Frankfurt e Heidelberg pra Marcie

Frankfurt: o rio Main e o skyline de "Mainhattan"

A Marcie do Abrindo o Bico vai dar um girozinho agora em fevereiro por Alemanha e Polônia. Na Alemanha, os destinos são Frankfurt e Heidelberg — e todas as dicas são willkomen.

Com pouco tempo em Frankfurt, eu me basearia no sempre bem-feitinho roteiro de 36 horas do New York Times.

Com mais dias, seguiria a Luisa do Arquivo de Viagens, que correu os patrimônios históricos da Unesco nos arredores da cidade, como Trier, Bamberg, Würzburg (para ver o palácio Residenz), o mosteiro de Kloster Maulbronn, a cidadezinha de Speyer e a siderúrgica (!) Völklingen Hütte.

Estive uma vez na cidade em 2006, fazendo a matéria pré-Copa da Alemanha, e achei a cidade bem mais simpática (e compacta) do que imaginava. Fiquei num duas-estrelas ao lado da estação, supercorreto, chamado Excelsior (paguei 50 euros com lauto café e frigobar liberado; mas é porque não havia feira na cidade, senão os preços sobem).

A Heidelberg eu só fui no meu mochilão de… 1985, então estou um pouco desatualizado. O NYT também — a última matéria é de 2004. Eu começaria pelo site oficial da cidade mesmo, que é bastante bem-feito.

E então? Quem esteve recentemente em Frankfurt ou Heidelberg e queira contribuir para a viagem da Marcie — à caixa de comentários, bitte!

(Por favor dê dicas aqui só para a parte alemã da viagem. Para dar dicas de Varsóvia e Cracóvia, clique aqui.)

239 comentários

Ricardo, de trm, Praga-Frankfurt são aproximadamente 7 horas.
Voce acha que vale a pena descer em Dresden algumas horas?
A parada em Dresden é às 8 e 45 da manhã e estarei com uma criança de 6 anos.

    Você é que sabe, Eleonora. Nâo conheço seu filho. Não posso decidir sua viagem minuto a minuto.

Riq,
sei q minha pergunta sobre vinícolas no vale do Reno/Mosel foi respondida aqui por Oscar, e a resposta me ajudou mt, estou quase conseguindo escolher… mas qd vi esse novo esqueminha de perguntas da semana… achei fantástico! morri de vontade q minha pergunta estivesse lá tb! isso ainda é possível? a pergunta é: vc tem dicas de vinícolas próximas ao Vale do Mosel? alguém já visitou a vinícola Markus Molitor? se ñ puder, paciência… mas agradeço desde já!!!!

Muito obrigada pela opinião, Alessandro! Realmente, a ideia da viagem circular tbem é bem interessante (é uma das minhas opções), principalmente pq a passagem com chegada e saida por Frankfurt fica bem mais barata. Por outro lado, estou tentando manter o roteiro mais enxuto (com menos cidades e deslocamentos) para nao encarecê-lo muito e também pq só tenho 15 dias.

    Patrícia

    Será que se vc entrar por Paris e sair por Frankfurt (ou o contrário)não compensa o fato de não ter que voltar à cidade inicial para pegar o voo?
    Na minha primeira ida à Europa entrei e saí por Paris e depois vi que compensa entrar por um lugar e sair por outro.
    Olha só: se vc entrar e sair por Frankfurt, vai ter que pegar um trem de Paris ou um avião. Nada garante que vc vai conseguir uma promoção. Chegar até o aeroporto pode sair caro, além de perder quase que um dia inteiro pq vc vai ter que garantir que o seu voo low cost chegará a tempo de pegar o seu voo internacional de volta. Claro que estou falando sem ver os preços mas imagino que seria mais interessante fazer: Brasil/Frankfurt, de lá seguir até Munique (vc vai passar pela rota romântica). Munique /Amsterdam com ou sem pit stop em Colonia (exemplo) e, finalmente Amsterdã/Paris. Ou, entrar por Paris e sair por Frankfurt fazendo a rota inversa Paris/Amsterdam/Munique/Frankfurt. Penso que é muito mais viável voltar de Munique a Frankfurt de trem, diretamente para o aeroporto para pegar o seu voo de volta, do que estar em Paris e depender de um low cost para chegar em Frankfurt e encaixar um voo internacional. Ou, ainda, pegar um longo trecho de trem (que não é barato) e um voo internacional em seguida. Tudo depende também da cia aérea. De Tam fica tranquilo pq ela “voa ” Frankfurt e Paris. Às vezes a diferença de preço compensa (e muito ) a volta que vc vai dar. Boa viagem pra vc!

Muito obrigada pela dica Oscar! Chegar ou voltar ao Brasil via Munique encareceria muito o preço final da passagem, por isso a opção ficou fora dos meus planos. Mas olha só que interessante: há uma promoção de passagem de trem a 39 euros Frankfurt/Paris (ICE,no site da Bahn). Na verdade, nao só para Paris, mas também para vários outros destinos (países), saindo da Alemanha. Bem, nao sei se essas promoções são comuns, mas pelo que já pesquisei, saindo de Paris (seja para Amsterdam ou direto para a Alemanha),as passagens de trem são mais caras.

    Patricia,
    Eu fiz uma viagem muito parecida com a sua, só que como meu roteiro também incluía a Suíça e Bélgica, portanto escolhi fazer uma viagem circular, chegando e saindo por Frankfurt. Além da logística, um dos motivos para essa escolha era que a passagem da Air France ida-volta para Frankfurt era bem mais barata do que Paris ou combinando Paris-Frankfurt, apesar de pegar o mesmo voo Rio-Paris e ainda pegar mais uma conexão. Vai entender! Como a estação de trem de Frankfurt fica bem em frente ao aeroporto (só atrevessar a rua), facilita se você deseja fazer uma conexão com o trem na chegada ou na saída.

    No meu caso, chegamos em Frankfurt e já pegamos o trem para Amsterdam, fazendo um pit-stop em Colônia, que é uma excelente opção. Depois fizemos Amsterdam-Bruges-Paris-Suíça-Munique de trem e por último pegamos um carro e fizemos a rota romântica até Frankfurt, completando assim o círculo. Fica aí uma ideia para o seu planejamento.

    Em termos de imigração, já cheguei pelos 2 aeroportos e também não vejo diferenças.

Patricia

Acho que isso e mais uma escolha pessoal do que qualquer outra coisa. Eu chegaria por Paris e voltaria por Frankfurt!! A imigraçao em ambos os países por fazerem parte de união europeia nao deveriam diferir muito uma da outra. Nunca tive problemas em nenhuma das duas.
Seria interessante se voce conseguisse ir ou voltar por Munique, a viagem ficaria numa sequencia geograficamente mais enxuta. Sobrando mais tempo para você curtir as cidades.

Abraço

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito