais a diária! abraços

    Gustavo, Não fique no continente, o transito lá é terrível, dê preferencia pela ilha e em bairros de fácil mobilidade.

    Prefira a ilha, sem duvida é a melhor opção, o barato sempre sai caro! Indico a Lagoa, o bairro é movimentado o ano todo e tem caminho para todos os cantos da ilha. Quando vou a trabalho me hospedo no Hotel Don Zepe na rua badalada da Lagoa, tem boa pontuação na Booking e serviço excelente, mas se preferir alguma coisa mais simples, opte por pousadas, mas sempre na lagoa. O passeio de barco até o canal da barra ate o restaurante rancho de canoa é a dica que voce nao pode perder. Pizzaria artesano, Confraria Club, John Bull…. tudo na lagoa!

    Muito obrigado pelas dicas, Diego! estava bem inclinado a ficar pela Lagoa mesmo, que é bem no meio da ilha. Vou ver esse hotel. Abrçoes

    Gustavo, conselho de catarinense, não se arrisque a ficar no continente, o trânsito é pior do que vc pode imaginar (:

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.