dicas de Montreal

Como pedir o eTA, a autorização de viagem que dispensa o visto para o Canadá

Desde 2017 brasileiros podem viajar ao Canadá sem visto – apenas com uma autorização eletrônica de viagem, o eTA.

Para isso, é necessário ter visto americano válido (no momento do pedido do eTA – não necessariamente no momento da viagem) ou ter viajado ao Canadá nos últinos 10 anos. Além disso, é obrigatório chegar ao Canadá por via aérea.

Veja os detalhes.

Requisitos para obter o eTA

Para conseguir o eTA e ficar dispensado do visto convencional, é preciso cumprir esses requisitos:

  • Ter visto americano válido no momento do pedido ou ter viajado ao Canadá nos últimos 10 anos
  • Entrar no Canadá por via aérea (viagens rodoviárias ou marítimas estão excluídas do eTA)

O custo é de 7 dólares canadenses. O pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou débito.

O processo é simples, e na maioria das vezes o eTA é emitido automaticamente no momento da solicitação. É possível, porém, que sejam exigidos documentos suplementares, o que então retarda o processo em alguns dias.

Não tem problema se o seu visto americano já tiver vencido quando você viajar ao Canadá. O visto americano só precisa estar válido no momento do pedido do eTA. Depois, o que vale é o eTA, não há mais nenhuma relação com o seu visto americano.

Clique aqui para ir à página de emissão do eTA .

Por quanto tempo vale o eTA?

O eTA vale por 5 anos, mas apenas enquanto o seu passaporte estiver válido. Caso o seu passaporte expire e você tire outro passaporte, precisará tirar um novo eTA (mesmo que o seu visto americano continue válido).

Com quanta antecedência posso solicitar o eTA?

O quanto antes – já que, se o eTA não for concedido, você ainda terá a chance de solicitar um visto convencional. O consulado canadense recomenda que você tire o seu eTA antes mesmo de comprar a passagem para o Canadá.

E se a minha entrada no Canadá for por fronteira terrestre ou marítima?

Se a sua primeira entrada no Canadá for por ônibus, carro, trem, navio ou ferry-boat, você não tem direito ao eTA. Vai precisar solicitar um visto canadense convencional.

Posso entrar por via aérea, sair e retornar por via terrestre ou marítima?

Sim, pode, desde que esteja dentro do tempo de permanência concedido pelo agente de imigração quando você entrou por via aérea.

E se o meu visto americano estiver vencido no momento da viagem?

O seu visto americano precisa estar válido no momento de solicitação do eTA. O Canadá usa o visto americano como uma triagem: se você passou pelo crivo do consulado americano, já está OK.

Depois que você já emitiu o seu eTA, não tem problema se o seu visto americano vencer. O que vale, a partir da emissão do eTA, é a validade do eTA – ninguém no Canadá vai pedir para ver o seu visto americano.

E se o meu visto americano estiver válido no momento de pedir o eTA, mas num passaporte vencido?

Não tem problema. Da mesma maneira como o seu visto continua válido para entrar nos Estados Unidos, continua válido para você solicitar o eTA.

Tenho que levar o passaporte vencido para entrar no Canadá?

Não. O seu eTA está vinculado ao passaporte atual (mesmo que o seu visto americano esteja num passaporte vencido). Apenas o passaporte atual será pedido pela imigração canadense.

(Já caso você viaje também aos Estados Unidos, a imigração americana vai pedir sim os dois passaportes, o vencido onde está o visto e o atual.)

Quer viajar ao Canadá? Faça direto o visto americano!

Se você não tem visto americano e pretende viajar para o Canadá e não tem visto americano, vale mais a pena investir seu tempo e seu dinheiro solicitando o visto americano, e não o canadense.

Na prática, o visto americano vale para os dois países – os Estados Unidos e o Canadá, se você usar o seu visto americano para solicitar o eTA.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    1121 comentários

    Após fazer o preenchimento do formulário, clico no botão para seguir para o pagamento, mas a tela nunca carrega. Aparece a bandeira do Canada com o carregamento rodando em volta o tempo inteiro… Isso já faz mais de meia hora.

    Isto acontece mesmo?
    Se eu voltar em outro momento para tentar novamente, terei perdido tudo que preenchi?

    Comprei passagem para eu, minha esposa e meus filhos de 06 e 04 anos. Gostaria de entender o motivo do meu ETA para o Canada e da minha esposa ter sido aprovado e do meus filhos nao. Alem de demorar mais de 2 semanas para dar resposta deles ainda dao um link onde diz que nao adianta tentar de novo.

      Olá, Fabio! Não sabemos. É a primeira vez que recebemos um relato como o seu.

    Olá, pretendemos embarcar num cruzeiro de 4 dias saindo de Nova Iorque para Halifax (Canadá). Também volta para Nova Iorque.
    Nesse caso o eTa serve ou precisaremos pedir o visto tradicional aqui do Brasil? Enformações desencontradas dentro da própria Royal Caribbean

      Olá, Familia! A empresa está sendo cautelosa e com razão não quer se responsabilizar, porque o agente de imigração do Canadá precisará estar instruído a respeito da interpretação da regra do eTA que permitiria a reentrada por outro meio que não o aéreo dentro da permanência concedida na chegada por via aérea. É uma interpretação, não está escrita na regra.

    Se eu for para Vancouver/Canada via aérea com o eTA e entre em Seattle nos EUA ( tenho o visto válido) via terrestre para pegar um návio para o Alasca, eles aceitam o eTA já validado em Vancouver para embarcar ? Estou com receio da Royal Caribean exigir o visto de turista canadense para o embarque uma vez que tem uma cidade do Canada no roteiro.
    No etinerário do navio tem uma parada em Vitoria/Canada e caso eu queira visitar a cidade eles aceitarão o eTA mesmo sendo via maritima ? Lembrando que a minha primeira entrada no Canada seria por avião com o eTA.
    Obrigada
    Ana

      Olá, Ana! Como está no texto, a interpretação mais atual da regra é que dá para retornar por outra via dentro da permanência concedida na chegada por via aérea. Mas a autoridade que vai liberar a sua entrada precisa estar por dentro disso.

    Ola,

    Irei viajar pelo Worldpacker para Bellingham.
    Tenho visto Canadense – de estudos até seis meses – pois fiz um intercambio em 2018 – o visto ainda está válido – e também tenho visto Americano.

    Vou descer em Vancouver e ir de carro até EUA.

    Posso usar meu visto canadense para descer na cidade de Vancouver e depois usar o americano para entrar nos EUA? Estou com receio do que dizer no Canada. Seria necessário um visto de transito ou retirar o ETA?

    Desde já, muito obrigada.

      Olá, Laís! O Canadá quer que você saia do Canadá antes da sua permanência expirar. Os Estados Unidos só requerem um visto americano para entrar. Não há nenhum problema nesse itinerário.

    Ola, estou tentando pagar o eta com cartão de débito mas não tenho cartão internacional, já tentei com 3 cartões e me aparece sempre transação recusada. Você sabe se precisa ser cartão internacional??

    Vou entrar no Canadá por via aérea passo 3 noites em Vancouver e de lá irei para Seattle onde pego um cruzeiro para o Alasca. Na volta o navio para na Ilha Victoria. Será que posso descer lá com o eTA?

      Olá, Letícia! A interpretação mais apurada da regra vê a possibilidade de voltar ao Canadá por via marítima ou terrestre se ainda estiver dentro da permanência concedida na chegada por via aérea. Mas o agente de imigração lá na ilha Victoria precisa saber disso.

    Vou para o Canada em agosto. Estou com dúvida se posso utilizar somente a AEV para entrar no pais via aérea. Vejo reportagens que dizem ser necessário o visto canadense, para brasileiros. Tenho o visto americano valido. Outra dúvida; Se fizer o pedido de AEV, no momento do pedido eles podem me dizer que com base nas minhas respostas, eu não posso solicitar uma AEV. Necessito de um visto ou outro tipo de documento de viagem para viajar ao Canadá?

      Olá, Patricia! O eTA dispensa o visto canadense para brasileiros que têm visto americano válido no momento da solicitação e vão chegar por via aérea.

    Irei entrar no Canadá via aérea com eta.
    Para sair, pretendo sair via TERRESTRE para os EUA e de lá retornar para o Brasil.

    Posso utilizar o ETA na saída também? Terei problema na entrada para explicar ou a saída independe do visto e o visto é só para a entrada no Canadá?

    Tenho visto americano e eta.

      Olá, Jessica! Tudo o que o Canadá quer é que você saia do país antes de expirar a validade concedida na chegada e não fique por lá como imigrante ilegal.

      Você pode sair do Canadá do jeito que quiser.

      Ao voltar para os Estados Unidos você precisa estar com o visto americano válido. O eTA não tem nenhuma importância ou influência na sua entrada nos Estados Unidos. O eTA substitui o visto de entrada no Canadá. Não tem nada a ver com entrada nos Estados Unidos.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito