Hotéis na Alemanha e Alsácia pra Lu

Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)
Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)

A Lu está planejando uma viagem de carro pelo sul da Alemanha até a Alsácia, saindo de Munique. E pede dicas de hotéis em Munique; Rothenburg-ob-der-Tauber; Füssen, perto do castelo de Neuschwanstein; Lago Constance (Bodensee),  na tríplice fronteira Alemanha-Áustria-Suíça; e Colmar, na Alsácia francesa. Ela também aceita sugestões de cidadezinhas para passar pelo caminho.

É um roteiro muuuuito bonito, que vale a pena guardar no seu no banco de idéias de viagem pela Europa.

Começo pelos meus pitacos. Quando fui a Munique da última vez, em 2006, fiquei no Four Points, um hotel básico-business super ajeitadinho atrás da estação. Por ali há um hotelzinho simpático budget-design, o Elefant.  Com um pouquinho (não muito) de bala na agulha dá para ficar no Anna Hotel, que fica a meio caminho (tipo três quadras, perfeitamente percorríveis com malas de quatro rodinhas) entre a estação e a Marienplatz. No verão uma boa localização é o bairro de Schwabing, onde fica a muvuca não-turística de Munique (e que bordeja o Englischer Garten); por ali eu tentaria o Carlton-Astoria.

Um excelente ponto de partida para descobrir todos os hotéis de um vilarejo no interior dos países da Europa Central é o HRS, um site de reservas alemão descoberto, testado e recomendado pelo GiraJorge.

Para ver caminhos, eu recomendo (se é que você já não fuçou) testar a opção “sightseeing” do Via Michelin, que sempre dá itinerários ainda mais caprichados que os “recommended”.

A Déia Tatu, do Direto da Alemanha — de onde eu peguei a foto que ilustra este post — tem ótimos posts sobre a Rota Romântica, Rothenburg-ob-der-Tauber, Dinkelsbühl e Würzburg.

Deixe suas dicas também, bitte!

201 comentários

Oi, Lu!

Na Alsácia a gente ficou hospedado em Mulhouse, no Hotel Kiryad (é de rede, tipo Íbis. Fica bem no centro da cidade, na Place de La Reunion. Apesar de ficar numa zona de pedestres, há um estacionamento subterrâneo, conveniado com o hotel, que sai bem em conta. Acho que 10 euros por semana. Mulhouse fica perto do aeroporto de Basel/Mulhouse, quase na tríplice fronteira: França/Suíça/Alemanha.

Nas outras cidades, ou eu não fiquei hospedado, ou minha esposa (Cláudia Holder já comentou).

Quanto a locais para ver, fora o Castelo Haut-Koenesgberg, que Cláudia já falou, tem o Monte Sainte-Odile, com um convento muito bonito, num alto de uma montanha.

Em Freiburg, não deixe de reparar as gárgulas da igreja. Tem algumas hilárias – de fronte para uma casa vermelha, tem uma que a saída da água é pela bunda da gárgula.

Na Alsácia, vale dar uma passada por Kaysersberg e Riquewihr. Se você subir até Strasburg, lá tem uma padaria que vende o melhor croissant do mundo, infelizmente eu não me lembro o nome dela, mas fica no centro, numa esquina, perto de uma ponte. 🙂

Na Alemanha, perto da tríplice fronteira, tem uma cidadezinha legal chamada Badenweiler – além das ruínas de um castelo, lá tem um spa bem grande. Um pouco mais para dentro da floresta negra, tem a cidade de Titisee-Neustadt, que também é bem legal.

Ah, lembre-se que tudo é mais caro na Suíça, exceto duas coisas: gasolina e eletrônicos. 🙂 Ou seja, se você quiser aproveitar para fazer compras, na estação de trem suíça (em Basel tem duas estações principais – hauptbahnhof – uma Suíça, a SBB e outra alemã, a Badische) de Basel (ou Basiléia, como queira) tem uma Media Market muito boa.

Sobre Fussen, acho que Cláudia já disse tudo, acho melhor ficar em Hohenschwangau. Lá tem uns 4 ou 5 hotéis, todos parecendo muito simpáticos. O Alpenstube tem vista para o castelo de Neuschwanstein, outros têm vista para o castelo de Hohenschwangau e um deles (não me lembro o nome) ainda fica a beira do Alpsee – um lago bem legal, que dá para tomar banho.

Na fronteira da Alemanha com a Áustria tem Lindau, que é bem legal, mas não chega a ser imperdível.

Enfim, é uma região muito bonita.

    Nossa, Riq, acho que essa cidadinha é pra Dani vir, também! As fotos no site são liiiiiindas! *suspiro*

    Nossa, que site lindo, ou melhor, que cidade linda!!! Riq, se vc quiser “whir” c/a gente, fique à vontade.
    Aliás, que bom que o Márcio veio, mesmo sem tempo, deu um jeitinho. É porisso que eu adoro essa tripulação!!! Isso ñ tem preço!!!
    Mais uma vez, obrigadéééésimo a todos! Bjs,
    Lu

fiz uma viagem linda com meu marido: a Rota dos Vinhos da Alsácia.
Não deixe de conhecer as cidadezinhas entre os vinhedos:
Uffholtz,Wattwiller, Soultz, Colmar, Riquewir,Ribovillé…entre tantas outras. De lá, seguimos até Strabourg.
È muito lindo.
Boa viagem.

Márcio, estou esperando ansiosamente os seus comentários!! mesmo que rapidinho, o seu depoimento c/certeza será de gde valia!

Estou num corre-corre danado, mas tentarei fazer um comentário de mais consistência sobre essa região, que eu já visitei duas vezes, antes de viajar na próxima sexta.

Caroline

Barato em Campos nesta época, não tem…. Mas uma sugestão é ficar em Santo Antonio do Pinhal, ha uns 25 kilometros, que é bem agradável, e cheia de pousadas mais em conta.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito