Foi prejudicado pela Pluna? Como estão resolvendo seu caso?

Pluna

Dois dias depois de anunciada a “suspensão de vôos por tempo indeterminado”, a situação da Pluna parece ainda pior. O que se depreende do noticiário — tanto no Uruguai quanto no Brasil — é que a empresa caminha para a liquidação.

Segundo a Folha de S. Paulo, o governo uruguaio não assumirá o resgate da companhia; a prioridade é reconectar o país à malha aérea mundial, e não manter uma cia. aérea de bandeira nacional.

Assim como aconteceu com a Varig, o fim das atividades da Pluna se dá no início da temporada de férias, causando um momento de caos aéreo para turistas. O jornal uruguaio El País estima em 5.000 os uruguaios ilhados em aeroportos do exterior, sem vôos.

No Brasil a Pluna tinha se tornado uma espécie de low-cost para Buenos Aires e Santiago, levando passageiros de Brasília, Rio, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre que não se importavam com a conexão em Montevidéu.

O último comunicado oficial informa que a cia. vai dar prioridade à situação dos que estão fora de seus destinos de origem e tinham viagem de volta programada até o dia 9 de julho. Depois disso tratará do caso de quem ainda não viajou.

Citado pela Folha de S. Paulo, o Procon recomenda que os consumidores que tenham comprado passagens não usadas com cartão de crédito contactem a administradora para estornar as transações. Quem comprou por agência de viagem deve procurar a agência para reembolso.

O call-center da Pluna no Brasil é (11) 3711-9158.

Você foi pego nesse rolo? Conseguiu falar com a Pluna? Como estão tratando o seu caso? Compartilhe com a gente, por favor!

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


220 comentários

Comprei para eu e familia (4) , passar as ferias, no dai 20 de julho. direto no site.
Estamos pedindo informações e orientações.Ate agora na companhia Pluna ( aeroporto de galeão )deram um endereco de email e telefone . Não preciso nem falar que o telefone ninguem atende e o email eu envieie até agora sem resposta. consultei uma advogada que disse que teremos que aguardar.Decretando falencia, não conseguiremos recuperar nada!

Infelizmente eu também comprei ! Tenho uma viagem marcada para dia 19/07/12; Comprei pela Decolar.com – Não sei como recuperar o meu dinheiro. Eu tento ligar e não obtenho respostas. Uma atendente (do decolar) simplesmente falou que não tem o que fazer, e nem sabia da falida Empresa.
E agora?

P.S: Já mandei o Email para o Uruguai que todo mundo já mandou.(imagina quantos emails ele recebeu?)

Pessoal, deu hj no G1 de Porto Alegre que o Ministério do Turismo do Uruguai disponibilizou um endereço p duvidas e questionamentos. Eu ja mandei um e-mail e recebi a resposta que uma pessoa chamada Maria Clericci desse Ministerio, dizendo que meu pedido foi encaminhado para as autoridades. Vamos lá então, o endereço é: [email protected]
Boa sorte!

Bom, comprei 3 passagens antecipadas para o dia 23 de novembro para o Chile, país este que estou indo eu e minha família morar.

Enfim, esta compra foi feita pela Submarino Viagens, meu primeiro passo foi contactar a operadora do meu cartão de crédito que é pelo Banco do Brasil bandeira Visa, a resposta que obtive foi que não tinham como me colocar em uma ocorrência, pois a situação é que o serviço ainda não havia sido prestado, mas pediram para eu entrar diretamente com o meu banco e assim o fiz, fizeram todas as perguntas necessárias e ficaram de me dar uma resposta através do meu gerente em 05 dias úteis, pois tentarão realizar o estorno dos pagamentos efetuados.

Mas amanhã estarei entrando em contato com a Submarino, pois a mesma também fez parte da intermediação e também é responsável para resolver a questão.

Enfim, depois disso entrarei no juizado para fechar com chave de ouro esta furada.

Espero que todos nós tenhamos sorte de sermos realocados, reembolsados ou indenizados.

Olá, vamos ao relato da maior frustração em viagens de minha vida.
Comprei passagens para mim e mais 2 amigas pela Decolar para viajarmos nesta segunda (09). Fizemos toda a programação (por este site) reservamos jantares, passeios, visitas. Cheguei a ligar na Pluna para ver alguns detalhes e fui muito bem atendida. A noite estava no Facebook e vi o post do VnV… pronto, deu-se início ao inferno. Tentei durante toda a noite falar com a Pluna e só consegui isso por volta de 5h da manhã, me disseram que deveria esperar pois o voo ainda não havia sido cancelado (até então haviam passagens para ir de Gol, eu poderia comprar). Esperei o horário para falar com a Decolar, a atendente me aliviou, disse que ele me colocariam em outro voo, e que era melhor eu esperar o cancelamento da minha passagem pela Pluna, expliquei que no caso eu estava disposta a comprar as passagens da Gol, e depois ver o que dava para fazer… ela não recomendou e pediu para ligar por volta de 14h, pois bem, liguei e descobri que a única opção dada seria o reembolso, que será feito em forma de créditos no meu cartão dentro de 30 a 120 dias. O mesmo será feito com o hotel, que também comprei pela Decolar. Hoje uma outra amiga que também comprou passagem e hotel pela Decolar para o mesmo dia (íamos em 4 amigas) foi ao Pequenas Causas, entraremos sim com processo, tanto contra a Pluna, quanto provavelmente contra a Decolar. Danos MORAIS, SIM!! E danos materiais também! Não quero receber em forma de créditos o que já paguei, eu paguei a fatura em dinheiro, não quero receber 3 mil reais na fatura, pois isso obriga minhas outras amigas a ficarem amarradas comigo para a compra de outra passagem, ou outro pacote, ou outro o que quer que seja… Não ficarei esperando sentada, fiquei na sexta e precisei desfazer a minha mala, a qual passei 3 meses pensando em fazer!!!

    Como você comprou pela Decolar, ela é responsável solidária pelo evento (afinal cobra taxas pelo serviço). Entre no processo junto ao Juizado Especial Cível contra a Decolar.

    Ivana,
    Estou no mesmo barco que você. Minha passagem era para dia 15/07 e recebi três orientações diferentes da Decolar. Na última, após muito insistir, fiz o cancelamento das passagens com a promessa de receber em até 120 dias. Não concordo com esse tipo de retorno e queria mesmo era a viagem, pois foi o que planejei para minha família.
    Fiz um rascunho de pedido de indenização e vou levar ao Juizado de Pequenas Causas. Vamos ver o que vai dar, mas, mesmo recebendo, nada diminui essa frustração de planejar por meses uma viagem e “dar com os burros n’água”. Acredito que o governo Uruguaio deveria ter alertado as empresas sobre as condições da Pluna e ter cumprido com os últimos compromissos assumidos pela companhia. Não sei como fazer contra eles, mas é conivente com esse problema que estamos enfrentando.
    Por fim, sugiro ser breve no ajuizamento da ação.

    Airton, a Pluna é uma companhia privada.

    Sua sugestão seria o mesmo que dizer que, por exemplo, quando a Transbrasil quebrou o governo brasileiro deveria garantir as passagens dela.

    Não sendo estatal, é uma questão privada, já que não vivemos em um país socialista – felizmente

    A.L., O Governo Uruguaio detinha um grande percentual do capital da Pluna. Apesar de privada, uma boa parte era do Estado. Independente disso, minha sugestão foi para entrar no juizado de pequenas causas. Eu entrei com o processo e minha audiência está marcada para o final de agosto. Vou postar aqui o resultado se houver a conciliação.
    Ah, na época da TransBrasil eu havia comprado uma assinatura da revista Época que dava direito a uma passagem da TransBrasil para qq lugar do Brasil. Ela faliu antes de eu conseguir fazer a viagem, mas recebi um ressarcimento. Infelizmente não lembro o valor, mas não saí totalmente prejudicado.

Tinha passagens compradas para agosto.
Comprei pelo Decolar há mais ou menos 1 mês – ontem, em contato com eles, nos foi informado de que o valor pago vai ser 100% reembolsado em 30 a 120 dias.
Atendimento bacana (apesar de ter demorado a atender), e informação dada com segurança – agora é torcer para que dê certo.

Nao entendo pq vcs estão falando que o pessoal da Pluna pediu dados bancários pois acabei de ligar na Pluna e o que eles falaram eh que estão reacomodando os passageiros do dia e que eu ligasse amanha para saber sobre o restante do mês que vai ser decidido somente amanha!!!!!!

    Ligia,

    Em qual numero vc ligou? Vc conseguiu remarcar o voo?

    Liguei no número informado pela Pluna, porém hj já nao consegui mais!!! E estou percebendo que eles estão dando varias respostas, tudo mentira!!! Acho que vamos perder mesmo o dinheiro!!!

Espero que amanha eles deem uma satisfacao do que farao com as pessoas com embarques que ja passaram e das que teriam embarque nessa semana!

Ola pessoal. Tambem sou uma infeliz cliente pluna que voaria para as ferias programadas desde janeiro para Santiago nesta quarta dia11/07 com mais dois familiares.
Para quem ainda esta pagando parcelas das passagens no cartao de credito o ideal a se fazer é insistir com a operadora para cancelar o restante das parcelas. Eles orientam que um Email seja enviado relatando todo o caso. Nao deixem de fazer tudo o q for possivel para tentarem rever pelo menos parte do dinheiro.
Com a pluna estou tratando por telefone desde sabado com inumeras ligacoes. Eles nao possuem qualquer informacao e obviamente ficam enrolando. Hoje fui orientada por eles a enviar um email para um endereco relatando o caso tambem mas obviamente nao terei qualquer resposta como nao tive ate o momento.
Acredito que sera mto dificil o reembolso pois estamos falando de uma empresa falida, que nao existe mais.
Sinto mto por tds e pelas ferias frustadas como as minhas. Esperamos que pelo menos o governo tome provedidencias pelo seu povo que diariamente esta sendo roubado e agora por outros paises.

Olá! Comprei pacote com a CVC. Entrei em contato com a agência e eles ofereceram reembolso(sem data prevista) ou crédito na agência para a compra de qualquer outro pacote, com desconto de 10%. Porém, eu acho que isso tá errado! Não seria responsabilidade da cvc me colocar em outro voo e arcar com as despesas?????? “…responsabilidade solidária e objetiva, independente de culpa, pelos vícios de qualidade dos serviços ofertados ao consumidor final, ainda que a falta provenha dos preposto( respresentantes comerciais ou estabelecimento conveniados ou escolhidos por ela)” Alguém tá nessa situação e foi recolocado em outro voo sem qualquer custo?????

    Acho que se eles estão lhe reembolsando integralmente e ainda dando desconto de 10% em novo pacote, estão cumprindo com suas obrigações.

    A responsabilidade solidária não é absoluta, nem ilimitada.

    Eu não acho que estão cumprindo com as obrigações. A minha contratada é a CVC e não a PLUNA! Tudo é muito claro! A CVC exerce uma atividade que envolvem riscos, e ela tem que arcar com os tais. Além do que entra nessa história toda a minha mobilização pela viagem programada. Eu não quero o reembolso integral! Eu não quero 10 % , 20 % e nem 30% em outro pacote! Eu quero o serviço que eu comprei! Oq a gte faz com as roupas compradas para a viagem? Com as férias marcadas no trabalho? Com os compromissos adiados????

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito