Onde ficar em Parnaíba

Guia de Parnaíba

Onde ficar & Onde comer em Parnaíba

Em Parnaíba você pode se hospedar no centro da cidade, na praia ou mesmo numa das ilhas do Delta do Parnaíba.

No quesito gastronomia, não deixe de experimentar uma torta de caranguejo, a maior especialidade da região.

Veja nesta página uma seleção de pousadas onde ficar em Parnaíba e restaurantes selecionados na cidade e nas praias.

Onde ficar em Parnaíba

Pousadas recomendadas no Centro

Casa de Santo Antônio

Parnaiba onde ficar: Casa de Santo Antônio

Da época áurea de Parnaíba ficaram muitos casarões com porte de palacete. Alguns estão abandonados. Mas um foi transformado por um investidor português numa charmosíssima pousada: a Casa de Santo Antônio.

Os quartos têm decoração romântica, e os hóspedes ganham mimos como um lava-pés com pétalas de flores. O quintal lateral tem uma piscina aproveitável até a noitinha.

Vila Parnaíba

Parnaíba onde ficar: Vila Parnaíba

Localizada perto do Porto das Barcas, a Vila Parnaíba tem quartos distribuídos em torno de uma gostosa piscina. A ambientação tem charme nordestino.

Hotéis recomendados nas praias

Carnaubinha Resort

Parnaíba onde ficar: Carnaubinha Resort

Com clientela fiel, o Carnaubinha Resort é a melhor opção para hospedagem de famílias. A denominação ‘resort’ é exagerada para o tamanho do hotel, mas a estrutura oferece quase tudo o que você encontraria num resortão, de parquinho aquático infantil a sauna.

Arrey Beach

Onde ficar Parnaíba: hotel Arrey Beach

Caso você não consiga reservar as boas pousadas do centro, ou esteja mais interessado nas praias da região, considere o Arrey Hotel Beach. Situado já na saída de Parnaíba para Luís Correia, é um hotelzão convencional, com custo x benefício interessante.

Todos os quartos têm varanda. Caso não goste de música sertaneja, peça um quarto na ala que não dá para a piscina.

Pousada recomendada no Delta do Parnaíba

Casa de Caboclo

Parnaíba onde ficar: Casa de Caboclo

Que tal se hospedar não em Parnaíba, mas no próprio Delta do Parnaíba? A Casa de Caboclo está situada na Ilha das Canárias, próximo uma das bocas do delta. É uma localização ideal para explorar a natureza do delta.

A pousada organiza passeios para ver a revoada de guarás, visitar um vilarejo de catadores de caranguejo na Barra do Meio, presenciar o encontro das águas do mar com as do rio na mudança de maré ou fazer safáris noturnos com focagem de animais.

O restaurante, de ótima comida, é ponto de parada de passeios privativos pelo Delta.

Onde comer em Parnaíba

Caranguejo Expresso

Parnaíba onde comer: Caranguejo Expresso

A extração de caranguejos é a principal atividade econômica do Delta do Parnaíba. Nada mais natural, portanto, que o prato mais típico da região seja a torta de caranguejo, uma fritada que leva também cebola, tomate e azeitonas.

A meca da torta de caranguejo em Parnaíba é o Caranguejo Expresso, onde é servida acompanhada por baião de dois e farofa. O ambiente não tem nenhum atrativo, mas a torta de caranguejo é boa e farta: a menor satisfaz até 3 pessoas.

Só não acredite no “expresso” do nome: as tortas são feitas só depois de pedidas – então, se o movimento estiver grande, pode demorar mais de 40 minutos para sair. Abre diariamente sem intervalo entre almoço e jantar.

  • Caranguejo Expresso | R. Quetinha Pires, 64 | Tel (86) 3323-9653 | Site

Mangata

Parnaíba onde comer: Mangata

Quando cansar de ambientes rústicos, vá ao Mangata. Grande e bem-estruturado, freqüentado pela classe média alta parnaibana em peso, o Mangata funciona como um teletransporte à cidade grande, pelo menos durante uma refeição.

O cardápio, extenso, passeia de grelhados a massas e risotos, com um ou outro prato regional para quem não quiser se desconectar da terra. Tem música ao vivo nas noites de quinta a sábado. Abre para jantar de 3ª a domingo. Almoço, só domingo.

  • Mangata | Av. São Sebastião, 3900 | Tel (86) 3322-6731 | Site

Quintal dos Sabores

Parnaíba onde comer: Quintal dos Sabores

Funcionando num casarão que mantém o jeitão de casa, o Quintal dos Sabores tem mesas agradáveis na varanda e no jardim. Serve pizzas, calzone, massas e picanha. Abre para jantar de quarta a domingo.

  • Quintal dos Sabores | Av. São Sebastião, 1316 | Tel. (86) 99488-8800 | Site

Vila Itaqui

Parnaíba onde comer: Vila Itaqui

Para um dia na praia, não há melhor point. O bar da pousada Vila Itaqui é um beach lounge muito bem montado (e proíbe caixas de som de clientes, olha que beleza).

Na seção de petiscos, tem ceviche com manga, dadinhos de tapioca (simples ou recheados com carne de sol — experimentei o recheado mas não curti, não), iscas de peixe, asinhas de frango com batata frita. Os pratos principais, com exceção da moqueca, são individuais. Tem peixe fresco na brasa com batata-doce, filés de peixe grelhados, pratos de filé mignon e de massas.

A carta de bebidas é bastante boa, com drinks e vinhos; as cervejas são as do grupo Heineken. Na temporada e fins de semana, lota. Veja mapa na seção Onde ficar.

  • Vila Itaqui | Praia de Itaqui | Tel. (86) 98825-2010 | Site

Baleeiro (Carnaubinha Resort)

Parnaíba onde comer: Carnaubinha Resort

O Baleeiro, no Carnaubinha Resort, é aberto ao público, mediante reserva. O serviço é bastante profissional. No cardápio, paella, filé de peixe com alcaparras, picanha e outros favoritos das famílias. O restaurante fica ao lado da piscina. Caso você queira usar o bar de praia do resort, pode comprar o day-use mediante disponibilidade (informe-se ao reservar). Veja mapa na seção Onde ficar.

  • Baleeiro | PI 315, km 3 | Tel. (86) 98144-7860 | Site

Sorveteria Araújo

Onde comer Parnaíba: Sorveteria Araújo

Tombada pelo patrimônio afetivo de Parnaíba, a Sorveteria Araújo tem vários endereços na cidade. Se você for dar uma olhadinha no Porto das Barcas, aproveite para aplacar o calor na filial de lá.

Entre os sabores mais típicos estão tapioca, abacate e caju. Tudo ao gosto nordestino, com bastante açúcar — peça uma água para rebater.

  • Sorveteria Araújo | Av. Gov. Chagas Rodrigues, 901 (tem filial no Porto das Barcas) | Tel. (86) 3322-3336 | Site

7 comentários

Olá, Bóia! Bom dia! O telefone celular informado na página Tel (86) 98184-8181 não é do Beirut. É de um homem que me respondeu educadamente que não é do Beirut.
Também não localizei esse restaurante no TripAdvisor. Achei outro restaurante libanês em Parnaíba chamado Zayn Gastrobar no TripAdvisor, porém, o endereço é diferente do Beirut. Não sei se mudou apenas de nome o Beirut.

    Olá, Rodrigo! Obrigada por avisar! Pelo que vi, acredito que seja o mesmo restaurante, com novo nome e localização. Vamos retirar temporariamente o restaurante da lista. O Igara Hall é uma praça de alimentação gourmet instalada onde já funcionou um clube. O Ricardo Freire vai a Parnaíba ainda este mês e vai conferir.

    Olá, Bóia! Fiquei muito feliz pela Azul patrocinar o VnV! Vocês merecem pelo conteúdo de excelência que proporcionam as pessoas! Minhas viagens se tornaram fantásticas com a ajuda do Blog! Pós 2020, viajei muito melhor com dicas e orientações preciosas: João Pessoa, Praia dos Carneiros, Recife, Maragogi, Corumbau, Praia do Espelho, Caraíva, Arraial d’ajuda, Inhotim, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Peru, Bariloche, El Calafate, Ushuaia, Chapada dos Veadeiros e agora Barra Grande do Piauí, Parnaíba e Lençóis Maranhenses. No futuro, já sonhando com Suíça no verão, Santiago e Bariloche no inverno. Muito obrigado!

    Obrigada, Rodrigo! Mas olhe: não é um “patrocíííííínio”, é só uma ação pontual de marketing da Azul 🙂 Mas a gente só participa quando a gente acredita no produto. Valeu!

Oi, Ricardo, gosto muito de suas dicas. Estivemos em janeiro/2021 e fomos ao Caranguejo Expresso e ao Camarão, maravilhosos como sempre. O árabe nem tanto, é difícil imaginar um Kibe sem alho e hortelã no seu preparo. A Vila Itaqui está fechada, na entrada um aviso de que abre de quarta a domingo, mas não havia hóspedes, a aparência é de abandono, e nas barracas próximas confirmaram que está fechado.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito