Noruega sem (tanta) pressa: a viagem bacana da Georgia

Um fiorde na Noruega

Queria jogar um holofotezinho no relato de viagem à Noruega que a Georgia postou numa caixa de comentários. É bacana porque a Georgia partiu do arroz-com-feijão — o passeio Norway in a nutshell, algo como “resumo da Noruega” — mas fez à maneira dela, com um pouquinho mais de calma. Fiquei super a fim de copiar.

Vai pela Georgia:

Pessoal, resolvi visitar a Noruega por cauda do post Onde está o Breno?. Melhor dizendo, por causa da da foto que ilustra esse post. O post foi publicado em 2007 e ressuscitou no ano passado (dia 7 de abril) com um comentário da Vanessa. Eu acabei vendo o comentário, entrei no post e fiquei apaixonada pela foto. Como eu já tinha uma viagem programada para a Turquia em outubro, tive que esperar um ano para tirar, eu mesma, uma foto igual a esta.

O post me levou a pesquisar em um milhão de sites e blogs e acabei decidindo por não fazer o Norway in a nutshell clássico, que seria uma viagem de Oslo a Bergen, que pode ser feita em um dia ou em mil. Decidi ir a Bergen e de lá para Flam, Balestrand e voltei para Bergen, para pegar um vôo para Berlim.

A Noruega é o lugar mais bonito que já visitei. Saí de Bergen para Flam pela manhã, de trem, num horário antes do horário em que sai o “pacote” do nutshell. O trem estava bem vazio e foi ótimo poder ir de um lado para o outro para apreciar a paisagem. O trem vai até Myrdal, onde trocamos de trem para seguir no trecho Myrdal-Flam, que é considerada (justamente) uma das viagens de trem mais bonitas do mundo.

O passeio é lindíssimo. O trem desce em uma hora de 866m de altitude até o nível do mar, passando por cachoeiras, lagos, rios, casinhas lindinhas até chegar a Flam.

Passei uma noite em Flam. No mesmo dia em que cheguei fiz o passeio de barco pelos fiordes para Gudvangen (também no horário anterior ao que a maioria dos turistas faz)e a paisagem é maravilhosa. Voltei de barco para Flam.

No dia seguinte, aluguei bicicleta e subi a estrada que segue paralela à linha do trem. Gente, a paisagem é linda! Não pude subir muito porque tinha que pegar o barco que me levaria a Balestrand no meio da tarde. Me arrependi de não ter ficado duas noites em Flam para fazer esse passeio com tempo. Tem gente que aluga a bike, sobe de trem até Myrdal e desce os 20 km pedalando. Ainda vou repetir esse passeio com esse adendo. Quem quiser dar uma olhada no site do passeio de bicicleta, é esse aqui.
No meio da tarde peguei um express boat para Balestrand, que é outra cidadezinha linda. O barco parece um avião, só que tem wifi…

Passei duas noites em Balestrand e fiz um passeio que se chama “Glacier trip”. É um passeio de barco até o Glacier Museum e um passeio até o pé de uma geleira. Eu queria fazer uma Glacier Walk mas, como não era verão ainda, esse tipo de passeio não estava disponível. Não achei que a glacier trip vale a pena. Muita viagem… acho que Balestrand merece uma noite mas não recomendo ficar duas para fazer esse passeio. De Balestrand voltei a Bergen por uma questão de logística, pois foi mais fácil voar de lá para Berlim, que foi o meu próximo destino.

Amei a viagem e tirei a tão desejada foto!

Obrigada pelas dicas!

A gente é que agradece o fidibeque, Georgia!

Leia mais:

Todas da Noruega no Viaje na Viagem

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

123 comentários

Pessoal, ainda nao esta finalizado e esta cheio de errinhos. Mas gostaria de contribuir com a minha experiencia. Devo postar aqui ou em outros lugar depois de finalizado?

Aqui vai:
Estava com muita vontade de conhecer os países nórdicos, já que na minha viagem anterior eu conheci os países europeus mais *comuns*. Inicialmente gostaria de conhecer somente as capitais, mas o post da Georgia me fez mudar de ideia! Decidi ent±ao ir para os fiordes. Reservei 4 dias da minha viagem e comecei a planejar.

Pesquisei muito, mas acabei copiando parcialmente o roteiro da Georgia, que est’a ótimo por sinal. Logo que sai de Sao Paulo, fui *direto* para Fl±am. Como? Com 4 trechos de avião e dois ônibus, fiquei mais de 40 horas viajando. N±ao recomendo, hehe. Sao Paulo, Nova Iorque, Londres, Oslo, Bergen e finalmente Fl±am.

Cheguei no final da tarde em Bergen e infelizmente nao tinha mais trem para Flam, entao acabei indo de onibus e nao me arrependi. O trecho de onibus tambem tem lindas paisagens, tem tomada, tem Wi-Fi, ±e climatizado e o melhor de tudo: ±e bem mais barato. (Tem 50% de desconto para estudante. N±ao se esqueca de l;evar sua carteirinha.)

Nao reservei hotel antecipado e me arrependi. A viagem durou 3 horas e eu cheguei em Flam ja era mais de oito horas da *noite* e o sol estava bem alto ainda! A cidade estava as moscas e eu fui atras de hotel. Como foi de ultima hora e nao queria gastar muito, acabei pegando um albergue mesmo.

No meu primeiro dia de Flam, fui atras de informacoes turisticas. Fiz um passeio que te leva de barco at±e Gudvagen e volta. Mas eu nao fiz o passeio comum, com aquele barco grande, eu fiz numa especie de bote, que tem capacidade para 12 pessoas. E posso dizer, vale MUITO a pena. Antes de iniciar o passeio, temos que colocar uma roupa especial para vento. Macacão, luvas, chapéu e at±e aqueles óculos de ski! O passeio durou um pouco mais de 2 horas e foi incrivel!

Logo em seguida, conheci dois brasileiros que estavam naquele bote, que foram meus companheiros para o resto da minha estadia na cidade! Fizemos uma caminhada incrivel do lado da linha do trem. Subimos um pedaco daqueles 20km da Flam railway e voltamos para jantar. E como eu nao havia gostado do albergue, aproveitei para trocar para uma pensão que tem na cidade, com um preco bem em conta, e uma vista incrível.

No meu segundo dia de Flam, fizemos um *hiking*, foi mais uma trilha pelas montanhas. Pegamos um onibus local as 08:25 que nos levou a Østerbø. Chegamos por volta das 10:30 e comecamos a caminhada. A vista ±e sensacional, a magnetude das monstanhas ±e fora de serio. Esse ±e um passeio que compensa MUITO! Mas tem seus pontos fracos: a caminhada deveria demorar 7 horas, mas fizemos em quase 9! Nao eramos atletas, haha. A trilha ±e tranquila, mas bem cansativa pela longa duracao. Leve comida, mas agua nao ±e necessario, pois voce passa por dezenas de cachoeiras lindas com uma das aguas mais puras do mundo! Pelo passeio voce passa por fazendas de pessoas que realmente moram ali, no meio do nada! Nao existem palavras para descrever o quao lindo foi aquela caminhada. Se voce tem pelo menos um pequeno espirito aventureiro, fa±ca! Chegamos em Vassbygdi as 19:00 e esperamos o onibus que saia as 19:45 com destino a Flam.

No meu terceiro e ultimo dia de Flam, eu reservei um barco com destino a Bergen. O passeio ±e muito bonito e vale muito a pena, principalmente se voce nao teve a oportunidade de ficar muito tempo na cidade. A viagem dura 5 horas, o barco ±e lindo por dentro, super confortavel e tem Wi-Fi, mas vale a pena ficar do lado de fora para tirar lindas fotos das centanas de ilhas que tem pelo caminho.

Cheguei em bergen ja era mais de 8 da *noite* e ±e claro que o sol estava bem alto ainda. Fui no mercado e experimentei o tal sonhado bacalhau norueguês! Tenho que dizer que ±e bem diferente do nosso! Como meu voo para Oslo saia no dia seguinte bem cedo, nao tive a oportunidade de conhecer bergen e me arrependi. Gostaria de ter passado um dia por l±a. Mas posso dizer que compensou o sacrificio. A regiao de Flam ±e sensacional.

Tenho que agredecer muito a Georgia! E posso dizer que realmente a Noruega ±e muito linda!

    Alexander, fiquei super feliz de ver que o meu relato de ajudou a organizar a sua viagem e de saber que deu tudo certo. A Noruega foi uma das minhas melhores viagens. Espero voltar em breve. Obrigada pelo comentário!

    Georgia e Alexander,

    Vou para Copenhague no fim de agosto e de lá, tenho 4 dias para aproveitar a Noruega, para onde seguirei para Estocolmo. Estou tentando fechar o roteiro, mas tenho dúvidas e a primeira é como se vai de Balstrand para Bergen?

    Obg

    Sandra

Olá Georgia, gostei muito das dicas e pretendo copiar seu roteiro.

Em junho/2013:
Chego em bergen dia 26 de tarde (16hrs) e saio de la dia 30 pela manha (8hrs).

Tenho algumas duvidas:
1. No proprio dia 26 eu ja pego um trem pra flam la pelas 18hrs ou eu durmo em bergen e pego o trem no dia seguinte? Minha prioridade é ver os fiordes, mas tambem nao queria pegar um trem muito lotado.

2. Eu devo comprar todas as passagens de trem e passeios de barco agora pela internet ou posso comprar lá na hora? Eu pretendo aproveitar o maximo das belezas naturais da regiao.

3. Em bergen tem alguma coisa bonita para se ver? Ou só lá no meio mesmo? Pq se nao tiver, eu pretendo ficar o menor tempo possivel em bergen.

4. Eu vi que o aeroporto de bergen é longe da cidade. É facil chegar e ir da cidade para o aeroporto?

Agradeco muito se puder responder.
Alexander

    Olá, Alexander! Siga o roteiro da Geórgia, que está redondo. A viagem via Flam é para ser feita de dia. Bergen vale um ou dois pernoites. Volte de trem a Oslo ou siga de avião para outro ponto da Escandinávia.

    Oi Alexander
    Como a Bóia falou, a viagem Bergen- Flam deverá ser feita de dia.
    Comprei todas as passagens de trem e barco lá na hora. Inclusive tive desconto por comprar para 2 pessoas no barco.
    Bergen é uma cidade super bonitinha que vale ficar 1 ou 2 dias. No seu caso tentaria ficar um dia para não comprometer o passeio aos fiordes.
    É fácil ir e voltar do aeroporto de ônibus. Na internet está disponível o trajeto e tb as paradas.
    Boa viagem!

Oi Georgia, muito obrigada por suas dicas. O que gostaria de saber ainda é se chegando dia 14 em Oslo eu ainda conseguirei comprar 7 bilhetes de trem para Copenhagen, para viajar dia 17 pela manhã? Tentei comprar pelo site e não consegui. Tem uma empresa de turismo no Brasil que faz essa compra mas o preço sobe muito. Estou tentando com uma empresa em Brasilia que eu viajo sempre, de fazer uma reserva com um empresa de oslo. Eu queria ir de carro, mas tem dois homens no grupo e eles estão com medo de dirigirem porque acharam que as leis de transito de lá são muito severas. Um abraço, Geralda Magela

    Olá, Geralda! Conseguirá sim, mas deve pagar tarifa cheia pela proximidade da partida.

    Consegue sim. Em tese, as pessoas devem chegar na estação e conseguir vaga para o próximo trem. Acho que 3 dias está ótimo.

Boa noite! Sou brasileira e estou indo para a escandinávia fazer um cruzeiro com inicio dia 19 de junho. Antes porém passarei tres dias em oslo. Chego dia 14 à tarde e viajo dia 17 para Copenhagen onde tomo o navio. O que posso fazer em Oslo? Gostaria de conhecer pelo menos um pouco dos fiordes, acho que não terei tempo para ir a Bergen. Onde posso ir por um dia? E qual transporte devo ir de Oslo para Copenhagen? Pensei em ir de trem, mas ainda não consegui comprar os bilhetes. Somos 6 pessoas adultas, será fácil comprar as passagens de trem no dia em que chegar a Oslo? Muito obrigada, Geralda Magela

Joana:
Gostaria de saber onde vocês deixaram as bagagens enquanto faziam o passeio de barco pelos fiordes.
Estamos indo para a Noruega agora em maio (eu, minha irmã e nossa mãezinha).
Não sabemos ainda se iremos primeiro psra Oslo ou Bergen, estamos pensando em fazer o passeio pelos fiordes no caminho entre as duas cidades.
O que você acha?
obrigada, Suzana

    Oi Suzana, espero que não seja tarde pra te responder.
    Como eu e meu marido morávamos na Alemanha na época, pra nós foi uma viagem curtinha de 4 dias. Eu só levei uma mochila de dia-a-dia, e meu marido outra maiorzinha. Minha mãe levou uma malinha de bordo (ela é mais exagerada que a gente), que a gente carregou pra todos os passeios, inclusive nos de barco. Tem muita gente com mala nesse trecho. Tem até um lugar específico no barco onde as malas ficam. Mas é meio “jogado”, não tem um “guarda-volumes” de verdade (deixe seus objetos de valor junto de você).
    Nós também fizemos o passeio dos fiordes no caminho entre as duas cidades. Achei muito proveitoso. É muito bonito e minha mãe, que é uma pessoa essencialmente urbana e gosta mais de Londres e Paris que de natureza, adorou o passeio.
    Só tenha em mente que maio é meio frio por lá, e no barco rola um ventinho. Leve um casaco corta-vento (pelo menos pra sua mãe) pra usar no passeio. E não esqueça de levar uns lanchinhos. Eu, como não posso comer coisas com glúten, sempre tinha várias frutas e biscoitos(sem glúten) na bolsa e foi uma mão na roda.
    Se tiver outra pergunta é só falar =)

Estou indo agora no inicio de maio.Sairei de Londres e pensei em pegar um vôo até Copenhague, depois um barco noturno até Oslo (ficando 2 dias por lá),então faria de trem até bergen (7 horas)e ficaria 2 dias também em Bergen.Onde devo encaixar Flam? Vejo que todos fazem Bergen\Oslo fica legal fazer ao contrário? Depois sigo para Estocolmo de avião.

Olá,

Gostaria de saber se dá para curtir a beleza do país indo no comecinho de Abril.

Obrigada,

    Olá, Muriel! É um pedaço do mundo frio demais. Vá no verão europeu (junho-setembro) que você vai aproveitar muito mais.

A questão gostar ou nao de um lugar é mesmo personalíssima.
Sim, Flam nao tem nada pra fazer. Verdade!
Na volta do passeio de barco ficamos pelos arredores do hotel, jantamos no hotel.
Em maio tinha sol até 22:30h e tudo era tão lindo que eu nao queria dormir.
No dia seguinte fiz o passeio de bike que foi delicioso.
Voltaria, e voltarei numa boa!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito