Parnaíba

Ricardo Freire
por Ricardo Freire

Parnaíba: onde ficar e onde comer

Veja nesta página uma seleção de pousadas e restaurantes em Parnaíba:

Onde ficar

Casa de Santo Antônio

Parnaiba onde ficar: Casa de Santo Antônio

Casa de Santo Antônio

Da época áurea de Parnaíba ficaram muitos casarões com porte de palacete. Alguns estão abandonados. Mas um foi transformado por um investidor português numa charmosíssima pousada: a Casa de Santo Antônio. Os quartos têm decoração romântica, e os hóspedes ganham mimos como um lava-pés com pétalas de flores. O quintal lateral tem uma piscina aproveitável até a noitinha. Nota 9,4 no Booking (agosto/2019).

Voltar | Onde ficar | Topo

Vila Parnaíba

Parnaíba onde ficar: Vila Parnaíba

Vila Parnaíba

Localizada perto do Porto das Barcas, a Vila Parnaíba tem quartos distribuídos em torno de uma gostosa piscina. A ambientação tem charme nordestino. Nota 8,6 no Booking (agosto/2019)

Voltar | Onde ficar | Topo

Arrey Beach

Onde ficar Parnaíba: hotel Arrey Beach

Caso você não consiga reservar as boas pousadas do centro, ou esteja mais interessado nas praias da região, considere o Arrey Hotel Beach. Situado já na saída de Parnaíba para Luís Correia, é um hotelzão convencional, com custo x benefício interessante. Todos os quartos têm varanda. Caso não goste de música sertaneja, peça um quarto na ala que não dá para a piscina. Nota 8,3 no Booking (agosto/2019).

Voltar | Onde ficar | Topo

Vila Itaqui

Parnaíba onde ficar: Pousada Vila Itaqui

Vila Itaqui

Na excelente praia do Itaqui, uma das preferidas pelos kitesurfistas, a Vila Itaqui usa mesma fórmula de outras pousadas voltadas para o kitesurf. As paredes são de madeira compensada e os bangalôs estão sobre palafitas -- mas todos os quartos têm ar-condicionado. O bar da pousada, aberto a não-hóspedes, é o negócio principal aqui. Nota 7,7 no Booking (agosto/2019)

Voltar | Onde ficar | Topo

Carnaubinha Resort

Parnaíba onde ficar: Carnaubinha Resort

Carnaubinha Resort

Com clientela fiel, o Carnaubinha Resort é a melhor opção para hospedagem de famílias. A denominação 'resort' é exagerada para o tamanho do hotel, mas a estrutura oferece quase tudo o que você encontraria num resortão, de parquinho aquático infantil a sauna. Nota 9,1 no Booking (agosto/2019).

Voltar | Onde ficar | Topo

Casa de Caboclo

Parnaíba onde ficar: Casa de Caboclo

Casa de Caboclo

Que tal se hospedar não em Parnaíba, mas no próprio Delta do Parnaíba? A Casa de Caboclo está situada na Ilha das Canárias, próximo uma das bocas do delta. É uma localização ideal para explorar a natureza do delta. A pousada organiza passeios para ver a revoada de guarás, visitar um vilarejo de catadores de caranguejo na Barra do Meio, presenciar o encontro das águas do mar com as do rio na mudança de maré ou fazer safáris noturnos com focagem de animais. O restaurante, de ótima comida, é ponto de parada de passeios privativos pelo Delta. Nota 8,5 no Booking (agosto/2019).

Voltar | Onde ficar | Topo

Onde comer em Parnaíba

Caranguejo Expresso

Parnaíba onde comer: Caranguejo Expresso

Caranguejo Expresso

A extração de caranguejos é a principal atividade econômica do Delta do Parnaíba. Nada mais natural, portanto, que o prato mais típico da região seja a torta de caranguejo, uma fritada que leva também cebola, tomate e azeitonas. A meca da torta de caranguejo em Parnaíba é o Caranguejo Expresso, onde é servida acompanhada por baião de dois e farofa. O ambiente não tem nenhum atrativo, mas a torta de caranguejo é boa e farta: a menor satisfaz até 3 pessoas. Só não acredite no "expresso" do nome: as tortas são feitas só depois de pedidas -- então, se o movimento estiver grande, pode demorar mais de 40 minutos para sair. Abre diariamente sem intervalo entre almoço e jantar. (R. Quetinha Pires, 64, tel. 86 3323-9653 - Facebook)

Voltar | Onde comer | Topo

Mangata

Parnaíba onde comer: Mangata

Mangata

Quando cansar de ambientes rústicos, vá ao Mangata. Grande e bem-estruturado, freqüentado pela classe média alta parnaibana em peso, o Mangata funciona como um teletransporte à cidade grande, pelo menos durante uma refeição. O cardápio, extenso, passeia de grelhados a massas e risotos, com um ou outro prato regional para quem não quiser se desconectar da terra. Tem música ao vivo nas noites de quinta a sábado. Abre para jantar de 3ª a domingo. Almoço, só domingo. (av. São Sebastião, 3900, tel. 86 3322-6731 - Facebook - Instagram)

Voltar | Onde comer | Topo

Beirut

Parnaíba onde comer: Beirut

Beirut

No libanês Beirut, o carro-chefe são as shawarmas -- sanduíches no pão árabe recheados com carne desfiada, bovina ou de frango, assada lentamente no espeto (o que os paulistas chamavam de 'churrasquinho grego' e hoje atualizaram para 'kebab'). Outro destaque do cardápio é o sanduíche de falafel, o bolinho frito de grão-de-bico que é aparentado do nosso acarajé. Para os paladares brasileiros tradicionalistas, há também kibes, esfihas, charutinhos, homus, babaganouche e as saladas libanesas mais conhecidas (tabule, fatouche). (av. São Sebastião, 1441, tel. 86 98184-8181 - Facebook - Instagram)

Voltar | Onde comer | Topo

Quintal dos Sabores

Parnaíba onde comer: Quintal dos Sabores

Quintal dos Sabores

Funcionando num casarão que mantém o jeitão de casa, o Quintal dos Sabores tem mesas agradáveis na varanda e no jardim. Serve pizzas, calzone, massas e picanha. Abre para jantar de quarta a domingo. (av. São Sebastião, 1316, tel. 86 99488-8800 - Facebook - Instagram)

Voltar | Onde comer | Topo

Vila Itaqui

Parnaíba onde comer: Vila Itaqui

Vila Itaqui

Para um dia na praia, não há melhor point. O bar da pousada Vila Itaqui é um beach lounge muito bem montado (e proíbe caixas de som de clientes, olha que beleza). Na seção de petiscos, tem ceviche com manga, dadinhos de tapioca (simples ou recheados com carne de sol -- experimentei o recheado mas não curti, não), iscas de peixe, asinhas de frango com batata frita. Os pratos principais, com exceção da moqueca, são individuais. Tem peixe fresco na brasa com batata-doce, filés de peixe grelhados, pratos de filé mignon e de massas. A carta de bebidas é bastante boa, com drinks e vinhos; as cervejas são as do grupo Heineken. Na temporada e fins de semana, lota. Veja mapa na seção Onde ficar. (Praia de Itaqui, tel. 86 98825-2010 - Instagram)

Voltar | Onde comer | Topo

Baleeiro (Carnaubinha Resort)

Parnaíba onde comer: Carnaubinha Resort

Baleeiro

O Baleeiro, no Carnaubinha Resort, é aberto ao público, mediante reserva. O serviço é bastante profissional. No cardápio, paella, filé de peixe com alcaparras, picanha e outros favoritos das famílias. O restaurante fica ao lado da piscina. Caso você queira usar o bar de praia do resort, pode comprar o day-use mediante disponibilidade (informe-se ao reservar). Veja mapa na seção Onde ficar. PI 315, km 3, tel. 86 - 98144-7860 Instagram)

Voltar | Onde comer | Topo

Sorveteria Araújo

Onde comer Parnaíba: Sorveteria Araújo

Sorveteria Araújo

Tombada pelo patrimônio afetivo de Parnaíba, a Sorveteria Araújo tem vários endereços na cidade. Se você for dar uma olhadinha no Porto das Barcas, aproveite para aplacar o calor na filial de lá. Entre os sabores mais típicos estão tapioca, abacate e caju. Tudo ao gosto nordestino, com bastante açúcar -- peça uma água para rebater. (Matriz: av. Gov. Chagas Rodrigues, 901, tel. 86 3322-3336 - tem filial no Porto das Barcas - Facebook)

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar