Guia da Rota Ecológica
Rota Ecológica
São Miguel dos Milagres entrou no meu mapa em 2000, por acaso. Estava em Maceió e vi num jornal local uma pequena reportagem sobre uma pousada que tinha acabado de abrir. Procurando novidades para o meu guia Freire’s, cheguei — anonimamente e sem reservar — numa tarde chuvosa. A pousada estava fechada; o dono tinha ido para Maceió. Mas gostei do que vi e disse para o faxineiro que voltaria no dia seguinte. A manhã veio ensolarada, o dono tinha voltado à pousada, me hospedei, caminhei pela praia na maré baixa, cruzei com uma turminha do jardim de infância brincando junto aos barquinhos ilhados na areia, jantei filé de arraia com uma salada de rúcula e tomatinho cereja cultivados na horta.
Sem querer, tinha descoberto um tesouro ainda desconhecido até mesmo em Alagoas: 40 km de praias lindas e desertas, protegidas da curiosidade alheia por fazendas de coco e pela estradinha precária, interrompida por uma travessia de balsa que impedia o caminho de se tornar um atalho para Maragogi, e assim preservava povoados que pareciam saídos d’O Bem Amado. No fim da estradinha, em Japaratinga, vi uma placa de um hotel tentando atrair passantes que vinham do norte: “Conheça a Rota Ecológica”. Rota Ecológica? Resolvi adotar.
No mês seguinte, resenhei a região e a pousada na minha coluna na revista Exame Vip. O texto começava assim: “Sabe aquela praia que só você conhece, onde tem a pousadinha do Fulano que você só indica para os amigos mais chegados? Pois a praia se chama São Miguel dos Milagres, o fulano atende por Nilo e o nome da pousadinha é Pousada do Toque“. Ao receber o primeiro telefonema, de um leitor de Brasília, o Nilo achou que fosse trote. Os hóspedes que vieram gostaram. Alguns gostaram tanto que resolveram abrir pousadas por lá. Em cinco anos, a Rota se tornou um pólo de hospedagem de charme pé na areia.
Uma década e meia depois daquela surpreendente salada de rúcula no fim do mundo, São Miguel dos Milagres e a Rota Ecológica não são mais um segredo. Cinco anos de Réveillons baladíssimos (o Réveillon dos Milagres) e reportagens de Luciano Huck, Fátima Bernardes e Ana Maria Braga compartilharam as belezas da região com outros públicos. Novas opções de hospedagem surgem, agora acompanhadas por uma onda de restaurantes e bares funcionando fora das pousadas.
Rota Ecológica: quando dá praia?
- Vá! Janeiro | Outubro | Novembro | Dezembro
- Pode ir: Fevereiro | Março | Setembro
- Melhor não ir: Agosto
- Não vá: Abril | Maio | Junho | Julho
Venha — e fique. Um bate-volta desde Maceió (ou Maragogi, ou Porto de Galinhas) não vai revelar o que a região tem de especial, que é o convite a relaxar e não fazer nada por dias a fio, comendo muito bem e sendo atendido com uma simpatia difícil de achar em outro lugar.
Só tem uma coisa. O Viaje na Viagem adverte: depois de passar uma temporada na Rota Ecológica, é difícil se apaixonar perdidamente por outra praia.
230 comentários
Olá, Estou planejando uma viagem para o inicio de janiero e gostaria muito de fazer a rota ecologica , minhas duvidas são:
1)Valeria a pena chegar por Maceio e Voltar por Recife?
2) Seria possivel fazer isso em 5 ou 6 noites ?
3) Quais praias voce recomendaria pegar pousada? e qual fazer só um bate e volta.
Muito Obrigada 🙂
Olá, Camila! Vale a pena pegar numa cidade e devolver na outra se você tem pelo menos 9/10 noites e vai dormir picadinho ao longo da costa. A Rota Ecológica tem apenas 30 km de extensão e não é um lugar de explorar: é um lugar para escolher uma pousada à beira-mar e descansar. Qualquer outro uso dessa faixa de litoral é pouco esperto. Nenhuma praia vai ser melhor do que aquela em que você está hospedada, com o serviço e a exclusividade da sua pousada. Se você quer conhecer muitas praias, Porto de Galinhas, Maragogi e Maceió são bases melhores.
Oi Bóia, vc sabe me dizer se as informações sobre onde comer na rota ecológica estão atualizadas? obrigada e abs a todos
Olá, Arlene! Este guia será atualizado ainda neste semestre.
Boa tarde. Estou pensando em fazer a Rota Ecológica junto com Foz do Rio São Francisco e Xingó. Seria possível? Quantos dias seria necessário?
Olá, Marcia! São 6 horas de viagem de Milagres a Piranhas. Durma 3 noites em Piranhas. Pegue o voo de volta em Aracaju.
Olá, gostaria de saber se ir para São Miguel dos Milagres em Abril já corro o risco de pegar chuva.
Olá, Lidia! Já.
Olá Boia! Vc saberia me informar a distância a pe entre as praias da rota ecológica? Obrigada! 🙏🏻
Olá, Isabel! Em qualquer ponto que você esteja, se andar 30 minuto em qualquer direção chegará à próxima praia.
Ola Boia! Por favor me responda mais uma perguntinha: andei pesqueiro as pousadas e parece q são poucas q tem serviço de praia, mesmo estando a beira mar… vc tem esta informação? Vou dividir minha estadia em 2 pousadas na rota ecológica! Muito obrigada!
Olá, Isabel! Todas têm espreguiçadeiras na beira da praia e desconheço alguma que não sirva bebidas e petiscos nessa área.