Vou ficar várias horas no aeroporto entre voos. O que posso fazer?

Eis outra pergunta que é trending topic interno aqui no Viaje na Viagem. Só mudam as coordenadas: vou ter 6 horas entre voos em Lisboa… Vou ter 3 horas entre voos em Newark… vou ter 4 horas entre voos em Bogotá…

Desculpe jogar água fria na sua empolgação, mas em 98% dos casos a recomendação sensata é: leve um livro, tome um café da manhã reforçado, almoce, dê uma passadinha no free shop. Sair do aeroporto, na imensa maioria das vezes, ou é inviável, ou uma fonte de perrengues e stress.

Mais adiante eu falo dos casos em que vale a pena sair do aeroporto. Mas antes vamos examinar os motivos que tornam 98% das saídas uma má idéia.

1) Na vida real, o intervalo entre vôos é menor do que você imagina.

Você pensa: “ah, meu voo chega às 7h e o outro só sai às 13h. Tenho 6 horas no aeroporto!” Desculpa, mas… não tem não. Seu avião deve pousar às 7h. Até você conseguir sair do avião e passar pela imigração é possível que  já tenha passado uma hora ou mais. E se o seu próximo voo está marcado para as 13h, significa que você precisa estar no portão de embarque às 12h15, 12h30 no máximo. Ou seja: aquele intervalo inicial de 6 horas já baixou para 4 horas e meia, se tudo correr bem. Se o avião atrasar, o que não é improvável, o que no papel pareciam ser 6 horas acaba baixando para 4 horas, 3 horas e meia…

2) Trajetos entre aeroporto e cidade são longos, caros e estressantes.
Se você parar um pouquinho para pensar, vai se lembrar que a chegada do aeroporto à cidade e a ida da cidade ao aeroporto são os dois momentos mais desagradáveis de qualquer viagem. É raro o aeroporto que não esteja a uma hora do centro da cidade. O táxi sempre é caro e o transporte público raramente tem cara de passeio. Ao resolver sair do aeroporto entre voos, você consegue a proeza de acrescentar mais dois trajetos chatérrimos à sua viagem – e o pior de tudo: no mesmo dia! Com poucas horas de diferença! Vale investir 100 dólares? Fora a grana, tem um outro aspecto matemático importante: conte em perder duas horas na brincadeira. Lembra aquele intervalo de 6 horas? Já virou duas horas e meia…

3) O que você faz com a mala de mão?
De trem, esses pit-stops são tudo de bom. Você tem 4 ou 5 horas entre dois trechos, então desce, deixa as malas no guarda-volumes e vai passear – as estações são sempre centrais, ou ficam no máximo a duas ou três estações de metrô do coração do centro histórico. Mas de avião… como fazer com a maleta ou a mochila que subiu com você no avião? É raro o aeroporto que ofereça guarda-volumes – e quando oferece, nunca é tão fácil assim de achar. No mínimo, você tem que diminuir mais 30 ou 40 minutos do seu intervalo, que é o tempo de ir até o cafundó onde esteja o guarda-volumes e passar lá na volta. O jeito normalmente é carregar o trambolho com você. Continua a fim?

4) É preciso estar de volta ao aeroporto com 2h/2h30 de antecedência.
Mesmo que você já tenha o cartão de embarque do vôo seguinte na mão, terá que passar pelos procedimentos de segurança. Pense em perder entre 60 e 90 minutos nesses perrengues (sobretudo nos Estados Unidos). E como é preciso estar no portão de embarque no máximo meia hora antes do horário de saída do voo, não sobrou quase nada de tempo para aproveitar.

5) Em resumo: diminua entre 5 ou 6 horas do seu intervalo.
É o cálculo mínimo realista: 1 hora para desembarque e imigração; 2 horas para ir e voltar da cidade; 2h de antecedência para procedimentos de segurança e embarque. Querendo mais segurança, acrescenta-se mais meia hora para o caminho de volta (nunca se sabe) e meia hora para o reembarque, o que dá 6 horas. (E não esqueça de torcer para o voo não atrasar.)

As exceções: quando e onde vale a pena sair do aeroporto

Quando: a partir de 10/12 horas de intervalo

Se você quer aproveitar o pit stop de avião para dar uma voltinha na cidade, e não tem trauma de transporte aeroporto-cidade-aeroporto, tente programar o seu voo com um intervalo grandalhão. (Não se esqueça de insistir no check-in para a sua bagagem ser despachada ao destino final, senão você vai arranjar outro problema.) Tendo pelo menos 4 ou 5 horas líquidas na cidade (descontadas aquelas 6 horas de chegada, transporte e reapresentação) você pode fazer um passeio com mínimo stress. Mas não arranje muito lerê nessas quatro ou cinco horinhas: caminhar e comer na rua é sempre mais gostoso do que se meter num museu ou perder mais uma hora na fila para subir num mirante.

Uma outra boa solução para um intervalo a partir de 8 horas é descansar num hotel de aeroporto. Pergunte por tarifas day-use.

Dubai

Onde: Panamá, Cingapura, Dubai, Lisboa

Os melhores lugares para aproveitar intervalos entre vôos para turistar são aqueles destinos eminentemente turísticos que funcionem como “hubs”. Esses aeroportos estão acostumados com viajantes que precisam matar um tempão entre um vôo e outro e já oferecem facilidades. Em Cingapura há city-tours para turistas em trânsito. Em Dubai o táxi é barato, e em meia hora você chega ao shopping Madinat Jumeirah (de onde se avista o Burj Al Arab) ou à torre Burj Dubai. Lisboa também tem um aeroporto bastante central; em 15 minutos (e 10 euros) você está no Chiado. E no Panamá os motoristas de táxi têm roteiros e tabelas prontos; quem tem 8 horas líquidas entre voos (descontada aquela hora de imigração e a hora e meia de reapresentação) pode pensar até em dar um pulinho no Canal. (Leia mais aqui.)

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    371 comentários

    olá pessoal tenho uma conexão em amsterdam de 9hs …é viável sair do aeroporto? outra como oreciso fazer algo especial para sair ou quando voltar é só apresentar a passagem sem prassar pelo check-in?? valeu abs!

      Olá, Fabio! Dependendo de onde você vem, passará ou não pela imigração. Pegue o trem de volta na cidade com 3 horas de antecedência.

    Ola, Rick

    Já eu vou pegar vôos de conexão na ida e na volta de minha viagem à Austrália, com espera de 8 horas no aeroporto de Santiago. Dá pra turistar? Ou devo ficar pelo aerporto mesmo?

    Obrigado,
    Rafael.

      Olá, Rafael! Quem responde é A Bóia. Comece a voltar ao aeroporto 3 horas e meia antes do seu vôo.

    Bom Dia,

    Estou viajando de Recife-PE para Sydney na Austrália pela American Airlines e tenho duas conexões de mais de 10 horas cada nos Estados Unidos, uma parada em Miami e uma parada em Los Angeles, meu passaporte é brasileiro e o visto eh de estudos para a Austrália, gostaria de saber se posso sair do aeroporto pra um city tour sem precisar de nenhum visto americano, ou preciso de visto de trânsito pra sair do aeroporto?!?

      Olá, mr. Olyver! Você não conseguirá sequer embarcar para os Estados Unidos se não tiver visto americano. Providencie já. Se não conseguir o visto, terá que ir via Santiago ou Buenos Aires.

      Eu posso tirar o visto de trânsito no aeroporto mesmo no check-in ou onde e como devo retirar o visto?!?
      Muito obrigado!!!

    Ola, vou viajar para a China, vou fazer a conexao em Dubai, la vou passar pela imigracao? vou a passeio na casa de parentes e tenho a carta convite, vou precisar apresentar a carta la no aeroporto? Nao falo mioto bem o Ingles, estou com medo de passar dificuldades em me comunicar. Obrigada.

    Olá, vou viajar em março para o Japão e tenho uma conexão no JFK de NY com 12 horas de espera. É permitido sair do aeroporto neste meio tempo? Já fui para NY 3 vezes e sei exatamente os lugares que pretendo ir. Não devo gastar mais do que 5 horas no passeio. Obrigado. Abs, Ronaldo

      Olá, Ronaldo! É permitido. Mas você vai ter que carregar sua bagagem de mão com você e sair de Manhattan 3h30 antes do seu vôo.

    Olá, minha pergunta é um pouco diferente das demais mas tem ligação com o assunto apresentado.
    Tenho que viajar para Houston e para Los Angeles, sendo que passarei 4 dias em cada destino, depois retorno ao Brasil.
    Vi que existe um voo United de Sao Paulo para Los Angeles com escala em Houston (que por incrível que pareça é mais barato que um voo direto para Houston). Minha dúvida é: eu consigo comprar o voo de Sao Paulo p/ LA (com conexão em Houston), desembarcar em Houston, ficar por 4 dias na cidade e depois embarcar no voo de conexão (Houston para LA) apenas remarcando minha passagem? Obrigado!

      Olá, Flavio! Não seria conexão, seria multidestinos.

      Se você descer e não realizar a segunda parte do vôo, perderá o trecho e talvez tenha problemas com a volta.

      Mesmo que fosse possível, qualquer remarcação de passagem incorre em multa e provável mudança de tarifa (para mais).

    Olá! Tenho viagem marcada pra Marselha dia 15 de Fev. Vou direto pra lisboa, chegando lá às 10:00 e saindo às 14:15.
    Gostaria de saber se é viável dar uma volta ao redor do aeroporto. E se tem um hotel no aeroporto para tomar um banho e descansar. Considerando que é a minha primeira viagem de avião.
    Ah… o que fazer com as malas? Vou passar só uma vez pela imigração?
    Grata,

    Maíra

    ops…6h

      Olá, Luciana! Não há nada próximo ao aeroporto para fazer. O trem até o centro de Munique leva 45 minutos. Comece a voltar 3 horas antes do seu vôo.

    Tenho uma conexao de munique para roma de 4 hs meu voo chega 7h em munique e sai 13h para roma,posso sai do aeroporto e ir ao centro?tem alguma coisa ao lado do aeroporto para eu fazer?

      Olá, Luciana! Leia as considerações do Ricardo Freire no post acima 😉

    Bom dia, gostaria de uma ajuda,vou ficar 5 horas entre a chegada e saída prevista em Foz do Iguaçu, com meu marido e filho.Vale a pena sair do aeroporto ao centro?Tem o que fazer ou é melhor descansar em um hotel para a próxima etapa até Lima? Muito obrigada pela atenção.

      Olá, Silvana! O aeroporto fica a 15 minutos do parque brasileiro, mas a operação não é muito segura, porque você depende dos ônibus do parque; não pode entrar nem de carro nem de táxi.

      Pelo menos uma hora dessa sua espera será usada nos procedimentos de embarque internacional. O mais ajuizado é ficar no aeroporto mesmo.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito