Emília na Grécia

Santorini (foto: Emília Fernandes)
Santorini (foto: Emília Fernandes)

Existem duas maneiras de blogar uma viagem. Uma é no calor (e na pressa) do momento, quando o blogueiro sacrifica uma ou duas horas do seu dia para fazer uma polaroidezinha daquela etapa.

A outra maneira é depois de voltar, e devagarzinho. É bom para todo mundo: o blogueiro pode saborear a viagem de novo, e o leitor tem o panorama completo.

A querida Emília Fernandes é uma mestra do slow-blogging de viagem. A série de posts sobre as ilhas gregas n’A Turista Acidental está magnífica. E, no final das contas, o timing é perfeito: aposto que tem muita gente aí começando agora a planejar sua viagem pelas ilhas no ano que vem :mrgreen:

Rodes (foto: Emília Fernandes)
Rodes (foto: Emília Fernandes)

Você pode entrar na categoria Grécia ou começar pelos lugares que mais lhe interessem:

Atenas: Reconhecimento de terreno

Acrópole: Verdadeiros clássicos

Ágoras: Devaneios privados em espaços públicos

Raspa do tacho

Delfos: A pitonisa leu o meu destino

Meteora: Cadê o sol que estava aqui?

Milos: a primeira ilha grega a gente nunca esquece

Milos: vilarejos mil

Velejando em Milos

Santorini: É tudo verdade

Santorini: No centro da caldeira

Santorini: Aqui, ali e em toda a ilha

Mikonos: sem balada

Delos: No centro do mundo

Mikonos: Um guarda-sol para chamar de meu

Rodes: Para voltar um dia

Rodes: Perdida na cidade antiga

163 comentários

Oi Boia, vou a Grécia no final de julho. Dando uma olhada no Blog, via que as indicações de hoteis são antigas. Ainda posso confiar?

Obrigada, Boia. Acho que setembro será um mês bom mesmo. Agora só falta fazer uma pesquisa de preços.

Oi, Boia! Qual a melhor época para ir à Grécia: julho ou setembro?
Quero aproveitar bem as ilhas em pleno funcionamento, com calor suportável, preços melhores e sem lotação máxima, por isso já excluí o mês de agosto.Obrigada. Mariana

    Olá, Mariana! Setembro tem menos gente e as ilhas ainda estão funcionamento plenamente. Se quiser alguma festa, porém, prefira julho.

Gente, primeira semana de maio ainda é frio para visitar as ilhas? Devo estar de férias de 15 de abril a 15 de maio do ano que vem e a Grécia é um sonho. Queria ir curtir praia. Posso até adiar as férias por um mês, mas aí perderia a companhia de uma amiga querida que quer ir também, que não pode tirar férias depois. A Fernanda já disse aqui que maio é meio friozinho, mas é uma temperatura que inviabiliza um banho de piscina ou de mar? Procurei pelas médias de temperatura de Santorini no Wheather Channel e não tem
Obrigada,
Marcelle

    Olá, Marcelle! O tempo já estará agradável, mas estará frio para pegar praia, sim. Se você quer Grécia com intenção séria de praia, deixe para o finzinho de maio, começo de junho.

Miriam,

Qual é a melhor forma que você acha de fazer, pensei em 7 ou 8 dias: Atenas, Mikonos, Santorini e Ios.
Comprar o aéreo pela Aegean (mesmo sendo mais caro mas economiza tempo de ferry); ou o ferry?
Irei em agosto e quero curtir praia e as festas.. pretendo ficar 1 noite em Atenas.
Qual a melhor forma de locomover entre estas ilhas?
Me falaram em comprar os passeios de barco pois os guias já tem todos os esquemas (www.busabout.com) ou algum outro, você conhece? indica?
Eu saio da Croacia para a Grecia, pretendo pegar um vôo direto para Atenas e aí começar a rota.

Obrigada!!

    Oi Luiza,

    Eu não conheço este esquema que voce mencionou. Dei um overview no site que vc indicou e parece legal para pessoas jovens e que querem curtir festas, até pq é garantido que terá companhia. Se vc é jovem, quer curtir festas e lhe disseram que os pacotes deles são bons, pareceu-me boa opção, até para ganhar tempo.
    Quanto a se locomover entre as ilhas, se vc for utilizar o ferry normal de linha, sugiro que verifique o percurso que ele faz e os horários, pq o percurso é fixo e as vezes para ir de uma ilha para outra ele passa por várias e o que vc pensa que vai ser rápido vai demorar mais. O ferry é muito confortável tranquilissimo. Importante: o ferry que me refiro é o HIDROFOIL HIGH SPEED, não pegue o ferry normal que leva o dobro do tempo. Eu usei o Hellenic Seaways entre Mykonos e Santorini, muito bom.
    Se vc não pegar pacote pronto eu sugiro o seguinte: veja o trajeto do ferry para estabelecer a ordem das ilhas que vai visitar (parece-me que seria Santorini, Ios e por fim Mykonos salvo engano). Faça estes trechos de ferry.
    De Atenas para Santorini e de Mykonos para Atenas veja quanto tempo leva de ferry e de avião (no caso do avião, some o tempo que tem que chegar antes no aeroporto), bem como se os horários estão de acordo com suas necessidades. Caso não haja muita diferença no tempo e o horário for OK, fique com o speed boat, vc compra o bilhete pela internet, qdo estiver lá tem que ir retirar o ticket na loja (faça isto durante o dia qdo estiver passeando, eu troquei o meu qdo voltei de Delos a loja e do ladinho do porto de chegada), e chegue no porto 15 minutos antes não precisa mais.
    O voo é rapidinho e a Aegean é ótima, mas tem check in, tem que chegar no mínimo uma hora antes, qdo chega tem que esperar a mala, então, as vezes a gente não ganha o tempo que estimava.
    De Atenas para Mykonos eu peguei voo a noite (vinha de Istambul) e a noite não tem barco, então para mim o voo foi ótima solução. De Santorini para Atenas fui de avião, mas na época eu não fiz essa avaliação que te propus, porque eu achava que ia ter enjôos, que seria desconfortável, e blá, blá, blá. Mas não foi o que aconteceu.
    Se vc comprar o aéreo com antecedencia, consegue ótimas tarifas.
    E já que vc gosta de festas vai uma diquinha: em Mykonos, chegue na praia Paradiso por volta das 16 hs, pegue uma mesa no Bar Tropicana e peça um drink. Caso não tenha almoçado pode comer que tem coisas deliciosas e não é caro. Dalí a pouco começa a rolar música com DJ, duas moças começam a dançar em cima de um palquinho e tem um italiano em trajes mínimos que fica falando com a galera. É muito legal de se ver divertimento garantido. Pessoas de várias nacionalidades, muitas tomam drinks dentro de um balde, uma melancia, etc. Tem um palco maior para que todos os presentes subam e dancem. Então se quiser pode se divertir dançando e bebendo ou assistindo, só não se diverte quem não tem espirito esportivo. Fora isso tem uma discoteca famosa que não me lembro o nome agora que é para ir no final da noite.

    Abraços e divirta-se

Pessoal vou à Grécia e Turquia em setembrro e esotu finalizando meu roteiro. Irei passar 6 dias na Grécia e pretendo reservar 2 dias para Atenas, para conhecer a Acropole e os museus e nos demais dias gostaria de reservar um dia pra conhecer as ilhas Poros, Aegyna e Hydra e estou cogitando fazer um passeio também por Delfos e Meteora. Minha dúvida é q estarei sozinha e meu inglês não é sensacional então pensi em fazer algumas excursões mesmo. Achei a empresa City Discovery, mas não vi quase nenhuma citação na internet de pessoas que já viajaram com eles. Alguém sabe me dizer se é uma empresa confiável pra comprar passeios?
Obrigada!!

Creta é divina, a ilha é enorme. Tem coisas para fazer para todos os gostos. Ficaria no mínimo os 3 dias que você estava pensando. Outra coisa estar sem carro ou moto em Santorini é uma roubada. Nós andamos de ônibus e foi barra, hehehe

Eu alugaria carro para ir até Meteora e Delfos, e foi o que eu fiz, vc pode ler no http://www.turomaquia.com. Não coloco os links porque estou migrando e está tudo meio confuso neste momento hehehe Sem carro em Meteora é bem complicado, e vc perde a mobilidade, e com o carro pode ir no contra-fluxo das excursões de ônibus. Sem contar que dá para subir de noite e ver aquela maravilha com as estrelas.
As estradas são razoáveis e comprando um bom mapa Michelin ñ tem problema nenhum.

Andréa,

Fui para a Grécia no ano passado qdo fiz Atenas, Mykonos e Santorini pois não tinha dias para fazer outros locais. Pela minha experiencia, gostaria de te sugerir o seguinte: fazer primeiro toda a parte histórica e deixar as ilhas para o fim pq aí voce volta descansada para o Brasil. Eu fui para a Turquia tb e fiquei exausta com dores nas pernas de tanto andar e muito sobe e desce por terrenos acidentados, o que acho que não deve ser diferente nos passeios que voce fará. Atenas já posso dizer que tb é bem acidentada e o gostoso é andar bastante a pé. Acho interessante voce ir a Atenas no fim de semana, pq os hotéis nas ilhas são mais caros e voce já dá uma economizadinha, além disso na segunda feira só abre uma parte da Acrópolis não dá para ver tudo e eles tem um ingresso mais economico que te dá direito a ver tudo.
Como não há voos diretos do Brasil, sugiro que voce use uma cia aérea que tenha voo da última ilha que voce visitar para a cidade daonde vai voltar. O último lugar que fui foi Santorini e eu tinha comprado passagem da Aegean para Atenas para de lá ir para Roma pois fui de Alitália. Qual não foi minha surpresa ao ver a qtidade interminável de voos de Santorini para Roma e inúmeras outras cidades da Europa? Se eu soubesse, teria comprado meu voo direto de Santorini para Roma para voltar ao Brasil!!!
Se voce quer fazer tour em espanhol em Delos, tem que verificar os dias que tem para poder programar sua visita a Mykonos, pois não tem todos os dias, apenas em ingles. Sugiro que compre a entrada no hotel que não é mais caro, e tem lugares que vendem mais barato mas qdo a pessoa chega na ilha “descobre” que tem que ver tudo sozinha, não está incluído o guia, e é imprescindível o guia que vai te mostrando os sítios e dizendo o que os povos faziam naquele local, etc.
Quanto a Santorini eu fiquei em Thira perto do centrinho e achei a melhor escolha. E se fosse voce não ficaria em hotel caro (digo isso pq o hotel foi o local onde eu menos fiquei). Oia é lindo mas para passear, ver o por do sol e comer num restaurante além de ficar passeando a pé. Mas os hotéis ficam na encosta, ao ver aquilo suspirei de alívio por não ter ficado lá, a menos que voce não seja como eu que tenho rodinha nos pés. É uma ladeira que não acaba mais com centenas de degraus, imagina cada vez que voce quiser passear. Além disso é longe de tudo. Nós alugamos um carro e todos os dias íamos para algum lugar da ilha que tem várias praias. Tirando a noite que fomos passear em Oia, íamos a pé no centrinho passear o que era uma delícia. Ruelas estreitas e tortuosas, com inúmeras lojinhas com tudo o que voce possa imaginar, inúmeros restaurantes e danceterias!!! Tem também uma praia cujo nome não me lembro agora mas acho que não vai ser difícil voce identificar, que é toda de pedras pretas. Lá também é um bom local para ir a noite, não fui pq não deu tempo, mas tem muitos barzinhos com música e baladinhas.
Boa Viagem!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito