Multa no exterior: você já levou?

Proibido estacionarNesta viagem, que eu saiba, eu ainda não levei. Mas como no total vou dirigir bem uns 60 dias, é difícil que escape do Velho Continente sem nenhuma infração na PID 😳

Mas este post não é em causa própria não. Quem pediu foi a Silvia Andrade, que foi multada ano passado na Itália e só onze meses depois recebeu uma cobrança de 42 euros no cartão de crédito, por “infração contratual”.

Só que ela não sabe se isso já engloba a multa propriamente dita ou não. Se não for, ela gostaria de saber onde encontrar a multa, como pagar — e se existe a possibilidade de ela ficar numa lista de maus pagadores, ou maus alugadores de carro, na Itália.

Segunda-feira eu vou encaminhar essas dúvidas lá pro pessoal da Mobility pra ver o que eles recomendam.

Mas gostaria muito de ouvir a experiência de vocês. Levou multa no exterior? O que rolou depois?

Obrigado!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


291 comentários

Se tiver num carro com matricula estrangeira e for mandado parar por uma autoridade e se tiver que pagar uma multa, é certo que tenho de a pagar na hora.. Mas supondo que nessa altura estou sem dinheiro, nao tenho cartoes de crédito comigo e estou a uma distancia significativa de onde estou alojado, que podera acontecer??

    Olá, Sérgio! Depende do país. Não dê chance para encrencas, leve sempre dinheiro e cartões de crédito com você.

Multa em NY.. Alguem sabe o valor da multa por avançar sinal (semaforo) vermelho? O sinal ficou amarelo porém acelerei para aproveitar … so que não deu tempoo e percebi o flash.. tive a impressão que foram 2 flashs… não sei se foi so por passar no vermelho ou tb por excesso de velocidade. Devolvi o carro 2 dias apos e ainda não estava no sistema da Hertz. Sei que devo receber a multa porem queria saber os valores e se isso é motivo para impedir a entrada no país?

Como com a Raquel Barbosa.. também aconteceu comigo em Bolonha…Estacionei o carro em um local que tinha parquimetro.. paguei o valor por um determinado periodo, retirei o ticket e coloquei no carro. Ao retornar não tinha nenhuma notificação, porem apos uns 3 meses recebi um a cobrança da hertz de 60 Euros no cartão de credito. Entrei em contato e fui informado que pelo valor deveria ser a taxa administrativa da multa.. UNs 2 meses depois recebi um documento da hertz Italiana, informando o dia e horario em que o carro foi multado em Bolonha e que a taxa cobrada era administrativa. Agora em novembro fez 1 ano que fui multado e a multa oficial não chegou.. Ate hoje não sei porque fui multado mas cheguei a conclusão que estacionei em local, que apesar de pago é reservado para moradores pois me parece que isso é comum na Italia.

ola a todos! Estou em Orlando e no caminho de Miami para cá, ao entrar na Turnpike, tinha dinheiro trocado para pagar o pedágio, mas em notas. Pois bem. Quando chegou a hora de entrar na estrada, adivinhem o que aconteceu? As entradas que aceitavam notas estavam FECHADAS! So tinha a opção de pedagio pre pago e a que aceita moedas em valor exato. Tentei voltar, e consegui, mas TODOS os guiches que aceitavam notas e davam troco estavam fechados. Aí tive que passar sem pagar. Alguem ja se deparou com uma situaçao parecida? Reclamei para uma atendente do pedagio posterior e ela me orientou a entrar em contato com a administradora da estrada… E pra completar o carro é alugado… Agradeço qualquer ajuda

    Andre, entrei em contato com a administradora, que me orientou a procurar a empresa de locação, o que fiz no dia seguinte. Eles me informaram que nao há multa em tais casos, vez que, como muitas estradas na area de Miami não aceitam mais pedágio em dinheiro, eles orientam a passar sem pagar, pois eles tem um procedimento interno que funciona assim: o cliente é cobrado posteriormente no cart?o o valor dos pedágios nao pagos e mais 2 dolares por dia em que for gerado um toll nao pago. Pedi que o atendente me confirmasse por email tal informacao, o que ele fez prontamente. Acho entao que tudo está tranquilo. Obrigado pela atencao! Rodrigo

Já que começamos a falar de tickets vale lembrar que para andar nas autoestradas da Austria é obrigatório a “Vignetta” uma espécie de pedágio lá, funciona como o sticker na alemanha. Antes de entrar na Austria tem vários avisos escritos da obrigatoriedade e tambem onde comprar, normalmente nos postos antes das fornteiras. Outra coisa interessante está sendo adotada desde o ano passado em Milão. Existe também uma zona de baixa emissao mas lá todo veículo que entra é fotografado. Você pode pagar o ticket por dia ou periodos mais longos. O preço varia de acordo com o “qualidade” do carro (Euro 1,2,3… 6) carros euro 5 e 6 não pagam os outros pagam tarifas diferentes. O melhor disso é que é tudo eletronico. Basta ligar para uma centrar informar a placa do veiculo e o operador ja fala quanto é e como pagar (inclusive debito nos creditos do celular), depois de entrar nessas zonas a pessoa tem até entre 24 e 48 horas para pagar senão a multa é automática. Se alguém for a Milão não custa nada ligar e perguntar se o carro já passou pela tal zona.

Olá a todos!

Mais algumas informações importantes que gostaríamos de dividir, principalmente com quem vai andar de carro pela Alemanha:

Em algumas cidades da Alemanha, como por exemplo, Berlim, Hannover e Colonia, é necessário um “emission ticket”, um adesivo que vai colado no carro para que o veículo possa trafegar dentro dessas areas especificas, chamadas Zonas de Baixa Emissão. O adesivo indica o grau de poluição emitido pelo veículo, e pode ser comprado pelo condutor (cerca de €7.00) em diversos locais.
Este adesivo vem em 3 cores: verde, amarelo e vermelho. E placas na entrada das cidades ou das zonas (normalmente áreas centrais de grandes cidades) mostram quais cores são autorizadas a circular a partir daquele ponto.
Se o carro for pego dentro das Zonas de Baixa Emissão sem este adesivo, será multado.
Normalmente os carros alugados já vêm com este adesivo, mas se seu carro não o tiver, ele pode ser facilmente comprado nos seguintes locais:
– Postos de registro de veículos
– Organizações de inspeção técnica, como TÜV (aqui você pode solicitar este adesivo online ou Dekra
– Lojas de acessórios automotivos.

Mais informações: https://driving.drive-alive.co.uk/low_emission_zones.htm

    Michelle,

    Todo veículo com placas alemãs, de aluguel ou não, já tem esse sticker.

    Em caso de veículos de outros países, o procedimento toma 10 minutos em uma loja TUV, por exemplo. Eles conferem seu documento e te dão o sticker.

    Qualquer carro fabricado após 2006 preenche os requisitos do selo categoria verde.

Olá,

Em 2003 fui multado na Austria por estar um pouquinho acima da velocidade (acho que estava em 150 e o limite era 60) como fui parado pelo policial tive que pagar a multa na hora, mas não se preocupe eles aceitam cash, travelcheck, todos os cartões e muito mais. Alem disso recebi a notificação no Brasil no endereço de minha casa, e eu ainda não sei como conseguiram ler o que eu escrevi no protocolo, estava tão nervoso que nem eu mesmo sei o que eu escrevi. De qualquer forma. Se for multado por uma “Blitz” paga na hora e recebe recibo fiscal. Senão recebe a multa em casa.

Adorei, uma sensação de: não estou sozinha. Na verdade como disse o André o melhor é estudar um pouquinho antes de alugar o carro, para depois não ficar reclamando eu não sabia, não entendi as placas, etc.

MUito importante, realmente depois de alugar o carro um pouco de estudo vai bem para evitar as multas, não sabia das zonas restritas nas cidades da Itália, não adianta reclamar que ninguem avisou…

Rodrigo
sobre as cadeirinhas e a sua obrigatoriedade vale consultar a locadora do seu veículo até pq eles cobram separado pelo acessório. Mande um email para eles. Boa sorte.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito