Emília na Grécia

Santorini (foto: Emília Fernandes)
Santorini (foto: Emília Fernandes)

Existem duas maneiras de blogar uma viagem. Uma é no calor (e na pressa) do momento, quando o blogueiro sacrifica uma ou duas horas do seu dia para fazer uma polaroidezinha daquela etapa.

A outra maneira é depois de voltar, e devagarzinho. É bom para todo mundo: o blogueiro pode saborear a viagem de novo, e o leitor tem o panorama completo.

A querida Emília Fernandes é uma mestra do slow-blogging de viagem. A série de posts sobre as ilhas gregas n’A Turista Acidental está magnífica. E, no final das contas, o timing é perfeito: aposto que tem muita gente aí começando agora a planejar sua viagem pelas ilhas no ano que vem :mrgreen:

Rodes (foto: Emília Fernandes)
Rodes (foto: Emília Fernandes)

Você pode entrar na categoria Grécia ou começar pelos lugares que mais lhe interessem:

Atenas: Reconhecimento de terreno

Acrópole: Verdadeiros clássicos

Ágoras: Devaneios privados em espaços públicos

Raspa do tacho

Delfos: A pitonisa leu o meu destino

Meteora: Cadê o sol que estava aqui?

Milos: a primeira ilha grega a gente nunca esquece

Milos: vilarejos mil

Velejando em Milos

Santorini: É tudo verdade

Santorini: No centro da caldeira

Santorini: Aqui, ali e em toda a ilha

Mikonos: sem balada

Delos: No centro do mundo

Mikonos: Um guarda-sol para chamar de meu

Rodes: Para voltar um dia

Rodes: Perdida na cidade antiga

163 comentários

Mandei um email pra Carlinha , mas é bom deixar registrado aqui :
Atenas tem horários latinos para o comércio e serviços em geral.
Se forem ficar pouco tempo na cidade, é bom estar nos dias em que tudo está aberto ( ou ao menos saber antes de ir, os dias em que tudo estará fechado a tarde).

https://www.tourtripgreece.gr/athens_guide/ath_shopping.php
*Shopping hours are normally 09.00-15.00 Monday, Wednesday, Saturday
* 09.00-13.30, 17.30- 20.30 Tuesday, Thursday and Friday
(na verdade a maioria não reabre as 17.30)
*Monastiraki comes alive on Sundays from 08.00 to 13.00

Corrigindo: Atenas – SANTORINI é uma viagem de quase 12h…

Eu amei a Grécia! Fui em Junho e quase derreti em Atenas. Acho que para a cidade dois dias está ótimo.
Depois fui para Santorini, Ios e Mykonos. Fiz todos os trechos entre as ilhas de barco e foi perfeito. Atenas – Mykonos é uma viagem de 12h quase, portanto vale a pena cacifar uma cabine com cama para chegar descansada lá. Na verdade, não era um barco, era um navio. Morri de dó ao ver aquelas pessoas dormindo nos bancos do convés. Além do desconforto das acomodações, venta muito à noite.
Os trechos mais curtos entre as ilhas foram feitos em barcos rápidos, muito confortáveis e as viagens levavam no máximo 2h.
Comprei todos os tickets no aeroporto de Atenas assim que desembarquei.
A viagem dos sonhos!

Grécia! Perfeito, já estamos programando nossa segunda lua de mel. Abraços a todos.

Ôpa, achou que vou dar os meus pitacos também!
Carla, na minha opinião dá para cutir bem fazendo 2 dias em Atenas + 3 em Santorini e 3 em Mykonos, fora os deslocamentos.

Atenas não é muito grande e dá para fazer todos os lerês em 2 dias tranquilo. O único problema vai ser o calor. Eu fui em junho e também estava bem quente, mas dava para se virar com bermuda e camiseta e mais uma guarrafa de água.

Santorini é realmente linda, mas não tem tanto o que fazer assim. O barato é realmente fazer alguns lerês básicos e ficar curtindo a piscina do hotel, como bem disse o Riq. Andar pelas ruazinhas de Oia sem compromisso é sem dúvida o melhor passeio. Akrotire ainda estava fechada até ano passado.

Mykonos é para mim o lugar com mais coisa para fazer e 3 dias vai ser pouco. Além de Delos e de passear em Chora, existe uma infinidade de praias bonitas e julho é excelente para aproveitá-las, pois estará bem quente e a água não está tão gelada. Eu recomendo as praias de Psarou e Angios Sostis. Com 3 dias você não conseguirá ver todas as praias, mas vai conseguir curtir bastante. Assim como a Sylvia, eu também recomendo alugar uma scooter ou pelo menos um quadricículo, que é o maior barato.

Para deslocamentos, para mim os aviões são imbatíveis. Use a Aegean para os deslocamentos de e para Atenas. É uma das melhores companhias em que já viajei e eles se juntaram a Olympic, que era sua forte concorrente. Entre Santorini e Mykonos, utilize a Sky Express, que voa com aviões bem pequenos. Se tiver medo, vai de barco mesmo.

    Alessandro, estou devorando o seu blog também… 😀 Obrigada pelas dicas – acho que vou ter que te perturbar um pouco na hora em que as dúvidas começarem a aparecer…

Acho super engraçado como é impossível encontrar uma unanimidade sobre a Grécia. Amei Mikonos. Fiquei louca com Creta. E teria passado um dia a menos em Santorini. Acho que tem a ver com os hotéis. O de Santorini, eu achei meio árido. Meio sem graça. Mas até isso foi engraçado. Quando eu estava quase de saco cheio de Santorini, o sol se punha e eu via aquela vista “morro abaixo” que é fogo. Creta só é muito grande. Acho que precisa de muito tempo para conhecer. Como fiquei muito pouco temo e quis curtir o hotel, acabei só conhecendo Agios Nikolau e uma outra cidadezinha que não lembro o nome. Acho que preciso ir de novo 🙂

Carla, só cheguei agora na discussão, mas apoiadíssimo o projeto ‘Carla na Grécia’ 😀
Grandes opiniões já foram dadas, mas aí seguem meus pitacos. Com uma semana e ‘tendo’ que passar na ida e na volta em Paris, realmente não sobra muito mais que Atenas e Santorini. Para Mykonos mais 3 dias (ou dois e meio contando deslocamentos): você vai querer fazer um dia de praias, conhecer Delos e bater perna na cidade. Apesar de não ter me apaixonado tanto por Mykonos, é uma ilha bacana.
Já em Santorini, eu que também tenho formiga nas calças, não consegui resistir à tentação de me deixar levar pela caldeira: todas as minhas manhãs (na piscina) e fins de tarde eram ali em Oia, na beira dela. A única hora que eu me permitia sair era para almoçar e percorrer a ilha depois. Mas realmente nenhum passeio bate a vista para a caldeira e curtir Oia. Akrotiri está fechada e, pelo que pesquisei na época do post, não havia previsão de reabertura ao público.
Bom planejamento!

    Emília, estou lendo os seus posts sobre a Grécia lá n’A Turista com toda a atenção do mundo! E veja só: ontem pensamos na possibilidade de chegar a Atenas via Istambul, e deixar para voltar a Paris em outra ocasião. Estou tentada… 😉

La vao meus pitacos de novo, Riq!
Carla, em junho de 2006 aproveitei a “desculpa” de um congresso em Creta e fiquei 15 dias na Grecia. Distribui assim: 2 noites em Atenas na ida, 2 em Mikonos, 5 em Santorini e as demais em Creta. Apesar de ter adorado Creta, ela nao eh tao bonita (ou exotica) como as outras. Vc vai aproveitar bem se fizer algo parecido com o q fiz, tirando Creta do roteiro. De Atenas p/ Mikonos e de Creta p/ Atenas comprei trecho aereo pela Aegian air, no site deles vc encontrara otimas promocoes. Compre na hora se for o trecho desejado pois a cia eh boa, confiavel e os assentos promocionais acabam em segundos!

    Flavia, obrigada pela dica! E como você viajou entre as ilhas? Foi de avião também ou de barco?

    Fomos de avião entre Santorine e Mykonos , e recomendo.
    Comprei com uns 5 ou 6 meses de antecedencia ( os aviões são pequenos e estão sempre lotados ).

Riq, e quanto dias a mais você acha que precisaríamos para incluir Mykonos? Não temos nada comprado nem reservado ainda, então acho que deve ser fácil aumentar o número de dias. (E isso me agrada mais do que retirar uma ilha… :mrgreen: )

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito