Praias do Brasil: São Miguel dos Milagres

Rota Ecológica

São Miguel dos Milagres entrou no meu mapa em 2000, por acaso. Estava em Maceió e vi num jornal local uma pequena reportagem sobre uma pousada que tinha acabado de abrir. Procurando novidades para o meu guia Freire’s, cheguei — anonimamente e sem reservar — numa tarde chuvosa. A pousada estava fechada; o dono tinha ido para Maceió. Mas gostei do que vi e disse para o faxineiro que voltaria no dia seguinte. A manhã veio ensolarada, o dono tinha voltado à pousada, me hospedei, caminhei pela praia na maré baixa, cruzei com uma turminha do jardim de infância brincando junto aos barquinhos ilhados na areia, jantei filé de arraia com uma salada de rúcula e tomatinho cereja cultivados na horta.

Sem querer, tinha descoberto um tesouro ainda desconhecido até mesmo em Alagoas: 40 km de praias lindas e desertas, protegidas da curiosidade alheia por fazendas de coco e pela estradinha precária, interrompida por uma travessia de balsa que impedia o caminho de se tornar um atalho para Maragogi, e assim preservava povoados que pareciam saídos d’O Bem Amado. No fim da estradinha, em Japaratinga, vi uma placa de um hotel tentando atrair passantes que vinham do norte: “Conheça a Rota Ecológica”. Rota Ecológica? Resolvi adotar.

No mês seguinte, resenhei a região e a pousada na minha coluna na revista Exame Vip. O texto começava assim: “Sabe aquela praia que só você conhece, onde tem a pousadinha do Fulano que você só indica para os amigos mais chegados? Pois a praia se chama São Miguel dos Milagres, o fulano atende por Nilo e o nome da pousadinha é Pousada do Toque“. Ao receber o primeiro telefonema, de um leitor de Brasília, o Nilo achou que fosse trote. Os hóspedes que vieram gostaram. Alguns gostaram tanto que resolveram abrir pousadas por lá. Em cinco anos, a Rota se tornou um pólo de hospedagem de charme pé na areia.

Uma década e meia depois daquela surpreendente salada de rúcula no fim do mundo, São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica não são mais um segredo. Cinco anos de Réveillons baladíssimos (o Réveillon dos Milagres) e reportagens de Luciano Huck, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga compartilharam as belezas da região com outros públicos. Novas opções de hospedagem surgem, agora acompanhadas por uma onda de restaurantes e bares funcionando fora das pousadas.



Com exceção de um loteamento cada vez mais recheado de casas na praia do Patacho, porém, pouca coisa mudou. A dificuldade de acesso e a falta de estrutura para o turismo de massa ainda afastam as multidões. Hospede-se à beira-mar e você vai curtir uma praia muito parecida com as que me deslumbraram em 2000.

Venha — e fique. Um bate-volta desde Maceió (ou Maragogi, ou Porto de Galinhas) não vai revelar o que a região tem de especial, que é o convite a relaxar e não fazer nada por dias a fio, comendo muito bem e sendo atendido com uma simpatia difícil de achar em outro lugar.

Só tem uma coisa. O Viaje na Viagem adverte: depois de passar uma temporada na Rota Ecológica, é difícil se apaixonar perdidamente por outra praia.

Passagens mais baratas para a Rota Ecológica no Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Maceió na Rentcars em até 10 vezes

169 comentários

Olá Boia.
Ficarei 5 dias no Jatiúca Resort em Maceió, mas gostaríamos de fazer um passeio pra conhecer Maragogi e São Miguel dos Milagres. Estou achando que Maragogi é muito longe pra ir e voltar, prefiro alugar um carro e ir somente em São Miguel. Está adequado meu raciocínio? Em São Miguel onde vcs indicam conhecer e passar o dia ? Alguma dica de restaurante? Muito obrigado

    Olá, Paulo! Seria impossível ir a Maragogi e Milagres no mesmo dia. Na região de Milagres os melhores locais para passar o dia são o restaurante Mi Casa na Praia do Riacho e Milagres do Toque na praia do Toque.

Olá bóia!!
Vou fazer uma viagem com marido e filhos (adolescentes) agora em fevereiro/22, sairemos de carro do Recife e teremos sete dias para conhecer as praias entre Porto de Galinhas e Maragogi. O que você recomenda? Que locais valem a pena e por quanto tempo em cada? Muito obrigada

Olá Boia, tudo bem? Estou planejando 13 dias em Dezembro de 2022, mas estou pensando em dividir esses dias, por exemplo 4 em Maceió, 4 em Milagres e 5 em maragogi, o que me diz?

Olá td bom?.
Comprei um pacote para São Miguel em Março, minha primeira viagem ao nordeste sozinha. É um lugar tranquilo para mulheres viajarem sozinhas ? E uma outra vc acha que neste mês corro o risco de pegar bastante chuva ?.

    Olá, Vivian! É o fim do verão, já pode ter alguma chuva, mas nada que estrague suas férias. Tome as precauções que você tomaria em qualquer lugar, como não andar sozinha em tredchos desertos de praia.

Boa tarde, bóia!
Comprei passagens aéreas para Maceió, eu e meu marido, chegando no aeroporto às 17:00 hs onde pegarei carro locado para seguir viagem até São Miguel dos Milagres, ou seja, devo sair de Maceió, por volta das 18:00 hs no dia 31/01/2022, uma segunda-feira…acha perigoso? Seria melhor pagar multa e alterar os bilhetes para horário mais cedo? Agradeço desde já a atenção, obrigada e uma abraço.

    Olá, Claudia! Existe uma nova estrada que sai perto do aeroporto e vai até São Luís do Quitunde. Nâo é uma estrada perigosa no sentido de segurança, mas tem vários trechos sem pintura no asfalto, o que requer mais atenção. Caso siga viagem no mesmo dia, vá com calma.

Reservei casa em São Miguel do Milagres, entretanto a passagem para Maeo está bem mais cara. Dá para ir por Recife e ficar la?

    Olá, Cynthia! Dá. São 3h30 de viagem, via Porto Calvo, ou 3h + fila da balsa + travessia de balsa via Japaratinga.

    Do aeroporto de Maceió dá 1h45 pelo novo caminho, a AL 105.

Olá, alguma dica de restaurante em Porto de Pedras? Obrigada!

    Olá, Juliana! Os mais concorridos, como Quintal, Sur, Ninanoa, precisam ser reservados com antecedência sim, assim como jantar nas pousadas mais badaladas.

Qual o melhor local para passar o dia na praia em milagres ?
Só vi lugares muito lotados

    Olá, Mariana! São poucos os lugares de acesso público à praia. O nosso trecho favorito para passar o dia é a praia do Riacho. Procure o beach bar Mi Casa.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.