Marrocos pra Sabrina

Marrakech. Foto: Arnaldo Interata, Fatos & Fotos de Viagem -- https://interata.squarespace.com

A Sabrina está pensando em ir ao Marrocos. Bora ajudar?

Eu de cara recomendei não perder tempo com Casablanca, que é uma cidade grande e chata. Mas minha experiência no Marrocos não é muito grande. Fui em 98, como parte de um périplo pelo Oriente Próximo (em francês é mais bonito, Proche-Orient). Permaneci algumas horas em Casablanca, daí peguei um vôo a Ouarzazate, já próximo ao deserto (peguei um passeio até Zagora), depois aluguei um carro com motorista para atravessar as montanhas Atlas até Marrakech. Adorei, e estou pra voltar desde então.

Uma coisa que muita gente desconhece é que há muitos vôos diretos a Marrakech, que não precisam passar por Casablanca.

Preparei uma seleção de fontes quentes sobre o Marrocos:

Marrakech no Fatos & Fotos de Viagem, por Arnaldo Interata (de onde eu gentilmente surrupiei a foto do post)

Marrakech no Achados, por Dri Setti

Marrocos no Saia pelo mundo, por Mari Campos

Marrocos no O que eu fiz nas férias, por Gabe Britto

Marrakech com crianças no Viajando com pimpolhos, por Sut-Mie

Marrakech no Crônicas de viagens, do Claudio

Marrakech no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate (continua aqui)

Fez no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Merzouga no Viagem & Aventura do Estadão, por Camila Anauate

Morocco Travel, ótima agência — aproveite para se inspirar nos roteiros

Riads Morocco, riads para alugar

Trem no Marrocos — só para consulta; não dá para comprar do exterior

Marrocos no New York Times

E você, já foi ao Marrocos? Compartilhe as suas dicas na caixa de comentários. Shukran!

146 comentários

Oi, estou programando uma viajar no carnaval e Marrocos eh uma das opcoes…vou com amigas, mas pensamos um excursao, tenho ouvido comentarios desfavoraveis e fiquei confusa…nao gosto de excursao e achei engessada, pois todas as refeicoes estao inclusas no pacote e seram em hoteis. Realmente eh perigoso? vale a pena? eh melhor de excursao? me ajudem a decidir. Obrigada!

sobre alugar carros, nao sei nao!! vi estradas ruins, transito caotico nas cidades, algumas ficalizacoes
fui para o show chez ali e, minha mulher saiu traumatizada, todos os artistas do show estavam pedindo dinheiro…nao era so para tirar fotos com eles, mas so o fato de passar perto deles e ficar olhando para eles, motivava-os…alem de encontrar mosca na comida…nao recomendo marrocos para ninguem, a nao ser que va com um bom guia, ou va para ver o deserto, ah.. tem que saber falar frances ou arabe, no meu hotel nao falavam nada, estava hospedado num riad na medina, muito bonito internamente

infelizmente nao gostei de marrakech, quer dizer as lembrancas ruins superaram as boas, tentei as dicas de nao tirar fotos, negociar antes, dar 20 dihans, nada disso funcionou, por varias vezes eles me amaeacaram e nao tinha nenhum policial! Tive que quase correr algumas vezes…eles nao respeitam voce, jogaram o macaco em cima de mim, sem eu pedir foto ou nada, com a cobra foi do mesmo jeito, basta parar para ver…claro que nunca paguei o que eles queriam! mas nao me senti seguro na cidade, e eu estava hospedado na medina!! Me perdi muitas vezes, mesmo com mapa, a opcao e perguntar para os vendedores ou entrar nas lojas e perguntar, se perguntasse a quaisquer transeuntes, ele tentaria te levar todo o seu dinheiro!! a desculpa de ser brasileiro colou algumas vezes, mas eles so querem euro!! ate as criancas tentam te enganar! casablanca e muito feia!! mas eu visitei a mesquita hassan, muito bonita, so isso mesmo!!

Pessoal, voltei de Marrocos semana passada onde fiquei 13 dias, quero dividir minha experiência com vocês, indico:

– alugar carro ( barato, autoestrada ótima)

– mulher sozinha (viajei com uma amiga, fomos bem recebidas, povo muito receptivo, adoram Brasileiros);

– hospedar-se (para quem quer pagar pouco, viver uma pequena aventura, viver a Cultura do País, fiquem em Riad);

– como vestir-se (de forma tranquila, claro sem extravagância, porém relaxe);

– assistir um show de dança do ventre (não deixe de ir);

– deserto (2 dias 1 noite… mais que isso não);

– banho turco (fantástico)

– Chefchaouen Cidade perto de Tanger (maravilhosaaaa… pequena, linda, azul e branca, super recomendo).

Tenho muito mais dicas, estou a disposição, fiz um diário de bordo, creio ser super util, quem quiser compartilho.

Beijos

Montei uma viagem para o Marrocos em junho 2011 ,mas a explosao na praça em Marrakesh fez com que meu marido desistisse.
Aprendi muito sobre o país lendo o site do Joao Leitao. https://www.joaoleitao.com .
Ele é o Ricardo Freire de lá.
Nao percam a dica pois ele indica programas ,guias e ^picadas^em todo o país.

Isabel, vou falar tá? Se de carro é ruim, imagina de trem, mulher!! Aliás, nem vi trem qdo estive lá! Foi uma viagem totalmente empacotada – já q eu estava sozinha – e, por isso mesmo, fantástica. Vc está desgostosa da vida? Deixa p/ viajar de carro, com sua amiga, por lugares onde vcs não vão ser olhadas com olhos gulosos e desrespeitosos #medoporsuasegurança!

Olá Pessoal, super obrigada pelas dicas que me deram, realmente estou pensando se devo ou não alugar um carro, e trens são bons , vale a pena ?

Beijos

Fabi, conheco a Grecia e Marrocos e acho que para lua de mel a Grecia seria mais legal, por ser um esquema mais tranquilo e pelas praias paradisiacas. Mas se voces estao buscando mais aventura ou alguma coisa mais exotica, Marrocos sera’ perfeito.
Para quem pensa em ir sozinho ou nao quer fazer passeios com agencias, eu acho que falar frances ajuda muito. Nem todos falam ingles. Eu nao alugaria um carro para ir ate Marrakesh. E’ muito longe de tudo e, mesmo com roupas largas, passei alguns “apertos” na medina devido ao “excesso de gentileza” dos homens de la, mas nada que estragasse a viagem. A pracinha de entrada da medina ferve no final da tarde, quando o sol ja baixou. Tem bares, restaurantes, bicharada (cobras, macacos) e muita gente.
Faca tatuagens de henna em Fes. Sao maravilhosas e baratinhas e em Marrakesh e’ mais dificil achar. Cuidado se vc for alergica a tinta de cabelo porque eles misturam na henna, ja que os turistas querem desenhos mais duradouros. Pergunte antes.

Olá! Estive no Marrocos em 2010 (Outubro) e voamos de Barcelona (pela Royal Air Maroc, uma aventura e tanto num Boeing que ainda tinha cinzeiros e devia ter uns 30 anos de uso), direto para Marrakech. A cidade é linda em seus encantos porém com um povo honesto e sofrido. O país é bem liberal mas continua sendo muçulmano então se vestir apropriadamente é fundamental pra não ser uma isca humana feminina. Estava com minha noiva e ela foi assediada algumas vezes então se estiver sozinha prepare-se pra se sentir o pão da padaria no domingo pela manhã. Quanto a alugar um carro é bem complicado, o trânsito é caótico, as estradas não tem sinalização nenhuma (fomos a Ouzoud, a cascata no meio do deserto e bem dispensável por sinal) e não há muitos locais pra pedir info no deserto não.
Não deixe de comer no Al Fassia, um restaurante tradicional e que serve o melhor Tajine que eu já comi e o melhor carneiro da minha vida!!
Um abraço e boa trip!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito