Florianópolis

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Florianópolis: onde ficar

Onde ficar em Florianópolis: no Centro ou na praia? Leve em consideração a época da viagem.

Fora de temporada, a hotelaria convencional do Centro é imbatível: você escolhe entre várias faixas de preço e conforto, e pode ir (de carro) a uma praia diferente a cada dia. Caso você considere hotéis fora do padrão mais convencional, o Centrinho da Lagoa também é uma ótima pedida, sobretudo se você resolver sua vida noturna por lá mesmo (vai dar para voltar a pé para casa).

Na temporada, ou seja, entre o Natal e o Carnaval e nos feriados de outono (Páscoa, 21 de Abril, 1º de maio), a melhor estratégia para não penar no trânsito é se hospedar direto na praia que você mais tem intenção de freqüentar. Para os indecisos e volúveis, o Centro continuará uma boa opção (apesar do trânsito), assim como o Centrinho da Lagoa -- de onde dá para ir de ônibus ou carona à Praia Mole.

Onde ficar em Florianópolis: Centro

Onde ficar em Florianópolis: Blue Tree Towers

Blue Tree Towers (quarto não-reformado)

A localização mais conveniente é na Beira-Mar Norte, junto ao Beiramar Shopping e ao pólo de restaurantes e bares da rua Bocaiúva e arredores. O hotel mais próximo ao shopping -- na rua lateral -- é o Blue Tree, que ultimamente passou por extensa reforma, com os apartamentos ganhando piso de madeira e novos equipamentos (alguns, porém, ainda estão por reformar).

Onde ficar em Florianópolis: Majestic

Majestic

Um nadinha mais distante (do shopping, você precisa atravessar uma avenida e cruzar uma pracinha), o Majestic tem apartamentos a um só tempo modernos e aconchegantes, muitos deles com vistas lindas para a Baía Norte.

Onde ficar em Florianópolis: Sofitel

Sofitel

O mais sofisticado do Centro fica a pouco menos de 10 minutos de caminhada do shopping: é o 5 estrelas Sofitel Florianópolis -- que, por ser bem menor do que outros hotéis da rede (tem pouco mais de 100 apartamentos), dá a sensação de estar hospedado num hotel-boutique.

Onde ficar em Florianópolis: Valerim Plaza

Valerim Plaza

Procurando tarifas mais amigáveis? No miolinho do Centro ficam os três estrelas e os flats para executivos. No quesito relação custo x benefício, o destaque vai para o Valerim Plaza, que tem decoração clean e inclui o café da manhã na diária. O Ibis Florianópolis também fica por ali e é um porto seguro para os fãs da rede (o estacionamento, pago à parte, é bastante conveniente).

Numa faixa intermediária de preço entre os chiques da Beira-Mar e os mais baratos do Centro estão o InterCity Premium, bem onde a Beira-Mar faz a curva entre o Sul e o Norte, e o Mercure Florianópolis Centro, nos altos da Felipe Schmidt. Ambos estão bem posicionados para sair de carro para a Beira-Mar Norte rumo às praias.

Onde ficar em Florianópolis: Lagoa da Conceição

Dos hotéis do miolo do Centrinho da Lagoa, o Don Zepe é o que está mais na muvuca. A decoração é clean e a acústica dos corredores não é boa.

Onde ficar em Florianópolis: Don Zepe e Hola

Don Zepe / Hola

O Hola tem jeito de pousada e é conveniente para quem quer usar ônibus: o terminal de integração da Lagoa fica praticamente em frente.

Já a pousada Vagamundo tem localização nota 11: está no coração do centrinho, mas numa quadra sossegada. Tem garagem e apartamentos para casal e para grupos de até 4 ou 5 pessoas.

À beira d'água (mas fora do fluxo dos carros), com piscina e píer, a Girassóis da Lagoa faz você se sentir numa casa de praia de gente fina.

A meia quadra da via principal, o hotel Quinta das Videiras é um dos mais luxuosos de Floripa. Foi construído para parecer uma quinta portuguesa do século retrasado

No Canto da Lagoa, a Pousada das Palmeiras esbanja charme num terreno apertado mas com bastante vegetação. Você vai precisar de carro.

Ah, sim: e se você estiver de carro e quiser ficar mais ou menos equidistante entre o Centro e a Lagoa, e já no caminho das praias do norte, o Mercure Convention oferece comodidade e boa relação custo x benefício

Onde ficar em Florianópolis: Praia Mole

Num terreno espetacular que vai da Lagoa da Conceição até um ponto em frente ao acesso à Praia Mole, o Praia Mole EcoVillage tinha tudo para ser o melhor hotel da ilha. Mas apesar do bom café da manhã e da equipe simpática, as acomodações estão antiquadíssimas. Só vale mesmo para quem quer freqüentar a Praia Mole na temporada sem pegar trânsito.

Uma alternativa para quem quer estar perto fica no comecinho da estrada para a Joaquina, perto do entrocamento entre o fim da avenida das Rendeiras e subida para Mole: o pequeno hotel Hyperion traz um quê de ilhas gregas para Floripa. Está a 1,5 km da Mole (a subida, porém, é de matar; esteja de carro ou tente uma carona).

Onde ficar em Florianópolis: Jurerê

Onde ficar em Florianópolis: Il Campanario

Il Campanario

Na praia mais badalada de Floripa, o hotel mais estruturado é o resort Il Campanario. Mas não fica exatamente pé na areia: é preciso andar uma quadra longa até a praia. Construído em estilo provençal, é o único hotel da área conhecida como Jurerê Internacional; está perto dos restaurantes e do Jurerê Open Shopping.

Se faz questão de hospedagem pé na areia, procure na porção mais antiga do bairro, Jurerê Tradicional. O maior dos hotéis à beira-mar é o Jurerê Beach Village), que tem apartamentos com cozinha equipada; uma piscina em forma de rio separa os dois blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia. Mais para o canto direito da praia, perto do comércio de Jurerê Tradicional, o Hotel Sete Ilhas tem piscina térmica e um belo gramado onde ficam posicionadas as espreguiçadeiras. A Pousada dos Sonhos tem apartamentos de 1 ou 2 quartos, todos com cozinha americana (alguns com churrasqueira).

Nos arredores do acesso principal a Jurerê Tradicional, considere a elegante e caprichadíssima Pousada dos Chás, a aconchegante Pousada Sin Nombre, que tem ambiente de casa e um lindo jardim interno, e a arejada Mar de Jurerê, que tem suítes convencionais e também apartamentos com cozinha equipada. A Villas Jurerê tem equipamentos de qualidade e boa hotelaria, mas apartamentos e áreas sociais são compactos.

Onde ficar em Florianópolis: Daniela

A 5 km de Jurerê, Daniela é uma grande escolha para quem quer uma praia tranqüila nas águas menos frias do norte da ilha. Qualquer coisa, a estrutura de Jurerê está ao lado (e a hospedagem é bem mais em conta). A pousada mais estruturada é a Pousada dos Artistas. Todos os apartamentos têm uma minicozinha equipada.

Onde ficar em Florianópolis: Lagoinha

Excelente praia para ficar com crianças: mar calmo com ondinhas que não oferecem perigo, faixa de areia mais larga do que as outras praias do norte.

Num ponto distante do principal acesso público, o veterano Antares Club tem ambiente superpraiano, sem modernices. Os apartamentos, decorados em branco e azuis claros, dão para o belo gramado que permeia toda a propriedade. A área da piscina é bem gostosa; os argentinos costumam ser maioria entre os hóspedes.

Onde ficar em Florianópolis: Pousada da Vigia

Pousada da Vigia

Apesar de aceitar crianças, a Pousada da Vigia é mais indicada para ir a dois. Está no canto direito da praia, construída sobre uma pedra, com a vista mais bonita. Cacife um dos apartamentos superiores; os standard são muito pequenos.

Onde ficar em Florianópolis: Ingleses & Santinho

A Praia dos Ingleses é indicada para famílias que querem curtir Floripa como quem curte um vilarejo de praia do Nordeste: Ingleses tem um centrinho com muito comércio voltado aos turistas; os restaurantes servem pratos para dividir; e não faltam agências de viagem que vendem passeios (dentro da ilha ou ao Beto Carrero World) que saem dali mesmo.

Para ficar bem no miolinho do centro, encare os hotéis Ingleses Praiatur ou Ingleses Express.

O canto esquerdo da praia é mais sossegado (mas é longe para ir caminhando ao centrinho); por ali, o Costa Norte e o Slaviero Essential Florianópolis Ingleses estão pé na areia. A uma quadra e meia da praia, o Porto do Sol Quality costuma ter bons preços.

Onde ficar em Florianópolis: Costão do Santinho

Costão do Santinho

Para lá de Ingleses, o resort Costão do Santinho é uma ilha auto-suficiente, funcionando no sistema all-inclusive. A localização não é boa para passear pela ilha: perde-se muito tempo par ir e voltar (mesmo se o trânsito estiver bom). Hospede-se no Costão para curtir o mundo de coisas que o hotel oferece.

Onde ficar em Florianópolis: Sul da Ilha

Campeche

A pousada mais tradicional da praia, a Natur Campeche, fica muito perto do trecho mais badalado da praia, o Riozinho do Campeche.

Onde ficar em Florianópolis: Ilha Faceira

Ilha Faceira

Uma boa novidade é a Ilha Faceira, com apartamentos espaçosos e confortáveis, num terreno pé na areia.

Armação

A pousada Pénareia está num trecho sossegado da praia e costuma ter bons preços. A Alemdomar fica em meio ao verde, a meio caminho entre a praia e a Lagoa do Peri.

Onde ficar em Florianópolis: Ilha do Papagaio

Onde ficar em Florianópolis: Ilha do Papagaio

Pousada Ilha do Papagaio

O hotel mais charmoso e romântico de Florianópolis fica numa outra ilha: a ilhota do Papagaio, uma propriedade particular que há mais de 20 anos é o endereço da Pousada Ilha do Papapagaio. Seus chalés têm aparência rústica, para não destoar da natureza em volta. Não pense na ilha como uma base para passear por Floripa: o ideal aqui é fazer passeios pela mata da ilha (que tem 98% do território preservado) e aproveitar o spa e as delícias do restaurante. No máximo, um ou outro passeio de barco -- à Guarda do Embaú, por exemplo, que está pertíssimo.

Saindo do aeroporto, você pode cacifar um trânsfer em lancha desde o sul da ilha -- ou ir de carro até a Praia do Sonho, em Palhoça (a 52 km do aeroporto), de onde a travessia leva menos de 5 minutos.

29 comentários

Edna Palmeiro
Edna PalmeiroPermalinkResponder

Não consigo saber qual o valor da diária dos hotéis sad

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Edna! Todos os hotéis têm link para sua página no Booking onde você coloca a data em que pensa viajar e aparece disponibilidade e preço. Tarifa de hotel varia muito ao longo do ano e conforme a antecedência.

Gisselly
GissellyPermalinkResponder

Olá, gostaria de saber qual a melhor praia em Florianópolis para levar as crianças.

Junior
JuniorPermalinkResponder

Olá, muito bom esse site, estou indo agora em Agosto e, tirei todas as minhas dúvidas por aqui. Parabéns!

Cecilia
CeciliaPermalinkResponder

Olá!! Amei a matéria!!Moro em Curitiba e sempre que posso vou a Florianopolis, amo a energia daquela ilha, neste ano de 2017, resolvi conhecer um pouco mais do Sul, fui para praia do Campeche, natureza exuberante!! Eu e minha amiga, ficamos hospedadas na Pousada Luau no Campeche, uma lugar encantador, super limpo, preço justo e um dos melhores cafés da manhã que já tomei!! Atendimento pelos proprietários, SUPER RECOMENDO!!

Alita Diana
Alita DianaPermalinkResponder

Oi Ricardo
Gosto muito dos seus posts . Sou jornalista, carioca e moro há muitos anos em Floripa. Uma correção : o Sofitel " acabou" . No lugar , a rede Accor mudou para a marca - bem abaixo- Novotel.

Cintia Rufino
Cintia RufinoPermalinkResponder

fui para Floripa em março de 2017 e ficamos na Lagoa da Conceição no hotel Hola,foi ótimo. para a praia do mole e joaquina tem como ir de onibus que é super tranquilo e custa 3,90 por pessoa e na volta das praias usamos Uber e o custo era de R$ 11,00. Demais locais fomos de Uber e foi um bom custo.

Eduardo Rangel

Bom dia!
Estarei indo para Florianópolis em janeiro de 2018 com minha esposa e meus dois filhos um de 21 e um de 11 anos. Só poderei ficar 04 dia de 17 a 21/01. Um amigo me recomendou que ficasse hospedado em Canasvieiras devido a estrutura e ao fato das praias serem mais calmas. Como não vi nenhum comentário no site sobre esta região gostaria da ajuda de vocês sobre este assunto. Abraços a todos Eduardo Rangel

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Eduardo! Jurerê também tem estrutura e a água é mais limpa.

Mário
MárioPermalinkResponder

Oi, Bóia! O Sofitel Florianópolis agora se chama Novotel Florianópolis.

Rosa
RosaPermalinkResponder

Vou a Floripa na ultima semana de março/2018, vamos em casal sem crianças.Um amigo me indicou ficar na praia dos Ingleses. Gostaria de saber se é uma boa localização navegar na cidade de onibus urbano, se tem linhas para conhecer varios lugares e outras praias. Gentileza informar se há link para conhecer os itinerarios dos onibus. Caso haja uma localização melhor favor sugerir. Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Rosa! É bastante complicado usar ônibus para turistar na ilha. Você precisa de tempo sobrando e bastante paciência. Ingleses é uma praia com bastante estrutura.

Amanda
AmandaPermalinkResponder

Gostaria de recomendação de um hotel para pernoitar. Vamos chegar por volta das 23h no aeroporto, e seguiremos no dia seguinte para a Praia do Rosa de ônibus. O Ibis é uma boa pedida? É seguro ir de Uber do aeroporto ao centro de Floripa nesse horário?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Amanda! Sim e sim.

Arnaldo
ArnaldoPermalinkResponder

Gostaria de dicas sobre a Barra da Lagoa, em Flaripa. Vale a pena se hospedar por lá? Alguma dica?
Desde já agradeço,
Arnaldo.

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Arnaldo! A Barra é quase um vilarejo à parte, tem cara de bairro. O trânsito de/para o Centro, em fins de semana ensolarados, é complicado, porque passa necessariamente pela Lagoa.

Jacqueline
JacquelinePermalinkResponder

E minha primeira vez em Florianópolis e queria dica de uma região melhor para ficar e qual melhor hotel visando custo × benefício. Eu vou com meu marido. E possível passear entre as praias de táxi ? Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Jacqueline! Táxi sempre foi complicado (e caro) em Florianópolis. Agora com o Uber está mais factível.

Maycon Arcanjo

Para as crianças a melhor praia é a da Daniela, mas não deixe de visitar a praia dos Ingleses e a praia do Jurerê.

Maycon Arcanjo

Locação de veículos é ao lado do aeroporto Quem puder alugar eu acho ideal, praias como Daniela, Jurerê, Ingleses na minha opinião são as melhores. Daniela parece um lago de tão calmo.
Tive em Floripa em março deste ano.

Luciano Almeida

Sugiro onde NÃO ficar. Eu e minha mãe nos hospedamos no hotel geranius, bem simples mas ate aí tudo bem, está localizado na praia dos ingleses, permanecemos lá para aproveitar um pouco a praia, já estávamos em Floripa. A questão é que chegamos para o check in no dia 22/03 por volta das 19 hrs, devido a uma consulta médica. No dia do check out 26/03, em plena segunda feira, precisávamos permanecer até as 15 hrs. E NÃO AUTORIZARAM. Para ficar mais 3 horas no hotel, pq minha mãe tinha uma consulta às 16 hrs, queriam nos cobrar mais uma diária. Atendimento do hotel foi péssimo, equipe nada simpática, completamente despreparada.Com raras exceções. Me decepcionei com o tratamento das pessoas da cidade, a impressão é a de que estão nos fazendo algum favor. Mto contraditório para uma cidade que depende do turismo.A praia dos ingleses está tomada pelo esgoto, um horror. Procurem outra. A praia do Santinho e limpa. Tivemos a oportunidade de frequentar o resort costao do santinho.hotel 5 estrelas. Caro, mas para quem quer dias inesquecíveis vale mto a pena.

Carolina barra

Tive em floripa em marco deste ano e fiquei no Vagamundo na lagoa. Uma delicia foram dias maravilhosos.

Alice Aparecida

Olá, viajarei a passeio pela primeira vez a Florianópolis com uma amiga, no fim do Agosto. Gostariamos de ficar um uma região próxima ao mar, mas em um ponto estratégico para conhecer outros pontos turísticos e com movimentação. Alguma sugestão?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Alice! Em agosto não há a menor necessidade de ficar perto do mar. Estará frio e não vai passar pela sua cabeça pegar praia.

eduardo givago

Ola Boia,
Estou indo em meados de setembro para um congresso em Floripa e vou ficar no Porto da Ilha, no Centro. Cinco dias, mas terei apenas sábado e domingo para aproveitar o dia. Pensei em fazer a trilha da Lagoinha do Leste num dia e praias do norte, incluindo por do sol em Santo Antonio de Lisboa no outro. Sugere algo mais? E nos dias de semana à noite?
Valeu!!! Como sempre, antes de viajar sempre dou uma passadinha no viajenaviagem, desde os tempos do freires.com.br!!!
Abração

Caroline
CarolinePermalinkResponder

Ola, Boia!
Estou indo para Floripa co meu marido no carnaval/2019. Nao gosto de muvuca, e gostariamos de curtir praia e comida. Onde vc sugere para passar o carnaval?

A Bóia
A BóiaPermalinkResponder

Olá, Caroline! A ilha fica superlotada, e o trânsito, ainda mais complicado. Hospede-se diretamente na praia que quer freqüentar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia offline! Vamos continuar aprovando comentários, mas a Bóia só volta a responder perguntas que forem feitas depois de 10 de abril de 2017. Obrigado pela compreensão.
Cancelar