Onde ficar em Florianópolis: Majestic

Onde ficar em Florianópolis

Onde ficar em Florianópolis: no Centro ou na praia? Leve em consideração a época da viagem.

Fora de temporada, a hotelaria convencional do Centro é imbatível: você escolhe entre várias faixas de preço e conforto, e pode ir (de carro) a uma praia diferente a cada dia. Caso você considere hotéis fora do padrão mais convencional, o Centrinho da Lagoa também é uma ótima pedida, sobretudo se você resolver sua vida noturna por lá mesmo (vai dar para voltar a pé para casa).

Na temporada, ou seja, entre o Natal e o Carnaval e nos feriados de outono (Páscoa, 21 de Abril, 1º de maio), a melhor estratégia para não penar no trânsito é se hospedar direto na praia que você mais tem intenção de freqüentar. Para os indecisos e volúveis, o Centro continuará uma boa opção (apesar do trânsito), assim como o Centrinho da Lagoa — de onde dá para ir de ônibus ou carona à Praia Mole.

Onde ficar em Florianópolis: Centro

Blue Tree Premium

Onde ficar em Florianópolis: Blue Tree Towers

A localização mais conveniente é na Beira-Mar Norte, junto ao Beiramar Shopping e ao pólo de restaurantes e bares da rua Bocaiúva e arredores. O hotel mais próximo ao shopping — na rua lateral — é o Blue Tree Premium Florianópolis, que ultimamente passou por extensa reforma, com os apartamentos ganhando piso de madeira e novos equipamentos (alguns, porém, ainda estão por reformar).

Majestic

Onde ficar em Florianópolis: Majestic

Um nadinha mais distante (do shopping, você precisa atravessar uma avenida e cruzar uma pracinha), o Majestic tem apartamentos a um só tempo modernos e aconchegantes, muitos deles com vistas lindas para a Baía Norte.

Novotel

Onde ficar em Florianópolis: Sofitel

O mais sofisticado do Centro fica a pouco menos de 10 minutos de caminhada do shopping: é o Novotel Florianópolis, que funcionou por alguns anos sob a bandeira de luxo Sofitel. Por ser bem menor do que outros hotéis da rede (tem pouco mais de 100 apartamentos), o Novotel dá a sensação de estar hospedado num hotel-boutique.

Valerim Plaza

Onde ficar em Florianópolis: Valerim Plaza

Procurando tarifas mais amigáveis? No miolinho do Centro ficam os três estrelas e os flats para executivos. No quesito relação custo x benefício, o destaque vai para o Valerim Florianópolis, que tem decoração clean e inclui o café da manhã na diária.

Ibis Florianópolis

O Ibis Florianópolis também fica por ali e é um porto seguro para os fãs da rede (o estacionamento, pago à parte, é bastante conveniente).

Intercity Florianópolis

Numa faixa intermediária de preço entre os chiques da Beira-Mar e os mais baratos do Centro está o Intercity Florianópolis, bem onde a Beira-Mar faz a curva entre o Sul e o Norte.

Onde ficar em Florianópolis: Lagoa da Conceição

Don Zepe

Onde ficar em Florianópolis: Don Zepe e Hola

Dos hotéis do miolo do Centrinho da Lagoa, o Don Zepe é o que está mais na muvuca. A decoração é clean e a acústica dos corredores não é boa.

Hola

O Hola tem jeito de pousada e é conveniente para quem quer usar ônibus: o terminal de integração da Lagoa fica praticamente em frente.

Girassóis da Lagoa

À beira d’água (mas fora do fluxo dos carros), com piscina e píer, a Girassóis da Lagoa faz você se sentir numa casa de praia de gente fina.

Quinta das Videiras

A meia quadra da via principal, o hotel Quinta das Videiras é um dos mais luxuosos de Floripa. Foi construído para parecer uma quinta portuguesa do século retrasado.

Pousada Palmeiras

No Canto da Lagoa, a Pousada Palmeiras esbanja charme num terreno apertado mas com bastante vegetação. Você vai precisar de carro.

Mercure Convention

Ah, sim: e se você estiver de carro e quiser ficar mais ou menos equidistante entre o Centro e a Lagoa, e já no caminho das praias do norte, o Mercure Convention oferece comodidade e boa relação custo x benefício.

Onde ficar em Florianópolis: Praia Mole

Selina Floripa

Num terreno espetacular que vai da Lagoa da Conceição até um ponto em frente ao acesso à Praia Mole, o Selina Floripa aproveita as instalações do antigo Praia Mole Eco Hotel. O hotel recebeu uma reforma low-cost que deu um banho de loja nos apartamentos e áreas sociais, trazendo um charme que o lugar nunca teve. Banheiros, piscina e equipamentos de ar-condicionado permanecem antiquados.

Não importa: a vibe da rede Selina (que combina hotel, hostel e co-work), aliada aos bons preços, compensa os pontos baixos. É uma ótima escolha para quem queira aproveitar a Praia Mole (o hotel tem um bar na praia!) e curtir a noite na Lagoa da Conceição (a menos de 10 minutos de Uber).

The Hyperion

Uma alternativa para quem quer estar perto fica no comecinho da estrada para a Joaquina, perto do entrocamento entre o fim da avenida das Rendeiras e subida para Mole: o pequeno hotel The Hyperion traz um quê de ilhas gregas para Floripa. Está a 1,5 km da Mole (a subida, porém, é de matar; esteja de carro ou tente uma carona).

Onde ficar em Florianópolis: Jurerê

Il Campanario

Onde ficar em Florianópolis: Il Campanario

Na praia mais badalada de Floripa, o hotel mais estruturado é o resort Il Campanario. Mas não fica exatamente pé na areia: é preciso andar uma quadra longa até a praia. Construído em estilo provençal, é o único hotel da área conhecida como Jurerê Internacional; está perto dos restaurantes e do Jurerê Open Shopping.

Jurerê Beach Village

Se faz questão de hospedagem pé na areia, procure na porção mais antiga do bairro, Jurerê Tradicional. O maior dos hotéis à beira-mar é o Jurerê Beach Village, que tem apartamentos com cozinha equipada; uma piscina em forma de rio separa os dois blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia.

Hotel Sete Ilhas

Mais para o canto direito da praia, perto do comércio de Jurerê Tradicional, o Hotel Sete Ilhas tem piscina térmica e um belo gramado onde ficam posicionadas as espreguiçadeiras.

Pousada dos Sonhos

A Pousada dos Sonhos tem apartamentos de 1 ou 2 quartos, todos com cozinha americana (alguns com churrasqueira).

Pousada dos Chás

Nos arredores do acesso principal a Jurerê Tradicional, considere a elegante e caprichadíssima Pousada dos Chás.

Villas Jurerê

A Villas Jurerê tem equipamentos de qualidade e boa hotelaria, mas apartamentos e áreas sociais são compactos.

Onde ficar em Florianópolis: Daniela

Pousada dos Artistas

A 5 km de Jurerê, Daniela é uma grande escolha para quem quer uma praia tranqüila nas águas menos frias do norte da ilha. Qualquer coisa, a estrutura de Jurerê está ao lado (e a hospedagem é bem mais em conta). A pousada mais estruturada é a Pousada dos Artistas. Todos os apartamentos têm uma minicozinha equipada.

Onde ficar em Florianópolis: Lagoinha

Excelente praia para ficar com crianças: mar calmo com ondinhas que não oferecem perigo, faixa de areia mais larga do que as outras praias do norte.

Antares Club

Num ponto distante do principal acesso público, o veterano Antares Club tem ambiente superpraiano, sem modernices. Os apartamentos, decorados em branco e azuis claros, dão para o belo gramado que permeia toda a propriedade. A área da piscina é bem gostosa; os argentinos costumam ser maioria entre os hóspedes.

Pousada da Vigia

Onde ficar em Florianópolis: Pousada da Vigia

Apesar de aceitar crianças, a Pousada da Vigia é mais indicada para ir a dois. Está no canto direito da praia, construída sobre uma pedra, com a vista mais bonita. Cacife um dos apartamentos superiores; os standard são muito pequenos.

Onde ficar em Florianópolis: Ingleses & Santinho

A Praia dos Ingleses é indicada para famílias que querem curtir Floripa como quem curte um vilarejo de praia do Nordeste: Ingleses tem um centrinho com muito comércio voltado aos turistas; os restaurantes servem pratos para dividir; e não faltam agências de viagem que vendem passeios (dentro da ilha ou ao Beto Carrero World) que saem dali mesmo.

Express Floripa

Para ficar bem no miolinho do centro, encare o Express Floripa.

Costa Norte e Slaviero Essencial Florianópolis

O canto esquerdo da praia é mais sossegado (mas é longe para ir caminhando ao centrinho); por ali, o Costa Norte e o Slaviero Essential Florianópolis Ingle estão pé na areia.

Porto do Sol Ingleses

A uma quadra e meia da praia, o Porto do Sol Ingleses costuma ter bons preços.

Costão do Santinho

Onde ficar em Florianópolis: Costão do Santinho

Para lá de Ingleses, o resort Costão do Santinho é uma ilha auto-suficiente, funcionando no sistema all-inclusive. A localização não é boa para passear pela ilha: perde-se muito tempo par ir e voltar (mesmo se o trânsito estiver bom). Hospede-se no Costão para curtir o mundo de coisas que o hotel oferece.

Onde ficar em Florianópolis: Sul da Ilha

Campeche

Old Beach

A pousada mais tradicional da praia, a Old Beach (ex-Natur Campeche), fica muito perto do trecho mais badalado da praia, o Riozinho do Campeche.

Ilha Faceira

Onde ficar em Florianópolis: Ilha Faceira

A Ilha Faceira, tem apartamentos espaçosos e confortáveis, num terreno pé na areia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Onde ficar em Florianópolis: Ilha do Papagaio

    Pousada Ilha do Papagaio

    Onde ficar em Florianópolis: Ilha do Papagaio

    O hotel mais charmoso e romântico de Florianópolis fica numa outra ilha: a ilhota do Papagaio, uma propriedade particular que há mais de 20 anos é o endereço da Pousada Ilha do Papapagaio. Seus chalés têm aparência rústica, para não destoar da natureza em volta. Não pense na ilha como uma base para passear por Floripa: o ideal aqui é fazer passeios pela mata da ilha (que tem 98% do território preservado) e aproveitar o spa e as delícias do restaurante. No máximo, um ou outro passeio de barco — à Guarda do Embaú, por exemplo, que está pertíssimo.

    Saindo do aeroporto, você pode cacifar um trânsfer em lancha desde o sul da ilha — ou ir de carro até a Praia do Sonho, em Palhoça (a 52 km do aeroporto), de onde a travessia leva menos de 5 minutos.

     

    Comentários

    Letícia
    Responder

    Olá. O Centrinho da Lagoa é uma boa região para quem procura bons restaurantes que possa ir à pé de noite? Não procuro praia, nem nada, porque vou para um evento na UFSC. Mas queria poder sair a noite para comer sem pegar carro.

      A Bóia

      Olá, Letícia! Dá, mas tem que se hospedar ali no miolinho mesmo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito