Emília na Grécia

Santorini (foto: Emília Fernandes)
Santorini (foto: Emília Fernandes)

Existem duas maneiras de blogar uma viagem. Uma é no calor (e na pressa) do momento, quando o blogueiro sacrifica uma ou duas horas do seu dia para fazer uma polaroidezinha daquela etapa.

A outra maneira é depois de voltar, e devagarzinho. É bom para todo mundo: o blogueiro pode saborear a viagem de novo, e o leitor tem o panorama completo.

A querida Emília Fernandes é uma mestra do slow-blogging de viagem. A série de posts sobre as ilhas gregas n’A Turista Acidental está magnífica. E, no final das contas, o timing é perfeito: aposto que tem muita gente aí começando agora a planejar sua viagem pelas ilhas no ano que vem :mrgreen:

Rodes (foto: Emília Fernandes)
Rodes (foto: Emília Fernandes)

Você pode entrar na categoria Grécia ou começar pelos lugares que mais lhe interessem:

Atenas: Reconhecimento de terreno

Acrópole: Verdadeiros clássicos

Ágoras: Devaneios privados em espaços públicos

Raspa do tacho

Delfos: A pitonisa leu o meu destino

Meteora: Cadê o sol que estava aqui?

Milos: a primeira ilha grega a gente nunca esquece

Milos: vilarejos mil

Velejando em Milos

Santorini: É tudo verdade

Santorini: No centro da caldeira

Santorini: Aqui, ali e em toda a ilha

Mikonos: sem balada

Delos: No centro do mundo

Mikonos: Um guarda-sol para chamar de meu

Rodes: Para voltar um dia

Rodes: Perdida na cidade antiga

163 comentários

Oi Roberto,

Dei uma lida na tabela de frequencia de ferry/voos do guia de lonely planet das ilhas gregas lançado em 2010.

Pelo que entendi no guia, as linhas de ferry em relação ao seu roteiro que não seriam oferecidas diariamente em 2010 são entre Paros, Milos, Santorini e entre Creta e Rodes.

A viagem de ferry de Milos para Santorini, segundo o guia, dura 4 horas, 17 eu, duas vezes por semana.

E a viagem de ferry de Paros para Milos dura 4 1/4 hr, 25 eu, quatro vezes por semana.

Já Los teria ferry diario tanto para Paros quanto para Santorini.

Se eu estivesse viajando de Creta para Rodes, optaria em ir de
avião e procuraria uma tarifa promocional, pois segundo o lonely, a viagem de ferry dura 12 horas, pelo preço de 26 eu, duas vezes por semana. Já a viagem de aviao teria um custo de 110 eu, 45 minutos, frequencia semanal de 11 vezes.

    Pessoal, nada do que é publicado em papel sb horarios de barcos entre ilhas é válido. Os sites fornecem uma info – guia apenas.

    Oi, complementando o post meu anterior, segue a frequencia, tempo e valor de linhas de ferry/voo diarias, segundo o guia da lonely sobre ilhas gregas lançado em 2010. O proprio guia de turismo não se atreve a falar de horarios, tenta dar uma ideia de maneira bem metodica sobre as conexões de ferry e voos entre as ilhas e o continente, e tambem avisa que ocorre cancelamentos e mudanças de ultima hora.

    Atenas – Mykonos

    Vôo – 40 min, 77 eu – 27 vezes por semana
    Ferry – 4 ¾ hr, 30 a 40 eu – 2 vezes por dia
    Fast ferry 3 hr, 43 eu – 3 vezes por dia

    Mykonos – Paros

    Fast ferry – 1 hr – 19 eu – 3 vezes por dia

    Paros – Ios

    Ferry – 3 hr – 11 eu – 2 vezes por dia
    Fast Ferry 1 hr – 27 eu 1 a 2 vezes por dia

    Ios – Santorini

    Ferry – 1 ¼ hr – 8 eu – 5 por dia
    Fastferry – 50 minutos – 18 eu – 3 por dia

    Santorini – Creta (Iraklio)

    Ferry – 4 ½ hr 24 eu – 1 por dia
    Fastferry – 1 ¾ hr 42 eu – 1 por dia

Roberto,

Recomendo mto em Santorini que vc fique num hotel c/varanda de frente p/o mar. Tomar café da manhã na varanda de frente p/aquele marzão lindo é sensacional!! Por este motivo, recomendo que vc reserve c/antecedência. Há vários htls nessas condições, mas os mais em conta geralmente esgotam primeiro.

Em Rhodes, se vc gosta de mar, acho que ficaria em Lindos, uma praia fora do centro antigo, que é mto linda! Só que é melhor checar essa info, pois estive em Rhodes há mto tempo.

Qto ao mergulho, só faço snorkel, e só fiz em Santorini, numa enseada que ñ me lembro direito o nome, fora do centrinho. Fui de scooter.

Aproveite muuuuuito!!

    Também recomendo ficar em um hotel com vista para o mar em Santorini. É uma experiência incrível e é um lugar onde economizar em diária não compensa.

    Vista pro mar, neste caso quer dizer vista para cratera , e não para uma praia qualquer . Objetivamente falando : se hospedar entre Fira e Oia com vista ( e de preferencia varanda) .

    Faço coro ao Alessandro e a Sylvia. Hospedei-me em Oia e adorei a experiencia. Vale muito a pena se hospedar num hotel com varanda com vista para a cratera, nem que seja por um, dois dias e depois trocar de hotel.

Oi Roberto,

Não recebi nenhuma justificativa para o cancelamento da linha entre Samos e Paros. Ao final deste post, colo o meu email e a resposta do hotel de Paros que acabei reservando (o pantarei já estava lotado quando tentei reservar).

Eu e o Breno não falamos bem ingles, mas gostamos muito de viajar independentes. Para compensar um pouco o ingles mais fraco, gostamos de planejar bem e reservar o maximo com antecedencia. Em maio, fizemos uma viagem ao Egito, passando pela Turquia e terminando na Grecia. Com muita antecedencia, conseguimos fazer reservas de hoteis e transporte no Egito e na Turquia, mas em relação às ilhas gregas…para começar demoramos para definir a ordem das ilhas. Na costa da Turquia, há algumas cidades que têm ferrys que fazem conexão com ilhas gregas. Nossa melhor opção seria tomar um ferry em Kusadasi para Samos. Só que os sites de ferrys não soltavam as passagens de ferrys para o final de maio de Samos para Mykonos com parada em Paros. Em um site de ferry, já estava disponivel passagem por outra rota, assim tinhamos ja a opção de ir para outra cidade, Bodrum,e depois pegar um ferry para a ilha de Rhodes, mas se fizessemos isso, a viagem iria ficar muito cansativa e teriamos de inverter a ordem das ilhas. Assim, fomos acompanhando os sites, e como vimos que eram disponibilizadas passagens em abril nos dias de semana que nos interessa de Samos para Paros, ariscamos e decidimos entrar na Grecia por Samos. Compramos pela internet os ferrys de Paros para Mykonos, de Mykonos para Santorini e de Santorini para Atenas, e durante a viagem, ficamos visitando o site da hellenic seaways para ver se era disponibilizado a passagem que queriamos comprar. Veja bem, constava no site a passagem de Samos para Paros para o dia 26 de maio, por exemplo, sabiamos como era a frequencia da linha em função das datas disponibilizadas no site e estavamos somente aguardando a liberação para o dia 29. Para a nossa surpresa, no dia 23 de maio, entramos no site e esta linha parou de aparecer.
Resultado: mandamos emails para 3 hoteis no dia 23 de maio(o de Paros cancelando, e dois outros mudando datas). Por sorte, conseguimos fazer as modificações que queriamos. Entretando, não conseguimos reembolsar a passagem de ferry que ja tinhamos pago de Paros para Mykonos.

Pelo que eu li e senti, linhas de ferry famosas, como de Mykonos a Santorini não sofrem muita modificação (a frequencia é grande). Já as linhas de ilhas menos famosas estão mais sujeitas a mudanças repentinas.

Nossa estrategia em relação a ilhas gregas foi sempre pensar numa rota alternativa para chegar numa ilha. No guia da lonely planet sobre a Grecia, há um mapa que gostei muito com as rotas de ferry nas ilhas gregas quando da publicação do livro. Gostei porque deu uma visão geral das ligação das ilhas entre grupos diferentes.

Segue os emails que te falei:

“meu email:
Hi
I made a reserve in the website booking from 29 to 30 of may – Heloisa. I thought i will buy a ticket in the hellenic seaways from Samos to Paros because this trip is in the new schedule of this company. But now this trip does not exist in the hellenic seaways. Is it true? Isit possible travel to Paros on 29 from Samos with another company?
Since this moment, thanks.

o email do hotel que tinha feito reserva:

Dear Madam

I am afraid that it is true, it happened to some other guests as well. I don’t understand either how they can cancel a schedule after having sold tickets but this is Greece…. Unfortunately there is no other way to reach Paros on the 29th directly from Samos.
I hope this incident wont spoil your vacations and your impression about this country, since it is not your fault for the cancelation no cancelation fees from our hotel will be charged. I hope that at a future trip you will be able to visit our beautiful island.

Thank you very much for your reservation, who knows maybe we meet some other time.

From Hotel Argo in Paros

Oi Roberto, não mergulhamos. Em Santorini fizemos um passeio de dia enteiro em um barco menor que gostamos muito. E em Mykonos, alugamos carro para conhecer outras praias.

    Obrigado, Helo.
    O cancelamento de barco entre ilhas realmente deve ser terrível pois perturba o planejamento e ainda tem a questão da reserva da hospedagem no destino. Qual foi o motivo do cancelamento de barcos entre ilhas (condições climáticas, falta de quorum de passageiros, etc)? Quando há cancelamento de barcos entre ilhas, principamente entre ilhas próximas, existe a possibilidade/viabilidade de contratar um barco menor (tipo um taxi-boat)? Qual foi a sua estratégia para alteração de roteiro no caso de cancelamento de barco?

    Meu pitaco neste assunto ilhas gregas é que SE a viagem não for super apertada , E não for na alta estação ( nem em datas de feriados locais),não existe razão para engessar a viagem fazendo compras antecipadas de barco e hospedagem para todos os trechos.
    A possibilidade de deixar em aberto , para ficar mais ou menos tempo numa ilha é muito mais atraente e até comporta uma zebra ( sempre possivel).
    Deixe malas e bagagens numa cidade grande ( hotel ou aeroporto) pegue 1 sacola e vá para o que der e vier.
    Leve telefones, endereços, reserve as primeiras duas noites na primeira ilha , verifique as opções de hospedagem ao chegar nos portos, negocie preços.
    Tudo é muito volátil por lá, vá ao porto , compre e embarque
    ( preste muita atenção para não perder o barco, muitos não são sinalizados). E lembre que barco e malas nao combinam.
    Se não der para ir a Paros, vá a Ios …
    Sempre vai existir 1 transporte entre as ilhas, as pessoas vivem nelas e estão sempre se deslocando.

Olá,
Agredeço as dicas sobre a viagem que estou organizando para junho 2011 no roteiro Atenas-Mykonos-Paros-Milos-Santorini-Creta-Rodes-Roma, totalizando 3 semanas de viagem. Obrigado Sylvia, Alessandro, e Helo. Outra dúvida: nós mergulhamos com scuba: vcs fizeram algum mergulho nas ilhas que gostaram (ou que não gostaram)? Alguma agencia de mergulho que gostaram (ou que não gostaram)?

Oi, eu e o Breno K visitamos Grecia (Samos, Mykonos, Santorini e Atenas) entre 28/05 a 08/06. Estavamos vindo da Turquia. Recomendo reservar na Grecia sim os hoteis porque mesmo um hotel simples é caro na alta estação. Com antecedencia, fica mais facil achar o hotel com a melhor relação de custo-beneficío.

Nosso planejamento inicial incluia pernoitar em Paros, chegamos a reservar um hotel lá, mas bem na vespera da nossa viagem, foi cancelada a linha de ferry que fazia a ligação entre Samos e Paros, assim tivemos de alterar o nosso roteiro. A proposito, em 2010, acompanhei bem os sites de venda de passagens de ferrys, pois queria comprar os tickets com antecedencia e saber a frequencia das rotas que seria oferecida para então reservar os hoteis, pois tinha lido em guia de turismo que as companhias de ferry constumavam alterar/cancelar rotas de um ano para outro. Só que demorou muito para os sites das companhias de ferrys divulgarem os horarios e os preços das passagens.

Em Paros, não cheguei a pernoitar, mas tinha gostado deste hostel que oferecia quarto com varanda https://www.pantareirooms.com/.

Em Atenas, nos hospedamos no Economic Hotel https://www.economyhotel.gr/?gclid=CMSjlYKRwqYCFa5k7AodeTDAJw e gostei muito da relação custo-beneficio, ainda mais porque a localização é central e não disponhamos de muito tempo em Atenas.

Quanto a compra de passagens de transporte, acho que vale muito a pena se conseguir uma oferta/redução do preço em virtude de estar comprando com antecedencia.

Olá,
Pretendo viajar em junho 2011 no roteiro Atenas-Mykonos-Paros-Milos-Santorini-Creta-Rodes-Roma, totalizando 3 semanas de viagem. O que é melhor: reservar com antecedencia o transporte entre esses locais ou deixo para comprar na hora? E quanto à hospedagem (nada sofisticado): faço reserva antecipada ou seleciono no local? Grato.

    O único transporte que não é preciso reservar são os de barco.
    Nas ilhas , se já sabes o tempo que vais ficar em cada uma, reserve pela web.
    Em Atenas e Roma é indispensável a reserva ou vais perder um tempo precioso na busca.

    Reserve todos os hotéis antes de viajar pela internet, pois procurar hotel não é nada fácil, especialmente nas ilhas, e você vai peder um tempo precioso da sua viagem. Além disso, tem muitas informações e promoções na internet que te ajudarão a escolher a melhor opção e mais econômica, diminuindo os seus riscos.

    Se você for de avião para alguma ilha, reserve já, pois a diferença de preço para quem reserva com antecedência pode ser bem grande. Os barcos você pode reservar na hora, pois não é alta temporada, mas também é possível reservar pela internet antes.

Ola,

Obrigado pelas dicas. Eu imaginava isso, pois na Espanha tive esse problema (atrações fechadas no inverno). Vou deixar para outra oportunidade.

Caros,

Eu queria ir a Grecia em fevereiro? Vale a pena? Os locais turisticos ficam abertos?

Obrigado.

    Alexandre, não recomendo não, pois essa época é muita fria e nas ilhas fica tudo fechado. Até o horário dos barcos é limitado e muitas rotas não são feitas nessa época. O país é lindo e você vai acabar não aproveitando muito, especialmente as ilhas.
    Para curtir melhor o país, o ideal é ir entre maio e outubro, sendo que final de julho e agosto é alta temporada e fica tudo lotado.

    É frio e chuvoso. A vantagem é visitar os lugares históricos com menos gente. Não vale a pena ir às ilhas.

Pessoal, alguem ja’ alugou uma vila em alguma ilha da Grecia? Minha familia ira passar o proximo verao na Grecia e queremos alugar uma vila para 14 pessoas! Nao temos preferencia de ilha, desde que seja linda e pertinho da praia… sites, links e sugestoes sao bem-vindas… obrigadao

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito