E aí? Embarco ou não embarco pro Chile?

Usuhaia, hoje

São duas da tarde aqui em Ushuaia, Argentina. Às três vão passar no nosso hotel para nos levar ao porto, a cinco quarteirões de distância. Lá chegando, vamos fazer check-in no Terra Australis, um navio que transporta apenas 160 felizardos passageiros entre Ushuaia e Punta Arenas, pelo canal de Beagle.

(É o pequeninho, gente, não é esse grandão, não.)

Meu navio é o pequeno!

Ontem de madrugada, quando houve o terremoto no centro do Chile, o navio estava no caminho de volta. Chegou são e salvo. A propósito — não saiu nada até agora na imprensa ou na TV sobre problemas com embarcações na costa chilena.

Eu poderia ter ido até o porto para me informar, mas contive a minha curiosidade e só vou saber se o navio parte ou não quando chegar para o check-in.

Se vocês não ouvirem mais de mim, fiquem tranqüilos: o navio não tem internet, e eu só vou poder voltar a entrar em contato com vocês na parada em Punta Arenas, terça que vem.

Se a companhia achar que não há perigo para viajar, eu embarco sem receio nenhum.

E você? Como agiria nessa hora? Conta pra gente…

Atualizañáo 15h50:

Confirmado. Vamos partir. Check-in feito (numa agência na rua principal), malas entregues. Às 17h embarcamos. No Twitter me mandaram um mapa com a propagaçao das ondas. Sul do Chile tá tranqüilitíssimo, nao se preocupem. Nos falamos na terça!

Até lá, cuidem do blog por mim, pufavô!


191 comentários

Riq

Diante das noticias, eu consideraria a possibilidade de voltar pela Argentina, por Calayfate. De qualquer maneira os locais vão informar voce melhor. Pelo que tenho lido a situação em Santiago está bastante complicada.

    Eu estou voltando para Ushuaia, de lá foi ao Calafate, talvez cruze para ver Torres del Paine, então vou a Bariloche. Lá eu vou fazer o cruce de lagos. Então saberei como vai dar para ir do sul do Chile a Santiago.

Ei Camila,
como você soube do cancelamento do vôo?

    Que frustração, Camila, como você escreveu no seu blog, é até constrangedor a gente reclamar de não poder viajar quando os problemas lá são bem mais graves, mas que frustra, frustra. Espero que tudo volte logo ao normal no Chile, país do qual gostei muito (como todos os outros) e que você e o seu namorado possam conhecer de norte a sul esse belo país, de uma vez só, como você escreveu.
    (não respondi no seu blog, pq consigo acessar no trabalho, mas não abre o campo de comentários aqui…)

    Arthur, o blog mudou de endereço, mas continua hospedado no blogger, então muitas coisas ficam bloqueadas… 🙁

    O mais chato foi ser tão em cima da hora e a incerteza nos dois útimos dias, mas poderia ser muito pior. Imagina se eu estivesse lá! Agora tô aqui tentando encontrar uma viagem para fazer de carro(ficar em casa nas férias não dá, né?), mas parece que tá chovendo em tudo quanto é canto!

É Fabio, estou arrumando a mala…tirando inspiração não sei de onde!!A agencia até agora nada….

    Eita…no Estadão esta que o aeroporto esta fechado primeiramente até as 9 horas de amanhã.
    E amanhã teremos mais noticias.
    Não quero passar as férias em casa…. então se não for pra ir quero que a Gol diga o que antes pra eu poder elaborando o meu plano C rs

Acho que minhas férias de julho no Chile (assim como a do ano passado), não irão acontecer. Já estou até com reservas em Santiago. Seria Ski+Santiago, com passeios às vinícolas. Julho passado foi por causa da gripe suina (tenho filho de 11 anos) agora este terremoto…o problema é que a infraestrututa da cidade foi bastante abalada, de acordo com as notícias. Até julho não há tempo para recuperar…fora que bate a maior insegurança. O que vcs acham?
Bjs

    Por enquanto não dá para ter uma opinião embasada, Adriana, é muito cedo. Se a sua viagem é apenas em julho, não há motivo para se precipitar agora e cancelar as férias. No seu lugar, eu esperaria um mês ou dois para ver como estará a situação, e só então decidiria o que fazer.

    Olha, se fossem férias a semana que vem talvez vc devesse reconsiderar ou avaliar melhor… mas férias em julho? Eu não decidiria nada agora. Espera o pessoal avaliar os estragos e por aí vai. Os danos não são exatamente proporcionais ao que a gente vê: vidro quebrado e reboco caído são coisas fáceis de consertar, já a ponte que liga Chilán ao norte é mais complexa. Mas eu esperaria pelo menos 15 dias até ter uma ideia exata da situação no local.

    Adriana, estarei em Santiago dentro de no máximo quinze dias. Darei notícias. Me parece tranqüilo que em julho tudo esteja normalizado. O maior terremoto da história do Chile foi em 1960, e em 1962 eles estavam fazendo uma Copa do Mundo…

    Para ser mais preciso, Riq, o maior terremoto já registrado desde que o sismógrafo foi inventado no fim do séc. XIX. 9,6 graus na escala Richter, o que equivale mais ou menos a um tremor 42 vezes mais intenso que o dessa semana,

    Andre,
    só uma correção – a escala de Richter é adimensional, não é medida em graus! Apesar de estar super em voga por conta dos atuais terremotos, a forma de se referir a magnitude de um terremoto naquela escala não comporta a expressão ‘graus’. Isso tem sido um horror reverberado pelos meios de comunicação – toda hora aparece um repórter falando em “tantos (ai) graus(ai)” na escala Richter.
    Então, para deixar sua informação mais correta, o tal terremoto mencionado, foi o maior já registrado com magnitude de 9,6 na escala de Richter.
    beijinhos

Oi pessoal, estou com passagem marcada para Santiago 1/3 as 8:00. Vou (iria, talvez) pegar um navio para Ushuaia em Valparaíso. Estou sem saber se acabo de arrumar a mala! Vou com uma agência que disse que vai dar a resposta hoje as 20:00.
Vocês tem alguma notícia sobre a estrada que liga as 2 cidades?
Ciça

    Nossa Ciça.. imagino a angustia que voce deva estar.
    Eu que irei (iria) embarcar dia 13 já esotu aqui nos nervos rs.

    Fábio, estou na sua situação, passagens compradas para o dia 16. Estou em compasso de espera, vendo o noticiário, mas em princípio estou pensando em pagar a multa e remarcar mesmo. Mas tem que ser bem analisado…

    O pior é a espera não é mesmo?
    Muito ruim.
    Ainda não reservei a hospedagem.
    Estou pensando em subir pra Colômbia e Venezuela, também via Smiles, esta indecisão sufoca =(

    Tô achando que o pé-frio aqui da “comuna” não é a Carla, não. Tá lembrado da viagem pro México, Fábio? Eu hein?! 🙁

    Fábio, nunca, jamais pense em nos visitar aqui em Vermont, tá? :mrgreen:

    Eu, México, Zé? rs
    Acho que é outro o Fábio ao qual você se refere.
    Mas posso dizer que o México é um dos meus sonhos 🙂
    Onde fica Vermont? 🙂

    Oh, Fábio, desculpaê! Confundi os nomes 😳 Liga não, é a idade chegando… Tô ficando senil 😛

    Bom, sendo assim, o Sr. está convidado a nos visitar aqui em Vermont :mrgreen:

    Ô, Zé, eu não sou pé frio, não… Os terremotos só acontecem depois que eu vou embora, viu? Aliás, fiquei na Califórnia 3 meses e o Big One nem aconteceu… :mrgreen:

    Não era o Fabio NG que ia pra Cancún? 😉

    Bem, se o terremoto só acontece quando você vai embora podemos dizer que você tem sorte isso sim 🙂

    Carla, você é pézinho quente sim! 😀

    Hahaha… putz, se viu a bagunça que eu aprontei com esses Fábios. Muita gente por aqui! Muita gente! Não tô dando conta mais de decorar todos esses nomes! 😯

    Ciça, eu também iria amanhã para Santiago, de onde iria para Pucon, mas o voo foi cancelado… Fiquei até agorinha na espera, sem saber se haveria uma solução, nas não teve jeito. 🙁

é, decisão difícil esta de embarcar rumo ao Chile, neste momento. Para mim, já não teria mesmo prazer e não encontraria, digamos, diversão, em estar num local onde a população estivesse passando por uma tragédia dessa dimensão; a não ser que eu pudesse ser útil de alguma forma. Assim, só embarcaria, em condições seguras, se fosse esse o jeito de me retirar de cena…de volta pra casa!
Boa viagem,
Lu

Caros trips, preciso da ajuda de vcs para montar meu roteiro para Europa.
Vou com meu marido visitar dois amigos, um em Dusseldorf e outro em Bruxelas. Como presente de aniversario de casamento, terminaremos a viagem com 10 dias em Paris. A grande questão é: começar por Dusseldorf ou Bruxelas? Não estou conseguindo montar isso. Ou as passagens ficam MUITO caras ou as conexões são intermináveis.
A Air France tinha sido a primeira opção mas este ano as passagens deram uma subida de mais de 75% do valor que tínhamos visto ano passado. Agora a TAM está com preço mais interessante, mas as conexões da chegada estão muito complicadas (Londres com troca de aeroporto!!!!Nem pensar.) Os trechos internos faremos de trem ou low coast.
Alguém pode me ajudar??? Minha agente de viagem está me ajudando, mas eu tenho certeza que vcs, caros tripulantes, poderão me dar uma LUZ!!!
Minha primeira opção seria :
Trajeto 1: GIG- DUS
Trajeto 2: DUS-AMS
Trajeto 3: AMS – BRU
Trajeto 4:BRU- PARIS
Trajeto 5: PARIS – GIG
A segunda opção é:
Trajeto 1: GIG- BRU
Trajeto 2: BRU-AMS
Trajeto 3: AMS – DUS
Trajeto 4: DUS- PARIS
Trajeto 5: PARIS – GIG
Alguém pode me ajudar??? Minha dúvida é principalmente com o trajeto 1!

    Pensando unicamente na ordem das cidades , a opção dois me parece muito mais interessante 😉

    Pelos meus dados tb parece a mais conveniente em relação a preço X conexões.
    Verifiquei que a ida pode ser feita com uma conexao no Porto pra Bruxelas , com 3h de diferença entre voos.
    Sylvia: Bruxelas Ams, AMS- DUS dá pra ser de trem, não é? Vi uma passagem DUS-PARIS pela Air Berlin por 16 euros.
    Posso confiar na Air Berlin?

    Silvia e trips: tive que fazer umas adaptações no meu roteiro e Dusseldorf não estará mais nele( substituida por Berlim!!!). agora surge uma dúvida cruel:qual a melhor maneira de ir de AMS a BERLIM? Não descobri nenhuma low coast que faça o trecho.
    Entretanto vi no ITA SOFTWARE que há uma possibilidade de fazer pela Lufthansa o trecho ams-ber- par por R$375 ( será mesmo???)
    Alo Trips!!!! Se alguém puder ajudar, eu agradeço!!!

    Juliana. Por favor não triplique perguntas. Já respondi nos outros dois posts em que você perguntou.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito