Quer todas as informações sobre Machu Picchu?
Atenção: este post fala apenas as regras novas que entraram em vigor em 2019. Se você tem dúvidas sobre o planejamento da sua viagem a Machu Picchu, por favor leia a nossa série de posts da primeira viagem ao Peru, que contém todas as informações de que você precisa (incluindo essas novas regras):
No início de 2019, Machu Picchu ganhou novas regras de visitação.
Machu Picchu: novas regras 2019
Clique para ver os detalhes de cada novidade:
- Ingresso com hora marcada
- Limite máximo de 4 horas para a visita
- Novos horários para as montanhas
- Proibição de reingresso ao fim do circuito
- Obrigatoriedade de entrar com guia
Os ingressos agora têm hora marcada
Desde 1º de janeiro de 2019, os ingressos para Machu Picchu são vendidos com hora específica de entrada. São 9 horários diários.
Machu Picchu: 9 horários para entrar
- Entradas a partir das 6h, 7h, 8h, 9h, 10h, 11h, 12, 13h e 14h
Não adianta chegar antes da hora -- o acesso só é permitido a partir do horário marcado no ingresso.
Se você quer visitar o parque na primeira hora, compre com a maior antecedência possível. Atualmente dá para comprar ingressos com 6 meses de antecedência.
Os ônibus agora também têm horário marcado?
Eu pensava que teriam -- seria o mais lógico. Mas não. As passagens de ônibus (que custam 24 dólares, incluindo a volta) continuam sem especificar o horário da viagem.
Mas com a distribuição dos visitantes em vários horários, espera-se que as filas para o ônibus diminuam. Agora só vai de madrugada para a fila quem tiver comprado ingresso para as 6 da manhã (o primeiro ônibus sai às 5h30, e o percurso entre Aguas Calientes e Machu Picchu leva 25 minutos).
Se você comprou ingresso para outro horário, vá para a fila do ônibus 60 minutos antes da hora marcada, e você com certeza entrará no parque dentro do seu intervalo.
Limite de 4 horas para a visita
A partir de agora, o visitante tem 4 horas para completar seu circuito. Ao entrar no parque, um adesivo colorido será colado no ingresso -- a cor indica o horário em que deve sair do parque.
O circuito mais longo (o circuito 1) tem duração estimada de 3 horas, então não há problema com essa limitação.
(O circuito 2, um pouco menos completo, leva 2 horas e meia. O circuito 3, indicado para quem tem dificuldade de locomoção, leva 2 horas.)
Para quem vai combinar a cidadela com uma trilha de montanha, o tempo-limite é maior -- veja no próximo tópico.
Novos horários para as trilhas às montanhas
É possível combinar a visita à cidadela de Machu Picchu com duas trilhas a montanhas dentro do território do sítio arqueológico (apenas uma a cada visita).
São três horários para iniciar a trilha da Montanha Huayna Picchu, e dois horários para iniciar a trilha da Montanha Machu Picchu.
A cada horário de trilha corresponde um horário de entrada na cidadela. O ingresso é combinado.
Machu Picchu com Montanha Huayna Picchu
- Entrada no parque a partir das 6h; início da trilha entre 7h e 8h
- Entrada no parque a partir das 7h; início da trilha entre 7h e 8h
- Permanência máxima: 7 horas (4 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
- Entrada no parque a partir das 8h; início da trilha entre 10h30 e 11h30
- Permanência máxima: 6 horas (3 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
Machu Picchu com Montanha Machu Picchu
- Entrada no parque entre 6h e 7h; início da trilha entre 7h e 8h
- Entrada no parque entre 7h e 8h; início da trilha entre 7h e 8h
- Entrada no parque entre 8h e 9h; início da trilha entre 9h e 10h
- Permanência máxima: 8 horas (5 horas na trilha, 3 horas na cidadela)
Proibição do reingresso ao fim do circuito
Antigamente era possível retornar duas vezes no mesmo dia (dava para usar essa facilidade para ir ao banheiro e até almoçar). Em julho de 2017, novas regras passaram a proibir o reingresso. Na prática, porém, os controladores da entrada continuaram permitindo um reingresso por pessoa (dava para fazer o circuito inteiro com o guia, depois voltar para a parte mais alta por conta própria, para contemplar na paz).
Acabou: agora, quando você termina o circuito, tem que sair do parque. Para voltar, terá que ter um outro ingresso, válido para entrada naquele horário.
Obrigatoriedade de guia
Desde julho de 2017, as regras estabelecem que não é permitido entrar no parque sem um guia. Na prática, porém (de novo), quem queria entrar de maneira avulsa estava conseguindo.
As novas regras de 2019 voltam a proibir a entrada sem guia -- pelo menos na primeira visita. Se você comprar um segundo ingresso para uma nova visita na mesma viagem, e mostrar esse ingresso, pode fazer a segunda visita sem guia.
É fácil contratar guia. Os guias ficam posicionados junto à porta de entrada e cobram entre 120 e 150 soles para guiar grupos de até 4 pessoas. Você não terá dificuldade em se encaixar num grupo.
170 comentários