Hotéis na Alemanha e Alsácia pra Lu

Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)
Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)

A Lu está planejando uma viagem de carro pelo sul da Alemanha até a Alsácia, saindo de Munique. E pede dicas de hotéis em Munique; Rothenburg-ob-der-Tauber; Füssen, perto do castelo de Neuschwanstein; Lago Constance (Bodensee),  na tríplice fronteira Alemanha-Áustria-Suíça; e Colmar, na Alsácia francesa. Ela também aceita sugestões de cidadezinhas para passar pelo caminho.

É um roteiro muuuuito bonito, que vale a pena guardar no seu no banco de idéias de viagem pela Europa.

Começo pelos meus pitacos. Quando fui a Munique da última vez, em 2006, fiquei no Four Points, um hotel básico-business super ajeitadinho atrás da estação. Por ali há um hotelzinho simpático budget-design, o Elefant.  Com um pouquinho (não muito) de bala na agulha dá para ficar no Anna Hotel, que fica a meio caminho (tipo três quadras, perfeitamente percorríveis com malas de quatro rodinhas) entre a estação e a Marienplatz. No verão uma boa localização é o bairro de Schwabing, onde fica a muvuca não-turística de Munique (e que bordeja o Englischer Garten); por ali eu tentaria o Carlton-Astoria.

Um excelente ponto de partida para descobrir todos os hotéis de um vilarejo no interior dos países da Europa Central é o HRS, um site de reservas alemão descoberto, testado e recomendado pelo GiraJorge.

Para ver caminhos, eu recomendo (se é que você já não fuçou) testar a opção “sightseeing” do Via Michelin, que sempre dá itinerários ainda mais caprichados que os “recommended”.

A Déia Tatu, do Direto da Alemanha — de onde eu peguei a foto que ilustra este post — tem ótimos posts sobre a Rota Romântica, Rothenburg-ob-der-Tauber, Dinkelsbühl e Würzburg.

Deixe suas dicas também, bitte!

201 comentários

Pessoal, estou pensando em ir de Paris para a região da Alsacia francesa de carro por 3 noites no começo de março e queria opinião de cidades para visitar na região. Vcs dormiram em Strasbourg ou alguém tem alguma dica de outra cidade para se hospedar? ( não iremos para Alemanha , ok? )
Desde já, obrigada!

    Olá, Carol! Leia os comentários anteriores deste mesmo post, está cheio de sugestões! 😀

Ricardo, decidi meu roteiro da seguinte forma : Colmar, Strasburgo, Baden-Baden, Rothenburg, Dinkelsbuhl e Bern. Isso tudo em 07 dias. Você acha que está bom ?

    Olá, Ariana! Aqui quem fala é A Bóia. O Comandante não examina roteiros, infelizmente não tem tempo para isso. Mas eu posso te adiantar que ele não gosta nada nadinha de roteiros superpicados com muitas trocas de hotel. Leia isto:

    https://www.viajenaviagem.com/2010/07/europa-quantos-dias-em-cada-lugar/

    Leia também os comentários anteriores deste post, em que os trips discutem vários roteiros por Alemanha, Alsácia e Suíça. Boa viagem!

Ricardo, estou em duvida em relação a hotel em MUnique, será que vc pode me dá um help! Vou chegar pela estação HBF de Munique e vou embora pelo aeroporto Franz Josef Strauss(MUC)pq estarei indo p Londres.Quais desses hoteis vc indicaria? Ibis Muenchen City ou Ibis Heidelberg? Gostaria ficar perto dos pontos turisticos só que tenho medo de pagar caro depois o taxi até aeroporto…hehehhe
Caso tenha algum outro hotel para me indicar, será bem vindo.
Obrigada!

    Não é preciso ir de táxi para o aeroporto. De trem você chega em 40 minutos saindo de Hauptbanhof. Pegue um hotel nas cercanias da estação. Não posso pesquisar localização de todos os hotéis que me pedem. Se conhecesse, te diria.

Olá Ric,
Sou velha seguidora e baseio todas as minhas viagens, sem me arrepender jamais, em suas dicas.
Surgiu uma oportunidade para eu e meu marido irmos a Berlim mes que vem. Como nunca pisamos na Europa e ta em cima da hora, peço apenas uma direçao para iniciar meu planejamento. Serão 15 dias, chegando em Frankufur e seguindo para Berlim, onde ele tem parentes. O que que dá para fazer nesse tempo tão exiguo? Pensei em chegar em Praga, mas gostaria de ir no maximo de lugares possíveis. O que vc me sugere? Arrisco Paris?
Um grande abraço, Iza

    Berlim, Praga e Paris cabem numa viagem de 15 dias.

    Berlim, Amsterdã e Paris também.

    Eu deixaria 7 dias para Paris, três dias para Amsterdã ou Praga, 4 dias para Berlim.

    Não se preocupe em zanzar muito; a tentação é grande, eu sei, mas quanto mais você roda, menos você vê (e mais caro fica).

    De Berlim a Praga dá pra ir de trem; de Praga a Paris vá de avião. Se puder voltar de avião desde Paris, melhor.

    De Berlim a Amsterdã vá de avião ou trem; de Amsterdã a Paris, de trem.

ah, mais um detalhe: do lado do hotel tem um daqueles Kebab super baratinho que além de Kebab tem comida chinesa e italiana. Muuuito barato! Fora que a comida de rua daqui é muito no preço tb… tô achando a cidade bem em conta!

Riq, só pra te dar um feedback do The Circus de Berlim (não sei se vc já se hospedou nele): o hotel é genial. Clean, quarto com tamanho ideal, com restaurante com cardápio bem alemão (não comi, mas pelo que deu pra notar pelo cardápio parece ser bacana). Até outubro o café da manhã é incluso e é sensacional, com poucas mas muito boas opções (incluindo leite orgânico). Fica do lado (DO LADO MESMO!) da estação Rosenthaler Platz e a poucos passos da Alexander Platz, quer dizer, MUITO CENTRAL. O único (único mesmo) defeito é que não tem ar-condicionado nem ventilador. Então agora, no verão, é preciso abrir as janelas pra correr um ventinho e a zuada da rua atrapalha um pouco. Em outras épocas esse problema não vem ao caso, claro.
Bom, é isso. Quem quiser dicas pode falar! ahh e Berlim é sensacional!
beijo!

Caramba!!! Ñ entendi nadica de nada!!! Gostei dos links p/os hotéis!! Mas vc é mto rápido mesmo!!!

    Vamos ver se o meu alemão ainda serve pra alguma coisa… “Boa viagem, Lu! Aproveite muito e divirta-se bastante!” Pode ser que a tradução não seja exata, mas acho que o sentido é esse… 😉

Queridos comandante e trips,

Estou partindo na próxima 4a p/essa deliciosa empreitada. Então, queria mais uma vez agradecer a todos ñ só pelos hotéis, como tb pelas dicas, que foram mto úteis na hora de montar o roteiro.

A seguir, um resumo do que reservei, c/os respectivos preços (sempre c/café da manhã), p/acrescentar infos no post:
– Munich – 4 nts(3 dias inteiros) – Créatif Elephant – 65 euros.
https://www.creatifelephanthotel.com/
– Hohenschwangau (castelos da Baviera) – 2 nts – Garni Schlossblick – 62 euros. Os outros aqui citados eram mais de 100. Todos são caros, talvez por ser julho. Encontrei esse no trip advisor. Tomara que seja razoável …
https://www.hohenschwangau.de/schlossblick0.0.html
– Colmar(Alsacia) – 3 nts – Hotel Le Colombier – 135 euros – a extravagância da viagem!
https://www.hotel-le-colombier.fr/fr/index.php
– Rothenburg odt – 2 nts – gasthaus Goldener Hirsch – 59 euros. Foi indicado por um amigo que já ficou lá 2 vezes, é um anexo do htl do mesmo nome, e fica dentro da muralha.
https://www.hotel-goldener-hirsch.de/index_br.html
– Berlim – 7 nts – Hotel Circus – 88 euros (o qto menor custa 78)
https://www.circus-berlin.de/circus_hotel_berlin.html

Farei um brinde a todos em cada uma dessas cidades!! Prost!
Bjs,
Lu

Crianças, preciso de um help: a minha mãe, depois de um longo e tenobroso inverno, resolveu que vai viajar à Europa. Eles vão fazer uma excursão pelo Leste Europeu e Rússia em agosto que já está escolhida (não perguntem =) O aéreo volta de Munique, e ela está querendo ficar lá uns dias, e conhecer os arredores (eles não conhecem nada de Alemanha – pra mim, ir a Colônia não conta).
Os problemas: o meu pai NÃO QUER de jeito nenhum alugar carro (a minha mãe não dirige), então eles estão à mercê de fazer alguns bate-e-volta a partir de Munique, de transporte público ou “excursõezinhas”. Eles não falam nada de alemão, e meu pai arranha um ingrêis envergonhado (entenderam o porquê da excursão?)
Perguntas: quantos dias devem separar no stop-over em Munique? (eu sou suspeita, sempre acho que um mês na Alemanha é pouco, e amei Munique). Alguém já viu algum programa de Rota Romântica, ou de ida a Neuschwanstein adotável? Alguma sugestão de programa? Eu queria já olhar isso daqui, e fazer reservas, porque o povo é enrolado…
Ajuda, biiiiiiiiiiiiiitte!

    Dani, eu apóio totalmente o Papi na questão de não alugar carro. Pra quem não faz questão, carro é mais incômodo do que conforto, garanto-vos, incréus!

    O site de Munique tem link para vários operadores de excursões às redondezas:
    https://www.muenchen.de/Tourismus/Sightseeing/Tours/daytrips/81838/index.html

    Acho que pra Rota Romântica é recomendável ir de excursão, porque os trens, além de lentos, têm baldeações longas. Até Rothenburg a rota mais rápida leva 2h30. https://www.bahn.de/international.

    A pechincha a partir de Munique é usar o Bayern Ticket, um passe regional que dá direito a DUAS PESSOAS viajarem O DIA INTEIRO POR TODA A BAVIERA (incluindo S-Bahn na cidade) a partir das 9h da manhã por somente 28 euros. (O passe individual custa 20 euros.)

    https://www.bayern-takt.de/public_main_modul.php?unit=&document_id=334

    A pegadinha é que só dá pra pegar os trens regionais — RE, RB e ônibus; os rápidos InterCity (IC) e InterCity Express (ICE) estão fora.

    Pra Rothenburg, os RE/RB levam 3h30, então está fora de cogitação.

    Mas pra Füssen (castelo de Neuschwanstein) são 2h23. Pra Garmisch Partenkirschen, 1h15. E pra Salzburg, que não está na Baviera mas está incluída na brincadeira, dá um pouco menos de duas horas.

    Basta simular as viagens no site da Bahn e ver os horários que não contenham as letrinhas IC e ICE.
    https://www.bahn.de/international

    Acho que os seus pais podiam fazer o passeio mais fácil (Garmisch, por exemplo). Se perderem o medo (acho que vão perder, porque nenhum alemão consegue ficar indiferente a uma pessoa com cara de perdida na estação), eles terão coragem de fazer outros por conta própria. Senão, é só fazer os outros de excursão, sem drama…

    Ricardo, brigadim :mrgreen:
    Eu estava olhando justo esse site de excursões, além do Panorama tours sugerido pelo Frommers. O problema é que eu só vi anunciados tours em inglês e alemão, mesmo (bem, tinha um site com instruções em russo e chinês, mas ainda assim não resolve, né?). Já mandei email prum monte, perguntando se não tem nada em português (sonho meu) ou espanhol, e estou esperando resposta.
    Quantos dias você recomenda? Eu sempre sou mais lentinha que as pessoas normais…

    Munique sozinha dá dois dias inteirinhos fácil, né? Daí um dia a mais pra cada aventura…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito