Europa A-Z

Este índice leva a todos os posts já publicados de cada destino, em ordem cronológica inversa. Os destinos em MAIÚSCULAS já têm fichas organizadas.

 

1752 comentários

Ricardo,

Sempre evitei viajar para a Europa em julho, por causa do volume de turistas. Mas esse ano vou ter que viajar com um filha de 17 anos que so podera tirar o periodo de 15 a 31 de julho. Ela está querendo ir para a Austria. Eh dos lugares mais cheios ? E Berlin ? Pensando entre Praga, Berlin, Suica e Austria quais sao os lugares mais lotados ?

Abracos

    Os lugares que devem ser evitados no verão europeu (se não houver outro jeito, claro) são os países do sul da Europa, pelo calor e pelo fato de serem invadidos pelos nórdicos, sobretudo em agosto.

    Dos seus destinos potenciais, o único que beira o desagradável é Praga, porque já é normalmente cheio o ano inteiro, e no fim das contas é um lugar pequeno. Mas julho é sempre melhor do que agosto.

    Nos outros lugares da Europa Central e do Norte o verão é uma época excelente. O frio é só ocasional, dá pra fazer muitos programas na rua, o ambiente está alto astral. Estive em Paris em julho e em Berlim e Londres em agosto em 2008 e adorei.

    Indo à Áustria em julho, não deixe de visitar o Gloßglockner Park, caso tenha 2 dias livres para fazê-lo

Riq e demais viajantes,

É a minha primeira viajem à Europa. Por favor, podem me dar sugestões? O que acham desse roteiro que quero fazer de 25 de Junho a 23 de Julho:

Paris (9 dias)
Amsterdam (3 dias)
Londres (3 dias)
Barcelona (4 dias)
Madri (3 dias)
Lisboa (restante dos dias)

Obrigada,
Alê

    Alê, para mim, dias de mais em Lisboa e de menos em Londres. E se você for ficar só em Paris, mesmo, acho que também está com dias de mais. Barcelona eu não conheço, mas acho meio desproporcional tem mais dias lá que em Londres ou Madri.

    Você também deve levar em conta que 3 dias em uma cidade pode, no final das contas ser quase 1. Tipo, você sai de Paris às 10h00, chega em Amsterdam às 15h00, mas contou um dia para a capital dos Países Baixos. Passa o outro dia e de 11h00 se manda para Londres. (claro, isso é só um exemplo, mas pode acontecer). O último dia foi perdido, o primeiro quase não conta e no final das contas você só ficou 1 dia em Amsterdam.

    alê, cada pessoa vai ter uma receita própria de quantos dias é legal ficar em cada uma dessas cidades que você elegeu — mas obviamente baseado em suas próprias expectativas. imagino que, se quer você quer ficar tanto tempo em paris e em lisboa, deve ser pq essas duas te falam mais ao coração, né não? acho que nenhuma delas vai te desapontar. mas na minha receita (sim: aí vai uma fórmula pessoal) eu só diminuiria uns 2 ou 3 (melhor 3) dias em cada uma dessas 2 cidades pra ter mais tempo pra londres (cidade grande, com muito a ser visto) e também pra evitar isso que o márcio descreve, de acabar ficando “for real” muito pouco nos seus outros destinos. mas não encolha os dias em barcelona, não! ainda mais no verão, quando dá até pra ir na praia por lá 🙂

Alguém pode me indicar um hotel em Coimbra?

    O Palace do Bussaco está numa zona linda (na serra do Bussaco, junto à zona de enchimentos da água mineral mais famosa do país – Luso) mas é bem longe de Coimbra, para quem está interessado mesmo em conhecer a cidade. É melhor para que quiser provar o famoso leitão da Bairrada (Houve um post em falámos muito disso)ou visitar caves de espumante feito pelo método champanhês. Coimbra é uma cidade muito agradável e interessante (nasci lá, mas não é por issso). Agora há uma nova zona a explorar – uma zona ajardinada junto ao rio da cidade – o Mondego.
    A Quinta das Lágrimas é do melhor. Tem um restaurante com estrela Michelin, um spa… É o espaço da famosa história de amor de Pedro e Inês (não sei se conhecem). Inconveniente – o preço.

    Foi o que acabou acontecendo comigo, Isabel: fiquei no Bussaco e, encantado pelo hotel (decadentíssimo, e por isso divertidíssimo) acabei não indo a Coimbra. Mas estando de carro, e ficando umas boas três noites, dá para fazer Coimbra de lá como um passeio, pois não? :mrgreen:

    Claro. Eu estava a ver uma coisa tipo corrida – para em Coimbra, ver , ir embora… Com mais dias dá para fazer a Bairrada de forma mais interessante. Há agora um museu comtemporâneo do Vinho, numa localidade chamada Anadia. Há sempre interessados para tudo.
    Tb aí ao pé, e para além das do Luso, há uma termas muito conhecidas chamadas Cúria. Dá para conhecer aquele tipo de hoteis europeus de termas, num parquinho, com lago.

Oi, ricardo,
quero ir para europa em setembro e ficar 11 dias, contando com a ida e volta.
Quantos países dá pra conhecer?
Pensei em Espanha,França e Itália.
O que vc. sugere?
Já marquei a volta de Madri
Moro em goiania.

Riq,
Gostaria de uma ajuda do Zé, trip frequente por aqui e que em um comentário antigo disse que faria uma viagem tipo “mochila chic” com a família pela Itália. Também estou indo nesse esquema, em setembro, e gostaria de saber em qual hotel ele ficou, se gostou e recomenda. Obrigada.

Olá Ricardo!!!! Parabéns pelo trabalho que alia informação e competência!
E, é claro que estou aqui não só para elogiar, mas para pedir uma dica!
Para fazer o trajeto Budapeste-Praga e Praga-Berlim “by train” é arriscado deixar para comprar
as passagens lá mesmo? O agente de viagens sugeriu comprar os bilhetes em Madri de onde
partimos de avião para Budapeste! Isso para não pagar os 35 euros da emissão das passagens e
mais uns 10 euros para reservar os assentos. Você, do alto da sua experiência, acha que devo arriscar ou pago mais caro e compro os bilhetes de avião na agência mesmo? Budapeste-Praga e Praga-Berlim pela
Czech Airlines! R$ 780,00.
Me ajuda?
Grande abraço
Claudia

    Olha só — não sei como funciona isso de comprar passagem de trem em outro país, não.

    As passagens dentro do leste europeu são relativamente baratas, e qualquer sobretaxa acaba elevando bastante o preço. Eu deixaria para comprar Budapeste-Praga ao chegar a Budapeste. A propósito, esse não é um trecho bom de fazer de trem não — a viagem direta leva 7 horas e os trilhos são lentos. Se desse pra fazer de avião seria melhor (fala com o teu agente para tentar incluir esse trecho na passagem transatlântica).

    Já Praga-Berlim pode ser comprado na boa no site das ferrovias alemãs. Eles mandam a passagem pelo correio pra tua casa.
    https://www.bahn.com/i/view/index.shtml

    Comprando com 89 dias de antecedência (que é quando os trechos são jogados no sistema) dá pra achar as passagens Sparpreis de 29 euros.

Oi,
Riq e seguidores deste blog,

Estou montando um roteiro para a Europa para julho/2011 e gostaria de dicas e sugestões de quem conhece a Escandinávia e Londres.

Gostaria de conhecer Copenhagen (4 dias), Estocolmo (4/5 dias) e Oslo (6 dias para poder ir até Bergen).
Qual é a melhor porta de entrada indo do Brasil? Para se locomover de um país para outro só de avião?
Depois penso em pegar um avião e ir para Londres e ficar 7 dias.
Será que é pouco tempo para conhecer esses lugares?

Obrigada!

Rachel

Obrigada!

    Resolva passagens internacionais com escala sempre com agentes de viagem, eles acham as tarifas que permitem melhor aproveitamento da milhagem para vôos internos na Europa.

    De Copenhague para Estocolmo são 5h20 de trem.

    Na Noruega eu faria o Norway in a Nutshell https://www.norwaynutshell.com

    Os tempos me parecem adequados e o fechamento com uma semana em Londres é perfeito.

Oi, Riq!

O cruzeiro pelo Reno pelo qual me interessei está no site https://www.croisieurope.com/. Ele sai de Strasbourg, vai até perto de Heildelberg e volta para Strasbourg, dura 4 dias. Eu enviei um e-mail ontem para a agência e ainda estou esperando a resposta. Acho que fiz perguntas capciosas demais em um francês mais ou menos…

Abraços,

Karen

    Oi Riq, é que eu pedi algumas informações pelo site e não recebi resposta alguma e fiquei meio preocupada, sei lá, deve ser coisa de turista de primeira viagem na Europa, os hotéis para os quais pedi informações foram super rápidos para responder, enquanto o site do cruzeiro ainda não deu sinal de vida. Queria me sentir segura, ter quem estivesse à minha disposição para tirar dúvidas. Vai ver que eles só se interessam em fazer isso depois da compra…

    Riq, problema de comunicação resolvido com a agência. Se tudo der certo a gente embarca em setembro. Você sabe se a temperatura é agradável na França nessa época do ano? Nosso programa é passar um ou dois dias em Paris para descansar da viagem, pegar o TGV até Strasbourg para o cruzeiro, talvez passar um dia na cidade na volta, pegar o TGV (é a melhor opção?) até Reims e ficar uns 3-4 dias por lá para degustar champagnes. Terminamos em Paris onde ficaremos até o dia do vôo de volta. Não consultei agência alguma, penso em comprar as passagens da Air France, o que acha? Consigo melhores preços em outros lugares? Vi hotéis que oferecem diárias com bons preços se você reservar sem ter direito a reembolso em caso de cancelamento, dá um medinho, mas os hotéis e os preços são bons… Penso em começar a reservar tudo em junho, será que é muito tarde?

    Adorei ler os comentários sobre a CroisiEurope, pelo visto eles têm boa reputação.

    Obrigada e abraços,

    Karen

    Nunca espere calor garantido no norte da França, nem mesmo no verão 🙂 Mas frio frio não deve estar não.

    Se você vai e volta por Paris, pode cotar passagens nos sites de reservas. A Air France é a única que faz direto; outras podem oferecer preços vantajosos se você se sujeitar a uma escala.

    As ofertas supertentadoras de hotéis hoje em dia estão atreladas a pagamento antecipado.

    Compre as passagens de trem com três meses de antecedência em https://www.voyages-sncf.com.

    Riq, fiquei com algumas dúvidas sobre o uso do site da sncf, eu procurei passagens de strasbourg para reims e pelo o que entendi, dependendo do percurso, eu teria que mudar de trem, como neste caso: https://www.voyages-sncf.com/billet-train/resultats?hid=1DF2, sair do TGV e pegar um trem regional, é fácil fazer essas baldeações no meio do caminho? Tenho medo de me confundir dentro da estação e ter dificuldades para encontrar a plataforma. Também vi opções de strasbourg para epernay e aí a viagem pode durar várias horas e posso até ter que tomar um ônibus no final (autocar)…
    Basta pagar e imprimir a passagem em casa? A reserva é feita no próprio site? Desculpe todas essas perguntas…

    Abraços!

    Andar de trem = fazer baldeações. É mais fácil do que você imagina, depois da terceira você vai tirar de letra.

    Procure sempre horários sucessivos até achar o trem mais rápido e com menos baldeações. Às vezes um itinerário complicado às 8h fica simples às 11h15 ou às 14h32 — tem que ficar fuçando.

    Quando comprei passagens em 2008 neste site, os bilhetes eram retirados em qualquer estação com o cartão de crédito usado na operação. Mas já apareceu gente dizendo que está dando para imprimir a passagem em casa. Avançando um pouco mais na simulação você saberá.

Oi Ricardo!
Vou fazer uma viagem estilo mochilão (bem econômica) com minha família no final de junho pra julho ficar 15 dias lá. Queremos conhecer Barcelona, Londres, Paris e Itália (Roma e outros lugares), e nenhum de nós nunca fomos pra Europa. Vou essa semana em agencias de turismo mas queria mesma era fazer o roteiro eu sozinha, fazer as reservas pela internet sem ajuda de agencia.
Gostaria de uma ajuda sua sobre qual o melhor meio de transporte pra ir de um lugar a outro nesse caso e a quantidade de dias que você indica ficar em cada um.
Eu Pensei em mais ou menos 3 dias em cada lugar e o resto na Itália, que é onde mais queremos conhecer.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito