Praga

Sob o império da beleza
Viaje na Viagem
por Viaje na Viagem

Até nem tanto tempo atrás, Praga ainda era considerada um 'destino exótico' por muitos viajantes. Alguns não conseguiam dissociar o nome do seu significado em português. Outros tinham percepções pré-concebidas sobre tudo o que fizesse parte do 'Leste Europeu', erroneamente imaginado como uma região cinzenta povoada por edifícios soviéticos.

Hoje é até curioso lembrar disso. Praga se tornou tão desejada pelo viajante brasileiro quanto já era pelos nossos colegas estrangeiros. Visita-se Praga em busca dos tesouros acumulados num tempo em que o país se chamava Boêmia, fazia parte do Império Austro-Húngaro e não ficava no 'leste', mas na Europa Central -- por sinal, a geolocalização mais exata para a atual República Tcheca.

A única coisa que pode ofuscar o esplendor de Praga é o número de visitantes nas ruas. Sim, o mundo inteiro sabe que Praga está no top 3 de qualquer lista das cidades mais lindas da Europa -- e com preços muito mais camaradas do que as capitais que cobram em euros. Mas existe uma maneira de evitar ser atropelado pelas multidões: hospedar-se fora dos principais corredores de circulação, e sair deles sempre que possível. Praga conserva ruas tranqüilas mesmo nas regiões mais turísticas -- onde é maravilhoso se perder.

Na última década, a cidade de renovou e está ainda mais preparada para receber visitantes. No itinerário clássico entre Budapeste, Viena, Praga e Berlim (veja aqui como organizar este roteiro), Praga entra com o charme imbatível de ser a mais compacta e mais acolhedora das cidades do circuito. Prepare-se: você nunca ganhou tanto like no Instagram.

163 comentários

Atenção: os comentários estão encerrados.

Debora
DeboraPermalink

Ricardo, Bom dia!
Estou com viagem marcada em Novembro para Amsterdam, Praga, Paris e Lisboa! Pesquisei em diversos sites, mas confesso que confio muito no "viajenaviagem". Entao te pergunto:
Alguma dessas 4 cidades eu preciso de VISTO para visitar???

Aguardo resposta!!
Mais uma vez, parabens pelo site e pelo blog!! Sempre consulto dicas aqui e indico tbm a amigos como fonte super confiavel.
Grande abraco

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Debora! Quem responde é A Bóia. Não precisa de visto para nenhum desses países. wink

Debora
DeboraPermalink

Obrigada!!

Maria Esther
Maria EstherPermalink

Olá Bóia

Ficou muito bonito seu novo site.
Gostaria de compartillhar com todos minhas impressões sobre minha viagem à Praga no último inverno - em janeiro.
Praga é linda, limpa e segura, mas achei seu povo rude.
Uma cidade que vive de turismo deveria ter uma campanha para educar sua população a receber bem o turista. Achei-os grosseirérrimos ! Às vezes sequer respondiam as perguntas que fazia.
Mas, a cidade vale a visita, sua beleza arquitetônica é ímpar !
A cidade é muito barata! Come-se muito bem. Para fazer compras também é recomendável !
A cidade é bem pequena é recomendável conhecê-la andando a pé.
Como diz Arnaldo do também ótimo blog Fatos e Fotos : "Praga - aquela velha senhora tem garras."

Muito obrigada pela ajuda. que você sempre prestou as minhas viagens

Abraços Fraternos Bóia

Maria Esther

Marly
MarlyPermalink

Bom dia, Ricardo!
Irei a Praga no próximo mês, já vi na internet alguns guias turísticos que falam português, gostaria de contratar um, não falo inglês e muito menos a língua do País. VC teria algum para me indicar?
Desde já, muito obrigada.

Marly

Natalie Soares
Natalie SoaresPermalink

O Fred fez um passeio ano passado por Praga e Cesky Krumlov com uma guia que falava português e espanhol e gostou bastante do tour e das informações wink Aqui estão os dados de contato:

Michaela Cerna

Tours em Portugês ou Espanhol
Telefone: +420 777 295 066

Email: info@arteguiapraga.com
http://www.arteguiapraga.com

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marly! Um dos nossos leitores indicou um guia brasileiro em Praga. Veja aqui: https://www.viajenaviagem.com/2014/07/guias-brasileiros-exterior-dicas

Marly
MarlyPermalink

Muito obrigada pelas respostas e indicações de guias.
Vou encaminhar e-mails para ver quem estará disponível na data em que estarei em Praga.
Marly

Patricia
PatriciaPermalink

quero aconselhar um optimal guia turistico em Praga: www.visita-praga.eu

Alvaro
AlvaroPermalink

O melhor guia em Praga, os passeios com Lukas

email : visitapraga@hotmail.com
Telefone: +420 777 863857

Igor Maia
Igor MaiaPermalink

Olá pessoal, Comprei o trecho Praga - Budapeste no trem noturno DBahn (Euronight 477) e no momento da compra, não havia a opção do ticket online. Fui obrigado a escolher a opção de recebimento em casa pelo correio.Moro no Rio de Janeiro. Alguém já fez a compra dessa forma? Recebeu as passagens no prazo informado (08 dias úteis)? Valeu.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Igor! Compartilhamos sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Se a passagem não chegar, imprima o recibo de compra e dirija-se a um guichê numa estação ao chegar em Praga para imprimir seu bilhete.

Igor Maia
Igor MaiaPermalink

Valeu Boia! Farei isso, caso não chegue as passagens.

Igor Maia
Igor MaiaPermalink

Acabei de receber as passagens ( no prazo). Podem comprar sem medo.

Andréa
AndréaPermalink

Ricardo, Boa tarde
Em novembro estarei indo para Berlim, Praga e Munique, quantos dias vc me recomenda para cada cidade.
Obrigado
Andréa

Otávio
OtávioPermalink

Olá Andréia!
Recomendaria uns 5 dias inteiros, tanto para Berlim como Munique e 4 dias inteiros para Praga.
Otávio

Andréa
AndréaPermalink

Valeu Otávio vou seguir o seu conselho

Junior
JuniorPermalink

4 dias em praga é explorar até o alfinete do palheiro. Estou aqui e com 2 dias e meio já vi tudo mais importante. Se tiver tempo tente incluir Viena, mesmo tempo de Praga e caminho para Munique.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Andréa! 4 dias inteiros para Berlim, 4 dias inteiros para Praga e 3 dias inteiros para Munique. Veja: https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar

Cândida Silva
Cândida SilvaPermalink

Ricardo, Daqui a 30 dias viajo para a Europa e passarei nesta ordem por Munique, Praga, Paris, Madri e Lisboa. Qual é a melhor opção de transporte para me deslocar de Praga para Paris e Paris para Madri? Olhei TGV, ônibus e avião, mas não consegui avaliar o que mais vale a pena. obrigada, Cândida Silva

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cândida! De Praga a Paris, e de Paris a Madri, vá de avião.

Débora
DéboraPermalink

Pessoal, desculpem minha ignorância, mas é fato que em Praga e Budapeste ainda não se adotou o Euro? Se sim, me parece ser uma opção realmente interessante em termos de custos de viagem, frente ao nosso Real.
Muito obrigada. Abraços.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Débora! Sim, a moeda da Hungria é o florim húngaro, e a moeda da República Tcheca é a coroa tcheca.

Andrea Esteves
Andrea EstevesPermalink

Estou tendo dificuldades com o idioma do site http://www.cd.cz/en para comprar passagem de Praga para Viena em 17 de outubro de 2014. Não consigo nem em ingles.
Alguem pode me ajudar?

Igor Maia
Igor MaiaPermalink

Compre no site da Dbahn. Tem a opção em inglês. Passagens a partir de 29 euros.

Juca Calazans
Juca CalazansPermalink

Amigos, Ricardo ou Boia...Me ajudem por deus!!!
Em novembro , vou passar ferias com meu companheiro,( neste roteiro seguinte , assim mesmo como está ok) Praga, Viena,Croácia, Grecia e Turquia...gostaria que voces me ajudassem sobre passagens áereas, ou bilhete de trem baratos e pnos nao precise ficar por muito tempo..pois a grana é um pouco curta e já estamos com o hotel e passagens compradas..me ajudem!!! qual o melhor trasnporte e mais barato pra se fazer esses roteiros??? HELP!!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juca! É uma viagem bastante ambiciosa. Note que novembro não é mais época de ir às ilhas gregas ou à costa croata; estará frio, chuvoso e com muitíssima coisa fechada. Croácia e Turquia dão viagens de 7 ou 14 dias cada uma... sem saber de quantos dias você dispõe, e qual foi a passagem que você comprou, não dá nem para começar a tentar ajudar. (Sempre lembrando que não fazemos roteiros individuais, não temos como. Só podemos ajudar com ajustes finos ou dando dicas como tempo de permanência e época em que se deve ou não deve ir.)

Leia sobre os destinos:
https://www.viajenaviagem.com/destino/croacia
https://www.viajenaviagem.com/destino/turquia

Veja como montar uma viagem à Europa:
https://www.viajenaviagem.com/2011/12/como-montar-viagem-europa

Nydia
NydiaPermalink

Oi Riq!!
Não sei se é só cmg, mas o link "Budapeste-Viena-Praga..." Não está funcionando.
Bjs

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nydia! Quem responde é A Bóia. Obrigada por avisar! Agora o link está correto.

Bruno silva
Bruno silvaPermalink

Ricardo, boa noite. Eu e minha mulher chegaremos em Praga dia 28 de novembro no fim da tarde e minha passagem de volta esta marcada pra o dia 6 de dezembro de Viena. 7 dias inteiros, mais um noite do dia 28 e manha do dia 6. Acho que cabe fazer uma visita a uma outra cidade, tipo um bate e volta. o que sugere de bacana? havia pensando em cesky krumlov mas a ida para viena nao e tao rapida e simples. bratislava vale a pena fazer um bate e volta?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Bruno! Cesky dá um pernoite entre Praga e Viena. Compre os deslocamentos de ônibus com a Student Agency.

Inês
InêsPermalink

Boa noite,

venho apenas perguntar qual a melhor maneira de trocar o Euro pela Coroa Checa. Sou de Lisboa, e vou para Praga em breve. Não sei se compensa mais fazer o câmbio aqui em Lisboa, ou se deva fazer isso lá em Praga.

Muito obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Inês! Verifique no site http://www.oanda.com/lang/pt/currency/converter/ a cotação do euro para a coroa e veja quanto estão oferecendo aí em Lisboa. Há muitas casas de câmbio em Praga. O ideal é fazer retiradas no caixa automático, diretamente da sua conta de banco, para obter a melhor tarifa e não ser enganada por taxas enganosas ou comissões escondidas, expedientes típicos de casas de câmbio.

Amanda
AmandaPermalink

Gostaria de saber como posso ir de Munique para praga. Alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Amanda! De Munique a Praga, vá de ônibus. Compre pela Deutsche Bahn.

Ana Ferreira
Ana FerreiraPermalink

Olá pessoal,
Vou viajar hoje de trem de Berlim para Praga.
Consigo fazer câmbio na estação? Existe outros lugares indicados para tal?

Muito obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ana! Usar casa de câmbio é coisa do passado. Você ou vai receber uma cotação ruim pelos seus euros (sobretudo em estações), ou vai ser engambelada com anúncios falsos de cotações boas (no guichê você descobre que só vale para grandes quantias) ou omissão de aviso de taxa de comissão.

O melhor é sacar em moeda local em caixas automáticos, diretamente da sua conta corrente no Brasil. Habilite seu cartão de banco para saques internacionais e saque sempre o equivalente a 200 dólares, para que as taxas de operação, que são fixas, não sejam significativas.

Mas querendo levar dinheiro vivo e se sujeitar às casas de câmbio, você encontrará casas de câmbio na estação e nos pontos turísticos.

Melina
MelinaPermalink

Estou confusa. Em outro post a resposta não é bem assim, é bem menos positiva com relação ao saque no exterior:

"Gisele
23.out.2015 às 19:32
Adorei!!! Obrigada!
Uma duvida, li em alguns blogs que Budapeste e Praga é cobrado 5% de taxa nas casas de cambio, fora a variação de uma casa para outra, que o ideal é fazer saques com cartão ou cartão pre pago. Você sabe se esta informação é valida? Boia voce concorda? Se sim qual dos dois acha a melhor opção?
Obrigada.....

A Bóia
A Bóia
23.out.2015 às 20:43
Olá, Gisele! Você perderá das duas maneiras. Tanto o pré-pago quanto dinheiro vivo sofrerão deságio na conversão. O cartão de crédito costuma usar taxas interbancárias, mas não protege contra a variação do real."

Poderia me explicar melhor? Devo sacar em moeda local?
Obrigada!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Melina! Com pré-pago o ágio será uniforme, igual em todo lugar. Nas casaa de câmbio vai variar, cada uma tem sua taxa, suas pegadinhas e seus subterfúgios para enganar o turista. Numa situação de estabilidade do real, o cartão de crédito dá menos Trabalho, e dá milhas.

Ilma Muner
Ilma MunerPermalink

Olá Ricardo! Estou querendo viajar com meu marido e filha de 5 anos durante 20 dias em Julho 2015 para Praga. Gostaria de obter informações sobre como fazer uma viajem econômica, o clima nessa época e quais capitais próximas seria interessante conhecer. Obrigada pela oportunidade.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Ilma! Comece a sua pesquisa pelos links acima! Julho é pleno verão e mês de férias. Prepare-se para a companhia de muitos turistas!

Veja um roteiro interessante aqui: https://www.viajenaviagem.com/2011/04/budapeste-viena-praga-use-a-receita-da-wanessa

Leia também:
https://www.viajenaviagem.com/destino/europa-geral/

Celeste
CelestePermalink

Boa noite, Ricardo!
Estamos querendo passar o ano novo em Praga. Você acha que é um período bom, apesar do frio? Pretendemos ficar 4 dias.
Obrigada, Celeste

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Celeste! O bom de estar no inverno em Praga é que você divide a cidade com menos turistas. Sobre o Réveillon, temos relatos de leitores aqui: https://www.viajenaviagem.com/reveillon-2015/

Eduardo
EduardoPermalink

Olá Ricardo,
Vou chegar em Praga pela estação de trem Praha hl.n; vc saberia dizer se, por transporte público, consigo chegar na Região de Malá Strana, onde fica meu hotel? Caso contrário, teria indicação de transfer ou recomenda taxi?
obrigado e parabéns pelo site!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Eduardo! Veja a recomendação do Ricardo Freire: https://www.viajenaviagem.com/2010/12/chegando-e-saindo-de-praga-prague-airport-tranfers-recomendo

Nathalia
NathaliaPermalink

Através das suas dicas sobre Fussen eu comprei o bayern ticket de Munique para Fussen, agora estou tendo dificuldade para comprar o trem de Praga para Dresden (bate e volta). O equivalente ao bayern seria o sachsen ticket?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Nathalia! Até onde entendemos, o Sachsen-Böhmen Ticket precisa ter origem na Alemanha. Praga não está incluída, pode ser comprada a bordo pagando um suplemento.

Veja a explicação em inglês:
http://www.raildude.com/en/train-ticket-country/sachsen-b%C3%B6hmen-ticket/germany/56

Valdez
ValdezPermalink

Olá amigos, Boa noite,

uma dúvida:
Indo de Viena para Praga de trem, em qual estação é recomendado descer? Ouvi dizer quem duas estações em Praga.
É recomendado pegar o transfer do hotel ou pegar um táxi dentro da estacão?

Obrigado,
Valdez

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Valdez! O serviço do Prague Airport Transfers é bastante bem recomendado pelos leitores:
https://www.viajenaviagem.com/2010/12/chegando-e-saindo-de-praga-prague-airport-tranfers-recomendo/

Marcelo Daidone Chalita

Ricardo, bom dia!
Em janeiro, vou passar uns dias em Praga e de la vou seguir viagem. Só não sei se devo ir primeiro para Viena ou Munique. Além disso também quero conhecer Zagrebe e Budapeste. Qual roteiro você sugere?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marcelo! Quem responde é A Bóia.

Comece por Zagreb, então vá a Budapeste, siga a Viena, Praga e Munique, sempre de trem. Compre passagem com ida Brasil-Zagreb e volta Munique-Brasil.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/budapeste-viena-praga-use-a-receita-da-wanessa

https://www.viajenaviagem.com/2012/01/passagens-internacionais-como-evitar-o-erro-mais-comum

Rafaela Olimpio
Rafaela OlimpioPermalink

Olá, Ricardo,
Eu e meu marido estamos planejando no próximo verão da Europa fazer uma viagem pelo leste europeu... Na verdade, Berlin, Praga, Viena e a Croácia... Gostamos de viajar de carro... Pensamos em ir p Berlim e de lá pegar um carro p Praga, depois Viena e Croácia (Slit, Hvar e Dubrovinik)... Acha q vale a pena viajar de carro ou melhor trem mesmo??? E sobre o melhor mês p curtir as praias da Croácia, junho, julho ou agosto???
Obrigada pela atenção!!!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Rafaela! Agosto está mais cheio, junho estará bom, julho estará movimentado e com as festas funcionando.

Desista do carro, é muito chão e para tirar o seu carro da Alemanha para levar para o leste vai ser difícil. Além do quê, muitos destinos na Croácia são ilhas. Use trem entre Berlim, Praga e Viena, então voe para Split ou Dubrovnik.

Leia sobre a Croácia:
https://www.viajenaviagem.com/destino/croacia

Rafaela Olimpio
Rafaela OlimpioPermalink

Valeu pelas dicas!!!

Laís
LaísPermalink

Boa noite,
Viajarei para Praga e queria saber sobre a segurança na cidade, estarei hospedada no Best Western Pav? Li sobre insegurança a noite na cidade. Estamos querendo jantar no Kampa Park ir e retornar a pé, será que é possível?
Vamos passar 4 dias e queremos conhecer pontos turísticos da cidade, será que é valido comprar o Praga Card?
Grata, Laís

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laís! O problema de segurança na Europa está em pontos turísticos com grande aglomeração diurna, nos ônibus e metrôs, não em ruas pouco freqüentadas à noite. As maiores atrações em Praga são gratuitas (passear na cidade) e o melhor meio é a pé.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2013/07/europa-inseguranca-turismo

Laís
LaísPermalink

Muito obrigada pela dica!
Estou com mais dúvidas... Você me recomenda alguma casa de câmbio ou isso pode ser feito no próprio hotel em Praga?
Grata, Laís

Laís
LaísPermalink

Vale mencionar que, minha viagem será: Frankfurt, Munique, Praga e Berlim; logo estarei com euro para fazer a conversão para a moeda de Praga.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laís! Casa de câmbio é roubada. Em países em que você tem que fazer uma segunda troca de moeda, vale a pena usar cartão do banco para saques e cartão de crédito para despesas.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito

Laís
LaísPermalink

Entendi o que diz o link acima, mas estou com outra dúvida, para comprar ticket de trem ou metrô, além de pontos turisticos como o Castelo de Praga podemos pagar com cartão de crédito, ou melhor, onde podemos fazer este saque com o cartão Visa do Banco do Brasil?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Laís! O saque com cartão de banco (devidamente habilitado para saques internacionais) é em caixas eletrônicos. Por favor leia o post indicado anteriormente:

https://www.viajenaviagem.com/2014/11/que-moeda-levar-dinheiro-vivo-x-cartao-pre-pago-x-saques-no-debito-x-cartao-de-credito

Matheus Brandão
Matheus BrandãoPermalink

Saudações viajantes, boa noite Bóia!

A dúvida é quanto a organização de meu roteiro: passarei 3 noites em Praga em Janeiro, e a ideia inicial era de lá partir para Londres, passando 3 noites na cidade, de onde seguirei para Paris, ficando por 6 noites.
Há algum destino mais interessante para ocupar o lugar da capital britânica nessa situação?
Desde já, obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Matheus! Numa primeira viagem a Londres, recomendamos um mínimo de 5 e um mínimo ideal de 7 dias. Talvez seja mais jogo você ir a Berlim ou a Munique de trem, e da cidade escolhida voar a Paris.

Lucca Jose
Lucca JosePermalink

Praga: procuro hotel ou B&B com recepcionista que fale português. Alguma dica?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Lucca! Rapaz, não se preocupe com isso. Você não precisa saber nem inglês nem tcheco para se dar bem em Praga.

Leia:
https://www.viajenaviagem.com/2010/09/nao-falo-ingles-posso-viajar-ao-exterior-mesmo-assim

Lucca Jose
Lucca JosePermalink

Obrigado. Cara & Coragem!

Jorge Carvalho
Jorge CarvalhoPermalink

Lucca José, se você tive mesmo essa preocupação, posso lhe dizer que eu fique hospedado em um dos hotéis da rede Eurostar, que é uma rede espanhola. Sempre tem recepcionista que fala espanhol e que dá para entender tranquilamente. Mas pode seguir o conselho da boia. Seja feliz em Praga, mesmo não falando inglês ou tcheco. A cidade é absolutamente fantástica.

Neto
NetoPermalink

Olá Bóia, viajarei com minha mulher para a Europa no meio de fevereiro próximo e ficaremos 10 dias. Pensamos em Paris, Berna, Praga e talvez Veneza (acha q vale trocar alguma dessas por valencia?) O q acha em relação ao tempo de permanência e o clima? Perderei mui a coisa devido o inverno?

Marcelo Jesus
Marcelo JesusPermalink

Neto, você já avaliou as distâncias e deslocamentos? É mais ou menos como você responder a um estrangeiro que tem dez dias e quer vir ao Brasil e pretende ir a Brasília, Porto Seguro, Rio de Janeiro e Curitiba...
Acho que tá puxado...

Neto
NetoPermalink

Marcelo o plano deslocar tudo de avião.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Neto! Tendo apenas 10 dias o melhor é reduzir a lista de destinos. Este post vai ajudar vocês a terem uma noção melhor disso - https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar
Quanto ao clima, leia - https://www.viajenaviagem.com/2010/12/europa-no-inverno-impressoes-e-dicas-de-um-recem-chegado

Andrea C
Andrea CPermalink

Saímos de Amsterdã para Praga, com hotel reservado (Hotel Leonardo - maravilhoso, por sinal, recomendo), porém às cegas qto a serviços em Praga. Na véspera, entrei neste site para ter uma idéia da cidade. Resolvi utilizar o serviço de traslado, sugerido é fomos muito felizes na escolha. Combinei tudo pela Internet, recebi confirmação imediata por email e, apesar do vôo ter atrasado, fomos recebidos com uma placa com nome e um motorista muito gentil. Chegamos em Praga em 17/11, feriado nacional e se não tivéssemos fechado este serviço teríamos muita dificuldade em chegar ao nosso hotel que fica no centro da cidade. Parabéns pela indicação e clareza na explicação de como utilizar o serviço.

A Bóia
A BóiaPermalink

Obrigada pelo relato, Andrea!

Cyro
CyroPermalink

Boa tarde!
Tenho passaporte da UE e pretendo tirar férias sabáticas em Praga,eu e minha esposa, morar durante uns seis meses! Alguém sabe, ou tem alguma indicação, sobre os valores dos automóveis? Gostaria de comprar uma vã, não precisa ser "0", para girar pela região. Agradeço informações e dicas a respeito! Abraços !

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Cyro! Somos um site de turismo. Não sabemos responder sobre compra de automóveis no exterior. Indicamos procurar um site mais especializado no assunto.

Sandra
SandraPermalink

Ola Bóia! Estou tentando montar uma viagem do Rio para Porto, onde fico 5 dias em casa de familiares e depois Viena e Praga, num total de 15 noites. Não sei por onde começar, já que meu marido faz questão de ir ao Porto,inicialmente e de lá para as demais! Nada conhecemos de Praga e Viena, pode nos ajudar?
Não sei qual ir primeiro, como ir de uma para outra e além da parte musical, o que mais seria interessante fazer

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Sandra! Veja vôos do Porto a Praga e a Viena e escolha a ordem segundo os preços de tarifas que encontrar. http://www.kayak.com.br é uma boa ferramenta. Entre Praga e Viena, use o trem.

Sobre Praga, leia os posts que estão listados nesta página. Eles estão aí para serem clicados e lidos.

Leia sobre Viena:
https://www.viajenaviagem.com/destino/viena

Juliana
JulianaPermalink

Olá. Estou morando em Londres e antes de voltar ao BR, pretendo conhecer Viena, Praga e Budapeste. Será em meados de março - abril e gostaria de saber sobre o clima, se é uma boa época para se conhecer estas cidades? Penso em 4 ou 5 dias em cada cidade e gostaria de saber a ordem mais viável de viagem e tipo de transporte com melhor custo-benefício, já que provavelmente estarei na Itália e de lá irei pro Leste Europeu.
Obrigada e Feliz Natal a todos!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Estará bastante frio, como você já deve saber, morando em Londres.

Por favor leia os posts que linkamos na página, eles estão aí para isso:
https://www.viajenaviagem.com/2011/04/budapeste-viena-praga-use-a-receita-da-wanessa

Nilson
NilsonPermalink

Qual a melhor forma de ir de Milão a Viena, Budapeste e Praga. De Praga para Londres de avião, tem restrição de peso de bagagem?

juliana
julianaPermalink

Olá estou começando a pesquisar uma viagem pelo leste europeu... e gostaria de saber se é melhor viajar com guia, excursão ou se conseguimos nos virar sozinhos por lá. Obrigada

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Juliana! Dá para se virar sozinho sem problemas. O segredo é se preparar e ir com calma.

Renata
RenataPermalink

Olá! Em maio farei uma viagem a Praga e Budapeste. Li por aqui que a viagem de trem no leste europeu é bem lenta e demora bastante os deslocamentos.
Gostaria de saber o que vale mais a pena, a viagem de trem de Praga a Budapeste ou por avião.
Caso seja por avião, o que vocês recomendam? Fiz algumas pesquisas e a única empresa aérea que faz voos diretos cobram muito caro o trecho, tipo R$1200,00. É isso mesmo ou existe alguma outra opção?
Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Renata! O ideal teria sido incluir o trecho na passagem transatlântica.

Renata
RenataPermalink

Obrigada. Vou tentar esta opção.

Maria Teresa Alves Neto

Olá!!! De 25/03 a 9/04 farei uma viagem com o roteiro Praga - Berlim - Amsterdã.
(aprox. 5 dias em cada cidade). Se em criança morria de medo de frio, imagine agora, do alto dos meus 72!!! Por favor, qual a temperatura média nessas cidades?
Que sites seus me indicaria pra fazer um roteiro prático, já que me interesso por todo tipo de ponto turístico (museus, praças, construções típicas...). Há dois anos viajei para a Londres, Paris, Veneza, Florença e Roma, com meu filho e meu neto e, graças a vc, fiz sozinha o roteiro e deu tudo certo, acredita? Obrigada! Ass: uma carioca corajosa

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Maria Teresa! Esteja preparada para mínimas de até 5ºC; dificilmente fará mais do que 15ºC nesta época.

O material que temos sobre os destinos está aqui:
https://www.viajenaviagem.com/destino/amsterda
https://www.viajenaviagem.com/destino/berlim

André
AndréPermalink

Boa noite. Em julho irei com minha mulher para Praga-Paris-Amsterdan. O trecho Praga-Paris queremos fazer em trem noturno, apesar de saber que a melhor opção seria avião. Vi no site do rail europe. Teria algum outro site para comprar esse trecho com antecedência de 3 meses? Muito obrigado.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, André! Vale dar uma olhada neste post - https://www.viajenaviagem.com/2011/07/vai-por-mim-trem-na-europa/

Família Recomenda
Família RecomendaPermalink

Olá, Boia,
Praga com crianças: coloca a gente no linkódromo?
http://familiarecomenda.blogspot.com.br/2014/10/praga-capital-encantada-da-europa.html

Leonardo Silva
Leonardo SilvaPermalink

Olá, Bóia,
Viajarei em junho para Alemanha. Serão 20 dias entre Munique e Berlim, passando por Viena é Praga viajando de carro. Além do trajeto longo, terei alguma dificuldade nas fronteiras.? Muito Obrigado

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Leonardo! Você terá que informar à locadora de que levará seu carro para o Leste.

Romero
RomeroPermalink

Vc acha que o trio Budapest-Viena-Praga já seria o bastante para uma viagem de de 15 dias, incluindo o transporte ida e volta(recife) ou ainda daria para incluir outro roteiro?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Romero! Dá para fazer um bate-volta a Bratislava desde Viena e passar uma noite em Cesky Krumlov entre Viena e Praga.

Daniel Dutra
Daniel DutraPermalink

Boa noite, Bóia. Gostaria de saber qual a melhor forma de fazer o trajeto de Praga para Veneza agora no mês de abril, se de avião ou trem. Poderia me dar sugestões de companhias aéreas e de trem? Obrigado!

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Daniel! Avião. Pesquise em http://www.kayak.com.br.

Adriano
AdrianoPermalink

Boia, achei que de Praga até Auschvitz era roteiro mas não vi ninguém postando nada a respeito. To "Viajando" ?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Adriano! Auschwitz fica perto de Cracóvia.

Marina Passos
Marina PassosPermalink

Bóia, tudo bem?

Gostaria de uma ajuda! Vou para Praga, Viena, Budapeste e Cracóvia em agosto.
O melhor roteiro - geograficamente falando - seria a sequência "Praga - Cracóvia - Viena - Budapeste?" (considerando tempo de deslocamento, disponibilidade de trem, etc.

Obrigada!

Obrigada.

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Marina! Cracóvia está a 11 de trem de Praga, e a 5 horas de Viena, numa combinação de ônibus (até Ostrava) e trem.

É fora de mão e complica bastante a logística da sua viagem. O ideal é chegar por avião em Cracóvia, voar a Praga e seguir de trem a partir de lá.

Isadora Cysne
Isadora CysnePermalink

Boa tarde pessoal Queira deixar dicas e impressões, que talvez possam ser úteis, de uma viagem que fiz em março. Fomos, eu e minha mãe, para Berlin, Dresden, Praga, Salzburg e Munique.Fizemos Brasília -Berlin e de lá alugamos um carro pra fazer o percurso todo até Munique. Em Berlin ficamos no Park Inn da Alexander Platz. Hotel muito bom e muito bem localizado. Ao lado da estação de metro. Berlin é imperdível!!!!!! Alugamos um carro na Europcar, que fica ao lado do hotel (se for pra Republica Tcheca e Austria, é preciso de comprar um selo que deve ser colado no vidro do carro). É preciso tirar a carteira Internacional. Fomos paradas na fronteira entre a RT e a Austria e pediram a carteira. Levei o GPS do Brasil e foi fundamental. Paramos em Dresden para almoçar e depois fomos pra Praga. As estradas são maravilhosas e super bem sinalizadas, mas o trecho de chegada a Praga é por uma estrada um estreita e sinuosa. É bom sair cedo pra não chegar lá tarde, principalmente no inverno que escurece cedo. De Praga fomos pra Salzburg, que é linda mas perde um pouco o brilho qdo se está vindo de Praga! De lá fomos pra Munique, onde devolvemos o carro e seguimos de avião para Berlin, de onde retornaríamos para o Brasil. A viagem era originalmente só para Berlin. O trecho interno desta viagem foi decidido depois. O que, como o Ricardo sempre fala aqui, é um erro. A passagem Munique - Berlin foi comprada separada. Perdi este voo por causa de uma greve dos pilotos da Lufthansa. Em consequencia disso, perdi meu voo Berlin Brasília que era no outro dia as 6 da manha. Como as passagens foram compradas separadamente, o prejuizo da remarcação foi meu. Se tivesse planejado o trajeto interno antes, poderia inclusive ter voltado pro Brasil via Munique, sem precisar voltar a Berlin só pra pegar o voo de volta. Além disso foram muitas cidades pra pouco tempo (10 dias). Como sempre reforça aqui o sábio Ricardo, o dia pra chegar e sair de cada cidade é praticamente perdido. Em Salzburg, por exemplo, acabamos passando apenas uma noite e uma manhã! Mas fomos conscientes de que seria apertado e minha mãe (muito mais pilhada do que eu!) fazia questão de passar por todas estas cidades. E viajar é sempre bom! Com bom humor, os perrengues acabam virando piada, como o carro quase ter ficado sem óleo no meio da estrada!

Regina Magalhães
Regina MagalhãesPermalink

Retornei da minha viagem para Praga, Viena e Budapeste, montei os roteiros com as dicas daqui, quero muito agradecer o carinho e disponibilidade de vocês, com certeza foi de muita utilidade e serventia. Conforme fui passeando fui descobrindo outras maravilhas que acrescento aqui para que possa compartilhar com vocês, são elas : Em Praga : Fomos a um concerto de música, maravilhoso, e mais barato do que nas outras cidades, e tem uma vasta oferta diária de concertos, Prédio Dacing House, prédio torto, que na verdade é um museu de arte moderna e no último andar tem um café com vista panorâmica, o trans 17, passa em frente, e para completar o dia , recomendo uma massagem Thai, simplesmente fantástica, relaxante e tem também um aquário com peixinhos que comem as células mortas dos pés, bem interessante.
Em Viena : Recomendo fazer o passeio de trenzinho (amarelo) nos jardins do Palácio Schonbrunn, que é enorme e muito bonito, você pode sair do trenzinho, curtir determinado local e depois pegar de novo, vale muito !
Em Budapeste : fazer o city tour no ônibus verde, que dá direito a um passeio de barco pelo Danúbio e parar na ilha Margareth e fazer o passeio de bicicleta, tudo no mesmo passe do ônibus.
Acho que colaborei com mais dicas, obrigada

Márcia
MárciaPermalink

Retornei há pouco de Praga , Viena e Budapeste gostaria de agradecer imensamente as inúmeras dicas que peguei neste fantástico site e principalmente à Wanessa que forneceu dicas preciosas sobre compra de passagem de trem , ingressos para concertos, etc... Deu tudo super certo e gostaria de indicar fortemente o transfer "Prague Airport Tranfers" (prague-airport-transfers.co.uk) que prestou um serviço perfeito !

Mariana
MarianaPermalink

O link com roteiros de 15 dias não está funcionando... Existe alguma informação similar em outros links?

A Bóia
A BóiaPermalink

Olá, Mariana! Está corrigido, obrigada por avisar!

Nilton Maganha
Nilton MaganhaPermalink

Praga é uma cidade bonita, com muito passado, histórias e lendas. Vale a pena visitar. O que compromete um pouco é a simpatia da população. Na maioria dos lugares que visitamos ou fizemos refeição e até nos postos de informação, fomos tratados com casca e tudo. Parece que educação, cordialidade e simpatia não fazem parte do dicionários deles. Fora isso, tome cuidado, pois no que puderem te enganar ou esfolar, você será o alvo. Exemplo disso eu e minha esposa tivemos ao subir no Funicular que existe no centro da cidade. A máquina que vende os tickets não tem qualquer idioma senão o deles. A atendente do balcão vende um ticket de 30 minutos, mas se você subir até o topo da montanha, descer do bondinho e pegar o próximo com destino ao ponto de origem, dará 35 minutos. Na saída tem 2 brutamontes, do tipo KGB, que dizem que você ultrapassou os 30 minutos (no relógio de pulso dele) e te multam em 800 Coroas Tchecas (por pessoas) aproximadamente 30 Euros. Fique esperto !!!!

Cândida Silva
Cândida SilvaPermalink

Passei por esse problema em Praga! Fui multada na descida do funicular, eu e mais um casal. Tive de pagar na hora 800coroas tchecas...

Petr Inge
Petr IngePermalink

I would like to invite you to Český Krumlov. It is realy beautifull city with many historical buildings and romantics places. We can offer you ride to Český Krumlov with our company Budweis Shuttle. http://www.budweis-shuttle.cz/

Renata
RenataPermalink

Oi Ricardo,
fiz um texto sobre Praga com o roteiro bem explicadinho. Acho que pode ajudar seus leitores pelas dúvidas que li nos comentários
https://reviajandoblog.wordpress.com/2015/10/13/roteiro-praga/
Abs,