Zakynthos

Navagio, sua linda
Mariana Amaral
por Mariana Amaral

Dicas de Zakynthos

Zakynthos é a ilha grega que entrou com tudo no roteiro dos brasileiros que viajam à Grécia. A estrela da ilha é Navagio Beach, que se tornou tão indispensável num giro pela Grécia quanto a Acrópole em Atenas, as igrejas de cúpula azul de Santorini ou a muvuca charmosa de Mykonos. Veja como incluir Zakynthos no seu roteiro pela Grécia com as dicas de Zakynthos do Viaje na Viagem, e organize a sua ida à ilha da Navagio Beach:

Dicas de Zakynthos: o que esperar

zakynthos navagio beach

Navagio Beach

Zakynthos é uma das ilhas Jônicas, grupo de que também fazem parte Corfu, Kefalonia, Ithaca. São ilhas que ficam próximas ao sul da Itália (e não naquele miolo do Mediterrâneo entre a Grécia continental e a Turquia).

Zakynthos não é tão badalada quanto Mykonos, nem tão mágica quanto Santorini. Mas, nos últimos anos, acabou por se tornar uma escala indispensável nos roteiros dos brasileiros pelas ilhas gregas.

O motivo? A praia de Navagio.

Se você chegou até este guia, é porque já viu Navagio no Instagram, ou numa dessas listas de praias mais incríveis do mundo. Neste guia, o Viaje na Viagem traz uma página especial sobre Navagio Beach, que explica como visitar e o que esperar da atração número 1 de Zakynthos.

Também falamos de outras atrações a não perder, como a baía de Porto Limnionas, a curiosa praia de Xigia, e também Kampi, com suas falésias. No sul da ilha, a península de Vassilikos tem várias praias a visitar -- umas mais agitadas, outras mais calmas e até protegidas, por serem local de desova de tartarugas.

Com uma temporada que se inicia em maio, e logo já traz boas temperaturas, Zakynthos faz um bom aperitivo para o que vai vir a seguir no seu giro pela Grécia.

Zakynthos substitui Mykonos ou Santorini na viagem?

Ir a Zakynthos vale a pena para matar a curiosidade de ver Navagio Beach ao vivo, e para descobrir outras paisagens extraordinárias, como Porto Limnionas e Kampi. No resto do tempo, você aproveita para conhecer algumas boas praias, embora nem todas em Zakynthos tenham o potencial de surpreender um visitante brasileiro.

Mas Zakynthos possivelmente não é aquela ilha grega que você tem na imaginação. As casinhas em formato de cubo, os vilarejos charmosos, as igrejas de cúpula azul são característicos das ilhas Cíclades -- onde estão Mykonos e Santorini.

Mykonos ainda tem excelentes praias, e uma programação noturna intensa. Em Zakynthos, a noite é voltada para os universitários ingleses, que viajam de excursão num astral 'spring break'.

Por isso, prefira adicionar Zakynthos ao roteiro, sem excluir Santorini ou Mykonos do seu giro pelas ilhas gregas.

Voltar | Topo

Quando ir a Zakynthos

Zakynthos Town

Zakynthos

A melhor época para ir e aproveitar estas dicas de Zakynthos é entre maio e outubro.

Dentro desse período, junho e setembro são os melhores meses: quentes, mas não escaldantes; cheios, mas não superlotados, e com boas rotas para você chegar à ilha e seguir viagem.

Zakynthos no inverno: janeiro, fevereiro e março

Viajar a Zakynthos no inverno é furada. Além das temperaturas não combinarem com férias na praia, muitos serviços voltados ao turista deixam de funcionar -- como os passeios de barco a Navagio Beach.

  • Janeiro e fevereiro empatam com mínimas de 8°C e máximas de 15°C.
  • Março tem temperaturas entre 9°C e 17°C.

Voltar | Quando ir a Zakynthos | Topo

Zakynthos na primavera: abril, maio e junho

A temporada turística em Zakynthos começa na primavera.

Em maio, os tours entram em operação. A temperatura vai estar boa para fazer passeios, mas talvez não tão quente para cair no mar. Vai ser preciso planejar bem o itinerário, já que as rotas de voos e ferries ainda serão limitadas.

Esperando até junho você encontra condições ideais para ir a Zakynthos: calor, pouca chance de chuva, e facilidade de deslocamento. As conexões serão bem melhores entre Zakynthos e ilhas vizinhas, e de outros destinos europeus a Zakynthos.

  • Abril registra mínimas de 12°C e máximas de 20°C.
  • Maio traz temperaturas entre 14°C e 25°C.
  • Junho já é como o verão, com mínimas de 18°C e máximas de 30°C.

Voltar | Quando ir a Zakynthos | Topo

Zakynthos no verão: julho, agosto e setembro

Viajar a Zakynthos em julho ou agosto é encontrar a ilha no pico do verão. Agosto, quando os europeus tiram férias, é o mês em que Zakynthos fica mais cheia.

Se quiser viajar nesta época, faça as reservas de hotéis, passeios e voos com antecedência. E prepare-se: alguns dias podem ser escaldantes. Em contrapartida, as chances de chuva são mínimas.

Setembro, assim como junho, é um mês perfeito para visitar Zakynthos. A ilha ainda estará animada e com ótimo clima, mas sem multidões.

  • Julho vê os termômetros marcarem entre 21°C e 33°C.
  • Agosto, mês mais quente e seco do ano, tem temperaturas entre 22°C e 33°C.
  • Setembro ainda tem clima de praia, com mínimas de 19°C e máximas de 29°C.

Voltar | Quando ir a Zakynthos | Topo

Zakynthos no outono: outubro, novembro e dezembro

O outono é a estação mais chuvosa em Zakynthos.

Outubro é a última oportunidade de visitar Zakynthos com passeios ainda em operação. Alguns dias são quentes; outros, mais amenos ou até chuvosos. Rotas aéreas e de ferry começam a rarear.

Com o avançar da estação, chega ao fim a temporada em Zakynthos. De novembro em diante, já não vale mais a pena viajar até a ilha.

  • Outubro vê temperaturas descendo e chuvas aumentando, com mínimas de 15°C e máximas de 23°C.
  • Novembro fica entre os 12°C e os 20°C.
  • Dezembro tem termômetros variando entre 9°C e 16°C.

Voltar | Quando ir a Zakynthos | Topo

O que é melhor: janeiro ou julho?

Se você só pode viajar em meses de férias escolares, prefira ir a Zakynthos em julho.

Julho tem preços e lotação de alta temporada. Mas Zakynthos estará sob sol e em pleno funcionamento. Chegar na ilha vai ser fácil -- é a época com mais voos e ferries à disposição.

Em janeiro o turismo entra em recesso não apenas em Zakynthos, mas em outras ilhas gregas. A oferta de voos e ferries é bastante limitada. Os dias podem ser frios e chuvosos. No inverno grego você vai aproveitar muito pouco nossas dicas de Zakynthos.

Voltar | Quando ir a Zakynthos | Topo

Que roupa eu levo?

zakynthos navagio beach

Navagio Beach

O item mais indispensável na sua mala para Zakynthos é o sapato de praia, já que Navagio e outras praias da ilha têm areia grossa ou com pedrinhas. No Brasil, você encontra esse tipo de sapato em lojas esportivas.

De resto, ponha na bagagem peças leves e frescas. Roupas casuais são bem-vindas nos restaurantes.

Tente viajar com uma mala P, no máximo M, para facilitar seus deslocamentos em Zakynthos e pelas ilhas gregas.

Voltar | Quando ir a Zakynthos | Topo

Nenhum comentário, deixe o primeiro!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.
Bóia de férias. Só voltaremos a responder perguntas que forem postadas a partir de 3 de junho. Relatos e opinões continuarão sendo publicados.
Cancelar