Hotéis na Alemanha e Alsácia pra Lu

Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)
Rothenburg ob der Tauber (foto: Deia Tatu)

A Lu está planejando uma viagem de carro pelo sul da Alemanha até a Alsácia, saindo de Munique. E pede dicas de hotéis em Munique; Rothenburg-ob-der-Tauber; Füssen, perto do castelo de Neuschwanstein; Lago Constance (Bodensee),  na tríplice fronteira Alemanha-Áustria-Suíça; e Colmar, na Alsácia francesa. Ela também aceita sugestões de cidadezinhas para passar pelo caminho.

É um roteiro muuuuito bonito, que vale a pena guardar no seu no banco de idéias de viagem pela Europa.

Começo pelos meus pitacos. Quando fui a Munique da última vez, em 2006, fiquei no Four Points, um hotel básico-business super ajeitadinho atrás da estação. Por ali há um hotelzinho simpático budget-design, o Elefant.  Com um pouquinho (não muito) de bala na agulha dá para ficar no Anna Hotel, que fica a meio caminho (tipo três quadras, perfeitamente percorríveis com malas de quatro rodinhas) entre a estação e a Marienplatz. No verão uma boa localização é o bairro de Schwabing, onde fica a muvuca não-turística de Munique (e que bordeja o Englischer Garten); por ali eu tentaria o Carlton-Astoria.

Um excelente ponto de partida para descobrir todos os hotéis de um vilarejo no interior dos países da Europa Central é o HRS, um site de reservas alemão descoberto, testado e recomendado pelo GiraJorge.

Para ver caminhos, eu recomendo (se é que você já não fuçou) testar a opção “sightseeing” do Via Michelin, que sempre dá itinerários ainda mais caprichados que os “recommended”.

A Déia Tatu, do Direto da Alemanha — de onde eu peguei a foto que ilustra este post — tem ótimos posts sobre a Rota Romântica, Rothenburg-ob-der-Tauber, Dinkelsbühl e Würzburg.

Deixe suas dicas também, bitte!

201 comentários

Maravilha!

Mas uma coisa….Devo dormir em Bamberg tb ou só passar por lá e depois seguir pra Berlim?

Creio que fazer a rota Munique-berlim de carro seja mais cara mas terei liberdade de parar em qualquer lugar, certo? (estou indo com meu namorado)
Vc acha trem uma boa opção? Onde eu pesquiso essas passagens? Quero fazer uma estimativa custo x qualidade x benefício.

Suas informações estão sendo ótimas!!

    Olá Lívia, durma em Bamberg e no outro dia siga para Berlim se nao será muito cansativo, ou conheca só Nuremberg, durma uma noite lá e depois siga para Berlim.
    O site de trens aqui na Alemanha é: https://www.bahn.de

    O hotel em Nuremberg sugeri em outra pergunta sua:Hotel Elch ( https://hotel-elch.com/ )

Obrigada Marcelo!

Vc acha que vale uma visita também a Bamberg? Seria pra passar o dia não é? Ou só em Nuremberg mesmo?
Tem mais algum lugar legal que vale conhecer nesse rota Munique-Berlim?

Outra coisa…. incluindo Fussen como bate-volta vc acha que devo aumentar mais um dia em Munique, visto que uma ida a Fussen demoraria 1 dia? É mais prático ir de trem ou de carro?

Vc tem dicas de locadora de carro em conta?

    Livia,

    Bamberg também é muito bonita; mas tem tanto lugar bonito nesta rota, que você poderia sair de Munique e chegar em Berlim 30 dias depois, sem ter visto tudo!

    Fique pelo menos 3 dias em Munique, mais um para Füssen. Um dia em Nuremberg, mais um em Bamberg. E Berlim pelo menos 4, mais um dia para Potsdam.

    Locadora eu sempre uso a Europcar, mas para Füssen é bem fácil ir de trem. Alugue o carro apenas para a viagem entre Munique e Berlim, e as visitas que fizer no caminho, apesar de também ser muito tranquilo ir de trem.

    Se precisar de mais dicas, entre no nosso site e dê uma olhada.

Obrigada Renata!

Vou olhar sua dica de hotel em Munique pois ainda não tenho reserva. Já em Berlim eu já fiz a reserva no All Seasons Alexanderplatz. Aproveitei os pontos no cartão fidelidade da rede accor e não irei gastar nada na hospedagem.

A verdade é que o meu roteiro já estava todo montado mas ontem resolvi aumentar um pouco na Alemanha e estender em Munique.

Meu roteiro inicial é: Chegada por Paris, dps direto pra Berlim (5 dias), Amsterdam (3 dias), Brugges (2 dias), Paris (6 dias).
Como consegui mais uns dias no trabalho vou aumentar a trip. E como as reservas já estão todas feitas terei que fazer essa nova rota Munique – Berlim antes de inciar a trip. Ao invés de fazer Paris- Berlim, mudarei o voo para Paris- Munique e segurei de carro até Berlim. Só que não sei o que lugares estão nesta rota Munique – Berlim. A ideia é aproveitar o que está no trajeto. O que vc me indica? E quanto tempo vc acha que irá demorar esta viagem de carro Munique-Berlim?

    Olá Lívia,

    Entre Munique e Berlim você levaria umas 6 horas de carro.
    Mas, como você quer parar em algum lugar, sugiro Nuremberg mesmo, mas dormindo uma noite lá mesmo, para aproveitar melhor a cidade.

    Além disso, se você visitar a cidade e sair no mesmo dia até Berlim seria muito cansativo.

    Visite Füssen ainda estando hospedada em Munique, como um bate-volta.

    https://www.alemanhaporquenao.com

Livia, acabamos de Voltar de la.
Munique ficamos no Westin que fica ha 4 km do centro eh um 5 estrelas muito bom com preco ok.
Reservamos pelo booking.
E, Berlim ficamos no Ritz Carlton, hotel maravilhoso, que custou $ 190,00 com cafe da manha (que foi considerado o melhor cafe da manha de Berlim!!!, vale o preco). A noite tem um bar co musica ao vivo e otimo pianista e cantora.

Passeios imperdiveis:
Munique – Ver o castelo schoss neuschwanstein o castelo que inspirou disney e que Luis 2• da baviera. (fica ha 40 minutos de carro de munique).
Passear no Jardim Ingles e ver o surfe la (louco)
Tomar cerveja e comer salsicha no hofbrauhaus.

Berlim –
Aconselho fazer o usual passeio de onibus pra ter uma ideia geral da cidade e decidir quais pontos preferem. Alguns lugares que poucas pessoas falam ou que gostaria de destacar:
Potsdam (fica ha 30 min de Berlim, lindo)
Museu de Pergaminho (nao fui mas todos amaram)
Neus Museu (busto da Nefertiti) – incrivel
Exposicao “Historia de Berlim”(uma verdadeira aula de historia)
Parlamento (como a procura eh muito grande antes de sair do brasil entre no site – nao sei- e faca o agendamento)
Andar muito em Berlim, pois somente andando eh que se conhece o melhor dela. (ja fui 3 vezes pra la e nao canso).
etc, etc, etc….

Se quiser um restaurante bem diferente com jazz e soh pessoas locais va ao Tausend. Nao tem nada igual aqui no BR.
Um restaurante excelente que todos conhecem e comesse muito bem “Boca de Bacco” – eu fui e amei.

Tomara que sirva de algo, qualquer duvida me chama

Olá Pessoal,

Estou indo para Europa em maio. Entrarei por Paris e seguirei para Munique e depois Berlim.

Estou querendo montar roteiro de carro de Munique até Berlim mas não sei ao certo quais lugares no trajeto seria interessante conhecer sem perder muito tempo.

Pensei em ficar 3-4 dias em Munique e de lá seguir de carro até Berlim. Que lugares vocês me indicam para esta rota? E quantos dias + ou -?
Vi que neste trajeto passaria perto de Numberg. Outro lugar que gostaria de ir é Fussen.
O que vcs me indicam?

Obrigada!

Olá Pessoal!
que maravilha ler tantas dicas, mas confesso que estou perdida. Seguinte: Eu e meu namorado iremos no próximo dia 12 de fev. para a Alemanha, mas iremos para praticamente um bate-volta (voltaremos no dia 19), pois nosso “principal” objetivo é participar da BioFach em Nuremberg. Ano passado fizemos em uma semana Frankfurt-Hidelberg-Nuremberg-Liége-Bruges-Frankfurt. Embora Liége não seja uma cidade maneira da Bélgica, nos surpeendemos muito com o hotel que ficamos, um Chateau com um SPA maravilhoso!Bruges e Hidelberg então, amamos. Nuremberg foi tbm muito bom, embora corrido por conta da feira.
Enfim, chegaremos dia 13 por volta das 14h em Frankfurt e gostaria de uma forcinha para decidir os destinos já que temos tão pouco tempo. Alugaremos um carro. Teremos os dias 13, 14 e 15 para estar em algum lugar e retornaremos no dia 15 tarde da noite para Nuremberg. Pensamos em seguir ao Sul, podendo ser Salzburg ou Alsácia, o que me dá uma duvida cruel!!! orque eu gostaria mto de conhecer Salzburg e de repente conhecer alguma estação de esqui proxima (nunca esquiei e queria mto!), mas vi tbm vcs falando mto bem de colmar e adoramos vinhos. A vantagem de Colmar é que poderiamos tbm ir para algum lugar da floresta negra(pensei em Titisse).
Depois retornaremos para Nuremberg e ficaremos de quarta a noite até sabado, pois queremos tbm mais tempo desta vez para conhecer melhor nurember e aproveitar melhor a feira que é enorme e com mta coisa interessante (produtos organicos do mundo todo). No sábado de manhã queremos ir para algum lugar. No inicio pensamos em retornar para hidelberg, que gostamos mto, mas tbm estamos pensando em conhecer outra cidade maneira. Vi que vcs falaram bem de Bamberg. Vale a pena? No domingo a tarde ja retornariamos para frankfurt e a noite de volta pro Rio.
E aí, que faço pessoal?
Beijos Carol

Voltando para dar feed back!
Nesse post peguei várias dicas para meu roteiro pela Alsácia e vou colocar algumas dicas aqui.
Roteiro:
Colmar ( 4 noites)
Munique ( 5 noites)
Salzburg (2 noites)
Cesky Krumlov (1 noite)
Praga (5 noites)
Vamos `a parte da Alsácia:
Minha viagem se iniciou com a chegada em Paris de onde eu peguei um trem para Colmar. Do aeroporto de Orly fui de taxi para a Gare de L’Est – 30 Euros. Aqui cabe um detalhe: pela 1º vez consegui ir para a Europa com milhas e com 5 meses e 15 dias de antecedência tentei a emissão com a ida por Frankfurt, onde eu já pegaria o trem para Colmar diretamente do aeroporto. Mas, não havia lugar no voo e foi o jeito ir por Paris.
Em Colmar optei por ficar no Hotel Mercure Champ de Mars e adorei a escolha. O hotel era quase velhinho mas excelente. Situado em uma espécie de parque, muito silencioso, a 5 min `a pé do centro histórico e da Petite Venise, mas sem os preços do centro histórico. Não é lá muito charmoso mas é um bom hotel. Fica a 700m da estação de trem, de modo que fui à pé para o hotel (com mala) na chegada. Muito tranquilo. Acho que essa é uma boa dica pois os hotéis do centro histórico estava bem carinhos.
Nos 3 dias em que fiquei em Colmar fiquei 1 dia na cidade, fui 1 dia para Strasbourg (trem) e 1 dia para Riquewihr e Ribeauvillé (ônibus).
Eu tinha muitas dúvidas de como me deslocar, se precisaria de carro ou não. Não aluguei carro e foi muito tranquilo.
Neste link https://www.cg68.fr/horaires-des-bus/horaires-des-bus.html estão os horários do bus. Vejam a linha 106 (A e B).
Pensando hoje, eu diria que: se vc está em Paris e quer ter um gostinho da Alsácia, vá a Strasbourg. Mas, se vc já está em alguma cidade da rota dos vinhos, não verá tanta graça em Strasbourg não. A cidade é lindinha, mas Colmar é tão cute-cute que dispensaria a ida a Strasbourg (minha opinião).
4 noites depois… trem rumo a Munique. Os dois trechos de trem foram comprados online na SNCF e retirados na Gare de L`Est (tb sou maníaca pelas maquininhas).

Voltando para dar feed back!
Nesse post aqui peguei várias dicas para meu roteiro pela Alsácia e, apesar da minha viagem ter incluído outras coisas, vou tentar comentar o roteiro todo aqui.
Roteiro:
Colmar ( 4 noites)
Munique ( 5 noites)
Salzburg (2 noites)
Cesky Krumlov (1 noite)
Praga (5 noites)
Minha viagem se iniciou com a chegada em Paris de onde eu peguei um trem para Colmar. Do aeroporto de Orly fui de taxi para a Gare de L’Est – 30 Euros. Aqui cabe um detalhe: pela 1º vez consegui ir para a Europa com milhas e com 5 meses e 15 dias de antecedência tentei a emissão com a ida por Frankfurt, onde eu já pegaria o trem para Colmar diretamente do aeroporto. Mas, não havia lugar no voo e foi o jeito ir por Paris.
Em Colmar optei por ficar no Hotel Mercure Champ de Mars e adorei a escolha. O hotel era quase velhinho mas excelente. Situado em uma espécie de parque, muito silencioso, a 5 min `a pé do centro histórico e da Petite Venise, mas sem os preços do centro histórico. Não é lá muito charmoso mas é um bom hotel. Fica a 700m da estação de trem, de modo que fui à pé para o hotel (com mala) na chegada. Muito tranquilo. Acho que essa é uma boa dica pois os hotéis do centro histórico estava bem carinhos.
Nos 3 dias em que fiquei em Colmar fiquei 1 dia na cidade, fui 1 dia para Strasbourg (trem) e 1 dia para Riquewihr e Ribeauvillé (ônibus).
Eu tinha muitas dúvidas de como me deslocar, se precisaria de carro ou não. Não aluguei carro e foi muito tranquilo.
Neste link https://www.cg68.fr/horaires-des-bus/horaires-des-bus.html estão os horários do bus. Vejam a linha 106 (A e B).
Pensando hoje, eu diria que: se vc está em Paris e quer ter um gostinho da Alsácia, vá a Strasbourg. Mas, se vc já está em alguma cidade da rota dos vinhos, não verá tanta graça em Strasbourg não. A cidade é lindinha, mas Colmar é tão cute-cute que dispensaria a ida a Strasbourg (minha opinião).
4 noites depois… trem rumo a Munique. Os dois trechos de trem foram comprados online na SNCF e retirados na Gare de L`Est (tb sou maníaca pelas maquininhas).
Em Munique fiquei no hotel Schiller 5, que é um oásis perto da estação de trem. Pela primeira vez, achei um hotel melhor “pessoalmente” do que nas fotos. Paguei quase 100 Euros a menos, fazendo a reserva pelo hotelscombined. Perfeito!
Fiz 2 day trips: Neuschwanstein e Zugspitze. Não tem erro!
5 noites depois … trem para Salzburg. Compre com 3 dias de antecedência, trem direto. Em Salzburg optei pelo hotel Best Western Elefant, um charminho, bem no centro histórico.
2 noites depois… peguei um transfer door-to-door para Cesky Krumlov neste link http://www.shuttlebus.cz. Reservei com 3 ou 4 dias de antecedência e foi ótimo (90 Euros 2 pessoas).
Em Cesky Krumlov fiquei no hotel Dvorak, que fica do ladinho do rio. Achei difícil procurar hotel em Cesky, tudo muito velhinho. Mas este me atendeu muito bem e eu fiquei uma noite lá.
Peguei o ônibus da Student Agency para Praga e foi bem tranquilo. Comprei pela internet 1 mês antes.
Finalmente, em Praga fiquei hospedada no Hotel Unitas, que foi o 2º hotel que era melhor pessoalmente do que nas fotos. A localização pode ser um pouquinho longe da praça principal (20 min andando) mas o hotel compensa. Em Praga utilizei o transfer que o Riq indicou para a chegada e saída da cidade. Excelente!
Tenho a maior preguiça daquela fila pra reembolso do Tax free mas Praga foi o melhor aeroporto de onde já saí da Europa. Tax free muito tranquilo. (Normalmente não faço mas esse estava irresistível).
Espero ajudar alguém e não cansar vcs com esse comentário tão grande. Beijos

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito