Emília na Grécia

Santorini (foto: Emília Fernandes)
Santorini (foto: Emília Fernandes)

Existem duas maneiras de blogar uma viagem. Uma é no calor (e na pressa) do momento, quando o blogueiro sacrifica uma ou duas horas do seu dia para fazer uma polaroidezinha daquela etapa.

A outra maneira é depois de voltar, e devagarzinho. É bom para todo mundo: o blogueiro pode saborear a viagem de novo, e o leitor tem o panorama completo.

A querida Emília Fernandes é uma mestra do slow-blogging de viagem. A série de posts sobre as ilhas gregas n’A Turista Acidental está magnífica. E, no final das contas, o timing é perfeito: aposto que tem muita gente aí começando agora a planejar sua viagem pelas ilhas no ano que vem :mrgreen:

Rodes (foto: Emília Fernandes)
Rodes (foto: Emília Fernandes)

Você pode entrar na categoria Grécia ou começar pelos lugares que mais lhe interessem:

Atenas: Reconhecimento de terreno

Acrópole: Verdadeiros clássicos

Ágoras: Devaneios privados em espaços públicos

Raspa do tacho

Delfos: A pitonisa leu o meu destino

Meteora: Cadê o sol que estava aqui?

Milos: a primeira ilha grega a gente nunca esquece

Milos: vilarejos mil

Velejando em Milos

Santorini: É tudo verdade

Santorini: No centro da caldeira

Santorini: Aqui, ali e em toda a ilha

Mikonos: sem balada

Delos: No centro do mundo

Mikonos: Um guarda-sol para chamar de meu

Rodes: Para voltar um dia

Rodes: Perdida na cidade antiga

163 comentários

Olha, eu iria em Junho, Maio ainda é meio friozinho pra banho de mar, se bem que se sua prioridade são os sites históricos, a temperatura é bem agradável pra andar.

Eu só posso te ajudar com Creta e Rhodes, passei duas semanas em cada ( moro na Europa e Grécia é um destino barato de férias por aqui ). Eu adorei Rhodes, ficamos em Lindos. Lindos é linda ( no pum intended ). Creta é mais bonita pro Sul, mas mesmo assim não achei fantástica. Eu iria pra Rhodes ( ficaria em Lindos ) e pularia Creta.

Boa noite comandante e bóia! Que tal um post sobre Egito para comemorar a queda do Mubarak?

    Fernanda, ótima idéia, a começar sobre qdo é bom ir ou voltar lá…fiquei muito chocada com tudo que aconteceu na praça onde vivi uma experiência única, pedir um taxi por mímica 😉

Andrea, eu estive em Atenas durante sexta e sábado e não tive nenhum problema. Estive na Grécia no início de maio do ano passado. Seria melhor se eu tivesse ido um pouco depois, para pegar a temperatura mais estável (peguei muito vento em Santorini). Com relação à sua programação, eu talvez colocasse um dia a mais para Atenas. Não consigo te ajudar com Rodes e Creta, pois fui apenas para Atenas, Santorini e Mykonos. Fiz os deslocamentos de avião. Em Santorini fiquei em Oia, mas Thira também é uma ótima opção. Busquei muita informação aqui: https://www.aturistaacidental.com.br/?cat=60 e https://www.guiagrecia.com.br/
Abs, Marcela

Andrea

Dar opiniao na viagem dos outros e muito dificil, pois cada um e cada um. Mas esse site aqui e incrivel para ajudar a tomar decisoes:
https://www.greecetravel.com/ferryboats/
Va tambem ao “dicas imperdiveis” no orkut.
Leia com atencao, pois a sua escolha das ilhas depende dos barcos. Quanto mais tarde na temporada, mais escolhas voce tem nas travessias e menos de hotel. Mas considere o aviao. Eu vou voltar para Atenas de aviao (Aegean) de Mikonos por 40 euros mais taxas.
Por causa da Emilia, minha mae se encantou com Milos, e la vamos nos. Milos, Santorini, e Mikonos.
Como voce esta so, eu colocaria uma mochila (de rodinhas) nas costas, ia em junho que ainda nao ta muito cheio, e viajava sem lenco nem documento. Fiz isso na minha juventude, 10 dias em Ios, Mikonos e Santorini no auge da temporada. Voce vai conhecendo gente e vai mudando o itinerario. NAO TEM PRECO, mas nao e para todo mundo. Tem horas que tem que dormir na sala de jantar de uma senhora grega porque nao achou hotel, mas vale a pena.

Ah, faltou uma coisa!

A excursão à Meteora com guia em espanhol só sai às 4as feiras, o que me obrigaria a chegar em Atenas no fim-de-semana, justo o que eu queria evitar, pois nos dias-de-semana tudo é mais tranquilo, não é? Eu ficaria muito prejudicada se chegasse à Atenas em uma sexta ou sábado? Acho que, inclusive, às 2as feiras algumas atrações não abrem ou abrem mais tarde, inclusive a Acrópole! Se resolver chegar em outro dia, teria de pegar a excursão saindo em outros dias e com guias em outros idiomas, e talvez perdesse muito das informações do passeio…

    Sb Meteora : não esqueça que o onibus não circula nos locais mais legais de Meteora;ao chegar pegue um taxi correndo ( antes de anoitecer) e suba para fotografar os mosteiros e apreciar a visão do alto .No outro dia não vais ver nada disso do onibus 😎

    Andréa,
    Estou pesquisando muito sobre a Grécia para a minha lua de mel. REcomendo a leitura do texto do Ricardo sobre o Turista maratonista que quer fazer tudo e não perder nada. Aí acaba não relaxando nunca, perde muito tempo se deslocando, conhece tudo superficialmente, se cansa e volta desiludido com a sensação que devia ter visto muito mais coisa… Repense nessas ilhas com carinho.

    Sobre a sua viagem, primeiro vc deve repensar quais são suas prioridades e as características de cada ilha. Lua de mel? viagem romântica? aventura mochileira? história clássica? Vai sozinha?

    Athenas é HISTÓRIA viva, museus, monumentos e como capital é a cidade cosmopolita, bares, restaurantes, cinema e centro cultural de tudo que é tipo. Se seu maior objetivo de viagem é história, museu, arte clássica, 4 dias são mais que suficientes. Se o seu negócio é conhecer a acrópole e tirar uma foto nos principais pontos turísticos da cidade, não precisa mais de um dia.

    Santorini é considerada a mais bonita das ilhas e mais romÂntica, em qualquer situação ela DEVE ser vista e visitada. Considerando que OIA é a parte que faz toda a fama de Santorini e que a hospedagem é a mais cara da Grécia, eu optei por ficar um dia inteiro e meio em OIA (com direito a dois pores-do-sol ali) e metade de um dia conhecendo e tirando foto superficialmente as praias (que não são boas para banho) e outros centros da ilha como Thira e fira. Como vou de lua de mel, quase optei por 3 dias inteiros, mas o preço das boas hospedagens e o pequeno espaço me fizeram optar dessa forma a otimizar meu tempo priorizando oq julgo mais interessante para a situação.

    Rhodes, essa ilhota com faces de arquitetura medieval é explêndida. Por falta de tempo não vou visitá-la. Tudo ali é bem característico daquela ilha. PElo que li, 2 dias é mais que suficiente ali tb.

    Mikonos, tem praias belas e sua marca registrada é MUITA, MUITA BADALAçÃO. Boates ao ar livre, gente bonita, solteira e na pegação. Perfeito para uma mochilada, viagem com amigos solteiros e para curtir uma praia. Como meu objetivo é outro além de praia e balada, abri mão de Mykonos por Milos.

    Milos, ilha espetacular com geografia e natureza maravilhosa e ímpar. Tudo a ver com o melhor e inusitado da natureza grega. Acho que combina com uma viagem para curtir o inusitado e belo da paisagen ou viagem romÂntica.

    Leitura essencial para o meu roteiro, pode te ajudar:

    https://wazari.wordpress.com/category/grecia/
    https://www.aturistaacidental.com.br/?p=1751
    https://viajeaqui.abril.com.br/blog/achados/grecia-para-experts-ilhas-sem-muvuca/

    Use o google e pesquise muito, depois escreva seu roteiro aqui para me ajudar a finalizar meu roteiro. 🙂 Grande Abraço

Ricardo, (e todos os outros que quiserem ajudar)

Peço ajuda porque estou tentando montar minha 1a viagem à Grécia para maio próximo. Quer dizer, visualizei maio como uma época boa, mas até tenho flexibilidade para jogar essas férias para junho, se for preciso. Tenho, portanto, 30 dias disponíveis, mas não tenho dinheiro para passar isso tudo fora; então, calculo um pouco menos que isso.
Achei que ia ser fácil: ver os preços de passagem, marcar a data, compra, ver os hotéis, reservar e depois ir passear. Mas está sendo difícil montar essa viagem. Tenho lido bastante, mas as opiniões são múltiplas; então estou ficando quase doisa, pois o tempo está passando enão consigo fechar as coisas.
Tenho de decidir quais lugares visitar, quanto tempo passar e qual o roteiro a seguir. Minha idéia é ficar em hotéis de 2, 3 estrelas no máximo, podendo economizar em algum lugar para, quem sabe, ficar em algo melhor em outro (Santorini, por exemplo, onde os hotéis charmosos fazem diferença na viagem).
Quero visitar Atenas e pensei em 2 dias inteiros, fora os dias da chegada e saída, adicionando um passeio clássico de 4 dias até Meteora, passando por Epidauro, Olimpia e Delfos. Isso já é uma coisa que está mais ou menos certa na minha cabeça.
Aí começa os problema: as ilhas. Tinha pensado em fazer o continente e depois partir para as ilhas para relaxar. E em ir apenas à Mykonos (4 dias inteiros, reservando 1 para Delos) e Santorini (3 dias inteiros), pois por serem do mesmo grupo, seria mais fácil a circulação. E iria voltar de Santorini direto para o aeroporto de Atenas, pegando a minha conexão para o Brasil. Mas de tanto ver as fotos belíssimas, fiquei com vontade de aproveitar logo a viagem e conhecer Creta e Rodes, pois não sei quando poderei voltar e é só tentar ver uma hospedagem mais em conta nessas ilhas. Só que são ilhas mais distantes, de grupos diferentes e não sei conciliar isso tudo, fazendo por conta própria.
Já tinha enfiado na minha cabeça que peregrinaria por ruínas e história primeiro e terminaria a viagem no mais romântico e charmoso dos destinos: Santorini. Daí a começar de novo a ver a parte histórica em Rodes e Creta… Bom, não sei qual o melhor trajeto e tenho de montar isso logo, senão depois não acho mais hotéis e passagens.
Pretendo fazer os trajetos entre as ilhas de avião ou barco-rápido (e gostaria de saber como reservo e compro por minha conta). Aliás, pode-se fazer só reserva, sem comprar imediatamente, até que eu consiga fechar todas as datas?
Também não queria chegar correndo, olhar e sair. Queria um tempinho para conhecer legal os lugares. Então pensei em algo assim, descontando os dias de deslocamento, que não servem para nada e só se fica cansado. Não exatamente nessa ordem, mas reservando esse tempo para esses lugares:

Atenas : 2 dias
Passeio à Meteora: 4 dias
Mykonos (com Delos): 4 dias
Santorini: 3 dias
Rodes: 3 dias
Creta: 3 dias

Com os dias de deslocamentos, daria uns 21 dias, mais ou menos. Será que está demais?
A acomodação seria sem luxo, mas razoável, privilegiando localização e limpeza. Para mim, já está ótimo, pois se for gastar muito em hotel, não vou passear e ver o que quero. Estou sozinha e não em lua-de-mel e o hotel, não sendo uma espelunca, está ok. Exceção feita à Santorini, pois me dispus a gastar um pouco mais. Aliás, tenho uma pergunta específica a esse respeito: onde ficar? Oia ou Thira? Sei que dizem que Oia é muito melhor, mas dizem que em maio Thira é mais movimentado. Então, onde ganho mais ficando? E há até algumas outras vilas no caminho entre as duas, também no penhasco…
Pois bem, qual seria o melhor roteiro das ilhas? E fazê-las todas mesmo? Ou seria tão complicado tentar conciliá-las que é melhor tirar algo e deixar como estava, fazendo o resto em outra oportunidade? Pensei até em ir direto para um par de ilhas, fazer o continemte, e depois fazer o outro par, partindo dali direto de volta ao Brasil. Tipo: Myk-Sant-Atenas-Creta-Rodes!!?? Ou ao contrário: Rodes-Creta-Atenas-Myk e Sant… Mas não sei se isso é viável e adequado. E o tempo em cada local, está bom?

Agradeço a ajuda desde já.

    Andrea, na minha opinião, 4 dias em Meteora é muita coisa. Acho que 2 no máximo é suficiente.

    Dá para vc incluir também o litoral da Turquia e fazer 2 dias em Bodrum (antiga Halicarnassus). No pico do verão há ferrys das ilhas gregas mais próximas para lá.

    Oi Andrea !
    Maio e junho são meses perfeitos , aproveita e confere os vários festivais nestes meses ( podes ter sorte de conferir alguns).
    O meu pitaco é , que como é baixa estação ( mas confira antes os possiveis feriados) podes deixar espaços em branco na tua agenda para alongar ou reduzir as estadias nas ilhas , e escolher o que der vontade.Sempre vais encontrar opções de hospedagem ao desembarcares nos portos.
    Antes de marcar datas confira nos calendarios as tarifas para saber quando são mais em conta, e faça seu roteiro para otimizar.
    Normalmente nas ilhas mais turisticas os preços sobem nos fins de semana.

Oi Roberto,

Aluguel carro em Mykonos e tinha feito carta internacional antes. Foi muito facil de fazer via o Detran de Belo Horizonte. O cara da agencia nem deu bola para a carta, mas eu não arriscaria de viajar sem a carta internacional de motorista.

A proposito, a Silvia, dentro das excelentes dicas que passou, falou sobre malas…na grecia, minhas malas aumentaram por conta de umas comprinhas…no primeiro ferry que pegamos, subimos as escadas com as malas, ufa…, só depois descobrimos que no primeiro piso, junto com a garagem de carros e caminhoes, que havia um compartimento na lateral para deixar as malas maiores. Em outra viagem com ferry, então, colocamos nossas bagagens maiores lá num lugar que achamos mais seguro. No meio da viagem, o meu marido chegou a descer para conferir a bagagem, e na saida, descemos rapidinho e pegamos as nossas bagagens.

Mas sem duvida, o ideal é viajar com pouca bagagem!!

    Eu aluguei uma scooter em Mykonos com a própria habilitação brasileira. Recomendo muita experiência, pois te dá uma sensação de liberdade bacana e as distâncias não são tão grandes.

    Já em Santorini as distâncias são maiores, principalmente se você ficar em Oia, portanto achei a Scooter um pouco desconfortável para enfrentar o desafio. Preferi alugar um carro pequeno e não me arrependi.

Roberto, eu fiz mergulho com cilindro em Mykonos. Na parte onde fui, a água era beeem gelada e com pouca vida marinha (mas a visibilidade era ótima). Alugamos carro em Mykonos e Santorini com a carteira de habilitação brasileira mesmo. Sobre cancelamento de barcos: durante o período que estivemos em Santorini, os ventos estavam extremamente fortes. Os vôos atrasaram e cancelaram os barcos, todos os passeios inclusive (estivémos lá na terceira semana de maio do ano passado). Apesar de não conseguir fazer passeio de barco, aproveitamos muito a ilha. Boa viagem!

Pessoal, vcs são show! Obrigado pelas dicas para ilhas gregas.
Irei começar o refinamento do planning do roteiro. Dúvida de aluguel de carro ou scooter: tenho somente carta de motorista de automovel brasileira. Nas ilhas, é exigido carta internacional de motorista? E para scooter, precisa ter carta com categoria de motocicleta?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito