O que é que Cuiabá tem?

Verdão, o estádio de Cuiabá para 2014
Verdão, o estádio de Cuiabá para 2014

A surpresa na escolha de Cuiabá para figurar entre as doze sedes da Copa 2014 foi dupla.

Por um lado, a tradição futebolística da banda norte do Mato Grosso é inexistente. (No sul, o Operário de Campo de Grande — existe ainda? — foi um time tinhosíssimo na década de 70.)

E por outro, o Mato Grosso é um destinos turísticos menos falados do Brasil. Até o Tocantins, que apareceu no mapa bem depois, é mais valorizado turisticamente (graças ao Jalapão) do que Mato Grosso.

Sabe-se, porém, que falta de cobertura na imprensa não significa falta de atrativos. Outros Estados do Brasil são injustamente subestimados — como o Pará, o Piauí, Sergipe, a Paraíba, o Espírito Santo.

Juca Kfouri, em sua coluna de hoje na Folha (para assinantes), fala sobre a impropriedade de premiar o Estado que é o maior desmatador do Brasil com uma das sedes de uma Copa que se pretende ecológica.

Pode ser.

Mas a indicação de Cuiabá vai ajudar a chamar atenção para os tesouros do Mato Grosso — e, quem sabe, fazer com o turismo se firme como uma atividade mais atraente do que o gado e a soja.

Cuiabá é porta de entrada para:

Chapada dos Guimarães — a menos conhecida do trio de chapadas brasileiras (as outras são a Diamantina, na Bahia, e a dos Veadeiros, em Goiás) é a que fica mais perto da capital: são apenas 70 km de Cuiabá.

Nobres — a resposta do Mato Grosso a Bonito tem rios de águas transparentes com peixinhos, a uma temperatura bem mais encarável. Fica 150 km ao norte de Cuiabá.

Transpantaneira — a maior atração do Pantanal Norte são os 150 km que restaram do equivalente pantaneiro da Transamazônica. Entre Poconé (na verdade, 20 km adiante) e Porto Jofre a estrada tem trechos permanentemente alagados, e é mais freqüentada por bichos do que por carros. O início dela fica 130 km ao sul de Cuiabá.

Cristalino Lodge — na Amazônia mato-grossense, à beira do rio Cristalino, é o hotel de selva brasileiro com a melhor relação conforto x sustentabilidade. Recebeu inúmeros prêmios internacionais. É preciso ir de avião de Cuiabá a Alta Floresta (vôos diários com a Trip); de lá o traslado é feito de jipe e barco.

Rio Araguaia — no meio do ano aparecem as praias neste rio que faz a divisa entre Mato Grosso, Goiás, Tocantins (e lá, em cima, o Pará). A cidade mais próxima de Cuiabá é Barra do Garças, a 510 km. São Félix do Araguaia está na ponta norte, com acesso mais organizado desde Goiânia.

De vez em quando aparecem notícias sobre turismo no Alto Xingu, com interação com os índios. Mas não achei nada oferecido atualmente por aí.

E você? Já foi ao Mato Grosso “do Norte”? Tem alguma dica para compartilhar? Conta pra gente.

85 comentários

Ricardo, desculpe postar aqui, mas nao achei outro lugar. Em janeiro estou programando uma viagem de 20 dias com minha namorada, e estamos sem nocao total de destino. As vezes pensamos em ir para Cuba e Punta Cana, outras para a Ásia, incluindo India e Thailandia. Nao tenho achado quase nada sobre os países asiaticos em portugues, recomenda algum blog? Ou algum leitor que tenha ido, possa fazer um breve roteiro pra gente, como sugestao? Sei que a India é enorme e teriamos de abrir mao de muitas cidades, pq conhecer todo o país é impossivel, mas nao tenho nem noção de como se locomover dentro do país…. se tem trem, se compensa de aviao, onibus, nao sei mesmo! HELP!

Moro em Cuiabá-MT e não faço a menor idéia de que lugar é este que o Antonio Marcos tá falando…Fiquei até curiosa!

Olá VnV!
No início de setembro/2011 irei a Mato Grosso. Como vou sozinha e terei poucos dias tenho procurado por receptivos. Tenho me surpreendido com os preços altíssimos de passeios/transfer por lá.
No mês passado estive no Peru e pelo dobro de dias, paguei quase a metade dos valores que estão oferecendo em MT. É de entristecer a exploração sobre o turista feita em alguns lugares de nosso país!

Será que alguém tem dicas econômicas para conhecer algumas atrações como Chapada dos Guimarães, Nobres e Pantanal Norte?
Desde já, agradeço. Abraço a todos.

    Olá, Iracema! Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo, mas com certeza o jeito mais em conta de fazer Chapada dos Guimarães e Nobres é alugando um carro e indo por conta própria. Para o Pantanal Norte você pode deixar para averiguar os passeios depois de chegar. Para fazer ecoturismo no Brasil, ter tempo de sobra é essencial para poder se encaixar em passeios com mais pessoas, que é o que barateia cada atividade. Se você não tem tempo, os pacotes das boas agências de ecoturismo, apesar de salgados, garantem que você vai aproveitar todos os seus dias de viagem para fazer as atividades que está pensando.

    Olá, Iracema.
    Moro em Cuiabá, e acho que a Bóia tem razão, o mais barato é vc alugar um carro, até pq para viajantes sozinhos tudo sai mais caro, é incrível (pacotes, diárias de hotel etc). Falei com um amigo que entende disso e ele me escreveu o seguinte:
    “Talvez é melhor para ela, em termo de custos, alugar um carro de passeio (tipo Fiat Uno Básico) e fazer diretamente as reservas para os lugares que ela quer descobrir.
    Para o Pantanal, sugiro a Pousada Piuval (0XX-65-3345-3479). Para Chapada dos Guimarães, não falta opções de hospedagem mais em conta, seja a Pousada Bom Jardim ou a Pousada Rios, bem no centro. Para Nobres, contatar Klebinho da Pousada Reino Encantado (cel: aqui eu censurei o celular, mas se vc quiser, te passo por e-mail).
    Se ela quiser contratar um guia naturalista que seria também o motorista, ele cobrara R$ 150,00 por diária.”

    É isso, espero ter ajudado. O que eu sei é que as pousadas geralmente fazem passeios ou indicam alguém que faz.
    Abraços.

    Bóia, tô pensando em ir pra lá no feriado de 02/11… mas esclareça-me: o que você quer dizer com alugar carro e ir por conta própria a Nobres e Chapada? As atrações são sinalizadas? Eu consigo achar os lugares bacanas por lá sozinho? E aquele papo de várias atrações na Chapada estarem fechadas? Isso ainda procede? Há atrações que dá pra chegar sem guia? Help! rs

    Omochileiro, vários pontos da Chapada estavam fechados para reestruturação, o parque nacional terá uma área concedida para um operador privado (nos moldes do Parque do Iguaçu), vai ganhar teleférico etc.

    Seja como for, alugar carro é essencial pq qualquer outra forma de transporte assistido vai te custar mais. Nobres não é assim tão perto de Cuiabá como a Chapada.

O MATO GROSSO, aínda é virgem e muito inocente, e gostaria muito de receber pessoas de bem e muito inteligentes pra saber compreender a NATUREZA, aqui não existe o ESGOTO a CEU aberto, as DROGAS, DOENÇAS, é tudo NATURAL. Queremos que venham nos conhecer, não sabemos oque é VIOLENCIA de cidades grandes, aqui pensamos em PRODUZIR oque a natureza nos DÁ, gostamos muito de voces irmãos brasileiros. um abraço

Estou pensando em ir para Nobres no carnaval (marco). Tenho poucas infos. Vou com o marido e duas crianças.
Vcs podem me ajudar? Quero saber se vai vale a pena, se vou ter atividade/ passeios para 5 dias?
Alguma dica de pousadas?
Sei apenas que êh parecido com Bonito mas ainda com pouca estrutura para o turismo.
Abs, Ana Cecilia

    Oi, Ana Cecília
    A uns quatro anos, fui a um casamento em Rondonópolis, e estávamos de férias. Ficamos quinze dias pelo Mato Grosso e foi surpreendente como aproveitamos. Fomos para o Pantanal, mas não conseguimos ficar no Hotel do Sesc (parece maravilhoso). Ficamos na Rede Mato Grosso, também em Cuiabá e num Parque Aquático. Um dos lugares mais lindos que eu já vi. Fizemos a focagem noturna dos jacarés, do alto de um caminhão (os jacarés são muito ágeis à noite, no rio é perigoso). Também fomos para a Chapada, e aproveitamos diversas atrações do festival de inverno. Foi ótimo. Lá é super místico. Passeamos também em Jaciara, capital do turismo de aventura do Mato Grosso, e fizemos rafting com a família toda, crianças pequenas, nossos primos e tia.
    Nobres: Meu primo recomendou muito, falou que é muito lindo, e é.
    Problema: no caminho, na estrada de terra, meu carro deslizou lateralmente porque freei, ficando tombado em uma ponte. Tudo bem, foi só um susto, mas nenhum dos celulares tinha sinal (tim, vivo).
    Meu marido conseguiu ajuda, colocaram os pneus no chão e seguimos.
    A cidade é pequena, a pousada que ficamos era simples (mas agradável).
    O que senti na cidade foi muita falta de infra-estrutura. Apesar de ser perto de Cuiabá, não dá prá chegar rapidinho por causa da estrada de terra. Não tinha nem uma farmácia. Para nós que somos adultos, tudo bem, só que estava com 3 crianças pequenas e fiquei um pouco apreensiva.
    Fomos no lago das Araras na mesma tarde que chegamos. No dia seguinte fomos ao poço de mergulho, e foi o melhor, para mim. Na flutuação, meu filho mais velho me disse que estava com medo. Fiquei prá morrer, mas já estávamos no meio e continuamos, pertinho dele.
    Concluindo: é realmete muito lindo, tem um filme rodado lá (acho que “os batutinhas” – nacional), mas tem que ver a idade e temperamento de seus filhos para ver se vale a pena.

    Ana, Estive em Nobres recentemente e fiz um post completinho de lá sobre coisas que dá para fazer. E quando fui, vi muitas crianças por lá, fazendo as mesmas atividades que os adultos (com supervisão especial, claro!).
    Acho que, se você tiver interesse em conhecer todos os atrativos da região, tem passeio para 5 dias sim!
    Dá uma olhada neste post que eu escrevi sobre lá: https://www.dondeandoporai.com.br/category/destinos/america-do-sul/brasil/mato-grosso/nobres/

    Espero tê-la ajudado! 😉

Ricardo, deixar de fazer a Copa no Rio não melhoraria a violência, e deixar de fazer a Copa em Brasília não melhoraria a corrupção. A escolha da cidade e o desmatamento não têm nada a ver.

Muito boas as dicas dos leitores.

Eu fiquei no Zagaia e achei muito bom. O melhor de bonito são os passeios. Acho que é o destino de Ecoturismo mais antigo e melhor estruturado. Você vai se impressionar 😉

Carla
Já fiquei hospedado no hotel Santa Esmeralda em Bonito. O hotel fica dentro de uma fazenda a 17 km do centro de Bonito. Gostamos muito e recomendamos (parece que agora o hotel até faz parte do Roteiro do Charme). A única questão é que é necessário ter carro.
Abraço

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito