Europa: as exigências para passar pela imigração 1

Europa: as exigências para passar pela imigração

Para visitar a maioria dos países do mundo, o seu passaporte precisa ser válido por pelo menos 6 meses depois da sua entrada.

Desde o dia 19 de julho de 2013, os países pertencentes ao Espaço Schengen (veja quais são aqui) mudaram a exigência e o modo de cálculo da validade do passaporte dos turistas. Agora é necessário que o passaporte do visitante à Europa tenha validade de 3 meses posterior à sua data declarada de saída.

Ou seja:

Se você vai passar 10 dias na Europa, precisa desembarcar com o passaporte válido por pelo menos mais 3 meses e 10 dias.

Para passar 15 dias, passaporte com validade por pelo menos mais 3 meses e 15 dias.

Para ficar um mês, passaporte com validade de pelo menos mais 4 meses.

E para ficar 90 dias (a permanência máxima a que temos direito), o passaporte precisa ter aqueles 6 meses de validade comum à maioria dos países do mundo.

No mais, organize numa pastinha:

  • a sua passagem de volta
  • as reservas de hotel para toda a viagem (ou a carta-convite)
  • o seguro-assistência com cobertura Schengen
  • dinheiro ou extratos de cartão que provem que você tem 65 euros por dia de viagem

Meu pitaco: nunca deixe seu passaporte com menos de 6 meses de validade. Agende a renovação quando faltarem 7 meses para expirar.

Leia mais:

130 comentários

Olá Bóia, tudo bem?
Estou indo para Europa ficar 22 dias, farei um voo com conexão em Munique e desembarco em Barcelona. Gostaria de saber se irei passar pela imigração em Munique ou Barcelona? Estou preocupada pois minha conexão é de duas horas apenas.
Outra dúvida é, eu vou ficar na casa de um amigo em Barcelona, e nós iremos viajar por 12 dias para Paris, Roma e Milão(visitar uma feira). A questão é que boa parte desse periodo eu irei ficar na casa dele, sei que seria necessário uma carta convite, mas meu amigo insiste que não, pois disse que outro amigo nosso foi e não lhe foi solicitada a tal “carta convite”, o problema aqui é que esse amigo divide um apartamento com outro rapaz, e o contrato de alguel desse apartamento está no nome desse outro rapaz ( italiano). Qual seria o procedimento dada essa situação? Será que é arriscado tentar ir sem carta convite?
Aguardo resposta.
Desde já muito obrigada.
Beijos

    Olá, Juliana! Sim, a carta-convite é um dos documentos necessários para passar pela imigração. Ela pode não ter sido exigida em outro caso, mas pode ser no seu. A carta é simples, basta que ele explique que vai receber você em casa no endereço tal por tantos dias. Não é mais necessário registrar a carta-convite em cartório ou delegacia. Mais informações aqui: https://www.viajenaviagem.com/2012/05/europa-imigracao-bagagem/

    Sua imigração será feita em Munique.

Ricardo
Não consegui acessar a carta da IATA às autoridades aduaneiras européias, pois gostaria de levar isso impresso.
Viajajamos eu, minha esposa e filha para Londres em 12/12/13 e depois Paris voltamos dia 10/01/14 (28 dias), nosso passaporte vence dia 04/06/14. Pelo que voce escreve tudo OK temos mais que os 4 meses necessários mas não temos os 6 meses.
Se for possível voce pode me enviar essa carta?
obrigado

    Bernardo, deu tudo certo na entrada em Londres com passaporte com menos de 6 meses de validade? Caso afirmativo, de quanto tempo foi o visto que lhe concederam?

Boa noite Bóia.
E pra quem tem passaporte europeu….todas as exigências e recomendações acima (seguro-viagem, reservas de hotel, passagens de volta, etc) valem também ou não preciso me preocupar com nada disso?
Obrigado.

    Olá, Bruno! Não precisa nada disso. Mas não saia do Brasil sem seguro-assistência. Não é porque eles não exigem na entrada que você não vá precisar.

    Boa noite Bóia.
    Obrigado pela resposta.
    E pode deixar…o seguro já está garantido pelo VISA Platinum.
    Valeu !!

Bom dia! Irei visitar um amigo na Bélgica e farei conexão em Madri, não fiz reserva em hotel, será que terei algum tipo de problema ao entrar?

    Olá, Paula!

    Você precisa pedir uma carta-convite para o seu amigo. Nunca entre na Europa sem comprovação de reserva de hotéis por toda a duração da estada ou carta-convite de quem está hospedando você.

Olá!
Realmente essas informações são confusas demais…
Tenho uma viagem agora em novembro para Paris entrando por Lisboa e meu passaporte vence em 5 meses após minha volta. Segundo esse novo documento da União Europeia, não haverá problema, não é mesmo?
Mas se formou ao site da Embaixada de Portugal no Brasil, veremos que eles pedem 6 meses de
validade para o passaporte!
Como entender isso, minha gente!!!
Me ajudem por favor, pois não tenho mais tempo pra renovar até a viagem!

Ola!
Eu e meu marido vamos a Europa em janeiro. Nossa primeira cidade é Lisboa (4 dias), depois Madri (4dias) e por fim Paris (5 dias). Em Lisboa e Madri ficaremos em hotel (já reservado), mas em Paris ficaremos no apartamento que um amigo tem na cidade. Minhas dúvidas são: já que farei a imigração em Lisboa, precisarei apresentar carta-convite de hospedagem em Paris ou só a reserva do hotel de Lisboa? Outra coisa, o meu amigo mantém esse apartamento alugado em Paris, mas ele mora em Moscou e não estará em Paris no período de nossa viagem. Se for necessário apresentar carta, como devo fazê-la neste caso?

Cara Bóia, bom dia!

Existe um procedimento padrão ou será que cada cia. aérea entende de um jeito?

Viajarei com milhas (Smiles/Air France) em jul/ago/2014. Precisaria emitir os bilhetes-prêmio agora porque depois eles não estarão mais disponíveis. Ocorre que meu passaporte atual válido estará vencido na época da viagem. Pensei que seria óbvio que apresentar os 2 (o atual e o “futuro”) no momento da viagem seria a solução, mas li em algum lugar que o DPF retém o antigo que não possui vistos (como p.ex. o dos EUA) em plena validade.

O site da Air France não esclarece. Até acabei de perguntar ao Smiles por email, mas como sei que você é a Bóia mais ágil do planeta, resolvi procurar respostas por aqui.

Também já li por aí que as cias. não exigem o número do passaporte nas emissões, mas esse não é o caso do Smiles.

E então, você tem alguma sugestão?

Grato,

Marcelo

    Olá, Marcelo! Ninguém conferirá o número do passaporte que está na emissão do seu Smiles. O que valerá é o seu nome e sobrenome baterem com o nome e o sobrenome na passagem.

Bóia,
Em dezembro estarei no Marrocos com escala em Paris.O Intervalo entre os voos é de apenas 2 horas. Caso ocorra algo, algum atraso inesperado, o que pode ocorrer? Serei o responsável e terei que arcar com as despesas provenientes de um outro voo? O que mais me inquieta: A imigração de Tanger para Algeciras, como se dá? Alguém já teve a experiência? É pior do que no aeroporto de Madri? E na França? O voo para Paris é apenas escala, ou seja, não ficarei em Paris.Mesmo assim passarei na imigração?
Muio obrigado

    Olá, Kropotkinbr! Se a passagem de Paris ao Marrocos está vinculada à sua passagem do Brasil a Paris, a cia. aérea é responsável por realocar você num outro vôo. Se as passagens forem vinculadas, você apenas fará trânsito internacional em Paris, sem fazer imigração.

    Caso você tenha comprado as passagens separadamente, precisará fazer imigração e novo check-in. Nesse caso, se perder o segundo vôo, precisará comprar uma nova passagem.

    A entrada na Espanha por qualquer ponto tem as mesmas exigências: passagem de volta, comprovante de reserva de hotéis por toda a estada, seguro-saúde Schengen e comprovação de 65 euros por dia de estada.

Olá!

Eu trabalho na Embaixada da Finlândia, aqui em Brasília e queria esclarecer qual é a questão dos 6 meses de validade do passaporte. Todo cidadão brasileiro tem direito a ficar até 90 dias na área de Schengen como turista ou a negócios. Ou seja, são 3 meses que você pode ficar lá e mais 3 meses da data que você retorna, por isso os 6 meses mínimos de validade para a Europa.
E ainda que as regras oficiais sejam do tempo da viagem mais 3 meses, continuamos recomendando os 6 meses pois nunca se sabem os imprevistos que podem acontecer e que seja então necessário esticar a viagem. Melhor não arriscar, né?!

Espero ter ajudado. Beijos

    Exato, Mariana, sempre pensei que decorria de algum acordo internacional que estabelece o visto de turista de 90 dias, prorrogáveis por mais 90 dias!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito