Espanha e Portugal no inverno, pro Renato (e pra Vanessa)

Sevilha, dezembro de 2002

Sevilha, dezembro de 2002

O Renato Mechica só pode viajar em janeiro e está pensando em ir para o sul da Espanha (Andaluzia), continuando a Portugal.

A dúvida principal dele é se estará frio demais para aproveitar. E se estiver frio mesmo, se não valeria a pena trocar a parte de Portugal por uma extensão aos Pirineus, as montanhas relativamente próximas a Barcelona, para ter um gostinho do inverno ibérico.

Já a Vanessa tem 10 dias entre o Natal e o Réveillon para viajar por Portugal e está com dificuldades para decidir.

Achei que dava para reunir as duas perguntas numa enquete só, e assim beneficiar a todos os que queiram viajar para a Europa no inverno sem enfrentar um frio rigoroso demais.

Começando pela minha experiência: estive na Andaluzia em dezembro de 2002 e peguei dias lindos. Fez sol quase todos os dias, e depois de caminhadas acabava sempre tirando o casaco. Por tudo o que leio por aí, a Andaluzia é um dos lugares da Europa onde não há dúvidas de que é melhor ir no inverno do que no altíssimo verão.

Fui a Portugal nesta época duas vezes. Estive em Lisboa em dezembro de 2001 e em Lisboa, no Bussaco, em Chaves e no Porto em dezembro de 2002. As duas vezes o tempo esteve mais cinza do que ensolarado; no norte de Portugal peguei bastante chuva (o que é bastante normal nesta época do ano). Acho que Lisboa fica bem mais bonita com calor (o frio tende a acentuar sua melancolia), mas a temperatura é perfeitamente palatável. Em 2001 tirei o casaco algumas vezes (em 2002, não).

Para a Andaluzia recomendo ler a Paula Bicudo. Para Portugal, o Arnaldo (leia também este, este e este posts) e a (que já esteve por lá no inverno duas vezes). Para os Pireneus, a Carmen.

E você que já foi à Península Ibérica no inverno, o que recomenda para os nossos queridos consulentes?

161 comentários

Visitante antigo do site, pela primeira vez usando os comentários. Estive há cerca de 02 semanas em uma viagem de 08 dias por Portugal, de Lisboa ao Porto, com paradas para dormir em Óbidos e Coimbra. Não poderia ter pego um clima melhor, frio suportável (ainda mais para os naturais de Recife e com uma bebe de 02 anos) e ceú azul. Durante o dia, em alguns momentos dá até para tirar o casaco e fazer uma graça. Acho um destino altamente recomendável para quem quer ir a Europa em Janeiro sem congelar, e melhor, comendo bem e pagando preços brasileiros.

Nota-se que na maioria dos comentários não sabem do que falam. Temperaturas agradáveis, sim, mas no sul de Portugal, incluindo Lisboa, onde a maioiria de vocês foram. Venham ao Norte de Portugal e sintam o frio, mais propriamente nas regiões do interior, onde as temperaturas são frequentemente negativas e onde neva. Depois digam-me se o Norte é quente.

Uma observação importante! Não pegamos nenhum diazinho de chuva! Apenas uma garoinha bem de leve em Madrid, apenas um dia!

Estava lendo algumas coisinhas aqui sobre as dúvidas e angústias em conhecer a Espanha e Portugal no inverno e resolvi deixar aqui a minha bela e inesquecível experiência!
Por enquanto a minha se limita apenas à Espanha, mas ao que tudo indica conhecerei Portugal no inverno do ano que vem!
Sobre a Espanha posso dizer que foi perfeito! Fiquei lá de 12 a 27 de janeiro do ano de 2008, em lua de mel!! Será que foi por isso que achei tão perfeito?! Com certeza ajudou, mas com certeza não foi apenas por isso! Começamos o nosso itinerário por Madrid. E foi incrível! Nunca havíamos saído do país e de repente nós dois, ambos arquitetos, nos embriagamos pela beleza daquela mega cidade! Tudo tão diferente! Tão lindo! O tempo?! Friozinho mais que gostoso! Muito frio sim! Mas nada que estragasse o brilho do Sol! Muito frio, mas brilhante! Ah! Também passamos um dia em Toledo! Coisa maravilhosa! Frio, bem frio, foi a cidade mais fria que fomos, mas mesmo assim era agradável!!No 4º dia pegamos um trem e chegamos em Sevilla…Aaaa Sevilla! Um amor à parte! À primeira vista confesso que fiquei decepcionada, afinal de contas havia saído de uma mega cidade, para ir para uma outra que era o oposto…Mais bucólica, mais intimista, mais criancinhas, laranjeiras…A primeira impressão se foi e a que ficou foi a melhor possível! Ficou a impressão dos dias ensolarados mais maravilhosos que alguém pode presenciar! Sabe aquele tempinho bem fresquinho com um Sol mega brilhante?! Assim é essa cidade! Me apaixonei perdidamente por Sevilla! Depois fomos para Granada! Linda de viver! E quem vai lá não pode deixar de conhecer Alhambra, a arquitetura linda e maravilhosa deixada pelos árabes!! Tempinho perfeito! Friozinho gostoso com Sol! E por último BARCELONA! Piramos lá! Gaudí, Gaudí e Gaudí!! Minha nossa! O cidade exuberante, minha gente!! E o frio? Frio que se mistura com calor em alguns momentos do dia, muitíssimo agradável também! Resumindo, conhecer a Espanha no inverno é, com certeza, perfeito! Recomendadíssimo, pelo tempo e pela beleza única desse país!!!!
Beijo,
Maria Lídia

Irei passar uma semana em Lisboa ,inclusive o reveillon ,no hotel Vilagalé ópera.Oriente-me o mínimo que devo levar ,ficarei muito grata.

Irei passar o reveillon em Lisboa no hotel 4 estrelas.Quais os trajes feminino e masculino deveremos usar? apesar de ser frio os hoteis tem calefação,mas estou confusa,por favor me oriente.

    Em ambientes fechados você pode usar até vestido de alcinha se quiser, Lourdes. Sempre estará quentinho.

    Na Europa você sempre vai encontrar um lugarzinho para guardar seu sobretudo/casacão na entrada — seja uma chapelaria, seja um cabideiro.

    O traje do Réveillon é roupa de festa. Não há a cultura do vestir branco.

    Se a Lourdes vai para o mesmo hotel da Ana Cláudia não deve ficar a pensar no que escrevi anteriormente.
    Esse hotel é muito moderno e interessante, pelo que a música e o ambiente hão-de ser bons.

    O problema em Portugal é que em todos os locais há sempre uma misturada de roupa. Há imensa gente que não se arranja nada de jeito, mesmo na passagem de ano. No entanto, como é num hotel, é mais seguro ir com um vestidinho menos “casual”, ou calça com uma blusa mais elegante. As senhoras usam imenso preto nessa noite, até é um bocadinho enjoativo… Pode comprar cá. As lojas Zara ou Mango estão cheias desse estilo a preços acessíveis, embora de qualidade mediana.
    Quanto ao homem é melhor ir de fato (= terno) e gravata, ou pelo menos de blaser. Se o ambiente estiver mais descontraído poderá tirar a agravata, pelo que será melhor levar uma camisa que seja gira (=bacana) sem ela.
    Prepare-se para sambas do tempo da sua avó (“É dos carecas que elas gostam mais…”), comboiozinhos e chapelinhos de papel na cabeça com ar deprimente.
    Tenho um trauma das passagens de ano em hoteis com os meus pais, se calhar agora tudo é muito mais divertido e estou a ser pessimista. Espero que tenha uma óptima passagem de ano.

    Qualé Beto! Pra quem dançou a Macarena (fazendo trenzinho) vestindo bermuda de tergal, sapatos pretos e meias brancas na praia em Cancún… hehe, um comboiozinho e um chapelinho de papel não vão fazer tanta diferença, não acha? 😆

    Quanto ao dito carnavalesco… concordo plenamente :mrgreen:

    Os homens deste blogue são todos carecas? (Tou também a pensar no chefe)

    Eu NUNCA alinho em comboios. Ou danço a sério ou não danço. Comboio faz-me sempre lembrar homens suados e vermelhos, já em camisa (gravata e casaco voaram há muito) em casamentos portugueses na província (termo completamente fora de moda).
    Até temos um cançãozita popular para acompanhar chamada “Apita o comboio”. Aparece no intervalo de “Quem sabe, sabe, conhece alguém…” e “Olha a cabeleireira do Zézé”. Pode?

E para a noite de Natal em Lisboa…Será que terá algum lugar aberto? Ninguém comemora fora de casa????
Sugere outa cidade perto em Portugal mais animada?
Quanto ao dia 31 já comprei a idéia….Puerta del Sol vamos lá….
Obrigada..

    Luiza, noite de Natal não é “animada” em canto nenhum… ou você faz ceia em casa (ou no hotel) ou reserva um restaurante… ou vai à missa…

Passarei o natal em Portugal e ano novo em Madri. Onde posso ir para festejar à noite?
Adoro seu blog..muiiiiiiiiiiiiiiiiito bom….Toda viagem consulto, mas não achei nada a respeio de festas no final do ano..

    Luiza, Madri é uma das (poucas) cidades da Europa em que vale a pena estar na rua à meia-noite. Há uma grande festa na Puerta del Sol, e todos comem 12 gomos de uva, uma a cada badalada da meia-noite.

Riq, talvez role uma segunda viagem á Paris este ano (agora acompanhando uma delegação do Governo). Qual a média de temperatura entre a ultima semana de novembro e a primeira quinzena de dezembro????

    Segundo o Weather.com, entre 2 e 9 graus.

    (Essa semana eu mando teu livro, promise!)

olá!
vou para portugal e passarei em pontevedra, santiago e depois madri no inicio do Mês de março gosaria qué me informasse se é muito frio e chuvosa nesse período.
Quais as dicas de hospedagem charmosa e de bom preço?
um abraço

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito