Lençóis Maranhenses 2016: Barreirinhas

Lençóis Maranhenses 2016: lagoas devem secar rápido este ano; caminhos a Santo Amaro e Paulino Neves foram terraplenados

Lençóis Maranhenses 2016: Barreirinhas

Se em 2016 as lagoas não estavam com bom volume d’água, em 2017 a situação é oposta: choveu bastante no primeiro semestre. Quem viajar em julho e agosto de 2017 encontrará lagoas com ótimo volume; em setembro, já começarão a secar, mas ainda valerão a visita. Quem for a Santo Amaro pode encontrar lagoas com água até meados de outubro.

O conteúdo deste post era relativo a 2016 e foi apagado. Mas clique nos links abaixo para acessar o conteúdo atualizado de 2017 dos Lençóis Maranhenses:

Roteiros prontos para usar

Deslocamentos nos Lençóis Maranhenses

Deslocamentos na Rota das Emoções

Leia mais:


Férias de julho: Lençóis Maranhenses

25 comentários

Estou em Barreirinhas vindo do Delta do Parnaíba… peguei esta nova estrada que liga Paulino Neves à Barreirinhas em 13/07 com um GM Spin alugado… o único trecho complicado foi na saída de Paulino Neves para o acesso à nova estrada, onde peguei um trechinho com areia (500 metros), precisa ter certa habilidade para passar, mas não é impossível. Quando chega à estrada de terra, a viagem é lenta, mas é uma opção melhor do que passar 7 horas na estrada, pelo caminho que não utiliza esta nova rota. Confesso que o trecho terraplenado judia bastante do carro devido as constantes trepidações.Fiz as lagoas de barreirinhas ontem e hoje o passeio de voadeira… ambos valeram à pena.

Vou para Lençois agora na última semana de julho e planejei minha viagem por este blog (espetacular!). Espero que apesar das poucas chuvas (que não é culpa de ninguém) eu consiga ver coisas bem bonitas. Depois passo aqui o meu relato.
Abraços a todos!
Marcos.

Dúvida cruel!Ir em setembro correndo o grande risco de não achar nenhuma lagoa cheia, mas ainda ter a sorte de pegar Santo Amaro ainda em difícil acesso … ou adiar (mais uma vez) essa viagem?

Eu já havia cantado essa pedra da nova estrada para Santo Amaro aqui, no ano passado, assim que eu voltei de lá.Aliás, eu já corri para Santo Amaro para aproveitar os últimos momentos da região ainda bucólica e paradisíaca. O lado bom é que peguei as lagoas bem cheias. O lado ruim é saber que as imagens que captei em junho de 2015, em breve, serão de um passado distante. Mas, enfim…
Quem quiser ver como era a linda Santo Amaro até o ano passado ou recordar:
http://jccbalaperdida.blogspot.com.br/2015/08/cronica-de-uma-viagem-redonda.html#links
Abraço

Estava praticamente fechada para passar o Reveillon em Barrerinhas pois , depois de dias de pesquisa, finalmente tinha achado uma pousada “pagável ” e minhas opções anteriores ( São Miguel do Gostoso ou Jericoacoara ) estão com preços de pousadas impraticáveis ou já lotadas . Depois de ler esse post eu tenho 3 perguntas:
1. Vale a pena visitar os Lençois nessa época ( seria a minha primeira vez lá)? Existe lagoas que não secam?
2. Alguma indicação de pousada achado ( tipo a Aconchego do Cantinho) que não esteja no Booking ( já pesquisei todas as de lá) para ficar em São Miguel ou Jericoacoara?
3. Vocês me indicam algum lugar no nordeste do Brasil que não seja tão badalado para passar o Reveillon?
Grata

    Olá, Mei! Se você clicar no box ao final do post onde se lê “Quando ir”, vai me poupar de ter que escrever tudo de novo o que já está lá.

    Se quer um Réveillon com preços menos caros, opte por capitais nordestinas. Salvador<\a> é a mais em conta.

Guardadas as devidas proporções, a Rota das Emoções , asfaltada, será menos “emoções” e mais “rota”… meio como aconteceu com a Ruta dos 7 Lagos, entre Villa La Angostura e San Martin de Los Andes…
Enfim … bom termino de seu périplo, Riq!
Abraços,
Gui, Renata e Fefê

Grande, Riq
Boa viagem neste seu périplo!
Abraço,
Gui, Rê e Fefê

    De novo, obrigado pela carona!

    As lagoas em Atins estavam bonitas? (Só fiz um passeio a pé, e as lagoas próximas à vila não valeram o esforço, não.)

    O prazer foi nosso … e obrigado pela dica da pizzaria Maresias …DE LI CIO SA ! Repetimos e repetimos e repetimos o sorvete de castanha de caju … 😉
    Perto de Atins, a Lagoa das 7 Mulheres estava com uns 60cms de agua.
    Não fomos na Lagoa da Capivara, que diziam estar com mais de 2 metros de profundidade de agua.

Olá Ricardo. Estou querendo ir ainda essa semana ao litoral do Piauí pela “Rota das Emoções”. Você poderia me informar se o trecho que está virando estrada de Barreirinhas a Paulino Neto está viável para carro pequeno (passeio)?

    Melonio, esse trecho das dunas perto de Paulino Neves ainda está complicado e em obras. Eu ligaria para a pousada para saber se indicam.

Olá, Ricardo, gostei muito das suas dicas. Vou dia 14/07 no meu carro para Parnaiba, me informa se é possível ir por esse trecho Barreirinhas – Paulino Neves em um Honda FIT.

    Goreth, esse trecho das dunas perto de Paulino Neves ainda está complicado e em obras. Eu ligaria para a pousada para saber se indicam.

Nessa trilha pesadissima, nossa S10 4×4 nos deixou na mão! Tivemos que deixar o Carro em Paulino Neves e embarcar no resistente Toyota Bandeirantes de rota diária para Barreirinha, que por sua vez the atolou na areia saindo depois de muito gusto!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.