dicas de Montreal

Como pedir o eTA, a autorização de viagem que dispensa o visto para o Canadá

Desde 2017 brasileiros podem viajar ao Canadá sem visto – apenas com uma autorização eletrônica de viagem, o eTA.

Para isso, é necessário ter visto americano válido (no momento do pedido do eTA – não necessariamente no momento da viagem) ou ter viajado ao Canadá nos últinos 10 anos. Além disso, é obrigatório chegar ao Canadá por via aérea.

Veja os detalhes.

Requisitos para obter o eTA

Para conseguir o eTA e ficar dispensado do visto convencional, é preciso cumprir esses requisitos:

  • Ter visto americano válido no momento do pedido ou ter viajado ao Canadá nos últimos 10 anos
  • Entrar no Canadá por via aérea (viagens rodoviárias ou marítimas estão excluídas do eTA)

O custo é de 7 dólares canadenses. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Não tem problema se o seu visto americano já tiver vencido quando você viajar ao Canadá. O visto americano só precisa estar válido no momento do pedido do eTA. Depois, o que vale é o eTA, não há mais nenhuma relação com o seu visto americano.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA .

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, mas apenas enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Com quanta antecedência posso solicitar o eTA?

O quanto antes – já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

E se a minha entrada no Canadá for por fronteira terrestre ou marítima?

Se a sua primeira entrada no Canadá for por ônibus, carro, trem, navio ou ferry-boat, você não tem direito ao eTA. Vai precisar solicitar um visto canadense convencional.

Posso entrar por via aérea, sair e retornar por via terrestre ou marítima?

Sim, pode, desde que esteja dentro do tempo de permanência concedido pelo agente de imigração quando você entrou por via aérea.

E se o meu visto americano estiver vencido no momento da viagem?

O seu visto americano precisa estar válido no momento de solicitação do eTA. O Canadá usa o visto americano como uma triagem: se você passou pelo crivo do consulado americano, já está OK.

Depois que você já emitiu o seu eTA, não tem problema se o seu visto americano vencer. O que vale, a partir da emissão do eTA, é a validade do eTA – ninguém no Canadá vai pedir para ver o seu visto americano.

E se o meu visto americano estiver válido no momento de pedir o eTA, mas num passaporte vencido?

Não tem problema. Da mesma maneira como o seu visto continua válido para entrar nos Estados Unidos, continua válido para você solicitar o eTA.

Tenho que levar o passaporte vencido para entrar no Canadá?

Não. O seu eTA está vinculado ao passaporte atual (mesmo que o seu visto americano esteja num passaporte vencido). Apenas o passaporte atual será pedido pela imigração canadense.

(Já caso você viaje também aos Estados Unidos, a imigração americana vai pedir sim os dois passaportes, o vencido onde está o visto e o atual.)

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, e não o canadense.

Na prática, o visto americano vale para os dois países – os Estados Unidos e o Canadá, se você usar o seu visto americano para solicitar o eTA.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1123 comentários

    Boa noite , tenho uma dúvida.
    Se a pessoa com visto de turista EUA válido, tirar o eTA, porém antes de viajar para Canadá for para EUA e ficar mais de 6 meses no EUA, mesmo assim consegue viajar para o Canadá saindo dos EUA?

      Olá, Moises! Se você exceder a sua permanência nos Estados Unidos terá problemas para voltar aos Estados Unidos da próxima vez.

    Caso eu chegue pelo Canadá via aérea, e saia via marítima (cruzeiro só de ida para o Alaska) somente o eTA seria suficiente?

      Olá, Gustavo! O Canadá não se importa do jeito que você vai sair do Canadá. O Canadá só quer que você saia do Canadá antes de vencer a permanência concedida na entrada.

    Para quem ira fazer um cruzeiro com a MSC que sai de Nova York e passa em 03 cidades do Canadá , somente com o ” eTA ” é possivel ir, ou o que fazer por favor?

    Olá! tenho visto americano e pretendo conhecer Vancouver com o ETA, indo de voo de Mia até Vancouver,. Minha dúvida é que uma vez lá, pretendo alugar um carro e atravessar a fronteira para conhecer Seatle, passar algums dias por lá e depois voltar de carro para Vancouver. Será que tem algum problema para regressar até Vancouver por via terrestre?

      Olá, Saulo! Estando dentro da permanência concedida na entrada via aérea, tudo bem.

    Oi! Obrigada pelo post. Atualmente, estou morando nos Estados Unidos. O meu visto é americano e é o F-1. Eu já solicitei o eTA e ele foi aprovado. Gostaria de saber se eu poderia ir de avião dos Estados Unidos para o Canadá e retornar de carro do Canadá para os Estados Unidos.

      Olá, Livia! O único problema é entrar de carro no Canadá. O Canadá não implica com nenhum jeito da gente sair do Canadá, o Canadá quer só ter certeza de que a gente não vai ficar por lá.

    boa tarde , eu pedir meu passaporte , mais tenho o documento do ETA CANADENSE POSSO ENTRA NO CANADA COM PASSAPORTE NO E COM O COCUMENTO DO ETA?

      Olá, Carlos! O eTA precisa estar vinculado ao seu passaporte novo. O visto americano pode estar num passaporte vencido, desde que esteja válido no momento de solicitar o eTA.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito