Noruega sem (tanta) pressa: a viagem bacana da Georgia

Um fiorde na Noruega

Queria jogar um holofotezinho no relato de viagem à Noruega que a Georgia postou numa caixa de comentários. É bacana porque a Georgia partiu do arroz-com-feijão — o passeio Norway in a nutshell, algo como “resumo da Noruega” — mas fez à maneira dela, com um pouquinho mais de calma. Fiquei super a fim de copiar.

Vai pela Georgia:

Pessoal, resolvi visitar a Noruega por cauda do post Onde está o Breno?. Melhor dizendo, por causa da da foto que ilustra esse post. O post foi publicado em 2007 e ressuscitou no ano passado (dia 7 de abril) com um comentário da Vanessa. Eu acabei vendo o comentário, entrei no post e fiquei apaixonada pela foto. Como eu já tinha uma viagem programada para a Turquia em outubro, tive que esperar um ano para tirar, eu mesma, uma foto igual a esta.

O post me levou a pesquisar em um milhão de sites e blogs e acabei decidindo por não fazer o Norway in a nutshell clássico, que seria uma viagem de Oslo a Bergen, que pode ser feita em um dia ou em mil. Decidi ir a Bergen e de lá para Flam, Balestrand e voltei para Bergen, para pegar um vôo para Berlim.

A Noruega é o lugar mais bonito que já visitei. Saí de Bergen para Flam pela manhã, de trem, num horário antes do horário em que sai o “pacote” do nutshell. O trem estava bem vazio e foi ótimo poder ir de um lado para o outro para apreciar a paisagem. O trem vai até Myrdal, onde trocamos de trem para seguir no trecho Myrdal-Flam, que é considerada (justamente) uma das viagens de trem mais bonitas do mundo.

O passeio é lindíssimo. O trem desce em uma hora de 866m de altitude até o nível do mar, passando por cachoeiras, lagos, rios, casinhas lindinhas até chegar a Flam.

Passei uma noite em Flam. No mesmo dia em que cheguei fiz o passeio de barco pelos fiordes para Gudvangen (também no horário anterior ao que a maioria dos turistas faz)e a paisagem é maravilhosa. Voltei de barco para Flam.

No dia seguinte, aluguei bicicleta e subi a estrada que segue paralela à linha do trem. Gente, a paisagem é linda! Não pude subir muito porque tinha que pegar o barco que me levaria a Balestrand no meio da tarde. Me arrependi de não ter ficado duas noites em Flam para fazer esse passeio com tempo. Tem gente que aluga a bike, sobe de trem até Myrdal e desce os 20 km pedalando. Ainda vou repetir esse passeio com esse adendo. Quem quiser dar uma olhada no site do passeio de bicicleta, é esse aqui.
No meio da tarde peguei um express boat para Balestrand, que é outra cidadezinha linda. O barco parece um avião, só que tem wifi…

Passei duas noites em Balestrand e fiz um passeio que se chama “Glacier trip”. É um passeio de barco até o Glacier Museum e um passeio até o pé de uma geleira. Eu queria fazer uma Glacier Walk mas, como não era verão ainda, esse tipo de passeio não estava disponível. Não achei que a glacier trip vale a pena. Muita viagem… acho que Balestrand merece uma noite mas não recomendo ficar duas para fazer esse passeio. De Balestrand voltei a Bergen por uma questão de logística, pois foi mais fácil voar de lá para Berlim, que foi o meu próximo destino.

Amei a viagem e tirei a tão desejada foto!

Obrigada pelas dicas!

A gente é que agradece o fidibeque, Georgia!

Leia mais:

Todas da Noruega no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

119 comentários

Aliás, a Noruega não é somente bela em paisagens naturais, seu povo também á lindíssimo, ele não expressa índices algum de violência nem corrupção!

Olá
estive com meu marido na Noruega em junho do ano passado. Fomos de carro e bike (ele) de Boda a Tromsa pelas ilhas Lofoten. Dirigir na Noruega, mesmo no verão, requer paciência. A principal rodovia do país é mão simples com muitas muitas curvas e na maior parte com limite de velocidade de 70km/h. Não sei como seria dirigir no inverno.

Oi Amanda,
Não sei se ainda dá tempo, te respondi faz tempo, mas acho que foi para o buraco.
Tudo depende da sorte, nós ficamos 4 noites e tivemos uma ruim (nublada), uma média, uma ótima e uma espetacular.

OI Amanda,
Estive em Tromso e Svalbard no final de um janeiro, ainda não havia dia (luz) e a maioria dos passeios não funcionava.Em Svalbard existem os ursos polares e os pardos, só um iberna, ou seja, eles estão por lá, mas não encontramos nenhum passeio com esse objetivo nessa epoca. A maior (e incrivel) experiência foi mesmo a senhora aurora.
Em Svalbard, tente contato com as empresas que fazem passeios de snowmobile, eles trabalham com passeios personalizados.
Sobre alugar carro, não se esqueça da neve nas estradas e da pouca luz.

    Oi Eva! Você acha que 3 noites em fevereiro lá seriam suficientes para tentarmos ver a aurora? Porque estamos planejando 1 dia para o passei dos fjords em Bergen/Flam! Obrigada!!

Prezados, estarei na Noruega em fevereiro/2016 com meu marido e estou precisando MUITO de ajuda!! Estou perdida, perdida haha! o objetivo principal de nossa ída é procurar pela experiência fantástica de ver a aurora boreal.. por isso iremos para Tromso. Como nossa programação é passar 4 noites por lá (ou seria possível em 3, pois teremos pouco tempo no total) pensamos em ir para Svalbard para fazermos uns passeios e tentarmos ver os ursos polares. Porém ao pesquisar na internet, li informações que a melhor época para ver os ursos por lá é durante o verão.. a passagem aérea é bem cara, então estou considerando se realmente vale a pena. Alguém saberia me informar? Bem.. após pensar em desistir da ilha Svalbard, pensei em fazermos um passeio de barco pelos fiordes, mas descobri que estarei láaaa no Norte e os passeios em Flam e região são bem mais ao sul Gostaria de pegar um carro em Tromso e dirigir até Alta e North Cape, mas é longe e não sei se a vista durante o inverno compensa… Ficarei MUITO grata se puderem me dar algumas dicas sobre onde ir e orientações de sites para verificar passeios!! Aproveito para parabenizar pelo blog!! É simplesmente delicioso navegar por aqui e programar nossos sonhos!! Muito obrigada!!

    Olá, Amanda! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Amanda, os ursos devem estar hibernando nessa época, por isso deve ser mais fácil de vê-los na primavera/verão. Ou seja, acho que não compensa ir até Svalbard.

    Sinceramente, se sua intenção é ver as Auroras, eu ficaria em Tromso e não me preocuparia de ir pra outro lugar. A cidade é tipo a capital da região, deve ter muita coisa pra fazer por lá no tempo em que vc não estiver indo atras das Auroras. Sem falar que vc deve passar as noites em claro e não vai ter tanto tempo assim durante o dia (que são bem curtos, anyway). Vá passear de snowmobile, pescar em lago congelado, patinar, andar de dogsledding, etc…

    O que vc poderia ter feito era um stop em Oslo ou Bergen ou Alesund para uma ida aos fiordes, mas não sei se dá pra fazer isso com seu tempo e bilhete aéreo (se já estiver comprado).

Fernando, da para comprar o trem Bergen – Oslo ou ate Flam pelo site( mesmo roteiro de Norway in a nutshell e sai mais barato) http://www.nsb.no . Eu vou em junho e vou fazer Bergen-Flam com o express boat ( compra na v[espera no Tourism Office em Bergen ) parando em Balestrand e de Flam vou para Oslo comprando a passagem de trem no site acima.Fique atento aos horarios, pois o express boat nao coincide com o horario de trem para Oslo. Vou ter que esperar umas horinhas em Flam para pegar o trem para oslo.
PS Meu teclado esta com os acentos malucos!!

Fui verificar os passeios na norway in a nutshell e no site informa que os passeios saem a partir de 1 de Maio deste ano. Chegarei em Bergen dia 28/4. A pergunta eh: conseguirei fazer os passeios sem a empresa? Os barcos pelos fiordes de Flamengo (p.ex.) eu consigo fazer nesses dias anteriores à 1/5? Ou soh eh possível c a empresa? Obrigado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.