Machu Picchu novas regras

Foi a Machu Picchu já com as novas regras de visitação? Conta pra gente!

Machu Picchu novas regras

Este post se referia às novas regras de visitação a Machu Picchu implantadas em 2017.

Para ver as novas regras de visitação a Machu Picchu implantadas em 2019, clique aqui:

Machu Picchu: as novas regras de visitação 2019

64 comentários

Estivemos minha mulher e eu em MP dia 15 de setembro. O clima (tempo) já não é mais o mesmo. Muita chuva durante toda aquela semana. Conversei com uns trabalhadores do parque e me disseram que o certo mesmo, sem erro, é ir em outubro. Mas a chuva lá é diferente. Água caindo mesmo foi pouca e só teve uns 30 min de chuva forte, mas a neblina ia e vinha o que tornou o momento muito legal de ver e não ver, e as visuais das nuvens indo e vindo numa dança deram um toque muito mais místico a coisa. Como eu já havia visto la com sol e céu azul em 2006, agora foi outro tipo de encontro. Outra coisa que estão fazendo uma rota tipo um circuito mesmo. Vc entra, percorre todo o parque e sai. Pode entrar somente 1 vez novamente. O wc fica fora e custa 1 sol (ótimo wc). Guia vc não precisa, mas eu aconselho. Tem muitos guias na porta e os grupos vão ate 20 (pagamos 20 soles por pessoa p entrar num grupo). Tem guias de todas línguas, até em português. Eu so achei tudo um pouco mais engessado comparado ao que vi 11 anos atrás. Outra coisa que mesmo em setembro as filas p bus da manha são gigantescas. Entrei na fila as 5:20 da manha e cheguei em MP as 7:30. Já haviam mais de mil pessoas na fila. Outra coisa é que o ingresso comprado pela internet é confuso. Levei o papel da compra e na fila me pediram o comprovante de pagamento que eu não tinha (paguei com cartão). Mas parece que vc tem que comprar, pagar e ai gerar la um código e vc volta no site para imprimir esse comprovante (nós fomos no escritório la da cia e conseguimos imprimir o que era preciso… é bom não dar esse vacilo).
Vi umas 3 brasileiras que fizeram MP num bate e volta de 1 dia. Foram muito cedo para Ollanta, pegaram o trem, visitaram o parque, desceram e pegaram o trem da tarde de volta. Muito corrido, mas deu certo para elas…..

Estive em Machu Picchu, no dia 31 de agosto, tudo tranquilo! segui as dicas da viaje na viagem,perfeito, estivemos em Lima três dias , três em Cusco e três em Aguas calientes, compramos entradas na montanha e passagens de trens pelos sites oficiais, sem problemas , poderia ate ter comprado na hora, mas não quis arriscar. Se quiserem mais detalhes , é só entrarem em contato : [email protected] ou aqui no site abraço.

Olá! Fiz a visita ontem (29/07) com o bilhete adquirido nas novas regras. Entrei com guia mas não era obrigatório. Está permitida reentrar 1 vez no parque. Meu bilhete era do primeiro turno mas não precisei sair correndo às 12 rs e pude sair e retornar ao parque.
Aproveito para agradecer todas as dicas de vocês. Fiz minha viagem seguindo as orientações do roteiro Primeira viagem ao Peru.
Amei passear pela cidade de Ollantaytambo! Obrigada 😊!

Primeiramente quero agradecer as dicas do blog, seguimos o roteiro sugerido e foi perfeito! Estivemos em Machu Picchu dia 19/08. Realmente eles só conferem o bilhete e o passaporte, as mochilas não estão sendo revistadas.
É permitido sair uma vez somente e depois retornar. O uso do banheiro é pago, apenas 1 soles.
É aconselhável chegar muito cedo na fila do ônibus, nós chegamos às 5:15 da manhã e só conseguimos embarcar no ônibus das 7 horas.
Não esqueça do protetor solar e repelente, os mosquitos atacam na saída quando você está na fila do ônibus para descer.
Vista-se como uma cebola, embora seja frio de manhã cedo, o clima esquenta e o exercício do sobe e desce lhe dará calor!
Existem muitos guias na porta oferecendo seus serviços, se puder formar grupo com outros visitantes fica mais barato.
E mais importante, Machu Picchu vale todo o esforço para chegar até lá, você não terá vontade de ir embora.

Estive em Machu Picchu dia 8/8/2017. Cheguei por volta das 10h. Fiz uma primeira entrada com guia ( de aproximadamente 2 h e meia ). Após essa entrada , pude sair e entrar novamente antes das 14 h e ficar até as 16h.

Estivemos em Machu Picchu no dia 04/08. Compramos os ingresso para o turno da manhã. Chegamos na fila para o ônibus às 5h40 e só conseguimos sair às 7h15 (a fila era imensa!). Na entrada pediram o ticket e o passaporte e havia a informação de que era permitido apenas uma nova entrada na cidade e o ticket foi carimbado. Fizemos o tour com uma guia previamente contratada, mas tive a impressão que muitas pessoas entraram sem guia. Nossas mochilas não foram revistadas, entramos com pequenos lanches e água. Também vi muita gente com selfie stick, que diziam que era proibido. Após duas horas com a guia, saímos, usamos o banheiro e entramos de novo (dessa vez sem guia), o ticket foi novamente carimbado e andamos pela cidade tranquilamente. Pegamos o ônibus de volta à Águas Calientes por volta das 11h40. Pelo que vi as regras ainda não estão sendo aplicadas 100%…

Estivemos em Machu Picchu no dia 28 de julho. As mudanças foram reais e ocorreram, se sair depois de 4 h da entrada não volta mais, entramos com um guia, mas muitas pessoas não usaram este serviço. Vá sempre no primeiro turno, existe sempre a chance de ver o nascer do sol…. tivemos sorte estava lindo!!!

Estive no dia 31/07. O ingresso indica o turno de entrada, mas não há nenhum controle sobre o horário de saída. É permitida uma reentrada na cidade. Não vi nenhum controle sobre a obrigatoriedade de guia ou sobre o que podemos levar para dentro da cidade.

Estive no Peru esse ano do dia 17/06 à 13/07, passei por Lima, Cusco, Urubamba, Ollantaytambo, Machu Picchu, Cusco novamente, Puno com Lago Titicaca e ilhas Taquile e Uros, Chivay no Vale do Colca, Arequipa e retornando por Lima. Fui sozinha e fiz toda minha programação sem problema algum. Fui à Machu Picchu no dia 1° de Julho, e meu bilhete era para o primeiro turno com subida à montanha Machu Picchu das 9:00 às 10:00 . Acordei às 4:30 da manhã como recomendado, mas quando cheguei na fila , parecia que aquele povo todo tinha dormido ali .
Tinha centenas de pessoas , e subia , subia e não achava o final da fila. Consegui garantir meu lugar já chegando na última pracinha no final da cidade…Tempão de fila e espera, mas antes das sete da manhã já estava dentro do ônibus . Mais uns 15 minutos de subida e finalmente cheguei. Entrei tranquilamente, sem nenhuma exigência e sem guia nenhum. Já estava explorando as ruinas com o meu guia impresso quando esbarrei em grupo de 10 de pessoas com um guia turístico que ofereceu para me juntar a eles por 10 soles. Topei , e fizemos um tour por mais de 2 horas. Terminando as explicações já próximo à saída. Paguei, saí, fui ao banheiro e retornei para minha exploração solo sem problema nenhum. E assim já eram 10:40 da manhã quando cheguei à portaria de entrada para subir a montanha Machu Picchu . Passei sem restrição ou mesmo questionamento algum do guardinha quanto ao horário já ultrapassado, que só conferia se realmente eu tinha o bilhete para subir a montanha. Sendo que minha entrada era das 9:00 as 10:00. Comecei a subida mas desisti, estava muito nublado e todos que já estavam voltando falavam que não tinha visibilidade nenhuma. Então resolvi aproveitar a cidade. Andei sem pressa , vasculhei tudo, cada canto, pesquisei no guia alguma dúvida. Explorei Machu Picchu por mais de sete horas . Saí às 14:20, porque começou uma chuva fina e ficou com bastante neblina. E a visibilidade estava muito ruim. Resumo: não teve fiscalização nenhuma dos horários. Saí e entrei de novo sem restrição alguma. Hora nenhuma vi ninguém tirando as pessoas do turno da manhã. Pelo tamanho da fila às 5:00 da manhã e pela quantidade de pessoas que estavam lá em cima na cidade, acho que as pessoas dos dois turnos foram pela manhã. Porque os ônibus na parte da tarde subiam e descia quase vazios.

Fui para Machu Picchu dia 7/7. Por estar ainda no início desta nova regra, achei que eles ainda estão tentando se adaptar. Entrei com guia, mas encontrei amigos que conseguiram entrar sem guia também. Também não há controle do tempo que você fica dentro do parque. Eu mesmo só fui embora porque tinha horário marcado no trem de retorno a Ollantaytambo.
O parque estava bem cheio e acho difícil eles terem esse controle ao longo do tempo.
Nas subidas das montanhas, eles tem um guia que pedem o ticket para comprovar que você pagou mesmo a subida. E outros ao longo do parque para evitar entrada em locais proibidos.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito