Novidade: todas as perguntas recentes num só post

Perguntas da semana

Voltei! E nas próximas semanas, sem viagens à vista, vou me dedicar a subir novos conteúdos, completar as páginas que estão faltando e melhorar a navegação.

A questão do fluxo das perguntas é crucial para o funcionamento do site. As perguntas me tomam cada vez mais tempo. E quanto mais tempo me tomam, menos tempo sobra para subir novos conteúdos e completar as páginas que estão faltando…

O problema da ferramenta “blog” é que as perguntas ficam em cartaz por pouquíssimo tempo — só durante a meia horinha em que aparecem entre os 10 últimos comentários. Por isso é que eu acabo tomando para mim a responsabilidade de responder a cada uma. Tenho certeza de que, em boa parte dos casos haveria leitores que poderiam responder por experiência própria (enquanto eu muitas vezes preciso me virar com intuição e pesquisa).

A ferramenta ideal para esse esquema de perguntas e respostas é um fórum. Cheguei a pensar em instalar um, mas acho que ainda está cedo. Num VnV 3.0 acho que será inevitável, mas por enquanto eu resisto. Foruns são pouco amigáveis, sobretudo para quem cai de pára-quedas via Google, o que acontece muito aqui.

Quebrei a cabeça, e bolei um jeito de abrir as perguntas à participação de todos, sem que seja necessário acompanhar o RSS dos comentários ou fazer escavações arqueológicas nos posts.

Começa hoje a seguinte experiência:

Toda semana vou abrir um novo post para reunir as perguntas do momento. Este post vai ser renovado diariamente: de noite ou de manhã cedo, vou catar novas perguntas e acrescentar no topo do post.

É uma ressurreição do Perguntódromo? Sim e não. A semelhança com o Perguntódromo está no fato de todas as perguntas estarem concentradas num post só. Mas a operação é completamente distinta.

O post das perguntas vai ser fechado a comentários. O link de cada pergunta levará ao post original em que ela foi feita. Assim a discussão ficará concentrada no post certo e servirá para pesquisas futuras.

O primeiro post já está no ar. Clique nele e você vai entender como o negócio funciona.

119 comentários

Riq, tenho uma pergunta para você ou pros leitores do VnV: alguma dica de pousada ou hotel romântico nos arredores do Rio (Petrópolis, Itaipava, etc)? Nós estaremos no Rio pro nosso aniversário de casamento e queríamos aproveitar pra deixar os avós tomando conta da Julia e fugir pra uma pousadinha romântica 🙂

    O pessoal aqui recomenda bastante a Tankamana, por conta do conforto dos chalés.

    Eu adoro a Pousada da Alcobaça, em Correias. Os quartos não ficam em cabanas (estão dentro da casa principal), mas a propriedade é hipercharmosa. E dona Laura Goes é uma cozinheira espetacular. Carla Pernambuco e Roberta Sudbrack são fãs.

    https://www.pousadadaalcobaca.com.br/

    Luciana,concordo com o Riq. Já fiquei na Pousada da Alcobaça e adorei. O jardim é deslumbrante e ótimo para passeios romanticos. A comida e a simpatia do pessoal são especiais.Em Petrópolis fiquei no Solar do Império e é maravilhoso: https://www.solardoimperio.com.br/

    Eu e meu marido demos uma fugidinha assim e amamos o aconchego, hospitalidade, exclusividade e simpatia do Hotel Pousada dos Pirineus ( https://www.pousadapirineus.com.br/ ). Melhor ainda se escolher um chalé com hidro. O founde na cave da pousada é imperdível e os mimos como bolo de laranja e chocolate quente all day tb. O café da manhã com tudo caseiro tb é um ponto altíssimo.
    Sempre nos lembramos desse final de semana com saudades.
    []´s

    Sugiro a Le Siramat, mas tem que ser a suíte Presidencial ou Imperial. Fiquei na Presidencial e foi sensacional.

    A Locanda della Mimosa é uma delícia, sendo que o restaurante vale uma parada, mesmo se vc não for ficar lá.
    Eu já fiquei também na Pousada Pedra Bonita, que tem chalezinhos simpáticos em torno de uma piscina.
    O problema de Itaipava e arredores, da última vez que eu olhei, era o preço, salgaaaaaaaaado… Eu até desisti, apesar de adorar aquela região.

    Um pouco mais no meio do nada tem tb a pousada das videiras: https://www.videiras.com.br/ Eu gosto bastante da região, mas sou suspeita. Tenho uma casa em Paty do Alferes (que não é uma cidade charmosa) e uma loja (essa sim, sem falsa modéstia mt charmosa) em Itaipava. E ali no vale tem umas cachoeirinhas bem simpáticas e totalmente desertas. É só seguir o rio que passa na pousada!

    Aniversário de casamento? Tankamana, Tankamana, Tankamana!!
    Tem tempo que ñ vou … mas que saudades!!
    Mas, preparem o bolso! Lá, como em qq lugar desta serra, tudo é muuuuuito caro!!
    Namorem muuuuuito!!!

Riq, não ficaria bacana um ‘tempo no mundo’ na página inicial do site?
Ai quando perguntarem sobre o tempo, você pode mandar pra… página inicial!

Mto bom, Riq! Super-prático pq podemos ficar sabendo de todas as novidades em tempo real. E talvez diminuam um pouco as perguntas “já respondidas”, pois qdo o sujeito vai ao post acaba lendo tudo que está lá (ou pelo menos deveria …). Esses posts das perguntas semanais vai ficar postado ou na semana seguinte ele “some” do blog?

    Eu estava pensando em ficar renovando as perguntas dentro do mesmo post, eliminando as mais antigas. Cheguei a fazer isso com as primeiras. Mas acho que o melhor vai ser criar um post novo por semana (repicando as últimas da semana anterior), para que essas perguntas fiquem pesquisáveis no Google e já encaminhem o freguês para as respostas…

Muito bom! Já varei noites buscando, pesquisando…Mas é bom de qualquer jeito. Pitaco autorizado, melhor ainda.

Gostei, Riq!

Aos poucos o pessoal vai entender melhor como funciona o esquema novo de perguntas e a pressão sobre você vai diminuir.

Eu achava que o forum poderia ser uma boa, mas, pensando melhor, poderia se tornar uma bagunça incontrolável 😳

Uma sugestão: ignore, pra valer, as perguntas cujas respostas já estão no texto do post. Perder o seu tempo respondendo perguntas para “tapados” não vale a pena :mrgreen:

E se precisar de um personal-nerd-meia-boca, me avise! :mrgreen:

Enfim, quem sabe agora as perguntas não tomem tanto o seu tempo (e paciência)…
Adorei a ideia! 😉

Ricardo, por favor não ria de mim!
Vou viajar para Fernando de Noronha em setembro e NÃO SEI NADAR mas tenho coragem… rs! Você acha que se levar um colete, daqueles tipo salva vidas eu consigo curtir o passeio?
Quando fui para Parati utilizei aqueles macarrões de piscina…rs e me sai bem, não deixei de fazer nada…rs!
Obrigada, adoro ouvir suas dicas!

Oi Riq, oi trips, antes que outras Cristinas apareçam, eu sou a 1a e única (momento tommy! rsrs), estou bem, aguardando os pontos cairem num programa de fidelidade para marcar as próximas férias, mas enlouquecida revisando artigos de pós-graduandas. Quando me sinto estressada lendo os artigos, venho dar uma espiadinha. Adorei a novidade! Eu sempre pergunto Riq e trips, ou pergunto direto, e por isso acho que posso responder qq pergunta (momento tassy! rsrs) – acho que nem vejo que pergunta é para o Riq, por ser um blog.

Achei interessante. Vai ficar mais participativo. Mas… acho que seu trabalho vai dobrar. Além de ler as perguntas e responder pelo menos algumas, você ainda terá que linkar tudo no post(ão). Acho que seu lugarzinho no céu está garantidíssimo, suas indulgências vão dobrar… ;-

    Na verdade me dá menos trabalho, porque não me sinto mais na obrigação de responder tudo…

    E em breve devo ter um robô humano para ficar colando os links do Caribe com furacão, do Europa trem carro avião, do Europa quantos dias em cada lugar, do….

    Riq, eu postei recentemente sobre minha experiência no México na temporada de furacões.

    https://www.interney.net/blogs/malla/2010/07/31/mexico_na_temporada_de_furacoes/

    Tirando algumas tempestades de verão… nada diferente. 🙂

    Eu adorei esse novo esquema. Assim acho q a organização ficará muito mais tranquila tanto pros leitores como pra vc, os paraquedistas de Google te cansarão menos. Vc é um santo, com uma paciência incrível com algumas das perguntas… parabéns! 🙂

Foi uma ideia boa…quando vi achei estranho…mas ja entendi como funciona e pelo visto esta funcionando mesmo…que bom 😀

    O estranho é que você não tem como saber o que já foi respondido e o que não foi — mas para o funcionamento do blog é bem melhor do que deixar as perguntas escondidas ou fazer um Perguntódromo que não armazena as respostas onde deve 🙂

    Sabe que penso se todo mundo realmente volta pra ler suas respostas…
    O outro problema da falta de paciencia de ler o blog é que o post de um assunto fica enorme cheia das mesmas perguntas e aí cansativo de ler…

    Acho que quem não acompanha e não salva o permalink da própria pergunta tem dificuldade para achar a resposta.

    Talvez. Mas os próprios navegadores já “gravam” a URL completa do post. Não é tão complicado assim voltar.

    Pronto, eu tb entendi! Demorei um pouco, mas entendi! Na verdade, funciona um pouco como um forum…
    Agora Riq, realmente, me impressiona como as pessoas são de alguma forma estressadas, ansiosas, até para viajar! Na leitura de algumas duvidas, vc vê que a pessoa quer saber e controlar tudo. Não ter surpresas! (Claro que sei que cada um tem suas razões, ms é so um comentario…)
    Santo Riq! Bjs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito