“Não vamos levar 1.000 passageiros por navio a Noronha”, afirma diretor da Pullmantur

Cruzeiro em Noronha

Milton Sanches, diretor da Pullmantur e da BCR Cruzeiros, deixou ontem este comentário no post  “Cruzeiro em Noronha: precisa?“.

“Ricardo: Tenho acompanhado a tua campanha contra os navios e é incrível o número de bobagens e mentiras que você coloca nas reportagens. Você deveria se informar melhor para saber que os cruzeiros marítimos são a forma mais ecológica e sustentável de conhecer a Ilha, porque não se utiliza da água e energia da Ilha, porque os passageiros passam poucas horas no Arquipélago e a grande parte do lixo desses passageiros são guardados, separados e reciclados pelo navio, que segue rigorosamente todas as normas. Internacionais, da Anvisa, do CPRH e do ICM BIO, o pouco que produzem na Ilha é recolhido e tratado com todo o lixo produzido pelos turistas que vem de avião, sem contar o produzido pela população da Ilha que recebe tratamento exemplar. A o contrário do que você diz o navio não vai trazer 1.200 passageiros e nem 1.000 e nem desembarca 600 ou 500 passageiros, porque o limite de desembarque máximo simultâneo é de 350 passageiros, assim mesmo distribuídos em passeios diferenciados com alternância de praias, etc. O navio traz uma contribuição fundamental para grande parte dos moradores da Ilha e se essas inverdades continuarem a serem veículadas tomaremos as medidas legais cabíveis para reparar o dano causado. Também pediria que fosse mais educado com s pessoas que fizeram os cruzeiros e verificaram que suas colocações são inverídicas e fantasiosas, bem como as pessoas que estavam na Ilha e verificaram que o impacto alegado nunca existiu. Quero ver se você tem a coragem e a hombridade de publicar o meu email”.

É com satisfação que este blogueiro recebe a declaração de que, mesmo com os navios maiores desta temporada, será mantido o limite de passageiros por desembarque.

CORREÇÃO:

O sr. Milton Sanches foi diretor de cruzeiros da CVC até o início deste ano. Hoje é diretor da Pullmantur e da BCR Cruzeiros, respectivamente dona do navio Ocean Dream e operadora do cruzeiro a Noronha.

Leia mais:

Cruzeiro em Noronha: precisa?

Praticamente duplicam os cruzeiros em Noronha

Alerta: navio à vista em Fernando de Noronha (O Globo)

Ameaça de lotação em Fernando de Noronha preocupa ambientalistas (iG)

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


196 comentários

Acho que ele foi demitido.
Agora vou deixar minha opnião sobre pacotes.Nao gosto de excursões com tudo cronometrado hora pra isso pra aquilo.
Mas pacotes, o que seria esse tal pacotes que todos falam tanto.Comprar passagem+hotel+city tour?P

    Continuando…E o que nos fazemos aqui no VnV? Ja que aqui nos ja pegamos praticamente tudo pronto.Resenhas de hoteis, de passeios tudo ja no seu devido lugar e o melhor separado por cidade.Isso talvez seria o nosso pacote pronto?! Que so teriamos o trabalho de comprar as passagens e reservar os hoteis, que nao dao tanto trabalho assim diga-se de passagem. Não estou aqui pra defender nem julgar ninguem so acho que devemos respeitar a opniao dos viajantes(pois nem sempre os tao instruidos colaboradores do comentodromo no VnV a fazem) que escolhem sua maneira de viajar.

    Concordo, tem que respeitar quem viaja de pacote ou de excursão, senão parece que fica uma comparação entre bons e maus, ou entre safos e trouxas, ou cool e brega, ou como na forma de outros tantos preconceitos.

    Viajar de pacote, de navio, de avião, de ônibus, não importa o meio, deve ser feito de forma sustentável, agredindo o menos possível o meio ambiente e as outras pessoas.

sr.Milton Sanches, sou pernambucano e pratico mergulho autônomo desde 2001 fato que já me fez visitar Noronha além de também conhecer pessoas que moram lá trabalhando com esse esporte. Toda vez que penso em ir visitar novamente a ilha, a única recomendação que recebo desses amigos que moram lá é que não vá na época em que o Navio da CVC se encontra por lá. Nesses períodos me falam que não existe lugar sossegado em Noronha, os preços enlouquecem e não conseguiremos aproveitar a viagem da maneira ideal.
Note que existem turistas que chegam pela via aérea o ano todo, porém a única restrição que eles me fazem é na época da visita de seus navios.
O fato de seu e-mail ao invés de esclarecer, ir no tom da ameaça revela outra face que eu não conhecia e que me faz, além de não visitar Noronha a bordo de seus cruzeiros, não visitar mais as lojas da CVC para nenhum tipo de viagem.
Belo tiro no pé que o sr. deu!

Ó dúvida cruel… agora vamos fazer o quê com a nossa confiança? Depositá-la nas informações e comentários do patrono deste site, um turista profissional que ajuda a todos nós há tantos anos em tudo de que precisamos, ou então no “coronel do pacotão”? Aliás, que beleza que ele “exigiu” que o riq publicasse na íntegra seu comentário: além de dar tiro no pé, ele ainda pede pra puxarem o gatilho. Com um executivo desses, a CVC não precisa de inimigos. Nem de concorrência.

E alguém esperava algo diferente logo da CVC? Alguém conhece algum turista com bom nível de conhecimento que ainda viaje com eles? Lamentável o despreparo e totalmente desnecessário tamanha agressividade. Faço questão de acompanhar a realidade quando a temporada recomeçar.

Eu acho que o maior problema nao é nem 300 ou 1000 pessoas desembarcando em Norona. O maior problema é a CVC fazendo viagens pra lá!
É isso que o camarada não entendeu!

O serumano não me surpreende mais, foi-se o tempo! Culpa sua, Riq Freire, que fica ensinando todo mundo a viajar por conta própria 🙂

Estarei a bordo de um desses navios em 20 dias. Li tudo que foi escrito sobre o assunto e quando voltar posto minhas impressões.

Nao sou cliente da CVC, e nem pretendo ser, mas o dano causado por este senhor foi tanto que me pergunto quanto tempo vai demorar para eles mandarem a assessoria de imprensa da empresa vir aqui consertar o papelao. Que despreparo. É este tipo de gente que está no alto escalao de empresas brasileiras? Vergonha…

Péssima resposta, péssimo tom, péssima política da empresa.
Se eu já não nutria qualquer simpatia pela CVC, agora é que a imagem dela foi por água abaixo… Concordo com os comentários acima no sentido de que o turismo de massa da CVC só contribui para deteriorar os lugares. Por causa dela, passo longe de Porto Seguro, Bariloche em alta temporada e etc.
Riq, não há nenhuma medida judicial cabível no presente caso. Péssimo empresários sendo (des)orientado por “adevogados”… Até mesmo porque a liberdade de imprensa é garantida constitucionalmente. Seu texto teve mero caráter informativo e não denegriu a imagem de quem quer que fosse (como se precisasse…).
Agora só nos resta divulgar a mensagem do Sr. Milton Sanches para que todos vejam sua lamentável postura.
Sugiro que vc deixe esta mensagem na página principal por mais tempo. Assim, os milhares de visitantes diários podrão ver esta lamentável manifestação.
Abs,
Elisa

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito