Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo seu caso?

Pluna

Dois dias depois de anunciada a “suspensão de vôos por tempo indeterminado”, a situação da Pluna parece ainda pior. O que se depreende do noticiário — tanto no Uruguai quanto no Brasil — é que a empresa caminha para a liquidação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo uruguaio não assumirá o resgate da companhia; a prioridade é reconectar o país à malha aérea mundial, e não manter uma cia. aérea de bandeira nacional.

Assim como aconteceu com a Varig, o fim das atividades da Pluna se dá no início da temporada de férias, causando um momento de caos aéreo para turistas. O jornal uruguaio El País estima em 5.000 os uruguaios ilhados em aeroportos do exterior, sem vôos.

No Brasil a Pluna tinha se tornado uma espécie de low-cost para Buenos Aires e Santiago, levando passageiros de Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre que não se importavam com a conexão em Montevidéu.

O último comunicado oficial informa que a cia. vai dar prioridade à situação dos que estão fora de seus destinos de origem e tinham viagem de volta programada até o dia 9 de julho. Depois disso tratará do caso de quem ainda não viajou.

Citado pela Folha de S. Paulo, o Procon recomenda que os consumidores que tenham comprado passagens não usadas com cartão de crédito contactem a administradora para estornar as transações. Quem comprou por agência de viagem deve procurar a agência para reembolso.

O call-center da Pluna no Brasil é (11) 3711-9158.

Você foi pego nesse rolo? Conseguiu falar com a Pluna? Como estão tratando o seu caso? Compartilhe com a gente, por favor!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


220 comentários

O mais correto é procurar as agências de viagens que lhes venderam
os bilhetes. Os que compraram pela internet acho que é mais complicado para receber de volta. Podem até receber mas preparem-se para uma maratona.

tbm estou nesta situação… aguardando comunicado da pluna..minhas passagens estao para agosto… qdo comprei paguei 500 reais ida e volta ( site da pluna) e se comprar agora vou pagar quase 2mil…. nao quero apenas o reembolso dos 500 reais.. mas sim este valor + a diferença na proxima passagens que vou comprar..nada mais justo…..será que é possivel???

ainda acho que o certo seria a pluna realocar para outros voo… eles devem ter essa dor de cabeça… nao eu!!!

    Priscila,

    Tambem sinto muito pelo seu caso. Infelizmente trata-se de uma empresa falida e estrangeira. Nao acredito no reembolso e se o fizer sera apenas do valor das passagens da pluna. Psra receber por outros danos e gastos eh preciso entrar com um advogado e com um ação. Ja fui me informar e meu advogado disse que pode ser um caso ganho mas sem valor…entende? Pode-se ganhar e nao receber nada e ainda ter os custos do advogado.
    Infeluzmente teremos uma eterna lembranca da pluna.

Bosta de orientacao… pagar a diferenca??? tao de palhacada! ou realocam sem custo adicional ou vou meter processo por danos materiais e morais!!!
Ainda no aguardo de um comunicado de Pluna!
sem mais…

Fui com minha família (4 pax) no dia 06/07 para o aeroporto, ainda não estava pública a falência da Pluna. Chegando lá (meus pais vieram do litoral norte – 200KM para viajar) o balcão estava fechado e a equipe da Pluna (terceirizada) foi bem sicera: nenhuma outra companhia aérea estava aceitando passageiros da pluna, ficaríamos em solo.

Procuramos a ANAC, e eles disseram que acompanhariam a tentativa de reacomodação e o atendimento aos passageiros (alimentação, hospedagem, etc). Mas a pessoas que nos atendeu disse que a situação parecida que passaram na semana anterior (com a Aerosur, sabiam que faliu também?) resultou em um monte de passageiros sem assistência, pois as companhias aéreas tem tudo terceirizado no Brasil, e 24 horas depois de decretada a falência ninguém mais responde pela empresa.

Dito e feito. Nenhum telefone atendendo, funcionários sem ter o que fazer, abrimos um processo no tribunal de pequenas causas e fomos embora. No tribunal foram bem claros que mesmo as agências de viagens (comprei pela Expedia minha passagem) vão se isentar de reembolso, adiando ao máximo o pagamento.

Segundo eles a esperança é que a Pluna tenha algum patrimônio no Brasil, caso contrário acionar judicialmente o agente de viagens. Estou um pouco sem esperanças…. Infelizmente. É terrível ficar sem apoio, e na minha situação, perdi o feriado e tive diversas multas por no-show.

Entrei em contato com ANAC pois pelo Call center está impossivel. Entao resolvemos comprar outra passagem que estavam compradas para o dia 17/08 e volta 20/08. Como estao falando que julho e agosto estão cancelados, resolvemos comprar outra e pedir o reembolso. Mas devemos juntar pessoas e entrar em ação conjunta para reembolso e indenização. O que acham?

comprei 8 passagens para santiago para 14 de julho e ninguem me da uma informaçao concreta,fazem um jogo de empurra empurra! estou sem acreditar em tamanha safadeza! temos que nos unir e processar coletivamente.meus filhos estao chorando pq nao verao a neve.

Ligamos no cartão (VISA) e pedimos estorno por desacordo comercial e na Pluna nos pediram para pedir estorno pelo seguinte e-mail: [email protected]
Agora é esperar e ver se conseguimos alguma coisa…

Comprei duas passagens diferentes com dois cartões diferentes, pelo próprio site da Pluna. Com o Itaucard, parece que consegui algo, pois me instruíram a enviar uma carta por fax explicando por que peço cancelamento/estorvo. A VISA foi pior, disseram que só com a própria PLUNA, que não atende no call center…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito