Já passou Réveillon em Montevidéu ou Punta? Conte como foi!

Pôr do sol na Península, em Punta del Este

Muita gente aparece aqui no site pedindo dicas de Réveillon no Uruguai. Pois bem — aproveitando que o post sobre o Réveillon de Buenos Aires já virou point (tem muita gente usando a caixa de comentários pra combinar a festa), vamos tentar estender o compartilhamento de dicas à outra margem do Prata.

Você já passou o Réveillon em Montevidéu? Foi a uma festa fechada ou contentou-se com os fogos da praia? Se foi a alguma festa, precisou reservar com antecedência?

E sobretudo você, que já passou o Réveillon em Punta del Este: como fez para escolher uma das inúmeras festas que rolam na Península, na Barra e em José Ignacio? Foi muito caro? Como fez para resolver o deslocamento? Precisou reservar com antecedência?

Muito obrigado e feliz año nuevo para todos!

Leia também:

Já passou o Réveillon em Buenos Aires? Conte como foi

Já passou o Réveillon em Santiago do Chile? Conte como foi


190 comentários

Fábio, acrescentando mais uma dica às ótimas dicas da Lucia. Você quer ver um show à noite, vá ao Bar Fun Fun, que tem apresentação de tango e candombe. Mas é preciso chegar antes das 22h, para pegar uma mesa. Beijos.

Fábio, concordo com o Dioníso e Lu Malheiros. Nunca estive em Montevideo no verão, no final de ano mas acho que Punta merece mais dias. Quem sabe, invertendo os períodos? Se ficar muito caro ir a Punta no revellion, verifique os preços para os dias de 27 a 29.
Quanto a Montevideo: pequeno roteiro para um dia: a cidade é plana, arborizada e convida a caminhar. Se vc estiver no Four Points by Sheraton, siga pela Av. de 18 de julio em direção a Plaza Independencia, passeie pela Ciudade Vieja ( Rua Sarandi, uma peatonal, rua para pedestres). Alguns museus no caminho, tb visita guiada ao Teatro Solis. Almoço pelo centro, quem sabe o Mercado del Puerto. Aproveite que os dias são longos e pegue um taxi até Pocitos/Punta Carretas e de uma caminhada pela Rambla. Imediações do shopping Punta carretas tem vários restaurantes.
Quando você for para Punta del Leste, aproveite para conhecer toda a Rambla, até Carrasco. Seguindo pela Rambla para Carrasco, vc verá a sinalização para Punta. Dobre a esquerda, passando pelo aeroporto de Carrasco e seguindo por pista dupla para Punta, há pedágios. Tem uma estrada interpraias que passa pelos balneários de Atlantida e Piriapólis ( hotel antigo e cerro). Aproveite para conhecer a Casa Pueblo em Punta Ballena.
Para Colônia, vc seguirá pela Ruta 1, passando pelas imediações do Cerro de MOntevideo. A vista do Cerro, junto a uma fortaleza é bonita mas não sei quanto a segurança, o antigo bairro de operários imigrantes está favelizado. São 177 km até Colonia, estrada quase toda duplicada. Chegando em Colônia, vá até o Centro de Informações junto ao antigo portão da cidade. Há tours gratuitos pela cidade, verifique as saídas da manhã e tarde. Não deixe de visitar o Museu Português, em especial a sala dos mapas. São reproduções de mapas portugueses dos século XVI, impressionante os detalhes e a decoração dos mapas!!!! Brasil, América, India, Japão, tudo perfeito e sem foto de satélite!!! Mapas eram ilustrados com espécies da flora e fauna…
Eu gostei de Colônia mas não fui feliz na escolha dos restaurantes do casco histórico, a massa de meu jantar estava horrível, apesar do ambiente bonito e da música do local. Eu teria comido melhor no centro da cidade, talvez um chivito ou uma milanesa no La Pasiva.
La Pasiva é uma rede de lanchonetes uruguaia, chivito é o bauru. pancho é o cachorro quente.
Boa viagem!!!

Olá,

Estou programando o Reveillon 2011/12 com minha namorada para Montevideo. Após pesquisas e leitura dos comentários do site decidimos o seguinte:
Chegaremos dia 26 a noite e nos dias 27 e 28 iremos conhecer os atrativos de montevideo de taxi, em umas dessas noites queremos ir em um restaurante conhecido por ter shows, alguma sugestão???? Alugaremos um carro a partir de 29 para visita de um dia a colonia del sacramento (29/12) e no outro punta del este (30/12). Dia 31/12 almoço no mercado e virada de ano no four points by sheraton!!! Ainda não tem preço definido. Dia 01/01, como não abre nd, iremos a algum cassino, e retornamos a SSA dia 02/01.
Por favor aguardo dicas/sugestões sobre a nossa programação!!! Obrigado!

    FABIO, o que eu faria seria dedicar a Punta o tenpo que pretendes passar em Montevideo.

    Fábio,
    Não conheço Colonia del Sacramento, mas acredito, assim como o Riq e outros, que não vale o bate-volta a partir de Montevidéu. A sugestão do Dionísio me parece boa. Só espere encontrar diárias mais caras Punta del Este.
    Caso você prefira mudar pouca coisa, sugiro que troque a ida para Colonia por uma visita à Bodega Bouza ou outras https://www.uruguaywinetours.com
    Abs,

    Não é por nada, mas tenho que discordar dos colegas… acho que com a namorada, Colonia é imperdível. Cidade super romântica, muito bonita e diferente. Sugiro tentar uma vaga no restaurante La Florida (não tenho certeza sobre o nome, mas é exatamente na Puerta de la Ciudadela). Chegue cedo pra conseguir uma mesa; tem comida sofisticada bem preparada a cerca de R$ 60,00/pessoa + bebida; não aceita cartão. Outro programão da cidade é ver o por-do-sol no Farol (el Faro). Os museus tem um ingresso único que custa cerca de R$ 10,00 e vale pra todos, desde que visitados no mesmo dia, mas não se afobe, é um do lado do outro e se você deixar de visitar algum não vai perder muita coisa. O que importa é o conjunto. O que mais gostamos foi o museu português. Fomos e voltamos de Colonia de ônibus a partir de MVD, preços bons e muitas opções de horários. Você pode consultá-los no site do terminal rodoviário de Tres Cruces ( https://www.trescruces.com.uy/ ).

    Já conheço Punta e Montevideo também. Montevideo é uma cidade histórica cheia de prédios bacanas, respira cultura e maresia. O pessoal curte muito o por-do-sol na rambla, que é fantástico (em Montevideo tb é possível ver o sol nascer no mar, mas isso eu ainda não fiz). É como se fossem 15 quilômetros à beira do farol da barra.

    Punta é uma praia super hype, badalada, muita gente rica, casas e carros que não parecem familiares ao nosso hemisfério. Bem bacana de conhecer, mas gostei mais de MVD e Colonia. O melhor programa de Punta, na minha opinião, é o por-do-sol na Casapueblo (na verdade fica pertinho de Punta, no caminho pra MVD), do artista Carlos Paez Villaró. Um hotel-casa-museu-de-arte-café que também tem um poente fantástico (ele de novo; não é à toa que está na bandeira!), com uma gravação do artista recitando uma ode ao sol. O lugar até presta homenagem a alguns brasileiros, entre eles o Jorge Amado.

    Também estarei por lá no ano novo, com a minha esposa.

    Divirtam-se!

    Oi, Marcel – gostei muito do seu post – estou pensando em ir pra MVD/Punta nesse próximo reveillón com minha esposa para o nosso primeiro ano novo como casados e gostaria de saber se poderia me informar o hotel que ficou, se alugou carro lá e mais algum detalhe das boas dicas que deu.
    Muito Obrigado,
    Fernando

Oi Riq, tudo bem?
Vou passar o ano novo em um cruzeiro que pára um dia em Punta (dia 01/01/12).
Geralmente não gosto de fazer os passeios fechados dos navios (caros e sem mtas opções). Qual seria a opção de passeios na cidade, das 8h30 às 17h30, tentando conhecer a região do porto, alguma praia badaladinha como Jose Ignacio ou Bikini, comer em um restaurante legal, ver a Casa Pueblo e ir tb na praia Brava pra ver a La Mano.
Vc acredita que dê tempo de fazer isso tudo? O comércio abre esse dia? Melhor alugar um carro ou dá pra fazer de taxi de um ponto ao outro?
Obrigada e []s!
Renata

    Olá, Renata! Aqui quem responde é A Bóia.

    Você vai pegar Punta del Este em plena ressaca do Réveillon, que é bastante forte por lá.

    Quando você pergunta pelo “comércio” você não quer dizer “lojas”, não é? Não se vai a Punta para fazer compras, tudo lá é muito caro. E sim, é possível que muitas lojas não abram nesse dia. Restaurantes e bares, claro, devem abrir normalmente. Mas alugar um carro deve ser uma encrenca nesse dia — não apenas pela escassez de carros no Réveillon, como também pela dificuldade em achar uma locadora que abra logo cedo no dia 1o.

    O Ricardo Freire já disse que essas paradas de cruzeiro sem pernoite em Punta são uma enganação. As praias badaladas só ficam badaladas depois das três da tarde, o pôr do sol é às 9 da noite e a balada é parte fundamental da cidade.

    Enfim, desculpe desanimar você, mas vai ser bem difícil explorar o lugar por conta própria nesse dia num horário tão pouco conveniente. Sua melhor chance de escapar do city-tour do ônibus é tratar um motorista de táxi para o dia. Lembre-se que José Ignacio está a 40 km de distância e há engarrafamentos-monstro na Barra (você teria que começar a voltar lá pelas 15h30, que é quando o pessoal vai estar chegando na praia).

    O portinho (onde há bons restaurantes), a avenida Gorlero e La Mano podem ser vistos a pé.

    Sem sair da península, a praia mais fervida é a Parada 30, na Brava (dá pra ir de ônibus ou táxi).
    https://www.parada30.com/

    Você pode também marcar um almoço no Hotel Serena, na Mansa, e aproveitar a praia deles. Vá de táxi.
    https://www.serenahoteles.com/-es-punta-del-este.html

    À Casa Pueblo você vai precisar ir de táxi, se não pegar nenhum passeio organizado.

Olá! vou todos os anos ao uruguai e já passei o reveillon em montevideo. tirando as festas nos clubes e restaurantes, quase nada aconteceu… depois das 23h não encontramos restaurantes abertos, algumas pessoas passeavam na rambla, meia-noite alguns escassos fogos e pronto… simples, sem muito lerê. por outro lado, em punta a muvuca é enorme. Mas o Uruguai é legal de qualquer forma, sempre.

Amigos de VNV, estou começando a pensar no Reveillon deste ano (2011/2012) fora do Brasil, com toda a família (sogros e cunhados), gostaria de sugestões com temperaturas amenas (não muito frio, já passei na Patagônia rs)!
Obrigado

Gente, sendo ano novo ou não, existem coisas que vocês precisam saber sobre Punta Del Este.

Eu passei o réveillon lá esse ano, foi muito bom, pessoas bonitas, clima gostoso e curioso, faz muito sol e ao mesmo tempo muito vento, mais muito vento mesmo!! Chega a ser um pouco frio, então é sempre bom levar uma blusa fina para voltar da praia!
Cuidado com o sol na praia, por ventar muito, fiquei o dia inteiro no sol sem sentir que estava me queimando demais, só percebi isso no hotel, mesmo com protetor o sol queimou muito!!!!

Nem todas as praias podem vender bebida alcoólica, portanto para quem gosta de uma bebidinha é bom levar uma bolsa térmica, não fique com medo, lá todos levam, inclusive com champagne e taças de vidro!

Nos restaurantes os pratos são super bem servidos e baratos, mas como desperdiçar comida não é legal, pode pedir um prato e dividir com outra pessoa.

A ultima dica é o Hotel Palace, barato, bem localizado e honesto!!
Abs.

Ainda estamos em MOntevideo, cidade que nos acolheu neste Ano Novo. Decidimos estar aqui até dia 4, pois desejamos fazer outros passeios, tais como ir até Colonia do Sacramento. E também porque este Ano Novo caiu em final de semana e, sobretudo, porque tudo fecha dia 31, depois das 12h e nada abre dia 1º. Taxi, nem pensar na noite do 31. Nossa festa foi no Sheraton e voltamos a pé ao Hotel Cala Di Volpi – ainda bem que é bem pertinho! Hotel caro e razoável. Recepção lenta e atrapalhada!
O Ano Novo é bárbaro, expressão que revela o jeito uruguaio (e argentino) de dizer que é “tri bom”. Tivemos uma grande oportunidade, pois decidimos enfrentar o banho de água e sidra, banho mesmo (!), e fomos almoçar dia 31 no Mercado do Porto. Claro que a carne é ótima e deliciosa, mas é muito emocionante presenciar a alegria do povo, em especial da jucentude, ao saudar, e despedir-se do fim de mais um ano. Cada amig@ que chega é recebido com gritos, palmas, cantos e, claro, com banho. Mas é preciso replicar este momento em centenas, porque o Mercado fica completamente lotado. As ruas em torno e no Centro Viejo também ficam repletos de pessoas que comemoram da mesma forma. Saímos do Mercado perto das 15h e foi fácil tomar um taxi ao Hotel.
A Ceia foi no Sheraton (180 dólares por pessoa – um absurdo, mas estava no pacote!). Olha, vale a festa, mas a comida, sinceramente, não gostei. Bem, o grande lance é o Mercado e as Ruas no dia 31, pois a partir da noite, em especial, na virada, o povo some e fica com a família – sabemos que adoram estar com a família.
Adoramos curtir a festa de Ano Novo em Montevideo. A Rambla, o Mercado, os prédios antigos, a Cidade Vieja, etc, tudo vale a pena. Certo que fomos ao Cassino no dia 1º, pois é a única coisa a fezer nesta data.

Feliz Ano Novo!!!!
Meu namorado e eu estamos em Montevideo no reveillon!
Prepare-se!
No dia 31 a cidade fecha ao meio-dia. Inclusive comércio tradicional e museus.
Somente alguns restaurantes e lanchonetes ficam abertos.
Reserve a ceia em algum hotel ou restaurante, pois os poucos abertos fecham a cozinha após a meia noite.
Nós pensamos em não jantar e seguir para algum “boliche”……
Depois dos belos fogos na “rambla”, acabamos jantando sanduíche no quarto do hotel.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito