Estrada Paraty-Cunha: Pedra da Macela

Estrada Paraty-Cunha ganha novo calçamento e pode ser usada durante o dia

Estrada Paraty-Cunha: Pedra da Macela

Excelente notícia que acabou de chegar no email da Redação: a estrada Paraty-Cunha, que liga a cidade serrana paulista ao vilarejo colonial fluminense, foi reaberta ao tráfego nesta sexta, 1º de julho, com a entrega do trecho da RJ 165 que estava em obras há anos.

Antes da construção da Rio-Santos, em 1972, este era o único acesso possível a Paraty, num traçado inalterado desde os tempos da Estrada Real.

Dos 46 km entre Paraty e Cunha, 10 km atravessam o Parque Nacional da Serra da Bocaina, e por isso não são asfaltados. Este trecho ganhou calçamento de paralelepípedos modernos (os bloquetes) e uma série de restrições de uso: a velocidade máxima é de 20 km/h, e o tráfego está liberado apenas entre 7h e 17h.


pousada-literaria-3
Onde ficar em Paraty?

A idéia não é economizar tempo, mas usar a estrada como quem faz um passeio. A parada mais bonita é ainda no lado paulista da estrada (SP 171), no km 66: ali, uma caminhada de 2 km morro acima leva a esta vista da Pedra da Macela que você vê no alto do post (enviada pelo pessoal da divulgação). A 1.840 metros acima do mar, é possível avistar Paraty, a baía de Ilha Grande e até Angra dos Reis.

Leia mais:


Paraty dicas

15 comentários

Passei está semana nesta estrada e apenas o trecho chegando perto do Planalto não está em boas condições, porém está em obras. As pessoas que reclamam fazem sem razão. Basta dirigir com atenção e na velocidade recomendada que é de 20km. Vi uns irresponsáveis muito acima disto. Querem o que? Tem gente que reclama de tudo. Até da rodovia dos Bandeirantes reclamam.
Andem com atenção e respeitem as leis de trânsito.

Oi trecho que sai de Para tu para Cunha está péssimo, só melhora no lodo que vai para São Paulo. Antes o lado de a Paraty está péssimo.

Boa tarde,
Passei pela estrada do Cunha dia 29/04/17 e gostaria de dizer q vale muito a pena conhecer pois o visual eh fantástico.
A estrada requer sim atenção pois eh bem estreita.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.