Douro: as dicas dos leitores

Douro, Portugal

O Silvio está planejando uma belíssima viagem de um mês por Portugal. E, por sinal, está me matando de inveja, porque vai numa época ótima: setembro (quando o país estará muito mais ensolarado do que nessas fotos de fim de novembro).

Cinco dias da viagem estão reservados ao Douro, cujos socalcos (vinhedos organizados em terraços montanha acima) são classificados pela Unesco como patrimônio da humanidade. O trecho mais bonito é o compreendido entre a Régua e Pinhão.

O Silvio vai chegar por lá da maneira mais bonita: em vez de subir pelas auto-estradas próximas ao litoral até o Porto, ele vai pelos “fundos” de Portugal, onde as estradas são mais lentas e mais bonitas e ainda passam pelos vilarejos. (O Alex Bezerra, do blog Portugal Legal, tem dado valiosíssimas dicas nas caixas de comentários.) De Lisboa ele vai ao Alentejo, então sobe à Serra da Estrela e de lá continua até o Douro, desembocando já no trecho mais bonito do Alto Douro. Só depois do Douro é que ele vai ao Porto.

Pois o Silvio outro dia pediu dicas específicas para esses dias no Douro, e então a Bóia sugeriu que eu abrisse um post participativo. Topei na hora.

Douro, Portugal

Começando pelo básico: se você, ao contrário do Silvio, vai ao Douro a partir do Porto, tem várias opções de passeios bate-volta. O mais simplesinho é o Cruzeiro das 6 Pontes, da Douro Azul, um passeiozinho rápido (apenas 50 minutos) que navega pelo Douro mais próximo da cidade. Esse passeio não leva à região dos vinhedos tombada pela Unesco. Há outros cruzeiros de um dia ao Alto Douro (Régua ou Pinhão) combinando subida de barco e volta de trem ou ônibus, ou o contrário; confira as opções no site da Barca Douro. É possível também ir de carro até a Régua (100 km pela auto-estrada) ou Pinhão  (124 km pela auto-estrada) e pegar localmente um passeio de barco (como este). Num dia de verão, saindo cedo, dá para fazer a ida ou a volta costeando o rio. No alto verão também funciona o Comboio (trem) Histórico da CP. O serviço começa no finzinho de junho e vai até setembro, sempre aos sábados.


View Douro in a larger map

Mas o melhor, claro, é fazer como o Silvio, e passar alguns dias na região, alternando passeios de barco e carro, visitando quintas (vinhedos) e conferindo os restaurantes festejados da área.

(Meus pitacos: com cinco dias, Silvio, dá para dar uma escapulida um dia a Bragança, no extremo noroeste de Portugal, a 140 km da Régua; invista também uma manhã ou uma tarde indo a Casa de Mateus, em Vila Real, a 20 km da Régua.)

Dos relatos anteriores publicados aqui no VnV, temos a Teresa e a Lu recomendando vivamente a hospedagem na CS Vintage, em Pinhão. Já a Sheila passou três noites no Folgosa Douro, entre a Régua e Pinhão. A Candida tem família na região e recomenda vários passeios de barco e trem a cidadezinhas menos conhecidas. Nossa correspondente Isabel O. (saudades!) recomenda fazer marcações (reservas) em cinco quintas e nos restaurantes DOC, do chef Rui Paula, e Gato Preto, na Régua.

Douro, Portugal

E você? Já esteve hospedado no Douro? Onde dormiu? Que passeios fez? Se você foi ao Douro de bate-volta desde o Porto, também compartilhe sua experiência, se faz favor…

Obrigadinho!

Leia mais:

Passagens mais baratas para Lisboa no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro no Douro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões no Douro com a Viator

242 comentários

Olá Silvio,preciso de sua ajuda pra finalizar o meu roteiro:
1 dia em lisboa , fora o dia da chegada,1 dia em Lisboa mas pra conhecer Cascais e Sintra,sigo pra Obidos, Nazaré , alcobaça e durmo em Fatima, depois Coimbra Aveiro e Porto, 2 dias no Porto, sendo um exclusivo pra conhecer o Porto e outro pra fazer bate volta em Viana do Castelo -ponte de lima-geres. sigo pra Guimaraes-Amarante e durmao em Pinhao(2 noites), um dia pra Pinhao, sigo pra Viseu, durmo em Viseu,sigo pra Belmonte Castelo de Vide e Durmo em Marvao.sigo pra Evora (3 noites), flo bate volta partindo de Evora -Monsaraz-Vila viçosa-Estremoz-Evora e volta pra Lisboa.
O que voce acha? devo tirar algo ou incluir?
farei de carro.
Muito grato.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Kleber, bom dia!
    Não sou a pessoa mais indicada para te orientar nessa viagem.É a minha primeira vez em Portugal.
    Nesse”post” sobre o Douro e em todo site “Viagem na Viagem” você encontrará dicas importantes. A Bóia, o Alexandre e o Suca são muito entendidos e poderão dar todas as dicas.
    Interessante o seu trajeto, muito parecido com o meu, mas no sentido contrário.
    Évora (duas noites), Marvão (01 noite), Belmonte (três noites), Lamego (três noites), Serra do Gerês (duas noites), Guimarães (02 noites), Porto (três noites), Braga (uma noite), Cascais (02 noites) e Lisboa (quatro noites). Em que época que você vai?

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Olá ,gostaria de uma ajuda, vou estar no Porto de carro, mas gostaria de fazer um passeio de trem nessa regiao, alguem pode me ajudar, indicando qual o melhor bate e volta de trem?
muito obrigado.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Kleber! Dicas no post acima!

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Olá Pessoal. Meu tempo em terras Portuguesas é bem mais curto. Terei apenas 3 dias para conhecer Porto e a região do Douro. O que vocês acham imperdível nestes? Vou estar de carro e pensei em ficar 2 dias no Porto, para conhecer o que der, e no terceiro ir de carro a Régua e fazer Régua-Pinhão-Régua a barco pelo Douro. O que acham? Alguma outra sugestão? Devo mesmo fazer o Régua-Pinhão-Régua a barco ou seria melhor de carro mesmo apreciando a paisagem?
Muito Obrigado,

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Diego! Programar um dia para o Douro da maneira como você está pensando é a melhor opção para que não pode se hospedar por lá.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Gostaria de saber sobre os vinhos da região do Douro. Poderiam enviar sites especializados ou relatar algumas experiências?
Abraços,

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Valeu a dica ” Bóia”, mas olhando o site dos cruzeiros aparece essa opção de passeio (que nao passe todo o dia no rio Douro)apenas aos SABADOS , o que no meu caso é o dia que chegarei a Porto para uma estadia de 4 dias..Tentarei escrever um email para eles e verei se existe outra opção..Obrigada pela ajuda!
abraços

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Obrigada pela ajuda Bóia e Rita Carvalho!:)
Estou planejando o dia no Douro assim: ir de carro de Porto a Régua, conhecer alguma quinta por lá (aceito sugestões), almoçar no restaurante Gato Preto, e depois fazer uma viagem até Pinhão de barco e voltar de carro a Porto. O que acham?

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Fiz um resumo de todas as sugestões dos colaboradores do forum para a região do Douro:

Cidades recomendadas: Lamego, Régua, Pinhão, Amarante, Guimarães, Mesão Frio, Vila Real, Caldas de Moledo, Vilas (Tarouca, Casal Loivos, Ucanha e Salzedas), Braga, Ponte de Lima e Ponte de Barca, Porto, Tarouca, Favaios, Alijó, São João da Pesqueira – Miradouro São Salvador do Mundo.
Restaurantes recomendados: Quinta Nova, DOC, Castas e Pratos (Régua), A Compania (restaurante do Museo do Douro), Quinta da Boeira ,em Vila Nova de Gaia, Ponte Romanica, Abadia do Porto (Porto), Gato Preto – Régua, Shis do Porto, Casa do Cardoso (Vila Real), Casa da Pedra (Rio Tinto), Dom Tonho – Porto, Restaurante Book – Porto, DOP (Porto), Majestic Café (Porto), Restaurante Quarenta 4 (Matosinho – Porto), Restaurante Fish Fixe (Porto).

Visitas enológicas: a. Quinta do Crasto, Quinta do Vallado, Niepoort, Quinta do Vale Dona Maria – Sarzedinho, Quinta do Vale Meão, Quinta do Panascal.

Passeios:
Carro: Miradouro da Galafurra, Casa de Mateus, Serra do Marão, Régua – Amarante – Guimarães (por Mesão Frio, Quinta do Côtto, .
Camboio: Pocinho a Régua (ida de barco), Porto a Régua.
Fluvial: Pinhão a Régua, Pinhão a Tua.

Cidade do Porto: Casa do Arco – Gaia, Catedral da Sé, Palacio da Bolsa, Bairro Ribeira, Museo do Vinho do Porto, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Caves Ferreira (Ribeira), Bairro da Foz.

Como vocês observaram, essa região de Portugal é pródiga em atrações. Sei que falta muito mais. Estamos com um problema sem solução: cinco dias (três em Lamego, dois em Guimarães, dois na Serra do Gerês e três dias no Porto. Vamos ter que saber escolher. Difícil.
A Bóia, você nos colocou nessa confusão, nos tire. Alex, ajude.
Abraços, ehehehee!!!!!! delícia de viagem.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Bóia, estou na mesma situação do malupp, em Setembro, quero ir de carro de Porto a Régua e fazer esse passeio de barco que vc indicou entre Régua e Pinhão.
O problema é que naquele link do Ric(https://www.douro.com.pt/pt/cruzeiros-douro/1-dia-semanal-regua-pinhao.aspx) , esse passeio começa as 17h e termina as 20h:30, acredito que já vai está escuro para ver as belezas da região, visitar alguma quinta, e principalmente pra voltar de carro..
Será se existem outros barcos que fazem esse passeios pela manhã, com esse bom preço de € 30?

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Chelly! Em setembro ainda estará claro nesta hora.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Chelly, a Douro Azul é a única empresa que opera no Douro.

    Como quer fazer a viagem Régua – Pinhão sempre pode aproveitar para visitar locais pelo caminho antes da viagem, e acredite que em Setembro só as 20h é que fica escuro.

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Sílvio, que beleza de post!!!!! Bóia, que maravilha de idéia !!!!
Trips, que dicas preciosas !!!! Já estou “viajando” com Sílvio… Parabéns para todos.

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Estarei no Porto em fins de setembro e terei 1 dia para visitar a região do DOURO a partir da cidade do Porto , e graças ao relato da Renata já desisti de fazer o passeio de 1 dia inteiro de barco num bate volta! Gostaria de outras opções para conhecer um pouco dessa região num bate volta saindo do Porto, passear um pouco no rio e também de visitar alguma vinícola …, será que alguém conseguiria mais algumas dicas do que fazer ou do que evitar?
abraços

Transcrito manualmente pela equipe VnV.

    Olá, Malupp! Você pode ir de carro, pela auto-estrada, até a Régua; fazer um passeio de barco entre Régua e Pinhão; seguir de carro a alguma quinta para visitar e a um restaurante para almoçar. Só não pode exagerar no vinho…

    Transcrito manualmente pela equipe VnV.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito