Machu Picchu: prometem reabrir a ferrovia dia 29 de março

Machu Picchu, Peru

Anteontem vi uma notinha no Panrotas falando que a PeruRail (nome oficial: Ferrocarril Transandino) prometia a reabertura da ferrovia a Machu Picchu para o dia 29 de março.

O site da PeruRail ainda não informa nada e permanece fechado para reservas, mas consegui achar essa notícia em vários lugares, como o Peru21.pe e o Día a Dia argentino.

No blog da agência de viagens Inti Travel encontrei como ficaria o esquema inicialmente: o passageiro seria levado de ônibus de Ollantaytambo (de onde estava partindo a maioria das composições antes da chuvarada) a Piscaucucho, uma viagem de 45 minutos. Só a partir de Piscaucucho a viagem seguiria de trem, num percurso de 1h15min até Aguas Calientes, o vilarejo mais próximo da cidade sagrada dos incas.

Minha opinião: eu não acreditaria piamente nessa data exata. O que eu depreendo dessas notícias é que uma solução de reabertura de Machu Picchu está próxima. Se você está pensando em ir para lá em abril, eu recomendaria pesquisar constantemente no Google e no Google News as palavras-chave Machu Picchu, Perurail, Ferrocarril Transandino e Piscaucucho pra ver o que vem.

Enquanto estiver esse embaço, programe mais dias do que você acha que vai precisar, porque uma logística nova sempre é complicado de implantar.

Para ter acesso aos relatos do Peru de todos os superblogueiros da comunidade, clique aqui.

61 comentários

Ola Ana Carolina,

Pode ir sozinha sim. O Peru é um país muito lindo.
Estive em 2007 , eu e minha filha, ficamos 28 dias percorrendo o país. Não tivemos nenhum problema.
Somente tome os cuidados básicos de segurança.

Não. O Peru não é um destino seguro para se viajar sem tomar precauções com segurança. Em Lima, por exemplo, o pessoal desaconselha pegar táxi nas ruas e mesmo em pontos. Ainda há mto. assalto e sequestro, segundo eles. Mas com os devidos cuidados, a gastronomia e os sítios arqueológicos são surpreendentes!

Vou perguntar na cola da xará: o Peru é tranquilo para mulheres desacompanhadas?

Vou ter umas férias perdidas e estou tentando encontrar um destino agradável (escolhando um dentre os quais o marido não tenha muita vontade de ir, já que não vai poder me acompanhar).

Sei que nenhum destino é inviável, mas gostaria de saber se o Peru/Machu Pichu é um destino ‘aconselhável’ ou não (achei o Atacama e a Patagônia Argentina bem tranquilos, gostaria de achar um outro destino assim para uma semaninha).

    Oi Ana! Viajei em set passado para Peru e Bolivia sozinha e nao passei nenhum perrengue, super tranquilo! Fiz Santa Cruz de la Sierra – Cuzco – Machu Picchu – Puno – Copacabana – La Paz – Uyuni – Potossi – Sucre td sozinha e encontrei outras mulheres no caminho fazendo o mesmo. Nenhuma cantada, nenhum engracadinho querendo tirar vantagem… Vai com fé! 🙂

    Oi, Ana

    no ano passado fui com o meu noivo. Tá certo que não é a mesma coisa, mas posso te dizer que o único lugar que eu levei um assobio topo pedreiro foi na estação de microbuses de Caraz, próximo a Huaraz. E isso porque eu estava com a única calça limpa, uma legging bem justinha, o que não é muito normal por lá.

    Eu achei que o peruano, apesar de bastante conservador e um tanto machista, é bem reservado e respeitador. Mas isso pode ser impacto do porte do meu excelentíssimo também rsrsrs

    Se o seu destino é Lima/Cuzco, duvido que tenha problemas – são cidades em que o turismo é bem consolidado. e irá amar (e o maridão se arrepender até a morte), pq o Peru é apaixonante!!

    Viajei também no começo do ano pro Peru, sozinho, e realmente pude comprovar que existem várias mulheres que viajam nessas mesmas condições. Vá tranquila, evite os locais não recomendados, leia bastante sobre tudo e planeje bem sua viagem que tem tudo para ser um sucesso.

    Ana Carolina,
    Fui sozinha à Lima, Cusco e Machu Picchu em fevereiro de 2009 e foi tranquilo. Entretanto, não sou de sair tarde da noite, jantava fora e retornava para o hotel às 21h/22h.
    Boa viagem!

    5×1 e como a Lu Malheiros eu não penso em balada (noite = jantar + hotel) – acho que dá para encarar o risco.

    Muito obrigada pela pergunta ter ido ao perguntódromo e pelas respostas! Boa semana a todos!

Oi Ricardo! Estou querendo ir para Peru (Machu Picchu e redondezas) na semana santa. Essa época chove muito por lá?
Abraços
Ana

Olá Ricardo,
Estive em Cusco e Machu Pichu em 2003 e foi ótimo.
Vou para Cusco dia 30/12/2010 e volto dia 06/01/2011.
Lendo estes posts fiquei preocupada.
Como está a região? Problemas com chuvas? Como estão os acesso para Machu Pichu?
Voce tem alguma informação?
Obrigada!

Ola Ricardo, Gostaria da sua orientação, pois estou perdida no roteiro.
Vamos no proximo carnaval (março/11)para Cuzco direto (saimos em 03/03 as 9:25 de SP / Lima / Cuzco as 14:55)retornando dia 9 a noite por Lima ou seja temos 5 dias inteiros para conhecer o vale Sagrado e redondezas alem de Cuzco. Que redondezas seriam as mais interessantes? Para ir ao vale seria 1 dia inteiro? O que voce aconselha?
Estaremos chegando em Lima as 16:50 (9/03) e nosso voo para SP é as 00:50 (10/3)vale a pena ir até o shopping Larcomar?
Aguardo suas orientações, grande abraço.

    Oi Gisele,

    eu voltei em agosto do Peru. Posso te dizer que visitamos algumas coisas bem legais (Salineras de Maras, Complexo de Morais, ruínas e cidade de Ollantaytambo) e outras nem tanto (o mercado de Pisac, por exemplo, que, se você estiver procurando artesanato, é mais caro do que o de Ollantaytambo).

    Visitamos Cuzco – principalmnete igrejas – e achamos bem legal, subimos até San Blás e foi lindo, mas não fomos às ruínas nem de Pisac, nem de Sacsayhuaman. Achei o musei Inka meio falido, preferi o Museo de la Nación em Lima (mas isso é questão de gosto). De Cuzco, fizemos um passeio lindo até Andahuaylillas e Huaro para conhecer as igrejas de teto pintado em mabas as vilas (de Cuzco a Andahuaylillas a gente pegou um ônibus e entre as cidades andou d táxi). Foi um dos passeios mais lindos e sem turistas que fizemos na região – as igrejas são de uma beleza estonteantes, com pinturas cheias de significados, dá para passar um tempão contemplando (só leve comida, porque são povoados bem pequenos a não foi fácil achar alguma coisa aceitável). Acabamos voltando e almoçando em Cuzco mesmo (lá pelas 15h).

    As Salineras de Maras são IMPERDÍVEIS se você gosta de fotografia, achei sensacional.

    Machu Pichu foi o nosso último passeio, em uma viagem de 22 dias, então não fiquei tão impressionada assim. Estávamos já cansados e querendo ir embora. Águas Calientes é simplemente uma ruela em subida com restaurante atrás de restaurante e múltiplos hotéis. Ficamos no La Cabana, por um preço bem mais baixo do que o inicial (queriam USD 100, pagamos USD 45 – eu amo o meu noivo 🙂 ), um hotel maravilhoso (onde bem pode ser que o nosso bebê tenha sido concebido 🙂 ), com excelente chuveiro e café da manhã.

    Com certeza tem bem mais coisas para fazer, mas recomendo muito esse passeio para Andahuaylillas. Veja as fotos pela internet que você vai entender. Estou preparando os textos para um novo blog, quem sabe até lá já não etsá publicado?

Acabei de ler uma notícia no G1 sobre o transbordamento de um rio na região de Cuzco, com umas 500 pessoas desabrigadas. Estou com viagem marcada para a próxima semana e agora não sei se vou. Alguém está em Cuzco e pode passar notícias mais atualizadas? Obrigada.

    Pergunte ao @stuenperu no Twitter.

    A época para ir a Machu Picchu é entre abril e setembro.

Não recomendo a ninguém fazer essa viagem. Em 19 de setembro teve paralização geral em Cuzco, ninguém conseguia ir a Machu Picchu. Pegamos o último trem e foi horrível para voltar. Vimos pessoas desesperadas, perdendo o voo. Os peruanos quebraram o muro do aeroporto de Cusco e botaram fogo e ninguém no Brasil ficou sabendo. Lugar horrível, gente desonesta. Muitos turistas estrangeiros voltaram a pé 26 km, de aguas calientes a Ollantaytambo, pra não perder o voo.

Escrevi para [email protected] e eles me responderam que ainda é possível comprar as entradas para Machu Picchu em Aguas Calientes. Posteriormente – não informaram data – só em Cusco. Abaixo trecho da resposta:
“Con relación a su consulta, le informamos que por el momento es posible comprar las entradas para el ingreso a Machu Picchu tanto en Cusco como en Aguas Calientes, pero posteriormente (aún no se ha precisado desde cuándo) sólo será posible adquirirlas en Cusco.”

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito