O que é que Cuiabá tem?

Verdão, o estádio de Cuiabá para 2014
Verdão, o estádio de Cuiabá para 2014

A surpresa na escolha de Cuiabá para figurar entre as doze sedes da Copa 2014 foi dupla.

Por um lado, a tradição futebolística da banda norte do Mato Grosso é inexistente. (No sul, o Operário de Campo de Grande — existe ainda? — foi um time tinhosíssimo na década de 70.)

E por outro, o Mato Grosso é um destinos turísticos menos falados do Brasil. Até o Tocantins, que apareceu no mapa bem depois, é mais valorizado turisticamente (graças ao Jalapão) do que Mato Grosso.

Sabe-se, porém, que falta de cobertura na imprensa não significa falta de atrativos. Outros Estados do Brasil são injustamente subestimados — como o Pará, o Piauí, Sergipe, a Paraíba, o Espírito Santo.

Juca Kfouri, em sua coluna de hoje na Folha (para assinantes), fala sobre a impropriedade de premiar o Estado que é o maior desmatador do Brasil com uma das sedes de uma Copa que se pretende ecológica.

Pode ser.

Mas a indicação de Cuiabá vai ajudar a chamar atenção para os tesouros do Mato Grosso — e, quem sabe, fazer com o turismo se firme como uma atividade mais atraente do que o gado e a soja.

Cuiabá é porta de entrada para:

Chapada dos Guimarães — a menos conhecida do trio de chapadas brasileiras (as outras são a Diamantina, na Bahia, e a dos Veadeiros, em Goiás) é a que fica mais perto da capital: são apenas 70 km de Cuiabá.

Nobres — a resposta do Mato Grosso a Bonito tem rios de águas transparentes com peixinhos, a uma temperatura bem mais encarável. Fica 150 km ao norte de Cuiabá.

Transpantaneira — a maior atração do Pantanal Norte são os 150 km que restaram do equivalente pantaneiro da Transamazônica. Entre Poconé (na verdade, 20 km adiante) e Porto Jofre a estrada tem trechos permanentemente alagados, e é mais freqüentada por bichos do que por carros. O início dela fica 130 km ao sul de Cuiabá.

Cristalino Lodge — na Amazônia mato-grossense, à beira do rio Cristalino, é o hotel de selva brasileiro com a melhor relação conforto x sustentabilidade. Recebeu inúmeros prêmios internacionais. É preciso ir de avião de Cuiabá a Alta Floresta (vôos diários com a Trip); de lá o traslado é feito de jipe e barco.

Rio Araguaia — no meio do ano aparecem as praias neste rio que faz a divisa entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins (e lá, em cima, o Pará). A cidade mais próxima de Cuiabá é Barra do Garças, a 510 km. São Félix do Araguaia está na ponta norte, com acesso mais organizado desde Goiânia.

De vez em quando aparecem notícias sobre turismo no Alto Xingu, com interação com os índios. Mas não achei nada oferecido atualmente por aí.

E você? Já foi ao Mato Grosso “do Norte”? Tem alguma dica para compartilhar? Conta pra gente.

85 comentários

Olha, qual período vc esta querendo ir? Pergunto pq fui em abril e fui agora em setembro. Em abril, nos passeios vi muuuita mais verde e lindas flores… a paisagem estava impecável, porém, devido as chuvas, alguns rios estavam barrentos, mas para mim, que nunca tinha visto como eles eram normalmente, não atrapalhou em nada. Se quiser que mando fotos pra vcs é so dar o endereço. Entáo, os rios estavam bem cheios, mas barrentos. Agora em setembro, o verde das paisagens náo estava legal náo, mas os rios estavam liiiiiiiiiiiiindos….

Nas duas viagens, a flutuaçao estava igual… a mesma agua cristalina. As 2 vezes flutuei no rio sucuri, sendo que nesta últim optei por almocar na fazenda tb. Amei e recomendo. Mas tem que reservar antes ta. Eu náo fui, mas tooooodos me disseram pra n deixar de fazer a flutuaçao no Rio da Prata.

Diferenças marcantes: Flutuacao no Rio Sucuri, mas diversidade de plantas…. muitas cores e um rio azul e transparente – Incrível. Há peixes, mas a variedade é muuuito maior no rio da Prata.

Tem um hotel pertinho da cidade que chama Cabanas. Bem legal para ficar tb, mas independente da hospesagem há um passeio em bóias, chamado Bóia Cross. Fui as 2 vezes. Super divertido. Só cai na água em uma cachoeira (chama de Cachoeira do Batismo). Náo tem problema se náo souber nadar. É seguro.

Dessa vez, estavamos num grupo de 10 pessoas, e fomos fazer o passeio do BOTE. É muuuito legal tb. É um percurso de uns 8 km onde vc desce várias cachoeiras e corredeiras. Pura adrelalina, porém vc náo cai no rio a náo ser que queira.

As 2 vezes que fui, fiz o Passeio do Rio do Peixe. É um dia todo de passeio, com almoço (tinha 18 tipos de doces cazeiros rss) Vc desce margiando um rio, e vai vendo as cachoeiras…várias delas.O dono da fazenda é quem nos recebe e é muito engraçado. La enquando vc esta na fazenda, há tucanos passeando pelo cháo, Vc pode tirar fotos com araras enormes e coloridas e alimentar com bananas os macaquinhos que vem comer na sua máo…. muito legal. Mas há outros passeios de cachoeira, mais curtos, caso queira conciliar com outro passeio. Tem a Fazenda Mimosa e o Parque das Cachoeiras. Tem tb uma cachoeira fazenda – a Boca da Onça – a maior cachoeira do MS, nas tem que caminhar uns 6 km pra chegar la (eu náo fui).

Quanto a gruta azul, ela é linda, mas só. Eu tenho medo de altura e sofri a beça. Náo há segurança, é tudo bem rústico e sáo muuuuuuuuuuuuuuuuuitos degraus, mas muuuitos rs. O azul do lago é único. Se quiser, tenho fotos.

Eu fechei os pacotes com a bonitour e gostei do atendimento deles. Náo deixe para escolher os passeios la pois corre o risco de náo ter vagas.

Qualquer dúvida, me diga que esclareço.

OI, Sula, quero dicas dos passeios também. Preciso programar direitinho quantos dias preciso lá… De qualquer maneira, muito obrigada à vc e a Candida pelas dicas!

Olá Carla,
Nunca fui no Cristalino, mas ví as novas fotos dos apts e parece que o hotel tá um luxo, no meio da mata, mas com muito conforto e estilo. Mas a localização dele é totalmente diferente de Bonito.
Quem vai para Bonito, geralmente fica hospedado nos hotéis Pantanal Sul. Eu já fui para a Caiman e amei.
È simples, mas muito agradável. A comida farta, saborosa e bem regional, mas com pratos variados. Até engordei lá. rsssssss.
E os passeios que são o principal, são ótimos excelente infra estrutura ( safari de caminhão, caminhadas à noite, cavalgada, canoa, bicicleta, muito variado e com grandes chances de ver bichos e passáros). Cheguei a ver até onça, acredita????
Dicas não esqueça do binóculo, muito útil nos passeios e do repelente (voltei até com ingua e tive reação alérgica as mordidas), mas valeu a pena as lembranças que guardo na memória.
Gostei muito.

Olá, estou pretendendo fazer uma viagem para o pantanal, amazônia (cristalino logde) e bonito. ALguém tem dicas de hotéis, hotel fazenda, em bonito e no pantanal?

    Ola Carla, acabo de voltar de Bonito pela 2ª vez. Estive no Hotel Marrua, muuuuito bom, o pessoal é atencioso, hotel confortável e um café da manhã que é show.
    Lá tem também o Zagaia Eco Resort, que andou ganhando prêmios inclusive. Ai vai depender do seu objetivo. Se é aproveitar os passeios, não é necessário um hotel top. Quanto a hoteis fazenda, um muito comentado lá é o Esmeralda. Uma amiga se hospedou nele, mas deve saber que os hotéis fazenda são um pouco afastado da cidade, então se queres aproveitar para bater perna a noite e aproveitar os ótimos restaurantes que tem lá (Pantanal, Rei do Jacaré e Caso do João – este último é perfeito) então melhor ficar mais perto da cidade.
    Se quiser dicas dos passeios, me diga que posto aqui. Espero ter ajudado. Boa viagem.

    Carla, no Pantanal, eu sugiro a Fazenda San Francisco (meu post sobre). Eles têm passeios ótimos, de avistagem de fauna, tanto diurno quanto noturno. É uma das áreas com maior densidade de onças no Pantanal.

    Em Bonito, fiquei no hotel Águas de Bonito. Gostei, é bem relax. Fiz diversos posts sobre Bonito: Aquário Natural, Rio Sucuri, Abismo Anhumas, entre outros.

Ricardo, tudo bem?
Queria que você adicionasse também Tangará da Serra… Estou defendendo a cidade que me acolhe há dez anos! Hehee
Temos o Salto das Nuvens, Salto Maciel, Hotel Fazenda Primavera, diversos eco-esportes, mirante, aldeias, e, acima de tudo um baixo custo-benefício para os mochileiros como eu!!!
Beijocas.

O estado do Mato Grosso é um dos celeiros do Brasil é um dos estados que mais cresce no Brasil.
Desmatamento existe sim, mas qual estado nãoo derruba suas florestas para aumentar a economia???

Sabe quando o EUA vem mandar na nossas florestas e o que a gente responde? Desmantou a deles agora vem opinar…Isso ocorre também no Brasil, São Paulo é uma Mata???

Não acho que para critícar não deve somente basear no que o noticiário diz, tem que conhecer e depois dizer…

Sou Matogrossense com muito orgulho e sei que meu estado tem maravilhas…(prontofalei)

oi Riq, amo seu blog..Indico a todos sempre.. Sobre Cuiaba tenho algo a dizer… Já viajei um pouco e adoro roteiro mais exclusivos, bacanas .. Mas uma das experiencia mais marcantes a minha vida foi ir ao Cristalino lODGE. é indiscritivel, único..Uma daquelas coisas q vc tem que fazer antes de morrer..Abraçar arvore de 600 anos no meio da amazonia não tem preço… Sobre Cuiabá: a vida notuna é bacanerrima, bons restaurantes…Super viajem..

Sobre a questão do desmatamento é importante lembrar que Copa = evento = turismo = geração de oportunidades de negócios e empregos = valorização de mecanismos de defesa ambiental. Logo, podem surgir outras formas de renda que não o impactante desmantamento. Boa oportunidade de um colunista ficar sabendo pra que mais serve o turismo.

Estive em Cuiabá para um congresso em 2003. Foi em julho e o clima estava ótimo. Não deu para passear muito, mas estive na Chapada e adorei! Fui a bons restaurantes (não lembro os nomes) e as pessoas foram extremamente simpáticas. Fiquei com pena de não ter tido tempo para passear mais…

Alguns Pontos turisticos :
Chapada dos guimarães :
* Lagoa azul
* Véu das noivas, caverna do frances, cachoeira do pulo, cachoeira das andorinhas e cachoeira dos malucos. passeio em que vc chega de carro no véus das noivas e percorre a pé as outras atrações.
* Morro de são geronimo: Trilha lindíssima que leva ao ponto mais alto de toda a chapada.
* Mirante da chapada
* Existem várias outras cachoeiras
* Portão do inferno: turismo mórbido.Uma curva na estrada com um precipício ao lado (com vista para um vale muito bonito), onde eram jogados vivos os bandidos mais perigosos, método utilizado por um secretário de segurança na época do fim da ditadura.

Nobres:
* A região de nobres possui a mesma formação rochosa que Bonito (calcária) possibilitando que todos os rios da região sejam muito transparentes (Iguais aos de Bonito), diversas cavernas para mergulho ainda estão sendo descobertas.
*Também na região existe uma lagoa azul sensacional .

Cáceres:
*Cáceres Possue uma lagoa muito semelhante com a que existe em Bonito, ela tem mais de 180 mts de profundidade de águas incrivelmente transparentes, sendo pico para os mergulhadores. Existe uma pousada que fica muito próximo da lagoa que é usada como base. Valew a pena !!!

Gastronomia: Indico um restaurante em cuiabá que se chama SÓ PERA, que tem como carros chefe uma Peraputanga na brasa que é qualquer coisa de sensacional, além da feijoada de peixe que é uma novidade.
até mais !!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito