Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo seu caso?

Pluna

Dois dias depois de anunciada a “suspensão de vôos por tempo indeterminado”, a situação da Pluna parece ainda pior. O que se depreende do noticiário — tanto no Uruguai quanto no Brasil — é que a empresa caminha para a liquidação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo uruguaio não assumirá o resgate da companhia; a prioridade é reconectar o país à malha aérea mundial, e não manter uma cia. aérea de bandeira nacional.

Assim como aconteceu com a Varig, o fim das atividades da Pluna se dá no início da temporada de férias, causando um momento de caos aéreo para turistas. O jornal uruguaio El País estima em 5.000 os uruguaios ilhados em aeroportos do exterior, sem vôos.

No Brasil a Pluna tinha se tornado uma espécie de low-cost para Buenos Aires e Santiago, levando passageiros de Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre que não se importavam com a conexão em Montevidéu.

O último comunicado oficial informa que a cia. vai dar prioridade à situação dos que estão fora de seus destinos de origem e tinham viagem de volta programada até o dia 9 de julho. Depois disso tratará do caso de quem ainda não viajou.

Citado pela Folha de S. Paulo, o Procon recomenda que os consumidores que tenham comprado passagens não usadas com cartão de crédito contactem a administradora para estornar as transações. Quem comprou por agência de viagem deve procurar a agência para reembolso.

O call-center da Pluna no Brasil é (11) 3711-9158.

Você foi pego nesse rolo? Conseguiu falar com a Pluna? Como estão tratando o seu caso? Compartilhe com a gente, por favor!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


220 comentários

comprei minhas passagens em janeiro para viajar em julho e a Pluna faliu do dia que eu ia viajar e não fomos.
como conseguiram o estorno no cartão de crédito ?
acionei o site que comprei via Procon e estão me propondo devolver o valor pago pelas passagens….
estou resolvendo o que fazer pois querem que eu assine um termo me comprmetendo a não acioná-los por danos morais etc…

Alguém pode me explicar como uma empresa que está suspensa consegue lançar uma compra no meu cartão de crédito?
Foi lançado o seguinte na minha fatura de setembro do Diners:
Data da compra 23/08/2012
Parcela 01/05
valor R$ 325,15

1o Não comprei nada na Pluna
2o Se estão suspensos como estão lançando compras nas operadoras de cartão de crédito?
3o No site do Procon informa que as operadoras foram informadas da suspensão, só o Diners não está sabendo?

Já solicitei o cancelamento via operadora, o telefone de contato da pluna só dá ocupado.
Vamos ver se é rápido ou vira novela.

Comprei minhas passagens para Buenos Aires pela Decolar.com. Apesar de ter recebido um e-mail afirmando que haveria reembolso, até hoje minha situação não foi solucionada. Gastei quase 1000 reais a mais do que esperava por conta dessa confusão, fora o que não tive de reembolso. Alguém também está passando por isso?

Minha gente querem cobrar de quem, Pluna faliu, nao existe mais… querem processar uma empresa que nao existe mais, nosso dinheiro foi FATO !!!!

Boa tarde,
comprei uma passagen atraves da americanas viagem no dia 027\2012 da Empresa Pluna e fui avisada por email que o voo foi cancelado pois a Pluna faliu entrei em contato com a americanas e até hoje nada ja faz 70 dias e eles so respondem que esta dentro do prazo para reembolso,fiz pelo cartão visa e ja liquei e eles não aceitaram fazer o cancelamento,peço ajuda de o que devo fazer pois não aquento mais tanto descaso da americanas viagen.

Grata Tania.

    eu já faz 130 dias e nada de reembolso, pede para aguardar 4dias, ligo de novo pede mais 4 dias e assim vai,essa americana e uma piada, acho que todos deveriamos entrar judicialmente pedindo danos morais, porque todos estamos passando um estress devido a esse transtorno e o tempo perdido tentando solucionar essa situação.

Oi, eu tenho outro problema. Eu viagei de Pluna para Belo Horizonte e minha volta é 14 de setembro. Como sei que não vou conseguir voltar com essa passagem, comprei outra na TAM. Mas tem como conseguir retorno do valor da volta? Tem algum lugar ou pessoa de contato aqui em Belo Horizonte?

Qualquer ajuda agradeço demais!

Havia comprado passagens da Pluna para Agosto – Santiago. Como nada foi resolvido junto a PLUNA que sequer me deu um retorno quando enviei inumeros e-mails solicitando reembolso pelas passagens compradas, felizmente consegui encontrar esse canal onde uma comentou que havia conseguido o estorno junto ao cartão de crédito VISA. por conincidência foi o meu caso, e ao ligar pra lá fui super bem atendido e em menos de 15 minutos a pessoa pegou a data da compra e valores e disse que nem era necessário, nesse momento, envio de documentação tendo em vista se tratar do “caso da PLUNA”, de modo que o estorno será automático e no próximo mês já estará regularizado. Se sim ou não apenas no próximo mês, mas o fato é que o “simples” atendimento, a oportunidade de poder falar com alguém e ínfima que seja possibilidade de ter de volta o dinheiro que foi pago por um serviço não prestado de uma empresa que nem brasileira é, dá um imenso alívio!! Desde início de Julho solicitei o reembolso junto a PLUNA e até agora nada!!! Mais vergonhsosa é a postura do órgão regulador que nada regula – ANAC – que não tem dado nenhum apoio aos passageiros. Digo porque liguei pra lá e na central não sabiam dizer nada, apenas que eu deveria procurar o PROCON.

Agradeço a leitora que postou a informação que, até o momento, me parece muito favorável!!!!

Desejo boa sorte e paciência aos que estiverem tentando e que possam avaliar essa possibilidade junto à administradora do cartão.

Abs,
Alexandre

O cartão que antes tinha estornado o valor das passagens cobrou outra vez, aconteceu com mais alguém? que procedimento tomar?

Comprei da PLUNA via boleto bancário, cinco passagens para minha família, ida e volta Brasília/Santiago. Tive que comprar pela TAM/LAN por cerca de três vezes o valor que havia pago. Nenhum contato por parte da companhia, só a enrolação que já conhecemos. Reclamação feita via ANAC, vou entrar com processo judicial.
Alguém solicitou também na justiçca os valores a mais pagos para outra companhia aérea?

Comprei uma passagem de volta marcada para Janeiro de 2013 de Punta del Esta para Sao Paulo Guarulhos. Quando li nos sites que a PLUNA tinha falido, me dirigi ao atendimento do Banco do Brasil e entramos em contato com o OUROCARD BB pedindo o cancelamento do pagamento para a PLUNA, pois ainda nao tinham-se passado 30 dias da minha compra e o serviço nao fora prestado. Eles se negaram alegando que deveria entrar em contato com a operadora, mesmo eu informando a eles que nao conseguia contato nem por telefone nem por emal.
Vou acionar via PROCON a OUROCARD BB, pois é um direito poder cancelar a compra antes de decorridos 30 dias.

    Marcelo, em se tratando do BB não perca tempo, acione o quanto antes!!!!! Com eles o problema é sempre certo e NUNCA solucionado.

    Boa sorte!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito