Iberostar Bahia, o resort que deslanchou a onda all-inclusive

Iberostar Bahia

A rede espanhola Iberostar é uma das gigantes do mundo dos resorts all-inclusive. Foi a partir da inauguração do Iberostar Bahia, em 2006, que o esquema all-inclusive começou a deslanchar no Brasil. Até então era um sistema exótico, visto pelo consumidor brasileiro como uma marca registrada do Breezes, na vizinha Sauípe. Com o grande sucesso do Iberostar (impulsionado por preços bem atraentes praticados no início), a concorrência foi reagindo, e o sistema se alastrou primeiro pelo norte da Bahia, depois a Alagoas, até conquistar grande parte dos resorts que não se localizam dentro de cidades ou vilarejos.

O hotel recebe muitos estrangeiros; todas as atividades são conduzidas em português, espanhol e inglês.

No fim de 2008 o complexo ganhou um segundo resort, mais luxuoso, o Iberostar Praia do Forte (leia sobre ele aqui). Os hóspedes do Iberostar Bahia não têm acesso ao Iberostar Praia do Forte (mas os do Iberostar Praia do Forte podem freqüentar o Iberostar Bahia).

A localização

Iberostar Bahia

3 km ao norte do vilarejo de Praia do Forte. Há traslados de van pela manhã e à tarde (informe-se no stand de passeios, junto à recepção). De dia é possível ir caminhando pela areia (na maré baixa a areia está mais propícia à caminhada). O aeroporto de Salvador fica 58 km para o sul (a estrada está inteiramente duplicada até 5 km antes da entrada do complexo).

A praia

Iberostar Bahia

Iberostar Bahia

De mar aberto, de tombo, com ondas e repuxo freqüente. Não é calminha como na Praia do Forte, não. Neste trecho do litoral norte baiano a água costuma estar turva.

As instalações

Iberostar Bahia

No prédio principal, térreo, de pé direito altíssimo, estão a recepção e os restaurantes. Os mais de 600 apartamentos se distribuem em três blocos, posicionados de maneira perpendicular à praia, intercalados pelas piscinas.

O spa fica no caminho do Iberostar Praia do Forte. As quadras de esporte e o campo de golfe ficam na parte de trás do terreno — mas a academia é perto do mar.

O bloco mais próximo da recepção e dos restaurantes é o Edifício 2. Mesmo ficando nele, prepare-se para caminhar bastante — você vai precisar, para queimar as calorias incluídas…

Os apartamentos

Iberostar Bahia

Espaçosos, decorados em cores vibrantes. O frigobar vem abastecido, e está incluído. Têm sacada, mas não têm rede. Os apartamentos do bloco 1 e a ala esquerda (norte) do bloco 2 dão para a piscina tranqüila. Caso a sua varanda dê para a piscina animada, porém, não é grave: a música só começa a tocar às 10h. Se você não quer subir escadas, avise ao fazer reserva: os blocos não têm elevador.

Piscinas

Iberostar Bahia: piscina com música

Há dois complexos de piscinas. Você escolhe se quer agito ou sossego.

Iberostar Bahia: piscina com música

Entre os blocos 2 e 3 ficam as piscinas animadas — com bar molhado, música alta e atividades o dia inteiro. É aqui que você vai entrar em contato pela primeira vez com o jingle do Iberostar, usado em todas as atividades. O refrão “animação é muito bom!” pega feito chiclete de ouvido.

Iberostar Bahia: piscina quieta

Entre os blocos 1 e 2 ficam as piscinas quietas, sem som alto nem animação. Por ali você só ouve eventualmente alguma algazarra de crianças, quando elas estiverem fazendo em atividade no kid’s club. (Querendo sossego total, basta pegar um lugar na piscina quadrada de pólo aquático, junto à praia — na foto abaixo –, onde não há barulho nenhum.)

Iberostar Bahia: piscina quietíssima

Kid’s club

Iberostar Bahia: kid's club

O clubinho fica junto à piscina tranqüila e serve mais como ponto de encontro e dispersão. As atividades monitoradas são itinerantes, aproveitando a estrutura do hotel.

Copa do bebê

Tem papinhas.

Refeições

Iberostar Bahia: chef da estação baiana no jantar

Refeições

Os buffets são do tipo pantagruélico, com uma profusão de estações. (A mesa de doces é quilométrica; há também um buffet de sorvete com três sabores e coberturas). Na minha estada peguei camarões graúdos.

Iberostar Bahia: estação baiana no buffet de café da manhã

No café da manhã, destaque para a estação de iogurtes, variadíssima.

Iberostar Bahia: buffet do almoço

O almoço é servido no restaurante da praia. Perto da piscina tem baiana do acarajé.

As opções de lanche entre as refeições são variadas, com pizza, batata frita, cachorro quente, hambúrguer, bolos (tem saladas e frutas também).

Para jantar, além do restaurante principal, há dois restaurantes à la carte — um de teppan-yaki, o Sakura, e outro de comida mediterrânea, o Mare Nostrum. Os hóspedes têm direito a um número limitado de reservas nos restaurantes à la carte, de acordo com o número de noites da sua estada. Quem fica até 3 noites pode fazer uma reserva; de 4 a 6 noites, duas reservas; de 7 a 10 noites, três reservas. As reservas são feitas na mesa de Relações Públicas (tem uma em cada prédio e outra perto da recepção), das 8h15 às 17h (faça o quanto antes, os lugares são limitados).

Bebidas

Iberostar Bahia: chopp

Na época de nossa visita, as cervejas eram Sol e Kaiser, e os refrigerantes, Coca-Cola. Se este for um item essencial à sua decisão, recomendo comunicar-se diretamente com o hotel para se informar sobre o acordo vigente. O whisky, Red Label. Há vodka Smirnoff, mas você precisa pedir; o default dos barmen é usar Natasha ou Raissa. Há frutas frescas para caipiroscas. Os vinhos são espanhóis; o espumante, Terra Nova brasileiro (especifique brut se não quiser que sirvam demi-sec). Água de coco é servida em copo nos bares; perto da praia tem um quiosque para quem quer tomar no próprio coco.

Entretenimento noturno

Iberostar Bahia: shows

Toda a noite é mostrado um show diferente, muito bem produzido, apresentado por artistas que também fazem parte da equipe de animadores. Depois do show abre a boate. Teatro e boate têm bares abertos, dentro do sistema all-inclusive.

O spa

Tem sauna seca e a vapor e tratamentos de banhos quentes em piscinas de diferentes temperaturas, além de massagens e salão de beleza. Tudo isso é cobrado à parte.

Golfe

O green fee é cobrado à parte. É possível também fazer aulas de golfe.

Um cantinho

Iberostar Bahia - sala de ginástica

A academia de ginástica com vista para o coqueiral e o mar.

Passeios

Uma agência de receptivo (a Grou) tem um stand onde você pode comprar passeios como o tour histórico a Salvador, passeio a Mangue Seco, passeios de quadriciclo na Reserva de Sapiranga ou no Castelo Garcia d’Ávila . O traslado à Praia do Forte é feito duas ao dia, em vans. Alugando um carro você pode ir facilmente à Praia do Forte (3 km), Imbassaí (8 km), Itacimirim (15 km), Arembepe (35 km ao sul)à praia nudista de Massarandupió (32 km ao norte) e Mangue Seco (160 km). O Pelourinho está a 85 km.

Iberostar Bahia

O hotel Iberostar Bahia, na Praia do Forte…

  • É para você: que quer se esbaldar na farra all-inclusive, comendo, bebendo e aderindo às brincadeiras sem pensar em dieta ou nos micos. (E quando quiser dar um tempo, a piscina calminha está sempre à disposição.)
  • Talvez não seja pra você: que faz questão de uma praia mansa, ou que não curte tanto estímulo à animação, ou que procura uma experiência mais brasileira, menos internacional.

Leia mais:

Passagens mais baratas para Salvador com nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Praia do Forte na Rentcars em até 10 vezes

171 comentários

também estive no Iberostar e não me lembro de ter visto nenhum gato !! Lugar maravilhoso, pode ir sem medo !! pretendo voltar o mais rapído possível !!! rs rs

Olá Alexandre,

Vim agradece-lo as informações,confirmei vou pra lá dia 22 de março e volto dia 27.
Com certeza voltarei aqui para postar minha estadia,e sem medos depois q li seu extenso comentário me ajudou a decidir.
Muito Obrigada!

Aline, um pouco acima fiz um relato de minha segunda experiência no iberosatar Bahia … Espero ajudar!!!!! Quanto a gatos….. Não me recordo deles ….. Muito menos de gatos nos restaurantes !!! Pode ir sem medo ….

Olá
Li um comentário de uma pessoa que passou 7 dias no Iberostar Praia do forte e relatou que tem muitos gatos(animal) circulando até nos restaurantes.Esfriou bastante minha vontade de conhece-lo pois tenho pavor de gatos..Vc confirma essa informação?
Me ajudem por favor!

    Olá, Aline! Se você tem pavor de gatos e leu esta informação, então é melhor pensar num outro hotel. Quem não tem pavor de gatos não presta atenção nessas coisas, é uma informação muito difícil de confirmar.

Estive no Iberostar Bahia no período de 13 a 19 de janeiro de 2012,
Logo no check in fui recebido com um drink de boas vindas, o pessoal da recepção muito simpático e solícitos, como também todos os funcionários do resort com o qual tive contato.

O quarto sempre limpo, cama box super confortável, frigobar com refrigerantes e cervejas, e o melhor do quarto era a vista para o oceano atlântico, magnífica !!

A principal característica do resort é a fartura de comida.
Fui no Restaurante Japonês que é um Show a parte e no Restaurante Francês, o melhor na minha opinião e de minha esposa !!

Piscinas enormes e sempre limpas, a partir das 19:30 eram fechadas e já começavam a limpeza, e como acordo sempre cedo, também por volta das 07:00 já tinha pessoal limpando novamente.

A praia é de mar com ondas, tem pessoas que não gostam, por ser bravio, mas é o meu preferido por achar mais bonito.

Shows todas as noites, de menos na segunda, que passam algum filme, os shows são super bem produzidos pela equipe de animação.

Fui a praia do forte caminhando pela praia, uma caminhada um pouco puxada !! uns 4 kms, mas é até bom para queimar as calorias, porque a comilança no resort impera o dia todo !! rs rs rs

Resumindo, gostei muito do Resort, dentre os que já fui, foi o que mais me agradou,
Eram tantas as opções de divertimento, que não víamos o dia passar, e sem dúvida pretendo voltar mais vezes

Olá Ricardo, parabéns pelo site!!! Primeira vez que visito e estou curtindo as dicas…
Estou indo para o IberoStar Bahia e estou preocupada com algumas reclamações que li… quanto a limpeza em geral: piscina, restaurantes, quarto… você tem informações recentes de lá!!
Obrigada

Venho por meio desta apresentar minhas considerações sobre minha estadia no resort Iberostar Bahia no período de 14/01/2012 a 21/01/2012, quais sejam:
Primeiramente, cumpre esclarecer que sou cara muito chato no tocante a qualidade de prestação de serviços em geral.
Estive com minha esposa e filho de 1 ano no Iberostar Bahia em janeiro de 2010 e adorei. Este ano, com mais 3 casais com filhos resolvi retornar, porem estava muito preocupado com as opiniões recentes colhidas através da net ( site de turismo) sobre limpeza, comida, atendimento e etc, deste resort. Eu tinha uma certa responsabilidade, pois ficou a meu encargo escolher o destino não só das minha férias para dos meus amigos também.
Pois bem. O Resort continua sendo uma ótima opção. Conheço alguns resorts no Brasil e no exterior, e posso afirmar que o I. Bahia ou o Praia do Forte são definitivamente muito bons.
Analisando item por item.
1- QUARTO – Limpeza ok, sem nenhum detalhe. Quarto grande e agradável. Uma dica… Se possível, escolha o bloco 2, pois fica numa posição mais centralizada no Resort. Ele é muito Grande.
2- PISCINA – Muito boa e limpa. Lógico que no final do dia nas prainhas juntava um pouco de (provavelmente) vestígios de protetor solar. Imagina um hotel com lotação máxima ( 1300 pessoas segundo a recepção do hotel ) usando protetor solar e dando um mergulho. Porém, alem limpeza da mesma ser realizada já a partir do seu fechamento (19h00min), as 7,30 AM já tinha gente dando os últimos retoques. Piscina muito boa!!!.
3- ATENDIMENTO – Sempre fui muito bem atendido. O Marcio (garçom que fica rodando na piscina) é um espetáculo. Gente boa!!!! fui muito bem atendido por todos. Segue a dica — RESPEITE PARA SER RESPEITADO !!! Tem gente que acha que tem o rei na barriga, maltrata ou é antipático com os atendentes, e depois espera que os mesmos atendam com um sorriso no rosto!!! Vai se catar né!!!
4- COMIDA E RESTAURANTES – Café da Manhã fantástico. Almoço no Buffet comendo pouco para não ficar passando mal. Dos temáticos, jantei no japa ( muito bom), Carne( muito bom) e o Mediterrâneo (depende do prato que pedir). Os restaurantes do tipo Buffet tem muita variedade, porém enjoa ver todos os dias aquele monte de comida. Quanto ao sabor, tudo depende de cada paladar, inclusive da cultura de onde o hospede vem. No meu caso, alguns pratos bem fortes para um paladar paulista. Li que algumas pessoas estavam reclamando da apresentação. Quanto mais cedo ( tipo 9:00 no café, 13:30 almoço ou a noite lá pelas 20;00 ) chegar nos restaurantes melhor, tudo estará muito bem arrumado e preparado. Mesmo assim, achei a comida um ponto fraco do resort, mas nada que o desabone. Temos que lembrar que é um sistema all inclusive, onde tem que agradar gregos e troianos, totalmente diferente dos hotéis a La carte onde via de regra os pratos são muito mais bem preparados e saborosos. Sobremesa: tipo doce de padaria….. Optei quase sempre por sorvete ……..DICA – minha estadia foi de sábado a sábado, sendo que para não enjoa, as refeições principais foram assim distribuídos:
Sábado – almoço e jantar Buffet resort
Domingo – almoço e jantar Buffet resort
Segunda- almoço Buffet e jantar no mediterrâneo resort
Terça- almoço buffet e jantar na Vila da Praia do Forte – Restaurante Sabor da Vila – pratos : moqueca e camarão a 3 queijos !!! fantástico e obrigatório – top dicccaaaaa !!!
Quarta – almoço buffet e jantar no japa do resort,
Quinta- almoço buffet e jantar na Vila da Praia do Forte – Restaurante Passione – Existe outros restaurantes interessantes —— só escolher um !!
Sexta – almoço Buffet e jantar de carne no resort
CONSIDERAÇÕES FINAIS – O Resort continua sendo muito bom. Quem já fechou o pacote e está com medo, pode ficar tranqüilo, continua sendo uma das melhores opções do Brasil no sistema all inclusive. Acho que muito do gostar ou não do Hotel ou da viagem que escolheram fazer, está muito ligado ao estado de espírito das pessoas que estão viajando. Lembrem-se, vc esta ali para relaxar e curtir férias com a família.
IBERO BAHIA x IBERO PRAIA DO FORTE – Os dois são muito iguais, sendo o Praia do Forte pouca, mais muito pouca coisa mais bonito que o Bahia na parte dos restaurantes, muito embora vários dos hospedes do Praia do Forte venham a noite para o Bahia por ser mais alegre e agitado. Eu mesmo notei, pela cor da pulseirinha, vários hospedes do praia do forte no bar a noite . A região das piscinas e arredores do Bahia, para o meu gosto, da de 10 a 0 no Praia do Forte. Tem muito mais espaço entre os quiosque e cadeiras e é mais agradável para quem tem crianças que não tem idade ainda para recreação do clubinho, ou ainda para quem esta num grupo maior de pessoas.
Bom, espero ter ajudado.
PS. Resolvi escrever tudo isso para as pessoas, que como eu, estão preocupados com os vários comentários postados na net.

Abraço
Alexandre

Acabei de retornar do hotel e realmente ele não é mais o mesmo. É minha terceira hospedagem, as outras duas foram em 2009, e a queda nos serviços e na alimentação é lamentável. Também estive no Grand Palladium no ano passado e a experiência foi parecida. Sugestão: prefiram o Iberostar Praia do Forte.

Oi, Elessandro,
Consegui um contato c/ o pessoal da reserva, foram bem formais e não ajudaram muito…Conheço todos os outros resorts da região, mas será minha 1ª vez na rede Ibero. Quatro casais amigos já se hospedaram lá em 2010 e reveillon de 2010 p/ 2011, e gostaram, apenas fizeram restrição à comida(tudo tem gosto parecido, apesar da variedade…mas a maioria dos all inclusive são assim mesmo, né? Depois de dois dias a gente já enjoa da comida!)Bom, como tb somos mineiros, pode ser devido ao costume por nossa deliciosa culinaria(desculpe aí, pessoal, mas é a mais saborosa do Brasil…)Mas com os comentários recentes referentes á limpeza e outros detalhes, vamos mudar nosso pacote p/ O Ibero Premium Praia do Forte, já contactamos a agencia de viagem. De qq forma, vamos curtir muito, pois depende mais do nosso estado de espírito do que do resort, e o fato de se ter otimas expectativas já é meio caminho andado p/ tudo dar certo!Espero que todos tenhamos uma estadia inesquecível!

Valeu, Bóia!

    Bom dia Alexia, também tenho reservas para Janeiro, do dia 13 ao dia 19, e estou tentando entrar com contato com o resort através de e-mail mas não me respondem, você já conseguiu algum contato? Estou com ótimas expectativas em relação ao resort, vc já ficou hospedado nele alguma vez?

    Elessandro Marcos – Formiga – Minas Gerais.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito