Espanha e Portugal no inverno, pro Renato (e pra Vanessa)

Sevilha, dezembro de 2002

Sevilha, dezembro de 2002

O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.

A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.

Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.

Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.

Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.

Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).

Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.

E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?

161 comentários

Isabel, sou carioca e moro no Rio de Janeiro e sempre sou bem recebida em Portugal. Gosto de comer bem e visitar novas regiões da terra de meus pais. Minha primeira vez foi em 1987 e de lá para cá percebo as mudanças, para melhor, como: estradas, turismo e serviços. Parabéns pelo seu belo país.

Obrigada pela vossa recepção. A Vera está a morar em Portugal?
Sim, tinha-me esquecido – para além do peixe grelhada, as pessoas adoram choco frito.

Isabel, nós fomos muitíssimo bem tratados em Setubal. A serra da Arrábida e Galapinhos realmente valem a pena.

Isabel, adoro Setubal, adoro comer chocos. Estou programando passar o Ano Novo (15 dias) entre Lisboa, Setubal, Evora, Porto e Guimarães. A Serra da Arrábida é muuuuito bonita.

Olá
A velocidade de posts é tão grande que~nem consigo chegar a tempo a nada. Com o início do ano lectivo estou cheia de trabalho.
Já muitas dicas dicas foram dadas, acho sim que devem vir para Porugal no Inverno, sobretudo para o Sul. O alentejo é sempre bonito em qualquer época.
Priscila pela primeira vez vi a minha região (Setúbal/Serra da Arrábida) por aqui e fiquei deliciada. Eu já escrevi – não me ligam!!! Quem vem a Lisboa, deve alugar um carrinho e fazer uma pequena rota a sul. Há poucos sítios em Portugal com a beleza da Serra da Arrábida. Chegados a Setúbal (pronto, está bem – há cidades melhores…) pontos-chave “Jardim da beira-mar”, Largo do Bocage (estátua paga com ajuda de brasileiros amantes deste nosso poeta) e Avenida Luísa Todi com os seus muitos restaurantes de peixe grelhado.

Nós estivemos nos Pirineus em março e adoramos muito, gostamos tanto quanto a Suíça, sem falar nos preços bem mais em conta. Estava frio, mas eu sempre digo que com as roupas certas não há sofrimento (e eu sou muito friorenta!).

Portugal estivemos agora no verão e estamos fazendo uma série de posts sobre o Algarve. Lá tem uma dica de rota pelo interior que me pareceu super bacana e dá para baixar o guia em pdf.

Nosso blog é http://www.inquietos.wordpress.com

Oi, Renato e Vanessa
Os Pirineos están a mais de 1000 quilômetros de Sevilla. Em Andalucía não faze tanto frío, mas em os Pirineos há neve certamente em inverno. Eu penso que Espanha é linda em primavera e outono, mas não tanto em pleno inverno e verão (por o frio e calor extremo, em algunas áreas do país)
Um saludo

Já viajei no inverno pela Espanha, e o pessoal já deu bastante dicas acertadas por aqui.

O que gostaria de acrescentar é que uma escapada, sim, aos Pirineus pode valer muito a pena. Como eles são mais baixos que os Alpes, acabam sendo mais bonitos (na minha opinião) porque mesclam aquela vegetação desfolhada de inverno amarronzada com picos nevados. Minha sugestão é uma visita a Andorra, que nào fica longe de Barcelona: as estradas nunca fecham (só bem eventualmente), o lugar é um pouco muvucado, mas nada que chegue perto de Chamonix ou Cortina d’Ampezzo ou Zermatt. E Andorra fez e está fazendo um ótimo trabalho para não ser apenas “mais uma estação de esqui”. Tem uns dois museus novos, um centro que foi todo revitalizado com restaurantes legais, e no entorno (raio de 70 km) algumas vilas típicas das montanhas ótimas para se visitar.

Andorra fica a 2h40 de Barcelona por carro, e tempo parecido desde Toulouse na França. Não tem estação de trem lá em Andorra, a mais próxima fica no lado francês, há uns 20 km da fronteira.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito