Multa no exterior: você já levou?

Proibido estacionarNesta viagem, que eu saiba, eu ainda não levei. Mas como no total vou dirigir bem uns 60 dias, é difícil que escape do Velho Continente sem nenhuma infração na PID 😳

Mas este post não é em causa própria não. Quem pediu foi a Silvia Andrade, que foi multada ano passado na Itália e só onze meses depois recebeu uma cobrança de 42 euros no cartão de crédito, por “infração contratual”.

Só que ela não sabe se isso já engloba a multa propriamente dita ou não. Se não for, ela gostaria de saber onde encontrar a multa, como pagar — e se existe a possibilidade de ela ficar numa lista de maus pagadores, ou maus alugadores de carro, na Itália.

Segunda-feira eu vou encaminhar essas dúvidas lá pro pessoal da Mobility pra ver o que eles recomendam.

Mas gostaria muito de ouvir a experiência de vocês. Levou multa no exterior? O que rolou depois?

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


291 comentários

Olá pessoal, irei dirigir em Portugal e Espanha, por 2 dias em cada país.

Alguém sabe me dizer se é obrigatório o uso de assento de elevação para crianças??

Tenho uma filha de 9 anos e meio que vai comigo. Precisa de cadeira ou assento para ela??

Olá, pessoal! A minha façanha foi na Austrália: levei duas multas em uma semana, em Brisbane. Estava com um carro alugado, retirado em Gold Coast, cidade em que morei por 5 meses. Aluguei um carro para trabalhar como entregador na Domino’s Pizza. Aproveitei o período de aluguel para dar uma mãozinha a um amigo, que iria a uma feira de fotografia em Brisbane. Fiquei de motorista dele pra cima e pra baixo. Na primeira multa, estacionei o carro em local proibido, coisa que não vi, numa rua ao lado do Ibis em que estávamos hospedados. Só que não foi uma multa qualquer. Deixei o carro no local, saí com meu amigo para dar uma volta pelo CBD de Brisbane e ao retornar para pegar o carro, cadê o bendito?! Não estava mais lá, tinha sumido! Roubaram, pensei, ao mesmo tempo em que imaginei que ele fora guinchado – estava rezando para isso. Sorte que achamos um posto policial a poucas ruas do local, e contei o incidente ao policial de plantão. Imediatamente ele pegou o rádio, falou com o pátio de carros apreendidos, descreveu o meu possante e voilá, o carro tinha sido rebocado mesmo! Além de pagar a multa por estacionar em local proibido – 50 dólares -, tive que pagar a permanência do carro no pátio – 100 dólares – e mais a corrido do táxi, uns 40 dólares. Pelo menos o carro, alugado, recuperei. A segunda multa foi menor, de 50 dólares, por passar do tempo do parquímetro. No final das contas, só paguei mesmo o táxi e a diária do pátio. As duas multas, como tinha uma semana ou mês para pagar, não me recordo, deixei passar, afinal de contas eu já estava prestes a voltar para o Brasil. O pepino foi na hora de retornar o carro à locadora. Tinha 18 anos, estava sozinho e a pé. O gerente da locadora inventou um arranhão no carro, que me custou mais alguns dólares. Enfim, deixei o carro lá e “fugi”, antes que eles descobrissem as multas. Hoje, não sei o que aconteceria se eu tentasse entrar na Austrália novamente. Imagino, seriamente, que tenha algo no sistema deles, no aeroporto, em meu nome, algo como “O cidadão deve tantos dólares por não ter pago duas multas em Brisbane. Entrada no país proibida” hehehe Estou viajando ou isso pode acontecer?

Cristian
lembro de ter lido muito rapidamente o “noticias da bota” antes de viajar, mas agora revisitando o site vejo como ele é completo, bem escrito, sério e muitos outros adjetivos.
Tópicos sobre esse assunto:
“O que saber antes de dirigir na Itália”
“Multas de trânsito na Itália: Modelo de defesa”
Para quem foi ou para quem vai é leitura obrigatória.
Segue link:
https://www.noticiasdabota.com/search/label/Multas

Mas tem muito mais. Dica para Cristina: mergulha fundo na pesquisa.

    Pois é Silvia, esse site foi muito útil, tem várias infos importantes.
    Abçs

    Vi seu post só depois de te responder…rs O Notícias da Bota é ótimo! bjs

Eu perdi minha virgindade no final de 2010, rs. Mas foi no Brasil. Fui num aniversário no Rio e a rua estava com o asfalto raspado, pois iam recapear. Vi que do lado direito, era proibido estacionar e do lado esquerdo os carros estavam estacionado no sentido que entrei na rua. Parei o carro e procurei por um guarda no local. Mas não tinha nenhum. Perguntei para um morador se podia parar ali e ele respondeu que sim. Alguns meses depois, descobri que fui multado por ter estacionado no sentido inverso. Recorri, pois o asfalto estava raspado e não tinha placa no sentido inverso para eu saber que era mão dupla a rua. Eles reconheceram que a pista não tinha pintura horizontal, pois iam trocar o pavimento. E a sinalização vertical, não tinha ainda, pois a rua mudou o sentido há pouco tempo. Mas que não podiam fazer nada. Eu deveria ter perguntado ao guarda. Enfim, admitiram o erro, mas tive que pagar assim mesmo.

O mesmo cuidado que tomo por aqui, procuro tomar fora. Respeitar sempre os limites de velocidade e só estacionar em lugar pago, mesmo que seja um pouco longe de onde eu quero parar.

Em Sierra Nevada, acho que era 40km/h o limite. Eu puxei a fila, rs. Pelo menos ninguém ficou piscando o farol ou buzinando. Alguns passaram em lugar irregular, mas ninguém me perturbou por estar andando no limite de velocidade.

Aliás esqueci de comentar que tentei imaginar qual seria o motivo dessa multa que levamos e chegamos a conclusão que deve ter sido por uso errôneo do pedágio logo no 2o. dia de viagem. Quando pegamos a auto estrada, eu parei e comprei um passe de 25 EUR e achei que ele serviria para todos os pedágios, mas não foi assim. Apanhamos até entender que nas cidades menores vc tem que retirar um ticket e pagar na saída daquele trecho (como fiz no trecho Carrodano-Levanto na Ligúria). O cartão não foi aceito em mais de 1 pedágio e aí era um tal de procura nota de euro e insere na máquina. Levamos uns dias para perder o medo de usar o pedágio (horrível ficar preso na cancela com outro carro atrás e vc tentando colocar o cartão comprado, o cartão de crédito, dinheiro). Talvez seja o caso de mais 1 post só sobre os tipos de pedágio e qual seria o mais prático usar.

Vcs são realmente muito prestativos…
Agora estou numa dúvida danada pois no final deste mês completa 1 ano da viagem.
O Cristian diz que leu que pela lei italiana depois de 1 ano a cobrança caduca. Já a Viviane fez todo o caminho para encontrar e pagar a multa direitinho.
A pergunta que não quer calar, as multas ficam pendentes no sistema e atrapalhariam uma nova locação na Itália?

    Oi Silvia, também ouvi dizer que depois de 360 dias a multa caduca. Mas isso se o governo italiano atrasar este prazo para a notificação. Se eles tiverem enviado a multa, daí passa a contar a data de vencimento da mesma. Quando ocorreu comigo (já tem mais de um ano), vi muitas dicas no site
    https://www.noticiasdabota.com/2010/02/multas-de-transitos-feitas-na-italia.html
    Tem todos os tipos de informação especíica para a Itália, incluindo questões de trânsito e como proceder. bjs

    Silvia, não atrapalha nova locação, nào. Se a locadora pudesse ser cobrada com sua multa, ela iria cobrar certamente de vocÊ.

Recebi 2 multas por trafegar no centro histórico de Florença (Cavour) em horário comercial.

Ocorreu primeiramente o débito diretamente no meu cartão de crédito. Mas esse débito se referiu à cobrança que a locadora efetua por fornecer os dados do locador à polícia local. 60 euros cada. Está em letrinhas miúdas, mas está lá no contrato.

Entrei em contato com a locadora, e eles me enviaram via e-mail o documento que a polícia apresentou, onde constava o número da notificação, placa do carro, data da infração etc.

A multa propriamente dita, só chegaria até um prazo de 360 dias – esse prazo varia de país para país. Como tive receio de não estar presente quando a multa chegasse, e queria resolver, entrei em contato com a polícia municipal de Florença para ver que procedimentos deveria tomar para efeutar o pagamento.

[email protected]

Troquei alguns e-mails com a agente de polícia, que me orientou no sentido de efetuar o pagamento. Pela forma do tratamento, acho que raramente alguém entra em contato pra pagar. rs Cada multa foi 90 euros.

Tem um sistema de pagamento online através de cartão de crédito, com uma taxa de serviço de 2,50 euros.

https://www.comune.fi.it/opencms/export/sites/retecivica/amm/sicurezza_e_emergenze/polizia_municipale/servizi_on_line/fine_payment_abroad.htm

Isso feito, encerramos nosso contato, inclusive com seu e-mail confirmando o recebimento e deixando minha situação ok no sistema público italiano.

Meu caso foram 2 multas em Pisa, por trafegar em rua proibida (ou algo assim…). Tava com GPS, sou super responsável, etc, mas a multa chegou e até hj não sei como isso aconteceu. Mas o detalhe foi o seguinte. Após 3 ou 4 meses do meu retorno veio no meu cartão 2 débitos da Hertz. Não avisaram q era multa nem nada, simplesmente debitarem 3 meses depois q eu voltei de férias. O detalhe é q esse cartão já tinha vencido e eu estava com outro cartão de crédito (mesma empresa, só alterou o cartão). Contestei o valor do débito (na hora nem pensei em multa) com a operadora, argumentando q não reconhecia o dábito. O fato de eu ter cancelado ele ajudou na argumentação pois não tinha como eu ter gasto algo com um cartão cancelado (não me perguntem pq eles permitiram essa cobrança, disseram q eu troquei de cartão mas o antigo ficava um tempo válido). Não paguei essa taxa. Mais de 1 ano depois chega a cobrança das multas (e aí eu lembrei das cobranças… Uhmmm era isso!). E pesquisando na net vi um blog q falava exatamente sobre isso: Notícias da Bota. Lá rolou uma discussão sobre isso e vi q se a multa chegou 1 ano após ela já não é mais válida pela legislação italiana. Preparei uma resposta pra eles (no site eles até disponibilizaram um modelo em italiano) e mandei com cópia pro policia, prefeitura etc… Portanto não paguei as multas pq elas chegaram mais de 1 ano após o ocorrido.

    Eles responderam seu recurso? Comigo aconteceu o mesmo…não responderam o recurso e semana passada chegaram as multas novamente, e com o dobro do valor.

Eu tive o carro multado, e lacrado, por estacionamento irregular em Amsterdã. Estacionamos o carro em uma rua de estacionamento permitido ao lado do hotel, conforme o hotel nos informou porem, esqueceram do pequeno detalhe que o estacionamento só era permitido a noite. Durante o dia, precisaria de um selo ou algo semelhante para continuar ali. Quando vimos, o carro estava com a roda lacrada e um aviso no vidro, escrito em holandes(!) com as orientações de como proceder. Depois de muita pergunta e mimica na rua, fomos ao departamento policial e pagamos a multa de 100 euros para liberar o veiculo. Ajudou muito o fato de termos tirado uma foto do carro lacrado, pois o policial precisava da placa do carro ou do endereço onde estava e nos, obviamente não sabíamos nenhum dos dois.

    O número da placa do carro pode ficar no chaveiro do carro alugado, Karina. Pelo menos foi assim nos EUA.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito