Multa no exterior: você já levou?

Proibido estacionarNesta viagem, que eu saiba, eu ainda não levei. Mas como no total vou dirigir bem uns 60 dias, é difícil que escape do Velho Continente sem nenhuma infração na PID 😳

Mas este post não é em causa própria não. Quem pediu foi a Silvia Andrade, que foi multada ano passado na Itália e só onze meses depois recebeu uma cobrança de 42 euros no cartão de crédito, por “infração contratual”.

Só que ela não sabe se isso já engloba a multa propriamente dita ou não. Se não for, ela gostaria de saber onde encontrar a multa, como pagar — e se existe a possibilidade de ela ficar numa lista de maus pagadores, ou maus alugadores de carro, na Itália.

Segunda-feira eu vou encaminhar essas dúvidas lá pro pessoal da Mobility pra ver o que eles recomendam.

Mas gostaria muito de ouvir a experiência de vocês. Levou multa no exterior? O que rolou depois?

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


291 comentários

Olá pessoal, boa noite!

Dei uma olhada no blog e em outros também e estou super na dúvida da procedência do site indicado na multa que recebi por trafegar em local proibido em janeiro em Lucca, na Itália.

Recebemos a multa da Polícia Municipal de Lucca e o site indicado é https://info.babyloweb.eu. Alguém já teve que pagar por meio deste site? Estranhei pois ele está escrito em português e não em italiano ou inglês como imaginaria. Pelo site há uma indicação de pagamento pelo PayPal.

Obrigada!

    As autoridades de trânsito italianas tem convênio com várias agências de cobrança internacional para recuperar o valor de multas incorridas por motoristas estrangeiros.

    Olá Nina!
    Nós também fomos multados em Lucca e o procedimento para pagá-la é entrando nesse mesmo site que vc informou: https://info.babyloweb.eu. Também estou apreensiva em efetuar este pagamento, mas pelo jeito, vou acabar pagando pra evitar problemas futuramente.

    Olá, Naia e Nina. Cliquei agora nesse site e o McAffee dá como inseguro. Melhor entrar em contato com a locadora e perguntar se esse site é confiável.

Fui parado por um policial em 2015 por excesso de velocidade. Acima de 100 MPH. Deveria comparecer a court mas estava voltando ao Brasil no mesmo dia. Através de amigos tentei contato e fui informado que a multa era de mil dólares. Não paguei e pretendo agora em 2018 voltar aos EUA mas para a Flórida. Não vou dirigir nessa viagem. Posso ter problema na imigração?
Obrigado

    Jorge,

    Aconteceu exatamente o mesmo comigo em 2013, inclusive mandei meu e-mail para a corte me informar o valor da cobrança e o método de pagamento. Enfim, voltei aos EUA em 2015 e 2017 sem problemas.

Gostaria de saber qual procedimento para pagar uma multa aue levamos por pegar trem errado. Na hora não estava com cartão de crédito, então o cobrador pegou meu passaporte e anotou, nunca chegou a multa e não sei como paga-la?

Procurei um advogado italiano e ele me disse que em relação ao governo, caso eu não more na Itália e opte por não pagar, a multa de trânsito caduca em 5 anos e eu não teria qualquer problema para visitar a Itália futuramente antes ou depois desses cinco anos. Inclusive já me disseram que até entre is países europeus, eles não costumam pagar (ex: Alemão que tomou multa na Itália, não paga e vice versa). Algumas multas são realmente injustas, cabe a cada um avaliar, pois talvez tenha complicação em alugar carro novamente.

    Olá, Judi! Conseguiu mais algum dado para confirmar que a multa caduca após 5 anos e que não há problema para entrar novamente no pais da multa?
    Tomei uma multa na Espanha e paguei através da internet (www.emo.nivicredit.es). Entretanto, no sistema deles, continua a multa em aberto (apta para novo pagamento) e não me dão a quitação por email (já troquei alguns, sem conseguir o recibo de pagamento). Próximo ano planejo retornar à Espanha e temo ser cobrado em duplicidade pela multa.

    Você tem o contato ainda deste advogado italiano? Fui multada no ônibus circular em Triste porque antes de validar meu ticket sentei meu filho de 4 anos no banco para que não caísse e depois voltei a catraca para validar o ticket. O fiscal viu toda cena, pois eu o vi o tempo todo (mas nem imaginava que era um fiscal) e mesmo assim me multou. Segundo o mesmo, independente do que aconteça, se preciso ajudar uma criança, um cadeirante, etc, sempre tenho que validar primeiro o ticket. Indústria da multa. Quero saber como proceder com alguém que entende do mau caratismo do sistema de multas italiano.

Marco de 2017 fui a Florença, ali aluguei um carro e fui a Pisa. Em agosto recebi duas cobranças no meu cartao de crédito e em setembro recebi outra, cada uma no valor de €71. Questionei esses débitos e o banco informou que se tratavam de multas. Enviei e-mail para a locadora (Sicily by Car Auto Europa), mas não obtive resposta. Para minha surpresa, começo deste mês recebi duas notificações da Província de Pisa, para pagar multas por excesso de velocidade, cada uma no valor total de €151,54 (se pagar em 5 dias). Detalhe: multa no mesmo dia, na mesma via, pelo mesmo agente, com intervalo de 10 minutos! Minhas dúvidas: a) a que se referiam os débitos havidos no meu cartao, se recebi apenas duas notificações? b) qual a consequência se não pagar as multas?

    Quando vc recebe multa no Exterior, as locadoras também cobram uma taxa administrativa pra processar a multa (informar seus detalhes à autoridade de trânsito, localizar motorista etc). Essas taxas costumam ser altas no caso de locadoras mais “low-cost”, que aproveitam os deslizes para pode compensar as tarifas baixas.

Acabei de receber no meu endereço , uma correspondência da França , com várias multas dentro , mais um envelope pra reenviar as mesmas , mas o problema é …
Não sei o que fazer , nem falo francês , e porque não foi cobrado da locadora ? Gostaria muito de saber o que fazer pra pagar… obrigada

Estivemos em Madri em 08/2017, alugamos um carro na HERTZ e tomamos uma multa por local restrito , OK , falha minha mas a Hertz me cobrou no cartao de credito 40,00 euros para passar as minhas informaçoes a Prefeitura de Madri, pensava que ja fosse o pagamento da multa mas infelizmente nao foi.
Recebi a Multa pelo correio vindo da Prefeituira de Madri e efetuei o pagamento de 45 euros (com desconto) com C/C e espero ter solucionado . O valor real da Multa e de 90,00 euros (sem desconto)

Estavamos na auto estrada na Italia, em Verona e tínhamos o tícket que a gente retira quando entra na auto estrada. Ao sairmos dela passamos por um pedágio onde introduzimos o ticket e é calculado o valor pelo trecho que percorremos. Aí a maquina enguliu o ticket e aparecia uma mensagem: insira o ticket! Já haviamos inserido! Apareceu a mensagem umas 4 vezes e a cancela não abria nem aparecia o valor para pagarmos. Aí veio a surpresa: uma multa de 63,30 Euros! É cobrado como se tivéssemos percorrido o maior trecho da autoestrada. Já aconteceu isso com alguém? Exidete alguma forma de recorrer? Isso é completamente injusto!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito