Hotéis na Alemanha e Alsácia pra Lu

Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)
Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)

A Lu está planejando uma viagem de carro pelo sul da Alemanha até a Alsácia, saindo de Munique. E pede dicas de hotéis em Munique; Rothenburg-ob-der-Tauber; Füssen, perto do castelo de Neuschwanstein; Lago Constance (Bodensee),  na tríplice fronteira Alemanha-Áustria-Suíça; e Colmar, na Alsácia francesa. Ela também aceita sugestões de cidadezinhas para passar pelo caminho.

É um roteiro muuuuito bonito, que vale a pena guardar no seu no banco de idéias de viagem pela Europa.

Começo pelos meus pitacos. Quando fui a Munique da última vez, em 2006, fiquei no Four Points, um hotel básico-business super ajeitadinho atrás da estação. Por ali há um hotelzinho simpático budget-design, o Elefant.  Com um pouquinho (não muito) de bala na agulha dá para ficar no Anna Hotel, que fica a meio caminho (tipo três quadras, perfeitamente percorríveis com malas de quatro rodinhas) entre a estação e a Marienplatz. No verão uma boa localização é o bairro de Schwabing, onde fica a muvuca não-turística de Munique (e que bordeja o Englischer Garten); por ali eu tentaria o Carlton-Astoria.

Um excelente ponto de partida para descobrir todos os hotéis de um vilarejo no interior dos países da Europa Central é o HRS, um site de reservas alemão descoberto, testado e recomendado pelo GiraJorge.

Para ver caminhos, eu recomendo (se é que você já não fuçou) testar a opção “sightseeing” do Via Michelin, que sempre dá itinerários ainda mais caprichados que os “recommended”.

A Déia Tatu, do Direto da Alemanha — de onde eu peguei a foto que ilustra este post — tem ótimos posts sobre a Rota Romântica, Rothenburg-ob-der-Tauber, Dinkelsbühl e Würzburg.

Deixe suas dicas também, bitte!

201 comentários

Pessoal,

Eu e meu marido pretendemos fazer uma viagem em outubro para Alemanha e quando comecei a pesquisar os locais fiquei super confusa…. Rota Romântica x Rota dos Castelos x Floresta Negra… Não sei por onde começar e o que realmente vale a pena fazer. Teremos 20 dias mas, queríamos incluir no roteiro também Praga, Viena e Budapeste. Alguém por de dar um HELP.

Muito obrigada,

Roseli.

    Olá Roseli,

    Se você incluir essas três cidades, já se vão uns 10 dias do seu roteiro (para realmente conhecê-las, e não só passar por lá).

    Só a Rota Romântica são mais de 300km, então também toma um bom tempo, se você quiser visitá-la inteira.

    Sugiro você definir algumas cidades que você não quer deixar de visitar, e definir quantos dias em cada uma. A partir daí, montar um roteiro em torno dessas cidades.

    Qualquer dúvida entre no nosso site, que tem bastante dicas.

    https://www.alemanhaporquenao.com

Pessoal, infelizmente cheguei de viagem, rs…

Foi tudo maravilhoso e as dicas que achei aqui foram muito úteis, obrigada.

Gostaria de sugerir um passeio bacanérrimo: Berlin Underground. Fizemos o tour 1 – Dark Worlds – e conhecemos um bunker da época da segunda guerra. Tivemos a ideia depois de assistir a um programa da Didi Wagner em Berlim que achamos muito interessante. Dá vontade de fazer todos os tours desse lugar, mas tivemos que escolher. Caso queiram mais informações, visitem o site: https://berliner-unterwelten.de/guided-tours.3.1.html

Abraços a todos!

Os carros da Avis, sem fazer propaganda podem entrar sem qualqeur custo adicional, dá um look no site deles: avis.com.br em locações internacionais- alemanha-condições.

24 dias não seria mais interessante um leasing pegando o carro em strasburgo,tem trem partindo de Frankfurt sempre….eu consideraria a hipótese tendo em vista o valor do aluguel de auto na Alemanha ser um dos mais caros da Europa, acho que ficaria mais barato….mas qualquer coisa a Sixt tb aluga sem ônus para POLÔNIA.

Oi, Rosely!

O Marcelo já te deu umas boas dicas sobre a ida até Rüdelsheim. O melhor seria ir de carro mesmo. Caso vc nao tenha o carro ainda, vc pode ir de S-Bahn(trem regional) até Wiesbaden e de lá pegar um trem que passe por Rüdelsheim (sao vários). Se vc for de carro, nao esqueca de pegar o tíquet de estacionamento nas máquinas. Ali o estacionamento sempre é pago e eles controlam mesmo.
Quanto ao problema de ir com o carro pra Polonia, o Marcelo tem razao. Várias locadoras nao permite que seus carros circulem por lá e tem algumas que tem restricoes até na Itália, saindo da Alemanha. Entao verifique qual é a regulamentacao da locadora que vc usará. Na realidade é o seguro que nao cobre alguns países e caso acontecer alguma coisa lá, vc arca com tudo sozinha. As locadoras tem até um mapa da Europa mostrando onde é permitido e onde nao é permitido circular. A Sixt por exemplo, é uma delas, sei porque peguei um carro com eles ano passado e tive de assinar um termo de compromisso dizendo que nao iria praqueles países.

Boa viagem e aproveitem muito a Alemanha!

Obrigada ,por enquanto, fico muito feliz por vocês serem tão gentis! Já mudamos, vamos ficar em Rothenburg ob der Tauber ao invés de Würzburg.E dormiremos uma noite em Füssen.
André você sabe que carro que devemos alugar para ir p/ Polônia? E porque existe isso, quer dizer, não entendo porque os carros alemães não podem entrar , no caso , na Polônia. Alguém sabe?
Patrícia adoramos a sugestão do hotel em Rothenburg.
Carlos, não somos fumantes também, será que acontece isso em todos os quartos do Excelsior?
Bruno, uma vez estivemos em Nuerenberg, adorei!
Carina a gente chega dia 7, e neste dia creio que vamos descansar, ficam dois dias inteiros, 8 e 9, e no dia 10 de manhã queremos sair cedinho.Então, adoramos a sugestão do passeio em Rüdelsheim, aceitamos mais dicas sobre como fazer isso.

Valeeeu!!

    Olá Rosely,

    A proibição de carro alugado viajar para a Polônia não é dependente do modelo do carro, mas da política da locadora. A razão é o alto índice de roubo de carros no leste europeu (alto para padroes europeus, não acredito que seja maior que o Brasil…). Cheque com sua locadora no momento da reserva, e novamente in loco, no momento que pegar o carro.

    Reforço a sugestão de usar um dos dias disponíveis em Frankfurt para visitar Rüdesheim, ou até fazer um pequeno cruzeiro pelo Reno ( https://www.alemanhaporquenao.com/search/label/Vale%20do%20rio%20Reno ).

    No caminho de Frankfurt até lá você ainda passa por Mainz e Wiesbaden, outras cidade muito bonitas. Só tome cuidado na hora de marcar no GPS “Rüdesheim am Rhein”. Tem outra Rüdesheim não muito longe de Frankfurt, e o GPS pode te levar para lá!

    Se você fizer um cruzeiro, sugiro subir até Koblenz, e voltar de trem. O site da maior operadora dos barcos é https://www.k-d.de/.

    Boa viagem!

Oi, Rosely!

Eu moro em Frankfurt e concordo com algumas opinioes que li acima. Eu nao ficaria 3 dias em Frankfurt. A cidade nao tem muita coisa pra oferecer pra turista, um dia é mais do que suficiente pra vc conhecer o centro, a nao ser que vc tenha interesse de ver museus, daí sim vc precisa de mais tempo. Ou se vc pretende fazer passeios bate-volta, como para Rüdelsheim (que fica na beira do Reno), que é fofíssima e dá pra ir de trem ou carro alugado.
Eu também nao ficaria 3 dias em Würzburg… Poderia dormir 1 noite ali, mas deixaria o resto pra ficar na Rota Romantica (as cidades sugeridas acima, seriam as que eu sugeriria tb). Würzburg é a ponta dela e se vc pretende fazer bate-volta dali pra Rota acho que vc vai perder tempo demais se deslocando. Eu ficaria em Rothenburg ob der Tauber, como já foi sugerido. Neuschwanstein e Füssen sao imperdíveis! 😉
Eu sugeriria que vc fosse descendo a Rota Romantica até Munique, sem ir e voltar de Würzburg.
O resto acho que está bem bacana, e vc vai poder ter uma boa visao da Alemanha, já que vai cobrir o país de norte a sul, leste oeste, vendo bem as diferencas de cada regiao. Tomara que vc curta bastante a Alemanha, é um país belíssimo!

Würzburg, dá p/ passar o dia lá. Vale muito a pena ficar em Rothenburg ob der Tauber. Ia ficar 1 noite e acabei passando 2 noites no Romantik Hotel Markusturm Rothenburg. Outras cidades que valem a pena: Nördlingen e Donauwörth. O castelo de Neuschwanstein em Füssen fecha c/ chave de ouro a rota.

Rosely

Por experiencia pessoal te sugeriria o seguinte:
Frankfurt: eu chegaria no aeroporto e ja iria direto para Heidelberg que fica a menos de 1 hora e e muito mais interessante. Passaria 2 noites la e com isso aumentaria 1 noite em Bremen ou Berlim.
Wurzburg: uma manha ou uma tarde seria suficiente pra circular pela parte central e conhecer o Residenz com visita guiada(imperdivel).Eu aproveitaria essas 4 noites pra dividir em 2 pra Rothenburg ob der Tauber e 2 noites pra Fussen ou Schwangau pra conhecer os castelos de Ludwig , tambem imperdiveis…
Konstanz 2 noites tb seriam suficientes e voce aproveitaria as 2 noites que sobraram mais 1 noite de Heidelberg e passaria essas 3 noites em Nueremberg , aproveitando pra conhecer Bamberg tambem.

Bruno Beltrao.

Bom dia Rosely, fiquei no hotel Excelsior em Frankfurt agora em dezembro. Não sei se deu azar ou se todos os quartos são assim, mas tinha uma porta de comunicação que dava para ouvir tudo do quarto ao lado, e colo não fumo, fumei junto com o outro hospede!
Por outro lado, a localização é excelente, a tarifa é bastante convidativa e os funcionários são muito gentis, tem que ver se vale o custo beneficio para você. Eu não voltaria nele pois minha esposa tem alergia a cigarro, e ficou bastante incomodada, mas para quem é fumante pode ser um ótimo custo-benefío.

Minha viagem de fim de ano o Riq publicou aqui no site e, qualquer dúvida estou a disposição!

Hallo pessoal !!

Eu e minha família estamos montando um roteiro para estarmos em julho na Alemanha, tudo de carro, 24 dias. Bem, já alteramos algumas coisas, mas, tenho certeza de que ainda será alterado mais algumas vezes. E os hóteis? Nossa, dá uma insegurança… Será que não estou comprando gato por lebre?
É assim:
Frankfurt- 3 dias – reserva no hotel Excelsior;
Bremen – 1 dia – hotel Landgut Horn;
Berlin 3 dias – H2 Hotel Berlin;
Krag( Polônia)-1 dia hotel podewils krag castle
( antes da 2º guerra existia uma cidade perto de krag que se chamava Bublitz e pertencia a Alemanha, e meu pai nasceu aí);
Dresden – 3 dias- Pension am Kirschberg;
Würzburg – 4 dias – Post Hotel Wurzburg;
Munique – 4 dias – hotel Metropol;
Konztanz – 4 dais – Graf Zeppelin e para ficar perto de Frankfurt na véspera de ir embora:
Heidelberg 1 dia – Vier jahreszeiten

Alguém conhece algum desses hotéis? Fizemos a reserva pelo booking e o roteiro como está? Aceitamos todas as sugestões!

Obrigaaada

Rosely

    Seu roteiro está legal. Só lembro de checar e rechecar que o carro que vc está contratando pode ser levado ao leste europeu.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito