Golpes contra turistas na Europa: Duc, Maria Lina e Dri alertam

Paris: Basílica do Sacré-Coeur

É fato que o Brasil é um lugar infinitamente mais inseguro que a Europa. Mas por incrível que pareça, um turista brasileiro talvez corra mais riscos lá do que aqui.

Ocorre que o problema no Brasil é a violência — que aprendemos a evitar não andando por lugares ermos ou pouco vigiados. Batedor de carteira, por aqui, é profissão em extinção; seu campo de ação parece limitado a festas com aglomeração (como todas aquelas da Bahia).

Na Europa a violência é mínima. Mas a arte de aproveitar-se das distrações dos forasteiros é desenvolvidíssima. Enquanto a gente está lá, embasbacado com alguma vista ou tentando entender o metrô, algum artista surrupia a nossa carteira ou mete a mão na nossa bolsa sem que percebamos. Deixar mala ou bolsa aparecendo em carro estacionado, então, é fatal.

Mais chatos (por humilhantes) são os golpes perpetrados em dupla ou trio: enquanto um puxa papo ou chama a atenção para uma coisa qualquer, o outro passa a mão no que estiver desguarnecido.

Recentemente, vários blogueiros que moram (e um que morou) na Europa trouxeram o tema à tona.

O Dani Duc, que tem o excelente DucAmsterdam.net (indispensável para viajar a Amsterdã e à Holanda), contou uma série de perrengues que passou em diversas cidades européias. Seus leitores contribuíram com suas próprias histórias nos comentários.

A Maria Lina, do queridíssimo Conexão Paris, repercutiu uma denúncia de leitores sobre golpes e intimidações nas escadarias de Sacré-Coeur.

Dentro do assunto, o PêEsse lembrou um post do ano retrasado em que a hilária — e ao mesmo tempo seriíssima — Dri Setti, do Achados, faz um verdadeiro inventário das várias maneiras de baterem a sua carteira na Espanha (e como escapar de ser uma vítima).

De novo: não é que a Europa seja perigosa. Ela só não é tão segura quanto a gente imagina — e os riscos são diferentes daqueles nos quais já estamos escolados. Ter consciência disso já nos torna menos vulneráveis 😀

E você? Já passou por algum perrengue do gênero? Conte na caixa de comentários!

Sei que não é fácil estar em outro país, as difrenças de costumes e o fato de não estar interado com a língua facilitam esses golpes.
No caso específico dos batedores de carteiras, eu tenho uma dica bem simples para evitar isso.
Não leve carteira!! Use pochete interna ! É feio , as vezes passa carão na loja ao tentar tirar dinheiro dela mas ninguém tira dinheiro seu.

Esqueceram também de falar dos governos que acharcam os turistas, por exemplo no metrô de Paris, onde eles te multam por não saber comprar o bilhete… É tudo muito confuso, com funcionários que somem das cabines e não te ajudam. Aí quando você consegue comprar com a ajuda de alguém, não te explicam que só vale pra algumas áreas, e outras possuem outras tarifas, mas que o trem circula por estes lugares independente do valor que você pagou. Porém ao descer nas estações turísticas, principalmente da Torre Eiffel os ficais te aguardam com as maquinhas pra aplicação de multa.

Concordo plenamente com você que o sistema de transporte de vários lugares na Europa é confuso. Mas para evitar ser pego desprevenido, basta estudar sobre ele antes de ir. Entrar em blogs que falam sobre ele, ler relatos de outros viajantes. Dessa forma, você já saberá como funciona e a chance de isso acontecer com você reduz drasticamente.
    Fiz isso pra minha viagem a Paris e li em muitos sites justamente isso que você brilhantemente lembrou aqui. Já cheguei lá sabendo como as coisas funcionam e não tive nenhum problema.
    O problema é que as pessoas querem viajar sem sequer ler sobre como se portar, como fazer coisas do dia a dia. O máximo que leem é a parte boa (“visitando a torre eiffel”, “almoçando na Champs-Élysées”). Mas não dá pra ser assim. A não ser que você vá de excursão (pois você PAGA alguém pra ESTUDAR por você).
    O que vi muito na minha viagem foi justamente os brasileiros se aproveitarem desse “desconhecimento” para andar nos transportes de graça. Afinal, não dá pra fugir, brasileiro adora levar vantagem, vamos ser sinceros! Vi muitos brasileiros andando de tram sem pagar em Amsterdam (afinal, não tem cobrador).
    Então, para evitar ser surpreendido, basta deixar a preguiça de lado e ler sobre essas coisas (“como andar de metrô em Paris”, “como comprar passagem de trem na Europa”, “quanto dar de gorjeta”, etc) antes de viajar.
    Lembrando que o culpado nesses casos NÃO é o governo não… Ele está apenas fazendo a parte dele na sua função fiscalizadora e que é o que os brasileiros tanto reclamam que falta ao governo brasilero fazer, não é mesmo?

100% de acordo, Vinicius! “Ninguém me avisou” só é desculpa para quem tem menos de 10 anos de idade. Não é tão difícil andar com o bilhete do metrô no bolso até o fim da viagem, e em outros países não tem “jeitinho”.
    Sem falar que no metrô de Paris não há nenhuma dificuldade nem tarifas diferenciadas, é o mesmo preço para qualquer viagem, independente das baldeações, exatamente como nos metrôs brasileiros. Não confundir com RER, que são os trens suburbanos…

Exatamente!
    Ainda mais hoje em dia, quando se consegue “aprender” tudo na internet, desde que tenha vontade!

Uma cigana ofereceu um botão de rosa em Barcelona e me pediu umas moedas disse que era pra igreja dela. Quando percebi ela estava em cima da minha carteira então eu virei as costas e sai. Felizmente a rua estava movimentada e não sofri nenhuma agressão. Só o susto mesmo.

Estive na Suíça, com meu marido, fazendo um tour na primeira quinzena de junho/17 e abriram minha mochila na estação de trem, ao chegar em Montreux, furtando um porta-documentos contendo nossos Swiss Travel Pass, reservas de assentos que havia comprado e roteiro de viagem. Felizmente, tinha cópias em meu e-mail e tive como re-imprimir os passes, o roteiro e os comprovantes de pagamento dos assentos e não tive nenhum prejuízo. Quando estávamos indo embora minha mochila, que transportava à minha frente, apareceu aberta novamente e não percebi como. Quando subia a escada da estação, a escada rolante estava em limpeza e um rapaz apareceu e me ajudou a subir minha mala. Não percebi nenhum movimento, mas foi o único momento que estive perto de algum estranho…

Cuidado em Milão, muitos batedores de carteira. Também em Barcelona, minha filha por pouco não foi roubada na fila de entrada para o Museu Picasso. Um grupo de ladrões, pessoas jovens, que entram na fila e abrem a bolsa e roubam carteiras de turistas distraídos. Um músico francês que toca Bossa Nova no local me informou que são brasileiros, e que estão lá todos os dias.

Fui roubada montarem noturno de Veneza para a Austria. Roubos muito comuns. Os ladroes entram na Itália e descem antes da fronteira.
Também minha filha foi roubada na escadaria de Sacre-Coeur em Paris
O metro de Praga é perigoso. Tiraram minha câmera da mochila que eu nem senti.
Minha outra filha foi roubada no metro de Paris. Outro perigo.

Na minha primeira vez na Europa, em 2012, tbm caí em um golpe… eu e minha mãe chegamos de taxi até a stazione centrale e, assim que o taxista abriu o porta malas, veio um homem com um carrinho e pegou as duas malas, sem perguntar nada, colocou no carrinho e saiu andando na nossa frente, nós duas ficamos sem saber o que fazer e fomos andando rápido atrás dele.. aí ele disse que nos levaria até a plataforma certa, foi falando tudo mto rápido e não nos dava tempo nem de pensar, mto menos de pegar nossas malas, enfim nos demos por vencidas e o homem realmente nos guiou até a plataforma e ainda levou as malas até dentro do trem, colocou no bagageiro e foi até bem educado, o problema é que na hora de pagar ele me pediu 25 euros, eu achei um absurdo e dei 15, ele pegou as notas da minha mão, veio pra mais perto de mim e falou bem grosso que queria 25.. me senti bem insegura pois não tinha mais ninguém por perto e acabei dando os 25 (quase chorei depois por perder o dinheiro). Em 2014 qdo voltei pra Itália vi, especialmente em Bologna, mtas pessoas oferecendo esse tipo de “ajuda” pela estação de trem, mas como fiquei bem mais esperta aprendi a olhar feio e falar um “não” bem sonoro em qquer tentativa de aproximação, seja de quem for.. esse ano estive em Roma e vi diversas vezes (na Piazza di Spagna e no Coliseu) pessoas oferecendo rosas como se fosse presente, em Paris seguraram meu namorado pelo braço na escadaria pra ir pra Sacre Coeur, já na Torre Eiffel vimos diversas moças pedindo assinaturas em abaixo assinados.. mas em todas as vezes já falávamos “não” bem alto e saíamos andando rápido.. depois desse primeiro caso, fiquei mto mais atenta e nunca mais tive qquer tipo de problema nas minhas viagens.. 25 euros que eu paguei pra aprender, infelizmente.

Não , não pensamos que são sempre homens , na verdade é bem divulgado q maior parte dos picket pockets são meninas em geral do leste europeu , isso em toda Europa .

EU já passei por essa situação tres vezes em uma unica viagem à Europa…. uma foi no metro de Madrid. Quando eu sai do aeroporto e fui para o centro, uma mulher tentou abrir a minha bolsa quando eu estava dentro do metro. Quando eu percebi eu puxei a bolsa e avisei o meu marido. Praticamente li o pensamente dele e nós dois começamos a gritar e apontar para ela, falando que ela era ladra e que eram para as pessoas tomarem cuidado com as suas bolsas e carterias, pq ela estava tentando nos roubar. Assim que o metro parou, ela saiu correndo.
A segunda vez foi em Napoles, quando eu estava voltando para o Navio, e um rapaz veio nos oferecer um tablet para vender. Faltava uma rua para atravessarmos e nós nos enfiamos no meio dos carros, para ele nao nos perturbar, como ele veio atras da gente, nós paramos e começamos a literalmente berrar com ele (mesmo em portugues e em espanhol, nao falamos italiano). Acho que ele ficou com medo do escandalo e tambem nos deixou. MAs tivemos que ser muito grossos com ele… depois ficamos sabendo que roubaram a camera fotografica de um japones por um rapaz que estava vendendo um tablet,,, lamentavel.
E o terceiro, mas nao ultimo. Estavamos em Segovia, quando eu vi um rapaz sozinho levando uma moça para um determinado ponto turistico para tirar uma foto dele. Elas estavam em duas e eram coreanas. Ele era peruano. Eu comentei com meu marido, que era estranho o que ele estava fazendo. Nisso vimos um segundo rapaz atras de uma muralha.. na ocasiao o meu marido, pediu para eu ir ajuda-la enquanto ele ficaria esperando para ver o que aconteceria. Nesse caso, foi o golpe da tinta. Ele jogou algo na blusa de uma delas, e estava fazendo com que ela tirasse a bolsa e a blusa para limpar. Como ela nao percebeu o que estava acontecendo, eu fui grossa com ele, falando para ele sair dali que eu ia ajuda-la. Ele tinha até klinex para limpar a blusa. Eu gritei falando para ele sair, e ele comecou a insistir, nisso meu marido tbm deu um grito e ele foi embora… o outro rapaz perto da muralha ja tinha desaparecido. Nao encontramos em nenhum momento nenhum policial.
Fica uma dica: antes de viajar para qualquer lugar, procure saber os problemas que tem na cidade… nós já estávamos espertos com todos esses golpes, pq pesquisamos antes na internet… e olha que foi de muita, mas muita ajuda.. tanto para mim e meu marido, bem como pudemos ajudar outros.
A minha prima que é espanhola ja havia nos avisado que eles tem certo medo de escandalo porque chama muita atenção e que eles armado no maximo com uma faca… então estávamos sempre atento.
Agora fica a pergunta: Se eu voltaria para lá??? Com certeza!!!