Machu Picchu novas regras

Foi a Machu Picchu já com as novas regras de visitação? Conta pra gente!

Machu Picchu novas regras

Este post se referia às novas regras de visitação a Machu Picchu implantadas em 2017.

Para ver as novas regras de visitação a Machu Picchu implantadas em 2019, clique aqui:

Machu Picchu: as novas regras de visitação 2019

64 comentários

Olá Ricardo,
Irei para o Peru em Fevereiro e ja algum tempo não estou conseguindo comparar os ingressos para Machu Picchu . Me parece que ainda não estão disponíveis, alguém sabe confirmar essa informação?

    Olá, Marcos! Adianto que não é uma boa época para Machu Picchu, por causa das chuvas. Mas se você for, fique tranqüilo, sobram ingressos, você não terá nenhuma dificuldade. Ainda não devem ter sido postos à venda.

Estive no Peru do dia 09 a 17/10/17, fui a Lima, Cuzco (linda demais), Matchupicchu (sem palavras), Puno e Lago Titikaka! Amei td, tirando ter passado mal em Puno, graças ao soroche…..mas, vamos em frente. Machupicchu é linda, uma cidade mística de encher os olhos de água…entrei às 13h, com guia, e após uma hora já estávamos saindo de lá. Almoçamos no restaurante que fica na entrada, muito bom e já incluso no pacote e voltamos para a nossa segunda etapa na cidade inca ( fiquei inconformada com o pouco tempo e o tanto de gente que estava lá)…juro q nem sei como consegui subir td de novo, não foi tão fácil, mas valeu cada suor do meu corpo! Entramos com mochila sem ser revistada, sem guia, e ficamos livres para subir, descer, fazer o que quiser dentro do sítio arqueológico…para falar a verdade, não fui abordada por ninguém e na segunda vez pude caminhar com calma, apreciar a beleza de Deus e tirar fotos sem muvuca, já eram mais de 15h30, e recomendo um ótimo horário p quem gosta de descobrir lugares sem muita gente. Até nos atrapalhamos para sair, pois como não estava cheia, vc não precisava respeitar o sentido obrigatório da visita ao sítio. Por enquanto, as novas regras ainda não estão valendo…só a volta que é um pouco desgastante, apesar de terem vários ônibus fazendo o trajeto, foi bem rápido e olha que éramos quase os últimos da fila!! Passeio imperdível, Machupicchu faz bem para a alma!

Outra coisa: eles estão bem rigorosos com o sentido único da visita. Não pode voltar por onde você já passou, é preciso seguir o caminho indicado. Há guardas no parque todo vendo isso. Facilita bastante o fluxo (não me senti em multidões em momento algum – claro que o tamanho do parque ajuda). Foi a única regra nova que vi aplicarem com rigor.

Fui hoje pela manhã. É o que todo mundo já disse: não precisa entrar com guia, pode entrar com água e lanchinhos (não revistaram mochila), não pediram comprovante de pagamento nem cartão de crédito da compra do ingresso. Permitem apenas uma reentrada, mas tem que ser antes do meio dia. Entrei com o ingresso impresso do site mesmo. Fila do ônibus da ida: cheguei às 7:10, embarquei às 7:25. Algumas pessoas da minha família chegaram às 5:15 na fila e só embarcaram às 6:10. Como o nascer do sol era antes das 6h (horário de abertura de parque), não quis ir tão cedo pra fila e não me arrependi. A manhã estava bem nublada também :P. Ônibus da volta: peguei 15 minutos de fila pouco antes do meio-dia. Esse momento entre 11:30 e meio-dia é de MUITO movimento no portão do sitio por ser quando todo mundo tenta reentrar, os banheiros ficam lotados.

Ao chegarmos, fizemos um passeio privativo de duas horas com guia que contratamos na porta do sítio por 130 soles (estávamos em 7 pessoas da família), e depois reentramos para andarmos à vontade. Para mim foi suficiente. Acho que ir pra fila dos ônibus um pouco mais tarde foi fundamental pra eu ter curtido mais o passeio. Ficar uma hora esperando pra embarcar não é pra mim.

Curiosidade: há uma tentativa do governo local de colocar outra empresa além da Consettur para prestar serviço de ônibus até o sítio, mas parte dos moradores protesta contra (chegaram a fazer greve esta semana e o governo voltou atrás). Ontem vimos um protesto de moradores A FAVOR da entrada de outra empresa de ônibus na rota. Acho que ter uma segunda empresa vai ser inevitável, já que as filas de manhã não diminuem depois dessas mudanças de regras.

    Diego, estou indo para lá final de Novembro. Vou um dia antes para Aguas Calientes e não queria acordar muito cedo, você foi o primeiro a falar que foi mais tarde para a fila. Dúvida: As pessoas vão cedo porque fica difícil pegar ônibus depois e para entrar no parque fica mais difícil ou só para chegar cedo no parque mesmo? Gostaria de poder pegar o ônibus mais tarde com mais tranquilidade porque também odeio filas! Obrigada!

    Machu Picchu a magia de ver nascer o sol não se explica, sente-se, AMEI, por isso a maior parte das pessoas vai de madrugada, de manhã MP tem pouca gente. Vale mesmo a pena

Riq,
acabei de chegar de lá. Comprei ingressos para o turno da manhã e contratei um guia privativo, indicado pelo hotel, que foi para a fila do ônibus de madrugada para nós. Chegamos antes da abertura da cidadela, ou seja, antes das 6 da manhã.
Na véspera, tinha perguntado ao guia se poderia entrar com garrafas de água de plástico, pois esqueci os squeezes. Ele disse que sim; que todo mundo entrava.
Não houve nenhuma revista em mochilas, nem para pau-de-selfie, nem garrafa d´água.
Fizemos a visita em 3 horas com o guia, saímos para usar o banheiro e fazer um lanche e voltamos sozinhos. É permitida apenas uma reentrada, mas sem limite de tempo.
Não sei como era antes, mas hoje não dá pra ficar subindo e descendo sem parar; tem seguir os circuitos. Desceu e resolveu voltar para a praça do sol, só se sair e entrar novamente.
Reparei que uns guias fazem circuitos diferentes de outros; quando voltamos sozinhos, passamos por caminhos diferentes.
Pelo que entendi, tanto pelo meu guia, quanto pelos funcionários da portaria, vai continuar sendo assim, com duas entradas permitidas.
Vou comentar o restante da viagem no post guia do roteiro de 9 dias.

Oie. Estive em MP 17/9, fui c guia pois já fazia parte do pacote. Não tive que sair correndo e podia voltar mais uma vez e ficar qto tempo quisesse, portanto não houve restrição de horário!

Fomos em Agosto. Marcamos para o turno da tarde. Muitas pessoas que foram pela manhã
,ficaram o dia todo sem problemas.

Fui para Machupicchu em setembro de 2017 e no que diz respeito às novas regras fica a dica que o guia me passou:
“ Entre de manhã, faça o passeio e retorne novamente até às 11 hs para o segundo passeio”.
Lembrando que o ticket vale somente para entrar na cidadela por duas vezes. Não tinha nenhuma fiscalização sobre a permanência !
E principalmente não esqueça de carimbar o passaporte na saída!!! Boa viagem!!!

Estive em Macchu Picchu no mês de setembro de 2017.
Quanto ao ticket de entrada: existe restrição apenas no que diz respeito a entrada no parque, logo compre para de manhã e poderá ficar o dia todo (quem comprar para de tarde só ingressará após o meio-dia).
Quanto aos guias: não são obrigatórios, mas por aprox. 30 soles (35 reais) por pessoa você consegue um. Normalmente sou avesso a guias, mas reconheço que a qualidade da visita foi muito maior em função de termos o guia (recomendo fortemente).

Fui e não tive que sair. Entrei às 8h e saí quando fechou. Vi grupos entrando depois das 11h. Entrei sem guia e havia guias na entrada oferecendo o serviço. Não saí, então não sei se dá para voltar.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito