Guia de Praga
Praga
Até nem tanto tempo atrás, Praga ainda era considerada um ‘destino exótico’ por muitos viajantes. Alguns não conseguiam dissociar o nome do seu significado em português. Outros tinham percepções pré-concebidas sobre tudo o que fizesse parte do ‘Leste Europeu’, erroneamente imaginado como uma região cinzenta povoada por edifícios soviéticos.
Hoje é até curioso lembrar disso. O destino se tornou tão desejado pelo viajante brasileiro quanto já era pelos nossos colegas estrangeiros.
Visita-se Praga em busca dos tesouros acumulados num tempo em que o país se chamava Boêmia, fazia parte do Império Austro-Húngaro e não ficava no ‘leste’, mas na Europa Central — por sinal, a geolocalização mais exata para a atual República Tcheca.
A única coisa que pode ofuscar o esplendor da cidade é o número de visitantes nas ruas. Sim, o mundo inteiro sabe que Praga está no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas da Europa — e com preços muito mais camaradas do que as capitais que cobram em euros. Mas existe uma maneira de evitar ser atropelado pelas multidões: hospedar-se fora dos principais corredores de circulação, e sair deles sempre que possível. Praga conserva ruas tranqüilas mesmo nas regiões mais turísticas — onde é maravilhoso se perder.
Na última década, a cidade de renovou e está ainda mais preparada para receber visitantes. No itinerário clássico entre Budapeste, Viena, Praga e Berlim (veja aqui como organizar este roteiro), Praga entra com o charme imbatível de ser a mais compacta e mais acolhedora das cidades do circuito. Prepare-se: você nunca ganhou tanto like no Instagram.
163 comentários
olá Boia, vou para Berlim em julho e penso em ir até Praga, também. Tenho dúvidas a respeito do melhor meio de transporte. Somos em cinco pessoas, e estamos pensando em carro. É uma viagem demorada? é seguro?
Se a opção for trem, qual seria o mais rápido?
Desde já, agradeço pela ajuda.
Olá, Maria! Vá de trem. Compre em https://www.bahn.com/en/view/index.shtml