Andar com fé eu vou: você já fez turismo religioso? 1

Andar com fé eu vou: você já fez turismo religioso?

Círio de Nazaré, em Belém

[Círio de Nazaré]

A Jornada Mundial da Juventude se aproxima. Entre 23 a 28 de julho, no Rio de Janeiro, são esperados 2 milhões de jovens católicos do mundo todo para um encontro com o Papa Francisco, em sua primeira vinda ao Brasil.

Peregrinos e fiéis poderão participar de diversas atividades e celebrações, entre elas a Acolhida ao Papa e a encenação da Via Sacra, nos dias 25 e 26 de julho, em Copacabana, e a Missa de Envio, que será celebrada pelo Papa no dia 28 de julho, numa estrutura monumental que está sendo montada em Guaratiba, chamada Campus Fidei.

Os cariocas que têm como religião viajar poderão aproveitar o “Feriado do Papa”, concedido pelo município, para passear entre a tarde do dia 23 de julho e a manhã do dia 29. Amém!

Aliás e a propósito, vamos falar de turismo religioso? Visitar ruínas de locais sagrados, templos, mesquitas, igrejas e sinagogas tem muito a ver com fé, mas também com história e arquitetura. Costumam entrar nos roteiros de viajantes com ou sem religião, e podem deslumbrar a todos igualmente.

Aqui no Viaje na Viagem contamos sobre a missa afro-baiana da Terça da Bênção em Salvador e o Círio de Nazaré em Belém. Explicamos como chegar a Fátima, à Mesquita de Córdoba e como ir ao Corcovado.

Os leitores já relataram sobre ir a Israel com excursão e também como assistir a cultos gospel no Brooklyn.

Queremos saber de você: que locais ou cidades você já visitou que foram inesquecíveis por algum significado religioso especial? Que templos achou notavelmente bonitos? De que cerimônias religiosas participou como atração turística?

Aos comentários!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


36 comentários

Difícil não falar de Israel nessa enquete…sem dúvida o local que mais me chamou a atenção em se tratando de religião, e até para pessoas como eu, católica não praticante, foi impossível não sentir aquele frio na barriga e aquela emoção ao passar pelas ruas de Jerusalem, ao ver um batismo no Rio Jordão e ao passar pelos lugares sagrados que tanto ouvimos falar!!!
Bali também foi uma experiência incrível, pois você vê a fé das pessoas no dia-a-dia… eu e minha mãe ficamos boquiabertas como aquele povo viver com a religião no meio delas.

Eu adoro igrejas e as visito em todo lugar aonde vou. Já estive duas vezes em Roma para a Semana Santa, e uma para uma canonização, e é incrível. A minha recomendação, além das grandes basílicas romanas, é a igreja de São Clemente (pertinho de São João do Latrão), tem mosaicos espetaculares.

Já fiz bate-voltas especificamente por motivos religiosos/artísticos: ver o ciclo de afrescos da Verdadeira Cruz em Arezzo, e os mosaicos das igrejas de Ravenna. Queiramos ou não, acho que temos de reconhecer que algumas das maiores obras de arte desse mundo foram criadas por causa da fé.

Sou católico, mas não deixo de visitar outras igrejas — fiquei extasiado, por exemplo, com a Abadia de Westminster e a capela do King’s College em Cambridge.

E, na Cidade do México, fiz questão de ir ao santuário de Guadalupe. É um lugar realmente especial. Confesso que acho a basílica nova modernosa demais pro meu gosto estético, mas o lugar todo é incrível, pude subir o morro até o local das aparições, é bem emocionante.

Visito sempre as igrejas nos lugares onde vou. A experiência do “scavi tour” (visita ao túmulo de São Pedro), seguindo as dicas daqui do VnV, me encheu os olhos de lágrimas. Sempre me emociono! E vou incluir nas minhas orações a ótima dica da Carla Andrea: rezar todo dia para ganhar mais dinheiro para fazer mais turismo!

No meu caso Cascia e Assisi na Itália.Porém se tiver uma igreja no meu caminho entro e adorei conhecer as mesquitas na Turquia.

Estava aqui me lembrando. Alem de todas do comentario acima, tb ja estive 3 vezes em Aparecida, sendo 2 para assistir a missa. E estive tb numa igreja protestante no Harlem em NY, a Salem United Methodist Church. Gostei bastante!

Como sou à-toa aproveito para conhecer as melhorias em Aparecida, Bonfim, Fátima e/ou algum lugar do tipo, mas sempre longe das datas das festividades.

Nunca fiz turismo religioso especificamente – mas adoro uma igreja. Tento ver as catedrais de todos os lugares que vou, e mesmo igrejas menores me interessam.

Não sou católico, mas as igrejas (especialmente as mais antigas) são sempre lindíssimas em sua própria arquitetura e nas obras de arte delas.
Especialmente na Europa, faz muito sentido ‘gastar’ horas dentro de algumas igrejas.

E vai: alguns acham a trilha inca ‘mística’ – não foi meu caso, mas…. 😉

O Círio de N. Sra. de Nazaré faço todos os anos! Afinal, sou paraense e vivo em Belém. Em função da devoção à Nazica, quando fui a Portugal fiz questão de ir à Igreja dela, na cidade de Nazaré, pois foi de lá que herdamos a nossa padroeira. Já estive em Fátima, mais de uma vez, assistindo às missas, à procissão das velas e sendo contaminada pelas boas energias que esses lugares têm.
Em 1997 acompanhada de meu pai, fizemos uma excursão com integrantes da igreja que frequentávamos. O padre era o “guia”! O roteiro era “espiritual”, baseado nas andanças de Santo Inácio, padroeiro dos jesuítas. Visitamos o Santuário de Lourdes, na França, o santuário de N. Sra. de Montserrat, que fica no alto de um monte, às proximidades de Barcelona, visitamos Roma, e a viagem seria até Israel + Jordânia. Porém, meu pai faleceu em solo italiano e tive de voltar pra casa mais cedo…

Já estive no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, no México, e foi uma ótima experiência. Mesmo para quem não é católico, vale a visita pela arquitetura e cultura local. Aparecida, em SP, também é muito bacana e com boa estrutura!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito